Travões hidráulicos XT 2008

Turbolento

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0liveira said:
O par? Isso custa os dois na fizz.

Boas.
Oliveira que eu saiba um par significa dois! :mrgreen: Não leves a mal esta observação!!
Outra coisa é que estes travões na Fizz custam 149.98 já com portes!! Recebi os meus fez nesta sexta-feira uma semana!
 

Titanium Core

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Boas!

Este sábado no Jamor estava a experimentar um duplo que ainda não tinha feito e mandei outra palhaça, embora mais soft que a anterior. Ate aqui tudo bem, mas quando me levantei e fui buscar a bike às silvas, as manetes estavam de novo cobertas de terra e raminhos.

Desta vez não houve danos novos (excepção feita ao facto de na altura parecerem uma salada de rúcula), mas por este andar parece-me que visualmente se vão degradar mais rapidamente do que eu esperava. Das duas uma: ou a minha perícia nas recepções aumenta mais depressa do que as manetes se degradam, ou daqui a 6 meses ninguem reconhece as manetes! (estou a torcer pela 1ª opção)

Tirando este pormenor, que atribuo ao facto de os Designers da Shimano terem optado por deixar as manetes bastante salientes, e consequentemente, bastante expostas, continuo ultra-satisfeito com a sua prestação.

Sendo eu próprio Designer Industrial, penso que haveriam outras formas de projectar as manetes mantendo o conceito de perpendicularidade radial. Pessoalmente estou curioso para saber se o pessoal que tem Hayes Stroker ou Maguras (ou outro fabrincante que use a solução radial para o MC) se queixa do mesmo problema. Por experiência própria, as minhas manetes anteriores de design clássico nunca sofreram deste mal, nem as de bikes de amigos meus, sendo normalmente as extremidades dos punhos, pedais e desvidador traseiro a dividirem entre si o estrago.

É de salientar que ao montar a burra no suporte do meu tejadilho, acertei por descuido com o rotor da frente na extremidade do suporte. Voltei a trazer o bicho para o chão, virei-o de patas para cima e girei a roda esperando olhar para o rotor e encontrar uma colher empenada...e para minha surpresa estava impecável!!! Novamente das duas, uma: ou o rotor já estava torto e acertei incrivelmente na zona empenada, endireitando-a no processo, ou o rotor é bastante resistente, visto a porrada ainda ter sido violenta...daquelas que ficam a fazer "tiiiiiiiimmmmmmm" durante algum tempo (sinceramente não acredito na 1ª hipotese, dado que o meu voto vai para a resistência do rotor)

Abraços e boas pedaladas!
 

0liveira

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Aproveitando o tópico, qual seria a vossa escolhe entre os xt e os Formula oro k18 ? E as razões do porquê.

Cumprimentos.
 

nelsonasp

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Saudações

Já ouvi dizer muito bem desses dois travões... a potência e a progressividade deve ser semelhante...

Qundo comprei optei pelos novos XT porque tem mais regulações na manete... os K18 não têm nenhumas...

Abraço
 

Turbolento

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0liveira said:
Aproveitando o tópico, qual seria a vossa escolhe entre os xt e os Formula oro k18 ? E as razões do porquê.

Cumprimentos.

Eu tenho os dois travões! Na Factor RR 2008 tenho os K18 com rotores de 180mm, e na Berg (xaruto) apliquei os XT 2008 com rotores 160mm! Os K18 são muito bons e apenas têm a regulação da proximidade da manete ao guiador (para afinar por exemplo quando as pastilhas estão a ficar gastas)!
Quanto aos XT ainda não andei o suficiente mas à primeira vista não são inferiores aos K18!

Daqui a mais uns dias (pra semana) ja deverei ter feito uns quilometros e terei a minha opinião formada! Amanha vou aplicar na Berg as novas rodas Mavic Crossride que fui hoje comprar!
 

VascoEX9

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Vou aqui deixar o meu bitate acerca dos travões XT 2008.

Como a grande maioria das pessoas que os adquiriu, nas primeiras voltas pensei "F###-## que esta M#### não trava um caracol".

Depois com o andamento vamos mudando radicalmente de opinião. Neste momento quando ando de bike penso "Se não tivesse estes travões o mais provável era ter dado um malho neste trilho" seja ele qual for. Pois a capacidade de travagem, apesar de não ser aquele "on-off" dos Avid, que por vezes nos provoca alguns calafrios na espinha, é extraordinária.

A suavidade da manete, que muitos se queixam, para mim é uma vantagem, pois assim consigo controlar a bike sem que tenha de fazer uma pressão exagerada no travão e assim consigo travar sem bloquear as rodas, logo um melhor control em descidas um pouco mais técnicas.

As regulações das manetes e do ajuste dos pistões em relação às pastilhas é mais uma enorme vantagem. Relativamente às manetes deixei-as o mais afastado possível do punho, após alguns testes e depois de algumas entaladelas de dedos cheguei a tão brilhante conclusão.
Os pistões estão como vieram, ainda não lhes toquei, mas também não senti necessidade disso.

Quanto à estéctica, penso que a opinião é unanime, SÃO LINDOS.
 

madnez

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Olá Pessoal
sei que este topico é sobre os XT mas alguem me sabe dizer alguma coisa em relação aos hays stroker Trail , pois na FIZZBIKES estão praticamente ao mesmo preço , o meu mecanico prefere os XT pois diz que são mais fiaveis e que o facto de a pinça ser moldada numa só peça evita que com o calor dilate tanto como nos Hays que são feitos em duas peças , será verdade ?? alguem tem conhecimento para me dar algumas dicas sobre os hays
Obrigado
 

Turbolento

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madnez said:
Olá Pessoal
sei que este topico é sobre os XT mas alguem me sabe dizer alguma coisa em relação aos hays stroker Trail , pois na FIZZBIKES estão praticamente ao mesmo preço , o meu mecanico prefere os XT pois diz que são mais fiaveis e que o facto de a pinça ser moldada numa só peça evita que com o calor dilate tanto como nos Hays que são feitos em duas peças , será verdade ?? alguem tem conhecimento para me dar algumas dicas sobre os hays
Obrigado

Acho que foi na revista Bike Magazine deste mês que li comentários desses strker trail! Dizem que são dos melhores!! Mas cada um tem sua opinião e como nunca usei não sei!
Eu ainda nem andei o suficiente para ter uma opinião concreta sobre os meus XTs! Tenho uns Formula Oro K18 na minha outra bike e tão fenomenalmente! Mas tão não quer dizer que não existam melhores!!
 

Turbolento

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Boas amigo madnez.
A Mondraker anda 5*****!!
Os componentes são fantásticos!
Este fim de semana andei a pedalar no Raid de Montemor-o-Velho com agua que chegava aos joelhos e ontem desmontei o cubo traseiro para ver se se tinha infiltrado água e ... nada de humidades nos cubos! :D


madnez said:
Olá Pessoal
sei que este topico é sobre os XT mas alguem me sabe dizer alguma coisa em relação aos hays stroker Trail , pois na FIZZBIKES estão praticamente ao mesmo preço , o meu mecanico prefere os XT pois diz que são mais fiaveis e que o facto de a pinça ser moldada numa só peça evita que com o calor dilate tanto como nos Hays que são feitos em duas peças , será verdade ?? alguem tem conhecimento para me dar algumas dicas sobre os hays
Obrigado

Não tinha reparado que tinha sido o meu amigo a colocar esta questão! :D


Grande abraço amigo.
 

messyas

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Boas... tenho uns XT 08 na minha MSC WCR (fiquei de postar umas fotos da bike noutro topico... depois ponho :p) Tal como foi falado aqui, no inicio também fiquei um bocado desiludido, pareceram mesmo muito fracos, mesmo pela minha pouca experiência em travões de disco hidraulicos (tinha uns V-brakes LX de 2000 e pouco). Mas após alguns kilometros e umas boas descidas de fazer queimar a pastilha ficaram a travar logo muito melhor. Já davam para fazer umas burras. Gosto do facto de eles serem progressivos, ou como já disseram, esponjosos. Acho que podiam ser um pouco menos, mas acho que isso se regula no free stroke. Já agora, para esse efeito, aperta-se ou desaperta-se o parafuso? Acho que pela lógica deve-se apertar. Não me lembro se no início isto acontecia, mas agora quando é preciso apertar mais o travão da frente ele chia um bocado, mas um som mais grave. Será que é alguma sujidade nas pastilhas ou será mesmo do tipo de pastilha. Sinceramente não sei se elas são orgânicas, de resina ou metálicas.
Algumas ajudas para estas questões?
Abraços.
 

Titanium Core

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Viva!

Para responder ao messyas, diminui-se o efeito de "esponjosidade" (hehe, nem acredito que essa palavra exista, mas achei-lhe piada então siga a marinha) desapertando o Free Stroke. A diferença é notória passadas logo 2 voltas do parafuso.

Por acaso os meus são silenciosos como um rato.

Abraços e boas pedaladas!
 

messyas

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Re: Travões hidráulicos XT 2008

Sim, acabei por experimentar desapertar o free stroke e notei alguma diferença, mas não gosto de ver o parafuso para fora. Vou mante-lo o mais apertado possível, pois também não desgosto dessa "esponjosidade" :mrgreen:
Em relação ao barulho vou ver se arranjo algum produto para limpar os discos.
 

messyas

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Re: Travões hidráulicos XT 2008

Bem... acabei por descobrir "acidentalmente" uma maneira de reduzir a "esponjosidade" dos travões. Estava a remendar um furo quando carreguei sem querer na manete do travão de trás. Pensei "já fiz trampa". Mas as pastilhas não colaram. Quando fui por a roda, o travão ficou a travar com uma potência fora do normal  :lol: , mas quase como os AVID em termos de acção de travagem, perdeu-se muita progressividade. Como gostei do efeito, fiz o mesmo ao travão da frente. Saquei a roda e bombei um bocado a manete, mas de uma maneira mais controlada. Concluindo... o travão da frente está a travar com muita força e mantém uma boa progressividade. O de trás perdeu quase a sua progressividade e está com uma potência animalesca. Em andamento basta apertar um pouco e ele bloqueia a roda. Queria tirar um bocado dessa potência ao travão traseiro, mas não sei é preciso sangrar. Será que há algum método milagroso que utilize uma chave de fendas ali no meio das pastilhas?!

EDIT:

Ok... já consegui resolver a situação. Graças à maravilhosa da chave de fendas, abri as pastilhas para afastar os bombitos e "afinei" novamente. Não tem dificuldade nenhuma. Com este método de tirar a roda e apertar a manete de forma controlada consegui por os dois travões mesmo como eu queria. Muita força de travagem com alguma progressividade. Agora parecem uns travões Brembo :lol: (piada by Oliveira). Esqueçam lá o Free Stroke. Estou ainda mais satisfeito com estes travões XT 08. Recomendo-os vivamente e com umas afinações a la carte.
 

Myrage

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Esse truque de apertar a manete dos travões sem a presença do disco, ja me tinham infomado numa oficina.
Mas nunca tive coragem para tal efeito.

No entanto ja fico mais tentado. :lol:


MY
 

messyas

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Re: Travões hidráulicos XT 2008

Faz à vontade. Se depois achares que ficou demais põe uma boa chave de fendas entre as pastilhas, abre-as (vê lá se as pastilhas não ficam mesmo juntas) e tenta de novo. Vai tentando até achares a doseagem ideal.
 

nelsonasp

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Saudações

Aumento de potencia em troca de uma perda de progressividade... :-K

Será um bom compromisso???

Bloquar as rodas muito facilmente não me pareçe coisa boa... para isso tinha mantido os v-brake... a progressividade é o que mais aprecio nos travões de disco... talvez isso tenha a ver com o tipo de BTT que cada um faz, mas andar no mato a bloquear a roda a torto e a direito é espalho certo e doloroso para os pneus...

Abraço
 
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