Transpiração Excessiva e Recuperação nos dias quentes

Rui Meireles

New Member
Eu transpiro muito quando faço desporto. Ainda hoje fiz 30 minutos de bicicleta estática, e ao fim de 2 min já estava a transpirar. Ao fim de 10 min cai uma chuva constante do meu cabelo e braços para o chão, como se estivesse numa sauna. Em 30 min fiquei com a T-Shirt e toalha como se tivessem sido submersas, e uma poça gigante no chão.

No inverno também transpiro, mas muito menos. Mas o problema são mesmo os dias quentes. Com temperaturas perto dos 20º já transpiro litros. Com temperaturas maiores... ainda pior. Já cheguei a sentir-me mesmo mal, com uma sensação febril, num passeio com altas temperaturas. Parecia que ia ter uma insolação. E não era por falta de água, porque levo sempre imensa e vou sempre bebendo ao longo do passeio.

Com isto, após os passeios e até no dia seguinte, sinto um cansaço adicional que não sinto no Inverno. Quando faço BTT de manhã, passo a tarde a beber líquidos (água, sumos, isostar... vários litros), mas o que acontece é... ir muitas vezes à casa de banho, eles não são absorvidos. Parece que não consigo compensar a perda de líquidos tão rapidamente quanto os perdi.

Com tudo isto, tornei-me um BTTista que prefere o frio intenso, ou mesmo a chuva intensa, ao calor intenso, pois o sofrimento é muito menor. Mais alguém sente o mesmo?

Já agora, o que posso fazer para evitar esta desidratação tão rápida e o cansaço que daí advém? Beber só bebidas isotónicas em vez de água durante os passeios? Estou a planear o meu 1ª passeio de 3 dias consecutivos (uma ida a Santiago) e o meu maior medo não é nem os Km, nem as cãibras, nem as subidas... é mesmo o calor e a desidratação!

Conselhos, por favor.
 

Brunocec

New Member
Hiperidrose...tenta procurar na internet e ve se é o que podes ter...
Não tenho muitos conhecimentos na matéria, mas pode ser isto.
Tenta ver se os sintomas sao iguais aos teus.
Cumprimentos.
 

Rui Meireles

New Member
Não, não é. Quem tem hiperidrose transpira quase sem razão aparente: tem constantemente as palmas das mãos suadas, encharca as camisas, deixa manchas nos papeis sempre que pega neles... É algo muito incómodo que afecta a vida profissional e pessoal.

Eu apenas transpiro quando tenho calor. Mas se faço exercício quando está calor transpiro muito.
Com uma futebolada ou uma corrida de 1h não há problemas de desidratação/cansaço. O problema são várias horas consecutivas constantemente a transpirar.
 
Last edited:

Brunocec

New Member
Então acho q n posso ajudar..de qualquer forma tb n podia..mas lembrei-me de que poderia ser aquilo.
Bem se vir alguma coisa q possa ser util digo..
Cumprimentos.
 

agirão

New Member
Rui!

Quanto medes e quanto pesas?

Bruno!

Penso que li algures que tens 17 anos!

Quero dizer-te que, para a idade que tens, demonstras maturidade, inteligência, ponderação e bom-senso!

Tenho gostado das tuas intervenções!

Força!
 

Barão Vermelho

New Member
Eu também tenho o mesmo problema. Agora no verão, basta subir as escadas aqui do prédio um pouco mais rápido, e fico logo com gotas de suor na testa. Quando ando de bike, a coisa toma proporções elevadas. Aí, e devido à posição, com a cabeça mais baixa, o suor escorre-me abundantemente para os olhos, ardendo, o k leva a que tenha de ir constantemente a limpar. Nem posso usar óculos, porque tinha que os ir a tirar de 3 em 3 minutos pra limpar os olhos. Apesar de ter algumas gordurinhas localizadas, não me considero uma pessoa obesa. Peso 80kg, e tenho 1,78m. Também tenho sempre em atenção o facto de levar muita água quando vou andar de bike. à alturas que quase me parece que esta nem chega ao estomago. Passa directamente para a pele. O que também acontece é, por exemplo nas fitas do capacete, depois deste enxugar, ficar um pó granulado branco que já me disseram ser por causa da falta de cálcio que tenho. Rui, também te acontece isso? Já pensei em ir a um médico, mas parece-me ser uma coisa assim um bocado parva para se ir expor ao sr. Dr...
 

Rui Meireles

New Member
O que também acontece é, por exemplo nas fitas do capacete, depois deste enxugar, ficar um pó granulado branco que já me disseram ser por causa da falta de cálcio que tenho. Rui, também te acontece isso?
Às vezes realmente ficam manchas brancas na roupa, mas nunca liguei... O suor tem sal.
E também costumas sentir o corpo a arder, quase como se tivesses febre, naqueles dias em que fazes desporto com muito calor? Nessas alturas só me apetece meter-me num rio para arrefecer!
 

Rui Meireles

New Member
Exacto. O que me parece é que o meu corpo tem dificuldade em arrefecer - e isso é a razão de transpirar tanto. Chego a uma altura que já há pouco para suar e aí a temperatura começa a subir - e se calhar é o início de um golpe de calor (insolação).
O ideal era ter um método de ir arrefecendo. Chuva, rios, brisa, uma ventoinha no guiador... :-K
Aqueles pensos que há nas farmácias para aquecer a zona lombar... Será que não há o equivalente em pensos frios para arrefecer o pescoço ou a cabeça? :D
 

VilhenaLeitao

New Member
Boas,
mais um que sofre de algo semelhante. Quando era miúdo podia fazer o que quisesse em termos desportivos que estava sempre sequinho...
De há uns anos para cá, são litros que escorrem da testa, dos membros e, sobretudo, das costas! (Quase sem me mexer, fico com as camisas completamente alagadas...)
Se corro, ou se pratico um desporto tipo ténis, fico de imediato todo transpirado. Mas na bike, é diferente: Enquanto ando aguento bem, o problema é quando paro, que transpiro muito durante algum tempo. Talvez seja o arrefecimento do corpo que demora algum tempo a mais...
Não sofro muito com o cansaço porque consigo recuperar depressa. Mas é um Sr. desconforto!
Em relação à Hiperidrose, uma colega minha tem e anda sempre com um lenço nas mãos e de botas! Afecta-lhe sobretudo as palmas das mãos e as plantas dos pés.
Cumprimentos
 

Brunocec

New Member
Rui!

Quanto medes e quanto pesas?

Bruno!

Penso que li algures que tens 17 anos!

Quero dizer-te que, para a idade que tens, demonstras maturidade, inteligência, ponderação e bom-senso!

Tenho gostado das tuas intervenções!

Força!
Bem..espero que não haja problemas..mas tenho 15 anos..e feitos há não muito..
Mas obrigado na mesma.
ps:n há problemas quanto á permanencia no forum pela idade q tenho..certo?
 
Last edited:

pedrosecco

New Member
Boa tarde, Malta Amiga.
Li com interesse as opiniões dadas. Também eu sofro com o excesso de transpiração, o que, diga-se em abono da verdade, se torna muito incómodo. Mas é como diz o outro: "primeiro estranha-se; depois entranha-se". Mas para quem não lida bem com a situação, recomendo a ida a um médico especialista (endócrinologista) e assim poder resolver o problema.
Cumprimentos
 
Boas malta, eu também transpiro em demasia e no minímo o que posso dizer que para alem do desconforto, o cansaço vem mais rápido, quanto aos liquidos a ingerir enquanto pratico btt ou spining, evito somente a água, porque assim não se hidrata, preparo uma bebida com uma boa dose de açucar e frutose assim como um nadinha (mesmo pouco) de sal, se possivel deixo no frigorifico de um dia para o outro, para o btt costumo levar uns ladrilhos de marmelada/fruta, e evito chegar a sentir fome, caso contrário o golpe de cansaço é enorme e dificil de recuperar.
Devo referir que no inicio do ano tive uma enorme desidratação, demorei a aperceber-me de tal, acabei por fazer uma série de análises a tudo e mais alguma coisa, e o resultado "ao que parece" os niveis de açucar no sangue estão baixos. Como tal treinos menos intensos, só meias maratonas, fruta sempre, liquidos muitos ( e proporcionalmente idas á casa de banho), alcool muito pouco, em dias de muito calor praticamente não ando nessas condições, a ver vamos se consigo superar este problema. Sei de alguns que pouco transpiram e com problemas de desidratação arranjaram a bonita e ficaram com problemas crónicos...
 
Last edited:
Eu também transpiro bem mais que o normal, todos os que me conhecem reparam, pois a jogar a bola a andar de bicicleta no ginásio, etc. rapidamente fico completamente encharcado. Tenho 23 anos, 1,87m e 90kg, mas desde que me lembro de ser gente que é assim. Também me basta subir uma escada mais rapido (ou algo que me eleve um pouco o ritmo cardiaco) que logo aparecem as primeiras gotas de suor e isto independetemente de estar frio ou calor, a unica diferença é que não sinto esse cansaço que referes e já tenho feito 8 e 9h em cima da bike! Como exemplo se me pesar antes e depois de um pequeno treino de 1h de btt (em que não ingiro liquidos) as diferenças de peso chegam a ser de 2quilos e mais! Já pensei se poderia ser algum problema e ver se havia algo a fazer, pois às vezes é muito chato. Por exemplo ir para a faculdade de bike é impensável, pois mesmo sendo apenas 5km, ainda que os faça num ritmo muito moderado iria lá chegar bastante transpirado!
 
E como alguém também aqui disse outra chatice é a jogar a bola ou a andar de bike num instante tenho gotas a escorrer para os olhos e depois fico com os olhos a arder e tentar limpar ainda é pior porque a mão/braço tambem já estão transpirados!
 

matchh

Member
Eu tb costumo transpirar razoavelmente. E nas vezes emque a transpiração é maior, normalmente parece que permanecem residuos de sal na pele, especial na testa, que é onde mais transpiro.
É mesmo sal e isso é normal? Seria por falta de de sal no corpo ou por excesso?
 
Top