TopoLusitânia - Cartografia topográfica de Portugal para GPS Garmin

quic0

New Member
Comprei um Garmin eTrex 30 na ciclonatur no fds, que já vem com o mapa topo lusitânia, ainda estou a entrar um pouco neste mundo, portanto não percebo ainda grande coisa! Gostava de vos fazer 2 questões:

1) Ao ler aqui alguns comentários, nomeadamente que os mapas devem estar no cartão de memória e não na memória interna, tenho uma dúvida. Os mapas vêm pré-carregados pela ciclonatur na memória interna do GPS. A minha dúvida é: Posso simplesmente mover o ficheiro .img do topo lusitânia da memória interna para o cartão de memória, ou é necessário fazer algo mais para que fique tudo a funcionar?!

2) Ontem experimentei a versão do shelltox e achei que as estradas principais bem como vias rápidas que a grossura do traço que representa estas estradas no mapa parece que se duplica / sobrepõe em certas zonas. Fiz como ele indicou, mudei a extensão do mapa que já tinha na memória interna para .off e copiei a versão dele como .img, mas achei que o mapa fica estranho... Será que fiz alguma coisa mal?!

Abraços e desculpem as perguntas de noob...
 

shelltox

Super Moderador
Epá não chamem versão sheLLtox que isso não existe, é o Topolusitania com layout sheLLtox.
Após feedback do pirilampo.. penso que provavelmente disponibilizei um mapa sem o fundo opaco(é que eu uso outro fundo, provavelmente construí esse .img, sem o fundo opaco!quando tiver oportunidade verifico)


@quic0
1)Sim, é só mover(aconselho cortar/colar) para o cartão no mesmo local /garmin
2)Assim á distancia, parece-me que tem mapas sobrepostos. Se fez a mudança de extensão no TL, verifique agora nas definições de mapa quais estão activos, deixe só o TL com meu typ e o fundo.
 

quic0

New Member
1) Logo à noite já experimento passar para o mSD, thanks. Basicamente então meto o mSD, crio uma pasta "Garmin" na raíz do mSD e passo para lá o mapa, certo?!
2) Acho que não tenho mapas sobrepostos, pois ontem ao experimentar o teu mapa (fiz aquilo de mudar a extensão do mapa existente para .off e meter lá o teu como .img) e vi que as estradas estavam estranhas, reverti o processo, ou seja, meti o teu como .off e o anterior como .img, voltei a experimentar e as estradas estavam normais outra vez, pelo que não alterei a omissão/ presença de qualquer outro mapa em qualquer uma das configurações de mapas que experimentei ontem...
 

shelltox

Super Moderador
1) sim
2) ok, mas verifica(uns mapas após instalados ficam activos, outros mantêm as definições que tínhamos). È que o mapa é exactamente o mesmo!só muda as cores. Onde se verifica sobreposições é nas grandes rotas(quadricula vermelho/branco) com estradas,etc, pois achei util se ver sempre as rotas e sem .typ são quase 'abafadas' pelas estradas
 

quic0

New Member
1) sim
2) ok, mas verifica(uns mapas após instalados ficam activos, outros mantêm as definições que tínhamos). È que o mapa é exactamente o mesmo!só muda as cores. Onde se verifica sobreposições é nas grandes rotas(quadricula vermelho/branco) com estradas,etc, pois achei util se ver sempre as rotas e sem .typ são quase 'abafadas' pelas estradas

Ah, mas foi precisamente nessas estradas que chamas de grandes rotas que eu vi essa sobreposição (estradas brancas e vermelhas)...
Assim sendo então é normal?!

Desculpa lá, posso estar a fazer confusão mas ainda não percebo grande coisa disto, mas não percebo o porquê da tua visão de sobrepor estradas, não me faz sentido... lol
 

msantos1708

New Member
Boas,
instalei no meu 800 e ficou na perfeição, não foi necessário alterar extensões nenhumas nem renomear, apenas copiar para o cartão para junto dos que foram instalados pela Ciclonatur, e desativar os mapas que estavam ativados.
Apesar de ainda ter pouca experiencia com os mapas da Ciclonatur, pois rompi a cartilagem triangular do punho esquerdo uma semana depois de ter adquirido o GPS, estive a verificar este e parece-me estar muito bem conseguido, não vejo nenhumas duplicações junto ás rotas principais, ve-se muito bem mesmo com a luz de fundo praticamente desligada.
Infelizmente mais do que este feedback não posso fazer, pois não posso andar de bike nas próximas 8 semanas.
Cumps
Manuel
 

Pedro MM

Member
Boas.
Instalei o ficheiro que o Shelltox disponibilizou no cartão micro sd e desactivei todos os outros mapas, o resultado foi negativo!
Vizualizo o mapa tal e qual o Topo Lusitania original, não encontro diferenças nenhumas!
Alguem pode ajudar sff?
 
Sheltox

Apliquei o teu TYP ao basecamp para ver melhor as modificações e notei o seguinte:

Não tenho o azul do mar mas tenho o azul dos rios;

O aeroporto Sá Carneiro desapareceu

IMHO tirava o vermelho das autoestradas passando-as para uma cor ainda mais clara que o amarelo das principais, afinal elas não servem para nada;

Um pequeno à parte. Tentei converter o img para basecamp mas obtive uns erros e as autoestradas ficaram umas enormes linhas retas;
 

shelltox

Super Moderador
.typ personalizado

@jcboliveira
Primeiro lugar, obrigado por experimentar e partilhar suas opiniões.
Velha maxima que 4(ou mais) olhos vêm melhor que 2.

Não tenho o azul do mar mas tenho o azul dos rios;
Falha minha, que só com um anterior alerta reparei.

O aeroporto Sá Carneiro desapareceu
Pois(e os outros também devem),já identifiquei o problema está relacionado com o anterior e com a falta dos parques naturais(uns são poligonos ou outros linhas...os primeiros limpei-os completamente). Basicamente tentei 'limpar' todas as zonas que escureciam o background ..limpeza mais. A mim pessoalmente nem afectava-me, pois como uso um background diferente tinha essas informações(tirando os aeroportos)

tirava o vermelho das autoestradas passando-as para uma cor ainda mais clara que o amarelo das principais, afinal elas não servem para nada
Também partilho dessa opinião e já tinha na evolução .18

Um pequeno à parte. Tentei converter o img para basecamp mas obtive uns erros e as autoestradas ficaram umas enormes linhas retas;
A mim também acontece as auto-estradas ficarem enormes a zoom's alargados...tal como os nomes da localidades que aumentei. Quanto a problemas de instalação...eu só acrescento o .typ ao TL instalado, tenho o erro da correspondência mas como funciona, ainda não o corrigi. Dá um pouco de trabalho e tempo gasto, pois nem todas a alterações resultam da mesma forma no basecamp e no GPSr, ás vezes parece bem em um lado, depois no outro nem tanto e vice-versa

Concluo então que não encontrou nenhuma mais valia neste esquema cromático. :s
 
Concluo então que não encontrou nenhuma mais valia neste esquema cromático

Antes pelo contrário, o esquema está muito bom, mal eu vi o post fui logo testar o typ. O Dakota tem um pequeno problema de visualização principalmente quando do sol não incide no ecrã e com este esquema a visualização está bem melhor. A razão porque andei a "inventar" é que tenho acesso às versões de distribuição restrita e queria colocar o TYP mal fosse disponibilizada a próxima versão.
 

PedroTenreiro

Active Member
Instalei agora no etrex legend.
Á partida, parece ter melhorado, pelo menos a apresentação dos mapas parece mais "simples" de visualizar.
A ver se ainda hj o testo. ;)

É impressão minha ou aparecem agora novos items a assinalar marcos geodésicos?
 

shelltox

Super Moderador
Obrigado pelos feedback,inicialmente este layout era só para meu uso,de modo a ter um esquema mais suaves,para maior contraste com as tracks e routes,logo menos retroilunimação..no entanto tem algumas falhas,que preciosamente têm sido reportadas. Alem das cores das estradas as alteraçoes que lembro:
-simbolos geodesicos = as cartas militares,o delta
-linhas de ferro
-linhas alta tensão
-aerogeradores
-linhas topograficas
-nomes das localidades maiores(acredito que nos oregon não sintam dificuldade mas no dakota ficava muito pequeno)
-grandes rotas,sempre visiveis
Dados os preciosos feedback já estou em alterações ás falhas:
-o mar!
-zonas de parques naturais
-zonas de aeroportos
-simbolo aerogeradores
-(as antenas tdt está em apreciação)
-autoestradas cor mais suave
-(os caminhos de terra,já tentei alguns mas no gpsr.a que parece resultar melhor é a por defeito)
As cores têm o problema da compatibilidade,até agora usava o esquema cromatico compativel com etrex/60(256 cores) e estava para usar as potencialidade da cor 24bit.
Sugestões são bem vindas
 

Jimbras

Member
Viva Sheltox,

em primeiro lugar parabéns e obrigado pelo trabalho realizado.
Instalei no dakota 20 e ficou tudo ok, no entanto não percebo porque tenho uma linha semelhante a estradas em locais onde não existe nenhuma estrada. esta linha até é direita demais para ser algo. O que pode ser?

AN
 

Jimbras

Member
Já descobri o que é. Tinha o basemapa activo e curiosamente coloca estradas onde elas não existem. Só com o topolusitânia activo ficou fixe.
Falta experimentar no mato. :)
 

shelltox

Super Moderador
Desde já agradeço a todos que aventuraram a experimentar o esquema de cores(layout) anterior e contribuíram para que pudesse evoluir.
Nova versão ficheiro .typ para instalação em Mapsource/Basecamp
Nesta primeira fase só para instalação em Mapsource/Basecamp, não me perguntem-me como se instala, quem estiver dentro do esquema sabe perfeitamente como utilizar. Não é desrespeito pelos outros potenciais utilizadores deste esquema cromático, simplesmente nesta primeira fase quero direccionar a utilizadores com mais desenrascados para não correr o risco de disponibilizar um mapa completamente compilado com falhas grosseiras como no primeiro(embora que perfeitamente funcional).
As alterações(que lembro):
-Mar !
-Zonas de parques naturais
-Zonas urbanas
-Zonas militares
-Zonas aeroportos
-Zonas de areal
-Zonas cemitérios
-Zonas de Albufeiras
-Várias alterações de cores(rios,albufeiras,águas itermitentes,AE's)
-Novo desenho POI das subestações eléctricas

Mais uma vez relembro que é o mapa TopoLusitania, estas informações todas já constam nele, só alterei o seu modo de apresentação(algumas sem .typ não aparecem representadas)
A mim acontece, o resultado final aparecer melhor no GPSr que no PC.
Não pedalo por muitas zonas, por isso há muitas que não lembro de ir verificar e nem lembro detalhes que possam ter e que estão diferentes.
Provavelmente irei abandonar o modo compatibilidade de cores com os Etrex(antigos)/60, pois só permitem 256 cores e há elementos que para o meu gosto precisaria uma palete de cores maior(meu objectivo era ter um mapa claro e as zonas para o meu gosto estão a escurecer um pouco..em contra ponto, fica mais engraçado)
 
Top