Transição BTT para Ciclismo

zenith

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Caros,

Fui convidado para efectuar um passeio de cicloturismo de cerca de 175 km. O acumulado de subidas não é muito significativo. Acontece que eu gostava de levar uma bike de ciclismo só que...nunca andei em nenhuma:D

Até hoje apenas fiz btt. Tenho um nível de treino razoável e já fiz várias longas distâncias em btt.

Tenho apenas uma semana para me decidir. O que acham? É possivel efectuar o percurso sem grande sofrimento? Que me aconselham a fazer? Há sempre a hipótese de levar a bike de btt com pneus de estrada...

Abraços,

Vasco
 
Boas em btt grandes distancias??? Quais sao as distancias?
Se é sempre em estrada melhor será levar uma bicicleta de estrada mesmo que nunca se tenha andado o que nao vao faltar é kilometros para habituaçao.
Se no btt estiver habituado a distancias de 80 +-, nao terá grandes dificuldades em fazer os 175 de estrada desde que o ritmo nao seja muito alto.
Mas essa distancia em ritmo de passeio é para 8 horas pelo menos, a andar de bicicleta o que começa a fazer moças.

Cumps
 

zenith

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As distâncias a que me refiro são de 80 a 120 km em btt. O trajecto a fazer é todo em estrada.
Estou preocupado com o posicionamento na bicicleta e as consequentes dores lombares. O ritmo é de passeio com 2 paragens previstas.
 
Boas
Eu sou praticante de btt e de vez em quando pratico estrada. Aconselho-te a levar a bicicleta de estrada, a diferença é significativa.
quanto à habituação, podes sentir alguma diferença devido á posição mas nada demais. A meu ver, compensa .

Boas pedaladas
 

Pmiguel

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pra essa distancia pneu de estrada sem duvida, como nao tens bike de estrada acho que seria um erro arranjares agora uma bike em cima do joelho e ires fazer esses kms todos, não vais estar tão habituado como tás á tua de btt, leva a de btt mas com pneus 1.0 de estrada vais ver que as maquinas de estrada não te fogem, eu na minha btt faço estrada com pneus btt e eles não me fogem.
 

juik

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É pá deixem-se de fantasias, em ciclo-turismo quer-se essencialmente comodidade. Então ele há melhor que uma bicicleta de dupla suspensão afinada para comodidade mesmo? Mete pneus de estrada nisso e faz-te ao caminho, sacos e pneus bem cheios. Mas 175kms só? isso não é ciclo-turismo de jeito. Já esquecia, nas dúvidas podes meter um avanço articulado.
Bicicleta de ciclismo, roda fina é máquina de tortura.
 

zenith

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Bem, o problema é não ter tempo para uma habituação à bicicleta de ciclismo. Estou a ver que o melhor é bloquear a suspensão e o amortecedor da minha suspensão total e fazer-me ao caminho para Fátima:)
 

juik

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Em ciclo-turismo de longo-curso utilizo um pneus de estrada 1.5 com 5,5 bars de pressão e como o pneu fica durissimo nunca bloqueio quer suspensão quer amortecedor.
 

afpereira

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independentemente dos pneus, quando faço estrada com alguns colegas meus o que eu digo é que não ando de bicicleta, eu corro atrás deles, pois os andamentos são completamente diferentes.
Só para teres uma noção o maior prato deles é 50/52 dentes o nosso 42/44 isto o prato maior e sem falar nos crancks.
por isso o meu concelho é levares uma bicicleta de estrada...
 

jfreitas

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Eu aconselho-te vivamente a ires com uma de estrada. Os ritmos não têm nada a ver! Mesmo que consigas andar ao lado (atrás) dos que levam bikes de estrada durante bastante tempo, vais tu a 80% e eles a 50% ou menos. Para eles manter um ritmo médio de 30km/h é passeio e para ti já vais a puxar, digo eu.

Tenho uma de estrada e quando levo amigos de btt ao meu lado vou sempre a parar e a esperar por eles e não são gajos que andem mal.

A adaptação penso que não trará grandes problemas apesar da distância visto que vais fazer duas paragens.

Quanto ao comentário do Pmiguel: "eu na minha btt faço estrada com pneus btt e eles não me fogem." dá vontade de lançar um desafio para um picanço entre ciclismo e BTT :p
 

juik

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Zenith disse "o ritmo é de passeio". Mas prontos, cada um é como é, há os que gostam de passear com os olhos pregados no asfalta e os outros. Cada coisa no seu devido tempo.
 

zenith

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Eu não tenho dúvidas de que a bicicleta de estrada é preferível nestas condições. O meu problema é a habituação ao posicionamento e ao reflexos mete/tira mudança, travagem e selim. Falei ontem com um companheiro que me disse ser suicídio ir experimentar uma bicicleta destas numa volta tão longa. Na opinião dele, o esforço é diferente do btt, notando-se muito em subida e em cadências mais rápidas. O corpo está formatado para absorver um esforço diferente, pelo que um esforço deste género iria condicionar a minha performance e, em consequência, um desgaste físico muito mais acentuado.
 

jfreitas

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Eu percebi, a questão é o conceito de "ritmo de passeio". Ritmo de passeio em bicicleta de estrada provavelmente será ritmo de esforço em BTT...
 

Helveta

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Boas,

Bom, visto ser apenas um passeio tranquilo, aconselho-te a colocar roda fina na tua atual bike, bloqueias a suspensão e depois é só força nas pernas.
 

jfreitas

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Tens razão, creio que o esforço é diferente, mas como dizes que terás paragens e não irão rápido penso que te adaptas bem.
Quanto ao selim, podes sempre levar o teu e montas na bike de estrada, assim já o conheces.
Quanto às mudanças, a adaptação é imediata, podes arranhar uma mudança ou outra mas não terás problemas de maior.
Eu da primeira vez que andei de bike de estrada o que notei foram os braços cansados, porque não tinha tanta confiança e agarrava-me com unhas e dentes ao guiador. lol mas se já fores precavido isso não deverá acontecer.

Diria que se fores de BTT vais sofrer bem mais que os outros em termos de esforço físico. Se fores de estrada podes, ou não, ficar com algumas mazelas musculares (apenas cansaço).
Mas ao menos experimentas uma coisa nova e, na minha opinião, bem engraçada de se experimentar.
 

juik

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Meus caros, uma bicicleta de btt é uma bicicleta de todo o terreno e não é por acaso que as bicicletas ditas btt são cada vez mais utilizadas em ciclo-turismo. Eu como já escrevi, não sei onde, faço ciclo-turismo com uma FS, e anda por aí muita malta a passear com FS's. Levam pouca bagagem? Não, levam a suficiente, não é preciso levar o frigorifico a máquina de sumos e a torradeira. Seja como fôr o que é preciso é "meter o pé à estrada" e aprender curtindo na boa, até numa roda fixa se vai.
 

nmt

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Comprei uma de estrada à pouco tempo e as costas só doeram nos primeiros 20 km, julgo que em parte por ir muito tenso (a confiança num pneu tão fino custa a ganhar). A diferença de andamento é enoooorme, o desgaste é bastante menor, só o paralelo é que é muito mau, no asfalto é sempre a andar. Para não sentir diferenças no selim, tenho ambas as bikes com selins idênticos, assim o traseiro não estranha...
 

PowerMAx

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Boas,

Zenith penso que já quase tudo foi dito, apenas quero aqui alertar para alguns pontos.

Eu sou defensor que cada "macaco" no seu galho, porque já experimentei quase todas as sugestões que foram aqui dadas, e mais algumas, tais como FS com pneu de BTT, FS com pneu de estrada, totalmente rigida de btt com pneu de estrada, e claro uma bike de estrada à séria.

1º conselho - Não te fies em andamentos baixos, porque tal como tu também faço com regularidade grandes distancias em BTT e com andamentos altos para btt, mas andamentos baixos em estrada são sempre superiores aos altos de btt, pela diferença de transmissão que existem entre BTT / Estrada. E irás aguentar um andamento médio de 25km/h numa btt com que pneus sejam durante os tais 170km??? que diga-se é um andamento baixo para estrada... Já fiz o teste com uma FS com pneu de estrada distancias de cerca de 100km com médias de 25kmh e o esforço acaba por se pagar com o acumular de km, é que por mais que os teus colegas esperem por ti, tens que ter sempre em mente que não os podes deixar "fugir" porque depois para os recuperes vai ser mais esforço dispendido.
Ainda relativamente as bikes com geometrias de BTT a unica que consegui andamentos mais altos e menos esforço fisico foi com uma bike velhinha que tenho totalmente rigida e equipada com pneus de estrada, só que aqui depois entra-se rápidamente em velocidades em que já não temos andamentos para para aquelas velocidades, o que vai acontencer, é que se não tens cuidado e não fores mantendo sempre os musculos em funcionamento vais arrefecer, agora imagina isto nos 170km, aquece / arrefece.

2º Conselho - A bike de estrada é sem dúvida o ideal para o que vais fazer e ainda mais visto que os teus colegas tem bikes identicas, penso que não iras ter dificuldade em adaptares-te, vais sentir alguma estranhesa nos km/s inicias, mas depois isso passa. Aqui chamo-te atenção para o seguinte pois passo pelo mesmo com alguma regularidade pois ainda não tenho bike de estrada, mas vou andando em algumas que me vão passando pelas mãos, que é o tamanho da bike, sei que poderá não ser fácil, mas tenta arranjar uma que seja o mais próximo possivel do tamanho ideal para ti. Pois em estrada o tamanho da bicicleta VS ciclista é importantissimo, muito mais que em btt. Se tivesses a falar em kilometragens abaixo dos 100km ias notar algumas mossas nas costas, pescoço e até nas pernas mas com o andamento que tens de btt fazias minimamente, agora com 170km a que te vais propor cuidado com isso. Se não conseguires uma bike de estrada a tua medida tira bem as medidas a altura do cavalo, posicionamento do selim, nem demasiado para tras nem para a frente, atenção que com a distancia que te propões vais ter necessidade de te esticares, e relativamente ao avanço aconselho-te até a inverteres o avanço (caso já não esteja nessa posição) para te dar uma posição mais confortavel.

Agora aproveita e vai, vais ter uma experiencia nova e disfruta.

Se precisares de mais alguns dados manda pm, tenho alguns sites com dados que te podem ajudar a conseguires o melhor posicionamento na bike de estrada.

Cumprimentos,
Vasco
 

DAVID94

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Penso que não irás ter problemas de adaptação... Eu costumo fazer passeios em estrada com a minha de BTT (bloqueio a suspensão e lá vou eu...) e em 50km sinto dificuldades em continuar com o mesmo ritmo... No entanto, tenho duas bikes de estrada antigas mas MUITO bem estimadas (ainda são de ferro vejam só) e hoje, peguei numa delas, ajustei o espigão para a minha altura, lubrifiquei e lá fui eu.. Alguma vez seria capaz de fazer 60 kilómetros em menos de 3 horas na minha Specialized ? Nunca mais... Mas na roda fina consegui...
Portanto, resumindo, aconselho-te a levar uma bicicleta de ciclismo. Retiras o selim da BTT e metes na fininha e verás que nao terás dificuldade em acompanhar os teus colegas.
Cumprimentos.
 
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