Suspensoes c/ ou s/ ETA

T

telmopinto

Guest
Desculpem a ignorancia.. qual a diferença de uma suspenção com "ETA" e sem "ETA"??...
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

O sistema ETA é utilizado pela Marzocchi em alguns modelos de suspenção para diminuir o seu curso, de forma a facilitar as subidas (pois baixa a frente, não a deixando levantar)

como está no site:

ETA
By simply using the command during ascent, the suspension will compress to the ideal height (depending on the riders’ weight). Unlike a traditional locking system, when activated, the ETA system allows 30mm travel to overcome small obstacles and improve comfort respect to a total lock.

You can find the feature in the following models:
XC 600
MX PRO ETA
ALL MOUNTAIN 2
Z1 RC2 ETA
66 RC2 ETA


http://www.marzocchi.com/Template/detailSPAForksFeatures.asp?IDFolder=140&IDOggetto=30764&LN=UK


Quando se fala de suspenções com ou sem ETA está a referir-se a este sistema, pois as que o possuem são melhores... e mais caras!

:wink:
 

BrunoPereira

New Member
L.Ramos said:
Quando se fala de suspensões com ou sem ETA está a referir-se a este sistema, pois as que o possuem são melhores... e mais caras!

Pois é! Eu ando a ver o preço das suspensões e a diferença da MX PRO para a MX PRO ETA são de 100€! Vou ter que procurar alguém que tenha uma para eu experimentar e ver se realmente vale a pena. Quem tem diz maravilhas, que não tem não diz nada! :lol:

Nada como a experiência própria para o provar! :mrgreen:
 

psmribeiro

New Member
Eu tenho uma Marzocchi MX PRO ETA e aquilo é como uma suspensão activa, asfalto e subidas diminui-se o curso e fica que nem um F1! :twisted:

Estou muito satisfeito com ela!

Abraço
 

simes

New Member
Boas pessoal...

Como há dias já disse noutro tópico, um suspensão com ou sem ETA não tem nada a ver, pois a subir ou em alcatrão é um espectáculo :yeah: :yeah:, e passo a dar um exemplo: antes da actual suspensão tinha uma só com bloqueio e quando mudei para esta comecei a utilizar o ETA e a verificar que subia muito melhor, pois a frente ao baixar torna a direcção mais precisa e como o nosso
peso também se desloca ligeiramente para a frente, subimos com mais facilidade :p
Quanto a mim vale bem a pena... espero ter ajudado.

Boas pedaladas e de preferência com ETA :wink:
A.S.
 

Kitos

New Member
O ETA tem uma vantagem que cobre por enquanto todas as outras marcas (excepto a Fox)... É que fazes essas operações "on the fly" ou seja... a maior parte das susp. que têm sistema de baixar o curso tens de andar as voltas com o botão (a Fox lá se lembrou de fazer um sistema de três posições) o que é interessante se fizeres um trilho com boas descidas e boas subidas... ficas um pró a rodar botões :mrgreen: no caso do ETA rodas o botão e pinchas a susp (empurras a susp. para baixo com um movimento vigoroso) e ela fica trancada em baixo mas com um pequeno curso para passar pedras e raizes (não fica bloqueada tipo cepo) depois é só rodar o botão outra vez 45º e zuca!!! susp. em cima. A susp. com ETA é mais pesada do que a sem ETApois a com tem a mola do dito sistema. A MArzo tem outra vantagem... dura para caroço. A minha é uma MX Comp ETA de 120mm :mrgreen:
 
L.Ramos said:
:twisted:

O sistema ETA é utilizado pela Marzocchi em alguns modelos de suspensão para diminuir o seu curso, de forma a facilitar as subidas (pois baixa a frente, não a deixando levantar)

:wink:

Muito bem explicado.

O sistema ETA nas subidas ajuda bastante, pois, tal como referiu o L.Ramos, baixa a frente, não a deixando levantar.
Na transposição das subidas íngremes, as chamadas "paredes", as vantagens deste sistema são notórias.

Uma vez que a minha bicicleta está equipada com uma Marzocchi dotada com este sistema, sei do que falo.
Por outro lado, farta-se de levar porrada e nunca se queixa. É uma guerreira.

:yeah:
 

Garfield1

New Member
BrunoPereira said:
L.Ramos said:
Quando se fala de suspensões com ou sem ETA está a referir-se a este sistema, pois as que o possuem são melhores... e mais caras!

Pois é! Eu ando a ver o preço das suspensões e a diferença da MX PRO para a MX PRO ETA são de 100€! Vou ter que procurar alguém que tenha uma para eu experimentar e ver se realmente vale a pena. Quem tem diz maravilhas, que não tem não diz nada! :lol:

Nada como a experiência própria para o provar! :mrgreen:

oi
Eu tenho uma MX PRO..
Comprei uma marzocchi á pouco tempo,mas estou com problemas.Ao bloquea-la para subir,esta, bate quando puxo a bikla para cima, tornando a condução muito desconfortável.já a levei onde a comprei, onde ficou para reparar e me foi devolvida posteriormente com a justificação de que este comportamento da suspensão seria normal.
Não estou nada satisfeito e já procurei apoio técnico da marzocchi em portugal mas não encontrei.
 

Garfield1

New Member
L.Ramos said:
:twisted:

O sistema ETA é utilizado pela Marzocchi em alguns modelos de suspensão para diminuir o seu curso, de forma a facilitar as subidas (pois baixa a frente, não a deixando levantar)

como está no site:

ETA
By simply using the command during ascent, the suspension will compress to the ideal height (depending on the riders’ weight). Unlike a traditional locking system, when activated, the ETA system allows 30mm travel to overcome small obstacles and improve comfort respect to a total lock.

You can find the feature in the following models:
XC 600
MX PRO ETA
ALL MOUNTAIN 2
Z1 RC2 ETA
66 RC2 ETA


http://www.marzocchi.com/Template/detailSPAForksFeatures.asp?IDFolder=140&IDOggetto=30764&LN=UK


Quando se fala de suspensões com ou sem ETA está a referir-se a este sistema, pois as que o possuem são melhores... e mais caras!

:wink:


Oi pessoal...
olha preciso de ajuda.se me poderes ajudar agradeço.
é o seguinte..Comprei uma Marzocchi MX Pro lo á pouco tempo,mas estou com problemas.Ao bloquea-la para subir,esta, bate quando puxo a bikla para cima, tornando a condução muito desconfortável.já a levei onde a comprei, onde ficou para reparar e me foi devolvida posteriormente com a justificação de que este comportamento da suspensão seria normal.
Que me podes dizer disto?é mesmo normal?é que já procurei apoio técnico da marzocchi em portugal mas não encontrei.
Agradeço-te desde já se me poderes ajudar.
obrigado!
 

huppy

Member
Boas

Eu tenho a all moutain 1 + ETA e esse sintoma nunca detectei, mas tenta especificar melhor!
Mas a minha o que faz e apenas deminuir o curso um pouco!!

Abrazzi
 

Garfield1

New Member
huppy said:
Boas

Eu tenho a all moutain 1 + ETA e esse sintoma nunca detectei, mas tenta especificar melhor!
Mas a minha o que faz e apenas deminuir o curso um pouco!!

Abrazzi

A MX PRO LO como deves saber, quando é bloqueada fica em cima, no seu curso máximo.Quando subo e puxo a bikla para cima,no movimento coordenado com a pedalada, a parte da frente da bikla sobe um pouco e a suspensão bate em seco_Onde a comprei foi-me dito que é normal mas eu acho impossível, mas não encontro apoio técnico em portugal para a marzocchi que me informem quanto ao correcto funcionamento desta suspensão.
 

nfh

Member
Kitos said:
O ETA tem uma vantagem que cobre por enquanto todas as outras marcas (excepto a Fox)... É que fazes essas operações "on the fly" ou seja... a maior parte das susp. que têm sistema de baixar o curso tens de andar as voltas com o botão (a Fox lá se lembrou de fazer um sistema de três posições) o que é interessante se fizeres um trilho com boas descidas e boas subidas... ficas um pró a rodar botões :mrgreen: no caso do ETA rodas o botão e pinchas a susp (empurras a susp. para baixo com um movimento vigoroso) e ela fica trancada em baixo mas com um pequeno curso para passar pedras e raizes (não fica bloqueada tipo cepo) depois é só rodar o botão outra vez 45º e zuca!!! susp. em cima. A susp. com ETA é mais pesada do que a sem ETApois a com tem a mola do dito sistema. A MArzo tem outra vantagem... dura para caroço. A minha é uma MX Comp ETA de 120mm :mrgreen:

Quando activas a válvula ETA a suspensão fica sempre em baixo, depois de "pinchares"? É que a minha (que é idêntica à tua) desde sempre que ao fim de alguns minutos acaba por recuperar o curso completo (mas se fizer força novamente, ela volta abaixo).
 

gurumor

Member
Nas suspensões com o comum bloqueio "em cima", este utiliza-se em zonas muito rolantes/alcatrão e também em subida. No entanto, o ETA apenas deverá ser utilizado em subida pois bloqueia "em baixo" ficando com apenas 3cm de curso, suficientes para alguma irregularidade e acima de tudo para deslocar o peso para a frente bem como aumentar o angulo da direcção, tornando a bicicleta mais precisa a mudar de direcção a baixa velocidade.

O sistema ETA actua sobre o rebound, aumentando-o exageradamente de forma propositada).
Assim, não é de estranhar que com a bicicleta parada a suspensão ao fim de algum tempo bloqueada "em baixo" (com os 3cm de curso que ficam sempre disponíveis) acabe por subir, quer por acção da passagem do óleo do rebound, quer mesmo pelo auxílio da mola nas versões que a possuem.
Mas no trilho isto é difícil acontecer pois a força exercida pelo rider a subir e uma ou outra pedra/raíz que vão aparecendo acabam por ir comprimindo a suspensão, não permitindo que o curso disponível ultrapasse os tais 30mm.
 

droug

New Member
mas isto parece-me muito vulneravel.... mas gostei do sistema de eta......

nao dá problemas???? se nos quisermos voltar ao normal rapidamente como se faz??? basta puxar a suspensao para baixo que ela prende??
 

iLucena

New Member
para voltar a posiçao normal é so carregar no botao (para quem tem control remoto no guiador) ou puxar a patilha para a posiçao normal e ela retoma logo o curso inicial...

se querem uma suspensao com ETA aconselho vivamente a comprarem as xc retro 600 que estao na actionsports. muito bom preço e excelente suspensao. eu comprei a 600 la e fiquei com uma excelente suspensao e ainda ficou mais barata em relaçao a modelos inferiores...
 

xptxc

New Member
Ainda bem que o ETA funciona bem, porque o ATA é uma grande treta... começamos uma descida nos 160 e no fim já vamos nos 100... (ou 120) desculpem o off the topic...mas ainda hoje me aconteceu isso...
 
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