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tinric

Super Moderador
Bom dia pessoal.

Como os bons conselhos são sempre bem vindos e não me estava a ocorrer o conselho do amigo essence_s (muito bom)

Como nunca gostei da tampa do avanço (prateada) já sofreu um facelift :) (mais logo fotos do resultado)

Ontem, como já tinha referido aqui no tópico do vizinho mecanico, parti um raio... e com a "pressa" do momento de continuar a andar, nem eu nem o meu colega reparamos que tinha partido foi a cabeça do raio e não propriamente o raio...

Ou seja... uma carga de trabalhos para tirar o raio (que graças a um alicatinho que levo sempre, lá o conseguimos cortar e tirar, dado o sitio que era)...

só depois ao chegar a casa e pensar no pincel que terá que ser, desmontar pneu, tirar a fita, meter uma cabeça nova, tirar disco, meter raio... meter fita, afinar....

reparei que o raio estava bom... era só mesmo a cabeça... grandes nabos fomos...

Agora como aquilo são os sapim laser... tenho que ver se há... se não houver tenho que meter um normal... pois a roda ficou um bocadinho empenada... (pouco mas pronto), depois aguardar que haja e meter então o laser...

aquilo é fino no meio mas duro como tudo...

Aproveito também para tirar os rolamentos (da roda da frente) que já estão a ganhar atrito... limpar, lubrificar e voltar a montar...

Mas estou a ver que aquilo é um pincel para tirar fora... pois como postei no topico das rodas ZTR ALPINE por aqui... não parece facil tirar sem uma ferramenta apropriada.

Alguém tem cubos A2Z XC (R / F) 1 que já tenha sacado os rolamentos do da frente? Se sim, como e com quê?

Abraço e obrigado
 

André Ferreira

New Member
A tua bicicleta ficou um espectáculo! Distraí-me aqui um bom bocado a ver o tópico de trás para a frente a ver a evolução ao contrário! eheh

Em relação aos rolamentos dos cubos A2Z: eu tenho uns XCR já tirei os do cubo de trás.. sei que não é a melhor forma mas com um punção de ferro, basta dar uma pancadas com um martelo que eles saem bem. Atenção, aplicar a força na pista exterior do rolamento senão muito provavelmente se dá cabo dele.. O ideal para os sacar fora seria com um extractor de rolamentos, mas isso custa ainda uns euros valentes!


Boas pedaladas! ;)
 

tinric

Super Moderador
Boas André, obrigado

os cubos XCR (é de rear) e XCF (front) são os mesmos então...

O problema é que no de trás o eixo passa por dentro do rolamento... é fácil tirar..

No da frente... entre os rolamentos fica um tubo que parece o eixo do de trás ou seja não há margem de trabalho para bater... (terá mesmo que ser com um saca rolamento) a ver se logo já trato disso.
 
Last edited:

André Ferreira

New Member
Humm, pois.. não pensei nesse detalhe.. Já aprendi qualquer coisa hoje! ;) Obrigado eu..
Logo quando chegar a casa, vou olhar melhor para o cubo da frente e se me vier alguma ideia à cabeça, aviso!

Boas pedaladas! ;)
 
Isso sai com porrada nesse eixo entre os rolamentos, bates de um lado e o rolamento do lado oposto sai fora do cubo.
Nada de bater directamente no eixo, mete algo de plástico pelo meio.

Para ser mais fácil voltares a colocar os rolamentos depois de os teres lubrificado mete-os no congelador uma horita para encolherem um pouco.

Boas pedaladas
 

tinric

Super Moderador
Boas my friend...

Vou ver se ainda hoje vou a uma casa da especialidade ver como é a chave :) e sacar os rolamentos fora

Para depois tratar disso futuramente (fazer uma réplica da chave ou mandar vir uma de algum lado :) )
 

klaser

Well-Known Member
Humm,vi um vídeo que o gajo usa umas ferramentas próprias..mas copiar aquilo não deve ser fácil...
Por acaso até ia dar-te o link desse vídeo,mas aparece o cubo a2z já sem o eixo no meio,aí achei que não teria utilidade....mas dá uma vista de olhos..
[video=youtube_share;ZCHsyMC57zo]http://youtu.be/ZCHsyMC57zo[/video]
 

tinric

Super Moderador
lol

fui a um colega mecanico/eletricista auto... safou-me em 3 tempos :) dah


ja meto fotos... para verem...

às vezes temos medo de coisas tão simples e fáceis :)
 

tinric

Super Moderador
Filipe... sabe pois... ele só tem 3 bikes de topo :)


tem é mãos mais práticas e menos medo de estragar :) (e mais conhecimento do dia a dia :) )

Abraço


Amanhã meto fotos que ficam a fazer upload...

agora cama :)
 

tinric

Super Moderador
Boas pessoal

Conforme prometido cá vai

Um miminho para o cão... :D

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Acho que ele não se importa com o nome :) gosto da simplicidade e das cores (o outro já estava bem coçado)

Depois isto

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Como tinha dito, fui ter com um colega do clube (Obrigado Camacho) para ver se tiravamos o rolamento fora...

afinal o cubo por dentro é assim :)

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Por isso isto é tão leve :)

Afinal o tubo interior que eu pensava ser fixo, fica só a fazer de batente interior aos rolamentos... e fazendo um bocadinho de pressão para baixo fica descentrado com os rolamentos e então já dá para bater de um lado para o outro para tirar o rolamento fora ... :) fácil (agora)


A espinha dorsal do cubo da frente :)
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O tamanho dos rolamentos (2 frt + 2 trs) falta ver o tamanho dos do cepo

28x15x7 mm (diametro exterior x diametro interior x espessura)

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Abertos os rolamentos (retirados os retentores de ambos os lados)

Muito wd40 e rolar muito bem até ficar a brilhar... secar e limpar muito bem... uma massa muito feia mas muito boa (é feia mas também ao fim de algum tempo ficam todas feias :) )

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E já está adeus atrito e chiadeira que estava a começar a fazer (devia ter feito isto para aí à um mês mas pronto... ainda deu para safar os rolamentos)



Para montar os rolamentos até tenho a "minha" ferramenta de montar as caixas da direção, mas com um bocadinho de massa e um maço de borracha vai ao sitio

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De um lado, depois isto no meio

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Depois do outro e já está

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O meu bate rolamentos :)

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Mais massa para dentro, para cima, à volta :) em todo o lado

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Fecha tudo

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e pronto

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Feito e a rolar que parece à estreia.

Depois outra aventura... a de trás :)

Ah e tal os raios são baratos... mas tem que se tirar a fita para meter a cabeça que partiu, depois a fita não dá para aproveitar... 30 por uma linha...

1 - Arranjei um raio provisorio enquanto não vêm os iguais

2 - Descolei a fita

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Por sorte a cabeça do raio que partiu era logo ali ao pé da valvula :)

3 - Desmonta disco, e cassete fora para conseguir passar o raio

4 - Monta raio

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Um bocadinho mais grosso que os outros todos :) eheheh agora tenho uma roda personalizada :D

5 - Volta a colar a fita (e colou)

6 - Mete pneu e ar e liquido e desempena e isto e aquilo... e tá novo... pronto a rolar

(despesa 45cent no raio) (para já claro)


Despois descobri este ser (este monstrinho do "liquidoNess" que estava a crescer dentro da roda de trás :D

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Acho que descobri uma nova raça de ser ... :) alimenta-se de liquido no tubes e vais crescendo e ficando branco :)



Para terminar... o facelift ao avanço, frente da bike

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Ficou ainda mais cão e com menos vida mas gosto do aspecto conseguido.

Abraço e obrigado pelas dicas e ajudas.

Espero assim retribuir a quem precisar de alguma ajuda neste ponto.
 
Last edited:

André Ferreira

New Member
Mas que grande foto-report! :D Mesmo da maneira que a malta gosta! :) Bastante completo e ajuda preciosa!
Posso adiantar que o cubo de trás é semelhante.. depois de retirado o cepo, o processo para trocar os rolamentos é exactamente igual: este também tém aquele tubo interior e um rolamento em cada lado..

Aqui há uns dias também rebentei com um raio na roda de trás.. no meu caso, foi mesmo o raio que foi a vida e a cabeça ficou boa.. Lembrei-me de lhe colocar um raio branco ao estilo Prototype.. e que bem que ficou! :D Pelo menos eu gosto.. :p deu-lhe ali um toque pessoal ;) Depois tenho de me lembrar de meter uma fotozeca.

Ps: tens uma seringa para meter massa igualzinha à minha! :D também eu gosto de ter tudo bem carregadinho de massa! não há agua que lá se enfie... eheh
 

tinric

Super Moderador
Boas André

Ya depois reparei que o de trás é igualzinho... apenas passa também o eixo por dentro deste tubinho do mesmo modo...

São os próximos a levar um tratamento destes :)


Agora a cena curiosa e engraçada... ontem com a pressa nem vi o video que o Klaser tinha metido e sai a correr :) que cena... agora que o vi... é no fundo exatamente a mesma coisa

Das duas uma... ou fizemos os dois mal (eu e o gajo do video) ou os dois bem :)

Mas até deu gozo ver o video agora no fim de ter feito... e estar à espera... deixa la ver o que fiz mal... :D olha afinal não fiz nada mal :) ainda bem

Abraço e obrigado Klaser pela partilha do video, pois bem tinha procurado sem sucesso...

Há cenas assim.

Abraço
 

André Ferreira

New Member
Por acaso ainda não vi o vídeo, pois à semana tenho a net muito lenta (pen do sapo) e não tenho paciencia para esperar para ver filmes no youtube.. :D

Um conselho: vai vendo regularmente as "ranhuras" do cepo onde actuam os linguetes.. aquilo desgasta-se com facilidade. Pelo menos o meu daqui a uns tempos vai ter de levar um cepo novo.. já não está com bom aspecto e só estou à espera que ele me "salte" uma vez.. eheh à primeira que acontecer, leva reforma! :D

Abraço e boas pedaladas! ;)
 
Ricardo

Excelente trabalho de fotografia, afinal o sistema dos meu cubos não é igual no que respeita a retirar os rolamentos, os Macacos de Circo à frente têm um eixo em alu que vem até cá fora, cuja parte mais saliente é a que encaixa nas ranhuras da suspa.

Curioso tens um canito notubes dentro do pneu!!!
 

tinric

Super Moderador
É... já vi que ele tem os dentes ligeiramente obliquos (agora não me lembro se já era assim de origem ou esta a ficar)

Vi numa foto daí de um FAQ num link atrás que o gajo diz isso mesmo...

Vou tentar comparar com as fotos logo de novo mas é mesmo como dizes...

Se começar a falhar à 1ª é mandar vir logo novo e pronto...

De qualquer forma quero ver se ainda esta semana faço à de trás o que fiz na da frente e depois posto fotos do estado atual e tentativa de comparação com novo, se encontrar fotos desse pormenor.
 

darckghost

New Member
lamento informar mas em novo os dentes não são obliquos.. eu juro que não percebo.. as minhas rodas com o mesmo tempo que as tuas a unica coisa de anormal que tinha no cepo era as marcas da cassete os dentes do cepo parecia novo.. e 15 dias antes de ele se auto destruir estava em boas condiçoes... tal como o andré aconcelhou(visualisares o estado do cepo) e se poderes fazeres isso muito regularmente, para que não haja nenhum imprevisto...
tens ai uma proteção de escora pesada :p tenho ideia de que a de origem da scott pesava 7/8g..
o trabalho de bricolige que fizeste com o avanço pareceu-me muito bem
 

klaser

Well-Known Member
Pois é..esses cubos superleves às vezes (muitas vezes) dão mais dor de cabeça..isso pode ser visto lá no tópico das rodas ZTR....meu cepo (novatec) tb começou a apresentar umas rachas,resolvi mandar vir outro antes que partisse de uma vez e ficasse a pé...Apesar do problema nos A2Z ser diferente,vai dar ao mesmo,por isso é melhor providenciar logo outro para ter de reserva...
 

André Ferreira

New Member
Encontrei aqui uma imagem dum cepo novo:

1297215972_r0.jpg


que retirei daqui..

Agora eu pergunto-me.. será que a parte preta (os dentes do cepo) é removível do resto do cepo?.. é que se fosse, era bastante "engraçado".. eheh
O mais certo é estar cravado e não dar para sair, mas fica a dúvida no ar..
 
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