Suspensão Alta ou fica a que está???

ΜΔĐŞŁ88

New Member
Boa noite a todos,
Estava a pensar montar uma suspensão destas:


Num quadro destes:



A questão é: o quadro aguenta? Não vai rachar, vergar, dobrar com a força exercida por estar mais alto e a caixa de direcção ficar noutra posição mais alta?
Disseram-me que sim e agora estou com receio de comprar a suspensão e depois de montar, o quadro ir vergando com a força.

O quadro agora está com uma RockShox Dart 2, é baixinha e eu queria levantar mais o quadro, andei num com a suspensão igual à da primeira foto (200mm) e foi uma maravilha para as costas, não sei se foi da posição que fiquei ou dos braços ficarem mais levantados mas andei 1h e não senti dores, na minha sinto por ir sentado a direito dpois de 30min.

Agradeço muito se me ajudarem :)
 

Joseelias

Well-Known Member
Mas queres montar essa suspensão pelo comportamento que pode trazer à bicicleta e ao teu estilo de condução, ou simplesmente para te elevar a posição de condução de forma a evitar as dores? É que não é muito claro.

Se for apenas por causa das dores também te digo que escolheste um opção bem cara para a resolver! E que tal experimentares arranjar um avanço com mais graus de inclinação, já que já tens um guiador sobre-elevado? Penso que por uma fracção ínfima do preço da suspensão consegues elevar a posição de condução uns bons centímetros. Até podes combinar com um novo guiador com mais elevação.

Mas pela foto diria que já tens o teu guiador bastante elevado. O ponto de vista nem sequer está ao nível da bicicleta e o guiador já está bem mais alto que o selim.

Não seria a outra bicicleta no seu conjunto total que te provocaria menos dores que a tua? Isto é, eu não sei qual é a tua altura mas essa bicicleta parece-me ter um quadro muito pequeno. Não andarás com as pernas encolhidas? Ou a distância do guiador ao selim não será curta e não terás as costas numa posição muito arqueada (marreca) para conseguires andar nela?

Olhando para a distância a que o pedal está da roda da frente (e o crank nem está na horizontal) diria que os teus pés quase que batem na roda da frente quando a viras e isso é um dos maiores "nãos" no que toca a geometrias/tamanhos de quadros.

Pessoalmente penso que há muitas coisas que deves de ver no que toca ao tamanho do quadro e até na afinação de alguns componentes (como posição/inclinação do selim e do guiador) antes de pensar em gastar dinheiro numa suspensão que, relembro, estava montada noutro quadro possivelmente completamente diferente o qual criou um conjunto possivelmente mais adequado ao teu tamanho.

Se tiveres hipótese, tira medidas à outra bicicleta e compara com a tua para perceberes que outras diferenças há para além da suspensão, nomeadamente a distância do guiador ao selim, a altura do guiador ao chão e até a distância do eixo do pedal até à roda caso tenham rodas dom mesmo tamanho.
 

demorider

Active Member
Boas,

Antes demais essas suspensão da primeira foto não é de 200mm, é de 150 ou 160, de 200 so as dupla coroa e uma manitou mono coroa que andou por ai uns tempos..

Mas passando ao que interessa... O quadro não vai aguentar muito tempo com uma suspensão tão alta, vai acabar por rachar na zona da testa e isso pode vir a dar uma bela de uma conta no hospital.. Se não estou em erro a dart 2 é de 80mm, e nesse quadro não poderas aumentar muito ao curso da suspensão, talvez uma 100 ou no maximo uma de 120 dai para cima acho que ja é perigoso..

Quanto as dores provavelmente sera uma má posição de condução que pode ser corrigida com avanços mais compridos ou curtos, espigões com recuso e sem recuo, etc... Mas aqui ja não posso ajudar porque ja não percebo nada disso, mas espera pela opinião do pessoal mais experiente que com certeza te darão algumas dicas..
 

ΜΔĐŞŁ88

New Member
Pois, se soubesse o que sei hoje não tinha comprado esta bike mas pelo preço que foi nem olhei duas vezes. Só porque faltavam peças (que arranjei com facilidade) meteram a um preço minimo.
Mas pronto, a outra bike é igual a minha, quadro M igual ao meu, mas hoje soube que foi reforçado à séria, daí o quadro aguentar bem e já está com a Z1 há quase 2 anos sem rachar. Mas andei nele e a posição não me trouxe dores, os componentes têm a mesma medida (guiador,avanço,selim,pedais,etc), tirando a suspensão que é mais alta.

Eu curvado não vou, fico é um bocado para trás, vou quase sentado, mas não bato com os joelhos, com os pés nas rodas em curva ja me aconteceu, parece que a bike solta puns como um amigo meu até brincou, tenho 1.74m e realmente acho o quadro um pouco pequeno, tanto que o tenho à venda mas a bike deve estar embruxada ou assim que não há maneira de vender (professor Bambo, se estiveres a ler isto lança aí um tira macumbas sff)

Já pensei num selim de gel, e usar uma capa de gel por cima e ainda um espigão com amortecedor. Ou trocar por um quadro de dupla suspensão.
As dores nas costas têm sido constantes ultimamente depois das pedaladas e não sei o que fazer.

Muito obrigado pelas vossas respostas.
(Brinquei um pouco na mensagem mas levo isto a sério!)
 

Joseelias

Well-Known Member
Ao ver a foto percebi logo que devias de bater com os pés na roda da frente. Muito sinceramente, até teres um acidente grave por causa disso é uma simples questão de tempo pelo que te aconselho vivamente a resolveres essa situação e a teres muita precaução a andar na bicicleta.

Esta questão não é apenas uma questão de dores, mas de segurança.

Eu não sei quanto custa essa suspensão mas penso que pelo valor dela conseguirás comprar um quadro novo, o qual sem ser de gama alta pelo menos te permitirá praticar a modalidade com segurança e possivelmente resolver as dores que tens. Depois é só passar para lá todos os componentes.

É difícil aconselhar soluções em termos de componentes e afinações para resolver as dores quando o possível principal suspeito é o quadro. Qualquer alteração em termos de componentes não serão mais que remendos. Mas não te posso garantir, como é óbvio, que a troca de quadro resolverá as dores já que pode até ter uma origem médica.

Volto a salientar, mesmo que resolvesses as dores com a troca de um componente qualquer, só o facto de continuares a tocar com os pés no pneu da frente continuava a ser imperativo que trocasses o quadro.
 
é impossivel teres andado numa z1 de 200 mm que não existe, deves ter experimentado uma 888 ou uma drop off... Provavelmente vais esforçar o quadro... mas tudo depende do uso que lhe vais dar ah e fica já o aviso que essas z1 não são grande espingarda

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