Sr Suntour Epicon RLD - Teste de longa duração

dand25

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Bem concerteza nas lojas aqui da zona nao vao recusar a ajustar a pressao, esta semana ja vejo isso, ca para mim a suspensao nem esta perto do ponto ideal.
 

jopedru

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Ajustar a pressão de uma suspensão por tabelas é um erro, estas devem servir como referencia, não como diretiva unica e absoluta.
lembrem-se que ha algumas variantes a ter em conta, por exemplo: o comprimento do avanço coloca mais ou menos peso do ciclista na roda da frente.
Usem o "sag" como referencia para ajuste da pressão. Este é certo!
 

Skaza

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dand25 Vai ao site da SR Suntour e pesquisa nos videos... Ou umas paginas atrás neste tópico que está lá explicado como afinar e pescebes logo o que é, mas muito resumidamente, o SAG é o que a suspensão "afunda" quando te sentas na bike sem estar andar...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O Skaza explicou bem.

Por exemplo, as Sid's e Reba's ... já trazem impresso nas bainhas uma escala de SAG.

sagsid.jpg


Aqui tens a tabela de SAG recomendada pela Suntour para a tua suspensão:

sagxp.jpg


Habitualmente, o SAG pode ir até aos 25%, mas a Suntour apenas refere 20%.

Um abraço

ny12xx
 

dand25

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Acabei mesmo agora de ver o video no site deles e é isso memso que la aparece, agora sim agora percebi bem. no entanto pelo que vi a pressao so deve ser ajustada entao apos o SAG estar como deve ser certo? Hoje ja vou ver como esta o Sag da minha, quando me montaram a suspa pelo que vi nao se experimentou nada disso, tenho de ver bem.
 

dand25

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Ja vi na minha com uma "abraçadeira" e o Sag esta com 1,5 cm, ou seja parece-me estar bem, agora aproveitei e fiz o teste para ver o quanto esta a "amochar", com o meu peso e a fazer força total sobre o guiador a suspensao esta a fazer 6 cm´s, é bastante pouco certo? ou seja é sinal de pressão a mais.

Outra coisa que topei e ja estava a espera disto desde o dia 1, foi que o regulador do rebound desapareceu, ja aconteceu a mais alguem? é que é um pormenor que esta mesmo mal concebido.

 

Skaza

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A situação de tu exerceres força sobre o guiador e a suspensão apenas descer 6cm não quer dizer que estás com pressão a mais... Mas podes sempre tirar-lhe algum ar e passar o SAG para os 20mm, ficará um pouco mais macia, mas não acredito que consigas comprimir a suspensão na sua totalidade com a bike parada... Pois se isso acontecer leva-a para reparar...

O local é o menos, provavelmente andava mal encaixado, pois a maioria das suspensões têm nesse local e não há grandes stresses...
 

dand25

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mas talvez seja por ter pressao a mais que levo muita porrada nos braços certo? ou seja em mau piso noto pouco o trabalhar. quanto á peça do rebound vai ficar assim ou invento uma tampa para aquilo, um novo "botao" custa 13€ e depois se calhar acontece o mesmo.
 

rmpcunha

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Ja vi na minha com uma "abraçadeira" e o Sag esta com 1,5 cm, ou seja parece-me estar bem, agora aproveitei e fiz o teste para ver o quanto esta a "amochar", com o meu peso e a fazer força total sobre o guiador a suspensao esta a fazer 6 cm´s, é bastante pouco certo? ou seja é sinal de pressão a mais.

Viva,

Confesso que fiquei confuso com esta frase... Como verificaste o SAG? Este deve ser verificado com o teu peso (idealmente com o equipamento, mochila, etc com que costumas andar)... Quanto ao que a suspensão afunda quando fazes força sobre ela, dependerá da força que és capaz de fazer, da suspensão em causa, etc... mas não deves dedicar particular atenção a isto. O que interessa é o que afunda estaticamente, isto é que determina o SAG. Obviamente poderás diminuir a pressão se te sentires mais confortável mas tem em atenção que poderás ter problemas se não respeitares as tabelas da marca.

Cumprimentos
 

dand25

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Pois o Sag nao verifiquei com o camelbag as costas mas tambem nao acredito que falhe muito o que verifiquei, a unica coisa que noto é que é rija como tudo nas irregularidades, ainda nao tive foi tempo para passar na loja, tambem esta encerrada para ferias, mas para breve ja vou tirar as certezas, ate porque parece-me que a pressao foi posta assim um pouco a olho.
 

rmpcunha

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Mas se mediste o SAG correctamente e está nos 15% não interessa muito se foi a olho ou não....

Já experimentaste regular o rebound? se estiver na posição mais rápida poderá dar a sensação de ser rija dada a rápida recuperação... (agora sem a peça que foi à vida e desconhecendo essa suspensão é que não sei como farás isso...).

Cumprimentos
 

dand25

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sem a peça da para regular na mesma com uma chave que agora nem me lembro do nome, antes de partir regulei para meio mais ou menos. pois o Sag parece estar no ponto, pensei que mesmo com o Sag bem teria de se acertar alguma coisa na pressao.
 

markituh

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mas talvez seja por ter pressao a mais que levo muita porrada nos braços certo? ou seja em mau piso noto pouco o trabalhar. quanto á peça do rebound vai ficar assim ou invento uma tampa para aquilo, um novo "botao" custa 13€ e depois se calhar acontece o mesmo.

dand25

A questão de não sentires muito o trabalhar dela é apenas uma pequena questão de sensibilidade, comigo acontece o mesmo. Quando vou para os trilhos fico com a sensação que a suspensão não trabalha, cheguei mesmo a tirar ar. Quando paro e olho para as bainhas nota-se a zona com pó e sem pó. Realmente amorteceu!!

Nas pequenas irregularidades ai não vale a pena falar, é o ponto fraco dela e não tem muito a dizer, o que é pena!!

No meu caso, a pressão do ar está um pouco a mais do que o recomendado para o meu peso (71kg) e tenho o re-bound no máximo. Em relação ao SAG não me perguntes quando é mas que afunda bem isso afunda. Em Óbidos a descer uns degraus afundou de uma maneira que bateu mesmo no fundo. Ai pensei que a suspensão tinha ido com os porcos :mrgreen::mrgreen:
 

dand25

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eide ir so verificar a pressao que esta e pronto, uma coisa é certa se calhar tambem aperto mais com ela notando-se mais as irregularidades mas esperava algo mais.

quanto ao rebound se tens no maximo quer dizer esta lento certo? o meu esta a meio mais ou menos, pelo que vi é o ideal.
 

markituh

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Nada melhor que uma imagem para ilustrar o que disse :)



Como podes ver a suspensão até vai um pouco fundo ao amortecer, talvez devido ao re-bound!! mas se olhar para a suspensão dá-me a sensação que vai parada :-K:s sim é estranho e concordo, mas na realidade ela trabalhou :D

O máximo que me estava a referir é mais rápido!!

Em relação à suspensão fica descansado que estás muito bem servido, só é mesmo pena a leitura de pequenas irregularidades, o seu ponto negativo...de resto é sempre a aviar com ela!!! O que já me passou pela cabeça seria na revisão (quando estiver a terminar o verão) colocar aquele "anel" que é nada mais nada menos que um vedante numa das bainhas para ter uma melhor ideia do SAG.
 
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