Transporte de suportes de bicicletas nos tejadilhos de forma permanente

bichu du matu

New Member
SOLUÇÃO PARA GASTAR (POLUIR) METADE: DOIS SUPORTES = DUAS BIKES.
Se juntarmos dois colegas no mesmo carro na deslocação pra uma volta de fim de semana, estamos a poluir (muito) menos.

Nota: Já agora porque não abrir um tópico para criticar os tipos que insistem em pôr jantes e pneus mais largos nos carros? Poluem mais, gastam mais e não aumenta a segurança (perguntem aos fabricantes de autómóveis).
 

Jazz

Member
Eu ando sempre com os suportes, basicamente por dois motivos: preguiça e falta de espaço para os arrumar. É verdade que aumenta um pouco o consumo e faz mais barulho, mas não é nada de especial. Pelo menos não deito lixo nos trilhos e na cidade, sempre que posso, ando de bicicleta.
 

rucaf3

New Member
SOLUÇÃO PARA GASTAR (POLUIR) METADE: DOIS SUPORTES = DUAS BIKES.
Se juntarmos dois colegas no mesmo carro na deslocação pra uma volta de fim de semana, estamos a poluir (muito) menos.

Nota: Já agora porque não abrir um tópico para criticar os tipos que insistem em pôr jantes e pneus mais largos nos carros? Poluem mais, gastam mais e não aumenta a segurança (perguntem aos fabricantes de autómóveis).

E se a esses juntar mais 2 são 4 a poupar como muitos ...
 

Dano

New Member
Começando a pegar por um ponto, em média quanto tempo é que se passa a desmontar as ditas barras? Será que ao fim do um certo tempo, o desgaste das peças mais o tempo perdido realmente compensa? É que será que o que se poupa é assim tanto? Tenta em conta que no tempo perdido na operação do monta e desmonta, não conseguíamos poupar ainda mais, fazendo outras boas acções?

Existem 1001 coisas em que se pode poupar no dia a dia, e pegaram logo pelas barras?


Por acaso não tenho barras montadas, porque quando costumava ir andar de bike transportava-mos as bikes numa carrinha e por norma iam sempre 3 ou 4.


Agora se sou contra o pessoal que tem as barras montadas só para o estilo, aí sim é outra coisa, e se calhar, já se justifica este argumento, mas agora como o vamos comprovar? Ninguém vai andar armado em stalker a ver de quanto em quanto tempo o tipo que passou por mim, vai realmente dar uso as barras lol


Edit:

Vão fundar o bike pooling? ;)
 

Furagido

Member
Dá-me ideia que vcs estão com muito tempo disponível para se estarem a preocupar com essas coisas!!! "Suportes XPTO mais caros que as próprias bicicletas..." cheira-me um pouco a inveja!! Ainda bem que os suportes são XPTO e cumprem com a sua missão não vá a bina cair e fazer estragos no carro que vai atrás.
Ecologistas!!! Preocupação ambiental!! Deixem-se de demagogias!! Preocupam-se com os mais 10% de combustível que se consome mas esquecem-se nas atrocidades que se fazem nas provas, com os papeis das barras, os bidons, as garrafas e as câmaras furadas que ficam no chão!!! Então e o que dizer em fazer uma prova com 400, 500,..., 1000 bttistas numa reserva natural, a fazerem um basqueiro enorme que nem o mais surdo se assustaria quanto mais a fauna local!
Tenho 2 suportes de bicicleta da marca XPTO no meu carro, não os tiro vai para 3 anos. Porquê?!
- Porque me dão segurança suficiente para poder deixar o carro em qualquer lugar e não mos roubarem;
- Porque não se estragam com a chuva e o sol;
- Porque não pago o combustível e preocupo-me em não conspurcar os locais por aonde ando. Acho que dá um para o outro...
- Porque trabalho e não tenho tempo para tirar e pôr os suportes sempre que tenho que transportar as binas, com o risco de estragar os próprios suportes.

Por todas estas razões, passeio os meus suportes orgulhosamente, e sempre que me cruzo com alguém nas mesmas condições, preocupo-me em ver se é alguém que conheça.

Fiquem bem, pedalem e não sujem!
Furagido
 

bart simpson

New Member
tão preocupados com a poluição k faz um suporte mas se calhar tem os carros mal afinados, ou com mais uns cavalos, ou um escape xpto
mas isso não interessa
 

alexb

Member
Sou daqueles que se preocupa e muito com as questões ambientais mas acho que o ambiente tinha mais a ganhar com seriedade e bom senso do que com estes radicalismos que mais do que ajuda-lo, tiram credibilidade a muitos outros problemas bem mais sérios.
Não tenho barras e confesso-me invejoso de quem as tem, mas a bicicleta leva-me o dinheiro todo :D
 

renatosilva

New Member
Olá, á pouco tempo adquiri um suporte para as ditas, aproveitando este facto um colega meu comprou um igual para podermos levar as duas bikes para passeios e provas. (Aqui ja ajudamos a poluir menos)

Ja experimentei a cada chegada desmontar todo o kit de barras e agora experimentei tirar somente as barras (Mais pratica a segunda) Desta forma, o carro passa a andar com a transversais. Não noto ruido e consumo tambem nao. . .

Quanto á poluiçao, malta, ja viram que se todos contribuimos o minimo que seja estamos a fazer uma enorme contribuiçao para poluir menos em portugal???

Abraços e boas pedaladas
 

STIG_73

New Member
Em relação a este assunto tenho a dizer o seguinte: é óbvio que estamos perante um adereço da moda e se estiver em cima de uma SW, tanto melhor. Agora, na minha modesta opinião, se as pessoas compram os suportes, se gostam de os exibir durante todo o ano, se gastam mais combustivel com isso, é com cada um. A mim não me importa se o fulano do carro da frente gasta mais combustivel do que eu, não sai do meu bolço. Se estamos a prejudicar o ambiente? Acho que também não é por aí que vem mal ao mundo, há outras formas de poluição bem mais graves e ninguem se incomoda.
Pessoalmente, tenho um suporte XPTO, não por sê-lo, mas sim porque me oferece mais garantias de segurança quando transporto a minha bike em cima do carro. Não o trago montado permanentemente porque só o utilizo, prá aí, uma vez por mês e torna-se incomodativo o barrulho do vento a passar por ele a altas velocidades, mas não critico que os traz permanentemente montados, ainda que seja só para exibi-los.

Abraço e boas pedaladas
 

silvioferraz

New Member
Desde que meti suportes no carro, nunca mais os tirei. Não vejo porque isso é contribuir para poluír mais ou menos. Eu USO os suportes, não são um adereço de moda até porque os acho horrendos, mesmo em cima das SW. Azeiteirada, de quem os mete só para mostrar.

Agora uma coisa é certa. Não estou a ver quem os usa 2 a 3 vezes por semana (o meu caso), a tirar e meter sempre os suportes. Agora quem os usa uma vez por mês...

Abraço
 

STIG_73

New Member
Amigo FERRAZ, como disse no meu post, não censuro quem anda sempre com os suportes montados, no teu caso também não os andaria sempre a montar e retirar. Mas tocaste no ponto chave, quanto a mim, há para aí muitos azeiteiros que os metem só para o show off.
 

Skyforger

New Member
Ecologistas? Deves tar enganado! Há é muita gente que está convencida que é ecologista e melhor do que os outros só porque anda de bicicleta.

E tu, és ecologista ou achas que és ecologista só porque andas de bicicleta?? É que a julgar pelo teu avatar é bem mais danoso para o ambiente e uma total falta de respeito andar com a bike dentro de cursos de água do que andar com umas meras barras montadas em cima de um carro...Se és daqueles que respeita o ambiente ao ponto de retirar as barras do carro, começa antes por respeitar o ambiente quando sais de casa em cima da bicicleta!

Quanto ao assunto do tópico, acho que nem vale a pena comentar muito! Enfim, não sejamos mais papistas que o Papa! Em vez de se preocuparem com o eventual aumento de consumo que uma barra no tejadilho pode causar, preocupem-se com a electricidade que as 1001 modernices electrónicas que temos por casa gastam, com os banhos demorados ( a nós, aos nossos carros e às nossas bikes), com a separação do lixo, com a eficiência energética das nossas casas, enfim...com um sem fim de coisas que serão bem mais importantes do que as barras!

E atenção, eu nem estou a defender o uso de barras, até porque quando saio de casa com a bike no carro deixo o meu melhor carro à porta, aquele XPTO que o pessoal gosta de mostrar, e meto a bike na bagageira de um velhinho carro comercial a desmantelar-se aos poucos! Não tenho peneirices nem necessidade de mostrar que pratico "o desporto da moda", como já se disse por aqui, embora reconheça que também no BTT e no ciclismo conte mais o parecer do que o ser!

Por falar em moda, preocupa-me muito mais ver a massificação que o BTT está a conhecer e nas inúmeras maratonas e passeios por esse país fora ver centenas de bicicletas a invadir um espaço natural e a deixar um rasto de destruição por onde passam, do que propriamente pormenores como os que estão aqui a ser discutidos! Já alguem passou num local dias após lá terem passado 200 ou 300 bicicletas? Experimentem! Isso sim, é um atentado ao meio ambiente e ao equilíbrio dos ecosistemas!Já pensaram que ser ecologista ou pseudo-ecologista não passe por ir para o meio do monte e que se fizerem estrada estarão a respeitar mais o ambiente? Pensem nisso!
 
Last edited:

Alf

Active Member
(...) a julgar pelo teu avatar é bem mais danoso para o ambiente e uma total falta de respeito andar com a bike dentro de cursos de água do que andar com umas meras barras montadas em cima de um carro...Se és daqueles que respeita o ambiente ao ponto de retirar as barras do carro, começa antes por respeitar o ambiente quando sais de casa em cima da bicicleta!

Enfim, não sejamos mais papistas que o Papa!

Então é para ser mais papista que o Papa ou não? Fiquei confuso...

Agora eu: Não uso barras porque simplesmente não necessito. Moro perto do ponto de encontro, não vou pedalar para fora no meu carro, e quando vou, rebato os bancos que é um mimo. Não compro as barras para não serem mais caras que o carro :rotfl:

E abomino ecologistas, se querem saber :lol: Estão mais preocupados em lançar o caos nas discussões e gerar poluição sonora que em proteger o ambiente.
 

STIG_73

New Member
E tu, és ecologista ou achas que és ecologista só porque andas de bicicleta?? É que a julgar pelo teu avatar é bem mais danoso para o ambiente e uma total falta de respeito andar com a bike dentro de cursos de água do que andar com umas meras barras montadas em cima de um carro...


Desculpem o off topic, mas qual é o problema de andar com a bike dentro dos cursos de água?
Assusta os peixinhos...
 

Skyforger

New Member
Comparativamente aos malefícios que as barras de tejadilho podem trazer ao ambiente, andar com a bike dentro de cursos de água é mais problemático derivado dos óleos e outros resíduos que obviamente se libertam na água. Agora, tanto um caso como o outro provocam efeitos residuais no ambiente e não será por ai que devemos pegar e com que nos devemos preocupar grandemente. Apens mencionei a questão da bike nos cursos de água porque não achei sentido um user estar a defender que o uso de barras em permanência nos tejadilhos é prejudicial ao ambiente quando no seu avatar o vejo com a bike atolada em água. Comparando ambas as situações, acaba por não ter muito moral para falar. Anyway, acho que deverão prestar mais atenção ao que escrevo na segunda parte do tópico...
 

TheTraveler

Active Member
Desculpem o off topic, mas qual é o problema de andar com a bike dentro dos cursos de água?
Assusta os peixinhos...

Coitadinhos dos peixinhos que sofrem com as bicicletas que passam nos cursos de água...vFerraz, não ligues, isto inventam com cada uma.... Só falta dizerem que não se pode fazer estrada em dias de chuva porque a chuva leva a água da corrente para as sarjetas, das sarjetas para os cursos de água, e vai matar os ribeiros todos com isso...
e nunca façam derrapagens! Essa borracha que vão deixando na estrada e nos trilhos é poluidora... :rotfl::rotfl::rotfl:

Pseudo-ecologistas que só vêm poluição no que os outros fazem, fazem-me rir. E nas duas rodas há muitos!
 

Marko_Pinho

New Member
Se vão por essa maneira de ver porque não andam todos com carros eléctricos???? Quase de certeza que a maioria do pessoal que aqui fala tem carrito a gasóleo, eu tenho e ando com as barras XPTO em cima do tejadilho, primeiro porque por semana coloco pelo menos 2/3 vezes a bike em cima, segundo porque não tinha pachorra para andar sempre a tirar e por, para não falar de que mais dia menos dia iam a vida com tanta mexidela e são XPTO pois nos comparativos que tive a ver antes de as comprar, foi as que mais "pontos" obtiveram nos diversos teste que fizeram e assim optar por elas, pois são quase 5000€ que anda em cima dela e se saltar de la a bike posso por em perigo outras pessoas......todos nos contribuímos para a "degradação" ambiente, uns mais que outros é verdade mas cada um a sua maneira.

Espero que não levem a mal o que disse, simplesmente é a minha opinião e respeito a vossa.
 
Top