sram X01

Insignia

Active Member
Parece que as 11v serão mesmo para ficar em gamas baixas, a Sram acaba de lançar o grupo NX, com cassete 11-42, para cepo NON-XD (normal).
Será a solução para quem quer gastar pouco ou continuará a ser preferível o grupo XT? Penso que o XT sendo mais leve e de gama mais alta poderá compensar mais, visto que neste grupo não temos a vantagem do carreto 10t na cassete, e pelos preços dados do NX não diferenciam muito do XT.
https://www.sram.com/sram/mountain/family/nx
http://www.praquempedala.com.br/blo...novo-grupo-de-1x11-com-preco-muito-acessivel/

A cassete será uma âncora com 532g, como seria de esperar num grupo de baixa gama.
 

nunokas

Member
Boas.

Mais interessante e realmente evolutivo nos 1x11 é a nova cassete da e-thirteen 9-44 com 300gr e que já cobre um típico alcance de um 2x10 sem pesar uma tonelada :)
 

edununo

Well-Known Member
Parece-me bem interessante este grupo. A cassete é pesadona mas há sempre a possibilidade de colocar uma XT ou uma GX (aqui tem de se trocar o cepo).

Este é o grupo ideal para fazer uma montagem para a bike da minha mulher. Ela atrapalha-se toda com desviador à frente, desviador atrás etc..... Com este grupo e com a escolha do rotativo, era um mimo.
 

fabio viana

Well-Known Member
comparativamente com a gama XT parece compensar pelo preço e pela opção de ter grip shift


Sim se quisermos usar gripshift claro que compensa, e até deve ficar mais leve do que o manipulo XT da Shimano.

PS: Estive a ver os preços e até parece ficar um pouco mais em conta que o grupo XT..

Manipulo por 28€, corrente por 14€, cassete por 89€ e por fim o desviador por 76€..

Dá um total de 207€ e até se fica com um grupo engraçado, para quem gosta da Sram..
 
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edununo

Well-Known Member
Também li isso. Inicialmente pensaram numa 9-36 em vez de 10-42.

XX1 Cassette: Why a 9 tooth cog failed
Following the development of the derailleur, the next step in the development of XX1 was figuring out an acceptable gear range. Early 10-speed prototypes had a 9-36 tooth range. Testing proved that a 9 tooth cog was too small to be pedalled comfortably. Such a small cog caused a shuddering sensation when pedalled under load. This is due to a phenomenon known as the “polygon effect,” which results from variations in speed as the chain transitions from one cog to the next.
“The smaller you get, the bigger the polygon effect,” said Henrik Braedt, a design engineer who worked on the development of the XX1 cassette. This effect exponentially decreases relative to the number of teeth on a cog. The addition of one tooth, along with carful machining of the tooth profile mitigated the polygon effect.


The cassette starts its life as a block of torqued steel
The next issue came from the other end of the cassette—a 36 tooth was not large enough for most riders to pedal comfortably. The solution was the addition of the 42 tooth cog. Many of the lessons learned from developing the Red and XX cassettes were applied to XX1. 10 of the 11 cogs are machined from a single block of tool steel. Manufacturing begins with a bell-shaped forged blank. This blank is placed onto a lathe that removes a significant chunk of material and leaves the blank with a stair step profile. Next, a CNC machine removes more material by carving the teeth, shift ramps and the 16 pins that are used to secure the 42-tooth aluminum cog to the steel cassette body.

in: http://www.bikeradar.com/mtb/gear/article/sram-xx1-component-development-and-details-35654/
 

fabio viana

Well-Known Member
Mesmo assim existe quem ande com um carreto de 9t nos setup's 1x.

No ForoMTB, vê-se algumas montagens com um carreto de 9t artesenais, mas na minha opinião é desnecessário um carreto tão pequeno..
 

nunokas

Member
Não é desnecessário. Como já indiquei encima, a e-thirteen já tem cassetes de 10v e 11v 9-44 com um peso bastante contido. A vantagem é que podes escolher um prato de 30t e ficas com um range semelhante a um 2x10. Ou seja, ponta exactamente igual a 38-11.
O efeito polígono no carreto de 9 vai ser notório mas pode sempre ser minimizado com maquinação específica. Tanto funciona que já estão a ser comercializadas ;)
 

kanoysta

Member
o funcionar é relativo! primeiro será preciso os desviadores traseiros funcionarem bem com 44t, já que são feitos para um máximo de 42t.
Na prática os "saltos" entre mudanças passam a ser ainda maiores. Quanto maior a amplitude para o mesmo número de mudanças, maiores os saltos. Mesmo a shimano optou por ter menos amplitude para conseguir ter saltos menores. Alguém viu algum teste no terreno?
Acho a cassete curiosa mas acho também que já na cassete Sram normal, os saltos entre mudanças já são algo grandes.
 

lpsferreira

New Member
Tenho a cassete 11-42 da Shimano e a X01 da SRAM, é bem mais suave a troca na SRAM que na Shimano, ambos a funcionar com desviadores SRAM ou experiência até com o mesmo desviador.
Tenho uma XT de 10V + 1 prato de 42T (faz um total de 11V (11-42T)) e acho que funciona melhor que a cassete XT8000 (o peso é igual).
Só para se ter noção, embora sejam rodas diferentes, com prato 34 em 27,5'' e 11-42T atinjo menor velocidade máxima que com 10-42T prato de 30T com roda 29''.
 

kanoysta

Member
um 34x11 é praticamente a mesma relação que um 30x10. E com a roda 29 à partida consegues atingir maiores velocidades.
Já não o primeiro a dizer a cassete da sram funciona melhor que a cassete shimano, independentemente do desviador que uses. Pelos visto é melhor em praticamente tudo... menos no preço e na mudança de cepo que é obrigatória!
 

edununo

Well-Known Member
Shimano 11-42 - 11-13-15-17-19-21-24-28-32-37-42
SRAM 10-42-------10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-42
SRAM 11-42-------11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42

A diferença não é muita.

SRAM 11-36 de 10v - 11,12,14,16,18,21,24-28,32,36
Basicamente uma 10-42 de 11v é uma 11-36 de 10v, à qual colocaram um carreto adicional de 42 dentes e trocaram o de 11 dentes por um de 10.
 
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kanoysta

Member
hj estou activo :)
acho que a diferença nunca foi muita entre elas, da mesma marca ou de diferentes marcas. Mas quando se tem só um prato na frente, quanto menor forem as diferenças entre os carretos, "melhor". Pelo que li, a shimano optou por ter passagens mais suaves nas cassetes XTR (11-40), e logo menos amplitude, principalmente pelo feedback que teve dos pros. Tendo em conta que os pros usam predominantemente pratos de 34 ou 36T, os saltos entre as mudanças sentem-se mais.
O que vai "resolver" isto tudo ainda vai ser uma cassete de 12V :). Não sei se estará para breve mas já anda pessoal aí a testar.
 

kanoysta

Member
http://reviews.mtbr.com/first-look-ethirteen-9-44-trs-cassette

Encontrei uma review da cassete e*thirteen. Resumindo:
Falam bem da cassete. Funciona tão bem como a da Sram, e o carreto da sram funciona bem com os 44T.
Continuam a caracterizar a diferença entre o 10T e o 12T como abrupta e que se calhar fazia mais sentido uma cassete com 10-11-12.
Mas que é uma boa cassete para usar um prato de 30T, pois o cog de 9T permite que não se perca velocidade de ponta.
Relativamente ao 44T, dizem que não se sente muito a diferença para o 42T.
 

nunokas

Member
kanoysta, estás a reafirmar aquilo que já tinha dito atrás :)

Não é barata mas tem dois núcleos que podem ser substituídos quando gastos. Peso muito bom nas 11v com 320gr em 9-44, ou seja, mais leve que uma comum 11-36 XT. Obriga a mudança para cepo XD mas para já parece a proposta mais interessante no range e peso.


cumps
 
para mim so faltava um carreto de 10dentes para meter no meu setup de resto não tenho necessidade de mudar para 11v, arelação que tenho chega e sobra

Se existisse um kit 10d cmo exste para 42 comprava logo
 

Insignia

Active Member
Boas, eu tendo uma cassete SLX (360g) e desviador/manipulos XT (230g), ao colocar o NX acrescentaria 170g na cassete e 100g no desviador traseiro, para tirar 150g no desviador na frente, 130g no manipulo, e 50g nos pratos :eek: Ao fim de contas tirava 60g e ganhava simplicidade mas gastaria mais dinheiro de cada vez que trocava de cassete, ficava com a bike mais limitada em termos de range de transmissão e ficava com um grupo teoricamente inferior.

Conclusão: Este grupo não é solução para quem quer fazer um upgrade de transmissão se já tiver material de gama superior a Deore, pois os ganhos são minimos para quem usa 2x10.
 

fabio viana

Well-Known Member
@Insignia, cheguei a mesma conclusão...

Atenção que quem usar Sram XO em 9 ou 10v, praticamente não poupa peso nenhum ao trocar.. secalhar até ganha..

Por exemplo:

Desviador tr: Sram X0 BlackBox 197gr
Desviador fr: Shimano XT M771 154gr
Cassete: Shimano SLX HG80(11-28) 280gr
Corrente: Sram PC991 295gr
Manipulos: Sram X0 195gr(par)

Com este setup em 3x9 sem contar com o peso dos pratos fico com 1121gr..

Com o setup 1x11 da sram sem contar com o prato frontal fico com 1254gr..

Agora com o preço que custa a cassete, eu mudo a corrente e cassete no sistema 3x9 e ainda fico com dinheiro para pagar os portes ;)

Claro que quem quer simplicidade pode avançar para este grupo, mas se formos a ver em termos de peso fica um pouco elevado para apenas 1 prato e ficamos limitados em andamentos..

Cumps:p
 
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