Transmissão 1x10 (vantagens vs desvantagens)

Por que dizes que 12-36 vai ser melhor para subir do que a 11-36?
Pelo que vejo só vais é perder velocidade de ponta com a 12-36, com o prato 32t que já não é muita.
 
Hrod, bem me parecia que tinha de ser um Rolls das bikes. Eu tenho uma Dialled Alpine com geometria similar, na altura ja nao podia dispender mais por uma Privee. Os esquemas de cores deles sao lindos. Tens aí quadro pra vida, o meu tambem e cromo-ly e reynolds 883.
 
Confere.

Nao esta disponivel nenhuma k7 11-36 para 9v, só para 10.

Nesse sentido, qual acham a melhor configuracao para Sintra: cassete 11-34 com prato de 32 ou 30? Ou k7 12-36(pelo que vejo sao pesadotas) com prato 32?
 
pois....por estas e por outras é que uma secção de AllMountain/Enduro faz falta......se fosse para pedir conselho do pedal que pesa-se menos gramas já itos tava pejado de repsostas...enfim.
 

hrod

Member
Boas concordo com o Filipe, se estivesse a falar em tirar 20gr e gastar muitos €€€€, isto estaria cheio de cromos a mandar bitaites disto e daquilo, quando o que para nós interessa é o prazer que tiramos por dar umas pedaladas.

Quanto á tua pergunta, eu optaria por prato 32 e k7 36, desconhecia que existiam k7 de 36 para 9 vel.

Boas pedaladas
 

Jorge Gomes

New Member
Atenção que as relações com 30/11-34 e 32/12-36 são praticamente as mesmas. A mais pesada e a mais leve são iguais.

Acho absurdo ir para a 32/12-36, só ganhas peso.
 

Peixinhus

Active Member
Sim existe 12/36 em 9v, agora chamar cromos aos que mandam bitaites nos tópicos dos ignorantes é obra :D Concordo que devia existir uma secção de All/Mountain/Enduro para aqueles que nem sabem que cuecas devem usar virem cá perguntar, devia de existir igualmente uma secção para totós que julgam que os outros que não conhecem de lado algum devem opinar sobre a sua destreza e capacidade fisica e dos locais que frequentam e ter em conta a relação da transmissão a usar. Tirem alguma coisa do caco...

Abraços
 
hrod, obrigado pela atenção!

A cassete de 36 existe, mas compromete a velocidade de ponta(a mais pesada atrás deixa de ser de 11dtes e passa a 12)...lá está mais uma vez o trade-off que não me consigo esclarecer:
Uma cassetete de 12-36 com prato 32, que para a minha preparação a subir em Sintra é tranquilo;
ou
Uma cassete de 11-34 com prato de 30 dentes, que talvez ainda aguente bem as subidas, mas não compromete tanto a descer...
 

Jocas22

Active Member
ou arranjas maneira de experimentar ou metes as relações numa daquelas calculadoras online e já ficas com uma ideia. Só te podem dar sugestões, ninguém sabe que pernas, andamento tens ou por onde andas.
Os outros comentários que por ai andam estou com o peixinhus acho que vos fica muito mal.
 
obrigado a todos que se dedicaram em escrever algo para ajudar! :D

Segundo, em momento algum apelidei ou adjectivei a natureza da personalidade de qualquer utilizador, apenas referi -e reitero- que esta comunidade se foca mais em determinados aspectos (pesos, gramas, carbonos) que em situações que efectivamente poderão ser também válidas e ter um impacto na performance tão ou mais relevante que o próprio peso da bike.

Em relação à comparação das minhas questões com "escolher cuecas", não me vejo habilitado a estabelecer a analogia entre as duas pelo grau de dificuldade, creio que esta é uma dúvida mais avançada do que a maioria das questões expostas, e mais dedicada e especifica, daí a mais-valia de uma secção própria para a sua discussão. Não pretendo obter meramente "gain ratios", mas acima de tudo experiencia e opinião de quem frequenta terrenos e condições similares ás que frequento, como forma de eu mesmo avaliar a minha decisão. Ou não é para trocar opinião/experiência que serve um fórum? para info exclusiva e puramente técnica consulto revistas e análises da especialidade, não peço opinião.

Um abraço a todos! ;)
 

hrod

Member
Quanto aos comentários menos próprios, peço desculpa a quem se melindrou com os mesmos.
Não foi com a intensão de ser mal educado com ninguém, mas serviu o propósito para o qual o emiti, pelo menos chamou a atenção para o tópico e ajudou um companheiro a esclarecer as suas dúvidas.
 

Jocas22

Active Member
senão te preocupam as gramas para quê por apenas um prato? :cool:

já andei só com o prato 32 e 11-36, subia quase tudo excepto algumas paredes, a rolar acho que não é para mim, muito limitado. Se só queres subir e descer não há-de ser problema, mas AM também é mais que isso acho eu ou não? isso não será mais DH? Para descer como perguntas nem vejo qual a diferença entre as opções que apontas, deve ser marginal.

Boa sorte com essa cruzada. O forum está longe de só se preocupar com gramas, parece uma critica sem fundamento.
 
jocas22, claro que AM é mais do que isso, mas eu não subo de carrinha nem faço maratonas de 70km's: estou muito no meio entre o XC e o DH, daí não me ser simples decidir o setup. As minhas voltas não excedem os 30km's na sua maioria. A descer ainda estou muito verdinho para me preocupar com pedaladas em seco, concordando inteiramente que para rolar melhor 32 é talvez o mínimo tolerado. Para teres uma ideia, o meu pico a a descer nos locais habituais é 49km's, e não utilizo a 36t, mas a de 32t atual. Não tenho unhas nem precursos que me peçam muita velocidade de ponta, nem sequer faço competição.

Quero prato singular pela simplicidade, pelo atual desgaste da transmissão(3 anos) e claro que pelo peso, mas essa não é A preocuoação, mas uma das. Só isso.
 

Jocas22

Active Member
só um prato com cassetes tradicionais parece limitar muito. É a minha opinião. Para mim o ideal é 2 pratos, só um é uma simplicidade do catano mas falta-me aqueles saltos de pratos á frente quando preciso de mudar depressa de andamentos numa curva cega, sem ter de andar a por 4 ou 5 mudanças á pressa. Mas cada um tem as suas necessidades. Isto é o meu caso que pode não ter nada a ver com o teu.

Agora acho que substimaste a dica da calculadora, ajuda bastante a perceber as diferenças entre pratos e cassetes. Não tenho experiencia em AM nem em 1 prato suficiente para te ajudar com isso companheiro. Fica bem.
 
Jocas, a tua postura neste forum e com esta rresposta revelam muito carater! Ainda me ajudas te mais!, nao deixando de criticares a minha critica! 5* mesmo!
 
Deixo aqui a minha opinião caso ajude...

Converti há uns tempos a minha transmissão para 1x10 com prato 34t na frente (raceface nw), cassette 11-36t e desviador shimano xt shadow+, na altura optei pelo prato 34t pois embora a vertente que mais me agrade seja o Enduro/AM, também gosto de fazer umas voltas maiores e receei que o prato 32t na frente comprometesse a rolar em estradão/alcatrão, não podia estar mais certo!

Como a minha ideia era colocar um prato de 40t ou 42t na cassette nunca me preocupei muito com as subidas, no entanto depois de uns valentes kms tenho-me apercebido que não necessito desse prato atrás e para já não irei gastar dinheiro, ando normalmente por Arrábida, Sintra e Monsanto e para mim tem servido que nem uma luva, agora é claro que isto depende de pessoa para pessoa e o que aconselho e tentarem utilizar a transmissão actual nas relações máxima/mínima mais próximas da transmissão pretendida e ver se a mesma se adequa ao andamento.

Abraço
 
dieslepower, é isso mesmo! Fui contar os dentes à cassete na garagem e tenho feito Sintra(ultima volta 1000mts de acumulado, 30km's) com 34t na frente (tanto subida como descida) e 32 atrás, por isso fazendo o upgrade para 11-34 e tentando arranjar um kit de conversão para 36t caso seja preciso, fico mais que bem servido. ;)
 

Alewx

New Member
Revivendo o tópico!! Ouvi dizer que ao colocar o cog 42 as marchas mais pesadas no cassete ficam um pouco lentas, confere? Uso Sram x9 type2 long cage.
 
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