transformar tora de molas em tora a ar??

peter1eye

New Member
boas tardes.sabem se é possível transformar uma tora 302 uturn de molas em uma suspensão a ar??e q me disseram q era possível.
 

Daniel

New Member
Penso que não seja possivel... Mas mesmo que dê para fazer, não deve compensar minimamente em termos monetários.
 

peter1eye

New Member
sim eu vendia..mas apanhou ferrugem na parte superior das pernas...e duvido q alguém me ofereça dinheiro por ela.
 

chicos112

New Member
NightmareonWheels - mas o eixo da roda e de 15mm enquanto a da tora acho que e de 9mm, ou seja tambem teria de trocar as rodas.
 

peter1eye

New Member
obrigado!só mais uma pergunta q sou novo nisto...qual os melhores sítios para compras online para btt?? eu so conheço o chainreaction e nao acho q seja por ai além.
 
Boa tarde...
Eu fiz essa transformação em casa e a custo zero!
A minha suspensão é a tora 302 120mm, sem u-turn.

Para fazer essa modificação basta alterar a perna esquerda, remover o ajuste de pré-carga da mola e colocar uma válvula no lugar.
Remover a mola, pois vai deixar de ser necessária e fixar a peça com o o-ring que servia de batente da mola ao veio interior da suspensão para criar uma câmara de ar! Não esquecer o óleo, na quantidade referida para a revisão da Recon (pois o funcionamento vai ser identico a esta!).
Dar ar com bomba de alta pressão (pode ser necessário colocar fita de teflon na rosca da tampa superior da perna para evitar fugas!).

A minha está a funcionar assim há mais de um ano...
Ao inicio é complicado acertar com a pressão correcta, mas depois fica com um funcionamento porreiro! ;)

Cumprimentos
Luis C.
 

andrextr

Active Member
No caso da U-turn o veio vem incorporado com a mola, pelo que exige comprar material extra.
E sinceramente não vale apena passar de mola para ar. Só ganhas no peso porque de resto perdes em tudo. Normalmente o que a malta faz é o contrario, passar de ar para mola. Conversão muito comum na Lyrik.
 
No meu caso, não acho que tenha ganho apenas no peso!!! Ganhei numa coisa muito importante, a possibilidade de ajuste da pré-carga de acordo com o meu peso, ou tipo de terreno! O que antes era muito limitado ou mesmo impossivel!
Para quem dá um uso mais radical à bicicleta admito que ter mola seja melhor, mas para para o uso em XC ou Trail é preferivel um ajuste a ar!

Cumprimentos
Luis C.
 

engenheiro_

New Member
eu tenho uma tora 318 com motion control e a mola, imc.carrasco onde encontras-te as peças para fazeres a conversão? curtia pelo menos experimentar...

cumprimentos...
 
Boa tarde engenheiro...
Tal como referi nuns posts mais atrás, a alteração que fiz trata-se de uma adaptação home made!!!
Por esse facto não adquiri nenhuma peça, alias, sobraram algumas!!! :fpalm:

Para essa adaptação apenas usei uma válvula de pipo grosso com rosca, fita de teflon usada pelos canalizadores, um bocado de mangueira de gás para utilizar como espaçador e cola araldite para vedar uma fuga de ar entre a válvula e a tampa superior da perna esquerda da suspensão!

Cumprimentos...
 
Quando fiz a alteração não tirei fotografias... A ideia era apenas testar para ver se era possivel, mas como a experiencia correu bem já não voltei a desmontar!
Quando fizer uma revisão para troca de óleo e ver como está o material, aí tiro fotos!

Cumprimentos...
 

luis.andrade

New Member
Boa tarde,

lmc.carrasco , tens ideia de quanto peso perdeste na suspensão com essa alteração? Tenho uma RS Recon e estava a pensar fazer a conversão de molas para ar (apenas pela diferença de peso), mas ainda não formei uma opinião concreta sobre o assunto.
 
Não me lembro do valor exacto, como disse anteriormente, já fiz esta alteração há algum tempo!
Mas tenho na ideia que foram perto de 300g! ;)
 

engenheiro_

New Member
deixa ver se percebi, tu tiraste a peça de ajuste de dureza da mola e colas-te la uma valvula das normais de rosca certo? e tiras-te a mola fora, mas o que mais fizeste dentro da suspenção? o ar não sai?
e que tenho aqui uma tora 302 encostada para peças ou raio e curtia experimentar nessa, não fazia mal se corre-se mal ou raio...

cumprimentos...
 
Exacto...
Dentro da suspensão, no topo da mola existe uma peça que serve d batente entre a mola e o sistema de ajuste de dureza. Essa peça tem um o-ring que veda contra a parede interior da perna. É preciso fixar essa peça no topo do veio interior da suspensão para assim criar uma câmara de ar!
Convem, antes de fechar a tampa superior da perna, colocar pelo menos 5ml de óleo 15W dentro desta camara para lubrificação deste o-ring!

E pronto ficamos com uma suspensão a ar!!!!

Com o esquema de peças da suspensão para se perceber melhor:

esquematora302.jpg



A peça que se fixa ao veio (nº16) é a que está no topo da mola e leva o o-ring (ambos com o nº15)! A forma mais fácil é arranjar um pequeno tubo (mangueira com 5 ou 6cm) com diametro parecido ao da mola para enfiar na parte mais estreita destas peças (esta fixação tem de ser resistente)!

Assim vamos conseguir por a TORA a molas a funcionar como a RECON a ar!

Esquema da RECON:

vistaexplodidarecon02.jpg



Ps: Podemos ainda fazer um ajuste no curso da suspensão, pois é normal que este fique maior quando se retira a mola de pré-carga! Para fazer este ajuste basta fazer um espaçador (eu fiz com tubo de borracha para gás) e colocá-lo por cima da mola nº16. Quanto maior o espaçador, menor irá ser o curso da suspensão!...

Espero que assim já dê para perceber como se faz a alteração. Quando tiver que fazer a revisão à minha suspensão posso colocar fotos da minha adaptação!

Cumprimentos...
Luis Carrasco
 
Last edited:

engenheiro_

New Member
boas, obrigado pela esplicação tão boa, ja estou a perceber. :)
a mangueira que se mete nas peças 15 e para uma peça ficar presa a outra certo? como se tivese a mola, depois a valvula metes e metida na peça 13 e 12 correcto?

cumprimentos...
 
Last edited:
Olá, bom dia...

É isso mesmo, a mangueira serve apenas para fazer a junção das peças e a válvula é metida na peça nº13. A peça nº12 é a parte que tem q ser removida para ser possivel a colocação da válvula!

Espero que esta ajuda insentive o pessoal a perceber melhor o funcionamento do material que possui... :D

Cumprimentos...
Luis C.
 
Top