Tens suspensão Rock Shox? e problemas ? eu tenho!!!

zadkziel

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Boas! Hoje estive a fazer a revisão total a uma revelation rl dual air de 2011. Para isso compramos o kit de manutenção 00.4315.032.180 referido como compativel com esta suspensão, mas este kit não trazia o anel de espuma (Que precisava de ser substituído) da mola de ar. A minha duvida é se existe um kit especifico ou essa espuma é vendida em separado?
 

zadkziel

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Obrigado pela resposta. Assim fico mais descansado.

Mesmo assim gostaria de saber como posso arranjar essa esponja, porque a que lá está está meio torcida e da próxima vez que se abrir a suspa vai ter de ser substituída.
 

FMCurto

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Já agora aproveito-me desta ultima dúvida para colocar uma questão:

É concebível sem contra-indicações de maior substituir essa espuma por massa?Eu fiz isso ao meu garfo (não é RockShox) com massa com Teflon (da marca Decathlon) pq as minhas secavam e para aceder às mesmas tinha de abrir o garfo, ainda é cedo para dizer mas à partida uma certa fricção inicial que sentia sempre desapareceu.
 
Teflon!!!! NUNCA!!!! essa coisa não é compatível com o interior dos sistemas de ar... livra-te disso!

A esponja está lá para manter lubrificado o interior da bainha com óleo 15wt

VT
 

Marco Nunes

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Boas

Ora aqui está uma questão em que por vezes fico na duvida :roll: .
1 - Afinal, massa consistente com teflon é indicada para suspensões ............ ou não :-K? Geralmente aplica-se um pouco no interior dos retentores quando faz-se uma revisão á suspensão, verdade :-K?
2 - Será que o interior dos retentores é a única zona onde deve ser colocada massa consistente com teflon :-K?
3 - Posso colocar um pouco dessa massa nas peças moveis de uma suspensão :huh:? Exemplo: Embolos, molas, vedantes.

Bom, afim de ficar esclarecido, aguardo informação dos mais entendidos na matéria :).

Boas Pedaladas :cool: :yeah:
 

FMCurto

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É a minha dúvida tb, estou a falar concretamente no espaço que fica entre o retentor de óleo e o guarda-pós, onde ficam as tais esponjas. Alguns garfos/marcas permitem levantar o guarda-pós facilmente e pode-se olear assim a tempos, outras não, tendo de abrir o garfo e separar as jarras das bainhas para aceder, o que torna muito pouco prático.
Sei por exemplo que em alguns novos modelos da Marzocchi não existem essas esponjas e há recomendação de pôr "Calcium Grease".Não sei a se é Calcio ou Litio a massa, mas o Teflon é só um aditivo.

A minha dúvida era se as RockShox têm alguma contra-indicação nesse sentido por exemplo.

Source:
http://marzocchiworkshop.blogspot.pt/2013/02/tuning-tip-oiling-foam-ring.html
 
Olá,

Massa sim, com Teflon não!
As esponjas não levam massa, mas sim óleo 15wt. O teflon tem tendência a secar e provocar desgaste e atrito se for usado em situações como a que descrevem.

Devem somente utilizar uma boa massa, gordurosa, sem grandes aditivos... quanto mais "limpa" melhor. Normalmente as boas massas são mais translucidas e as com aditivos são mais esbranquiçadas.

A massa aplica-se no interior dos raspa-pós, em todos os O-rings, roscas que não necessitem de cola de rosca e veios que deslizem.

VT
 

FMCurto

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Obrigado pelo esclarecimento nas massas, desconhecia esse pormenor da qualidade.
Considero-me esclarecido. :) No entanto só uma ressalva: não estava a falar de pôr massa nas esponjas, mas sim retirar as esponjas e usar massa no lugar delas.

Não sendo uma dúvida específica para RockShox obrigado de qualquer maneira pelo "imput" . :yeah:
 

demorider

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FMCurto, posso estar enganado mas acho que não é boa ideia andar com massa em vez das esponjas.. Penso que as esponjas estão lá para "limpar" os restos de lixo que os retentores não "limpam", por exemplo se tiveres uma mesa cheia de pó e raspares com alguma coisa o pó mais "graúdo" sai mas se a seguir passares um pano ainda vai sair mais sujidade, acho que será uma coisa parecida no caso dos retentores e das esponjas.. Alem disso se meteres lá massa quando a suspensão comprime vai levar massa agarrada as baínhas e vai mistura-la com o óleo, sendo a tua suspensão de banho aberto esses residuos de massa vai "circular" pelo hidráulico da suspensão podendo causar mau funcionamento..
 

FMCurto

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Se calhar devia ter aberto um outro tópico mas estava a aproveitar um dúvida já existente, não quero elaborar muito mas acho que as esponjas são sobretudo para eliminar aquele efeito de fricção no inicio de curso, sobretudo nos garfos a ar e não tanto nos de banho aberto mantendo o principio do curso oleado.De qualquer maneira como estou decidido a mudar de garfo mais cedo ou mais tarde (para um RockShox :) ) tenho usado o meu actual para "experiencias".
 

demorider

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mas acho que as esponjas são sobretudo para eliminar aquele efeito de fricção no inicio de curso

Tenho a ideia que elas servem para limpar os "restos" que os retentores não "limpam" e talvez dar alguma lubrificação uma vez que estão embebidas em óleo.. Como tu mesmo comprovas-te sem esponjas havia menos fricção, sempre é menos uma "coisa" a "raspar" nas baínhas..

Mas isto é só o meu ponto de vista que poderá até estar totalmente errado, mas o VT logo nos "iluminará" :D
 
Bem... excelente analogia por parte do Demorider! ;)

No limite tudo faz fricção... se tirares os retentores do pó... vais ver que tem menos fricção.. mas é sempre uma relação entre a necessidade e a função.

Um motor de um carro/mota funciona melhor sem filtro do ar... mas durante quanto tempo?

VT
 
Em termos de massa uso uma que é da "Morgan blue" calcium grease. Foi recomendado por um sitio que trabalha com outra marca, mas acredito que é compatível com várias marcas. Massa com teflon também me disseram para evitar, apenas nos casquilhos de quadro/amortecedor é que me disseram que podía estar mais à vontade.
A massa é realmente mais translucida como diz o Rock shox Portugal.
FMcurto na tua suspensão podes tirar essa esponja, os modelos aseguir já vêm sem isso por causar menos fricção. Sendo por isso indicado massa entre/nos retentores.
 

FMCurto

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Foi o que fiz, ou melhor, na altura mandei fazer pq ainda não tinha à vontade para o fazer.Se inicialmente me pareceu melhor com o tempo começei a notar uma fricção incial no principio do curso do garfo mas que desaparecia com um bocado de uso: alguns kms/minutos, por certo decorrente das bainhas não estarem oleadas.

Se eu virar a bicla de pernas para o ar (q até já vi recomendado para olear os retentores/bainhas) e mesmo que forçe a roda/garfo não vai sair óleo do garfo, o que me leva a crer que em condições normais dos retentores tb a massa não vai entrar no garfo.A verdade é que já ando assim (com massa no lugar das esponjas) à cerca de 2 meses e nunca mais senti essa fricção inicial.Pode até não ser a indicada, mas julgo que irei testar este método por mais algum tempo, posso é mudar o tipo de massa. Já agora: qual o tipo de massa que a RockShox recomenda (se é que o faz) quando se monta/desmonta as bainhas? Nos comentários do link que pus anteriormente alguém fala em MoS2 (http://en.wikipedia.org/wiki/Molybdenum_disulfide).

Peço desculpa ao VT por usurpar do tópico, se não for este o sítio indicado posso abrir um outro.
 

demorider

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Uma coisa é um determinado produto vir preparado para trabalhar sem determinada peça, outra é retirar uma peça que vinha de origem se ela lá foi posta é porque era necessária, alem disso eles poseram outro tipo de "vedante" no lugar das esponjas..

Uma imagem de um kit de retentores e aquilo que poseram a substituir as esponjas de uma marzocchi de 2010


Se repararem o nome destas peças em Inglês é oil e dust seal (selos de óleo e poeira).. Todos os dias as marcas "lutam" por tirar peso, reduzir fricção, etc... Se andar sem esponjas fosse recomendado elas não estariam lá e poupavam o trabalho de desenvolver tratamentos anti fricção para as baínhas que com certeza custam muito mais que umas esponjas..

Uma suspensão leva o retentor,massa própria para suspensões nos retentores e as esponjas, quando a suspensão comprime a massa não se mistura com o óleo porque a esponja impedem que ela passe para "baixo" (assim como qualquer residuo que passe nos retentores), quando a suspensão descomprime os retentores impedem que ela saia para fora..

Podes andar sem elas? Podes.. Deves andar sem elas? Se quiseres uma suspensão para durar sem dar problemas, não...
 

demorider

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Eu continuo a achar que se foi posto lá é porque faz falta lá estar.. Mas isto sou eu que sou extremamente "picuinhas" com as minhas suspensões..
 
Exacto também ja tinha visto esse vídeo até porque a suspensão é igual á minha. Apartir de 2013 a própria marca deixou de usar isso, sendo os kits iguais mas sem a esponja.
Posso dizer que também retirei a minha esponja, e prefiro assim, e não ha problema nenhum com a suspensão, aliás, até está melhor com a massa que a Windwave recomenda.
Já fiz uma revisão depois de estar sem a esponja e está tudo ok.
Quem mantém a esponja acho que tem que abrir mais vezes essa zona da suspensão, pois a esponja precisa de estar sempre bem lubrificada para não criar aquela fricção inicial.
 

JoaoAM

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Boa noite, há uns tempos adquiri uma Rockshox revelation rct3, modelo de 2013 que faz 2 cursos, tanto 120mm como 150mm, tem o modo quase bloqueada, modo trail e modo desbloqueada, adquiri a suspensão nova, ainda se encontra na garantia visto que a adquiri numa loja de bicicletas, mas logo nos primeiros dias, estes 3 modos deixaram de funcionar, quer meta bloqueada, ela fica igual ao desbloqueada, posso meter em qualquer um, mas fica sempre desbloqueada, o que pode ser?
obrigado
 
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