Specialized EPIC Comp 2009

AFR

New Member
Boas para todos, aqui há uns meses já participei neste post a pedir referencias sobre a epic principalmente em termos de tamanho devido ao meu 1,95 cms.
Bem dps de muito tempo lá me decidi e entao vou buscar esta semana a minha epic comp XL já personalizada a meu gosto.

Já dei uma voltinha (pequenina) e fiquei muito admirado com o comportamento do brain com a bicicleta parada, é que sem ser com o brain completamente fechado, basta 1 click no sentido contrario, ao fazer peso no selim o amortecedor trabalha. Pelo que eu tinha percebido julgava que só trabalhava quando havia uma pancada por baixo da roda, ora estando a bicicleta parada e pousada no chao essa pancada nao existe.
Pensei sempre que aquele botao azul só altera-se o grau em que o amortecedor abria conforme as pancadas mais fortes ou mais fracas.

Foi com estranheza que me apercebi que basta o brain nao estar completamente fechado para o amortecedor trabalhar por exemplo qd eu subo para a bike. Atençao que nao estou a dizer mal pois só dps de andar uns bons kms é que posso fazer consideraçoes dessas, agora vindo eu de uma rigida um gajo estranha ;-).

As vossas tb funcionam assim?

Abraço para todos.
 

jorgegt

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ruialexis said:
pepelento,

confesso que tenho tido alguns problemas não só com o The Captain mas também com o Fast track, neste momento só aguentam 1 dia com ar :s
Já coloquei mais liquido, (Joe's no Flat), mas não está a resultar muito bem.
São pneus que funcionam muito bem com câmaras, mas como 2bliss já começam a chatear...

boas voltas,
RA
No meu caso tenho um Fast track em kevlar normal, montado á frente em tubless á 2 anos e sem problemas, só tenho de verificar o liquido de 6 em 6 meses :wink:
Noutra bike tenho um fast trak e um the captain 2 bliss e estão em tubles igualmente e não se passa nada, mesmo estando montado á pouco tempo :wink:
 

Simon

Member
Essa problema com os pneus specialized tem mais a ver com o tipo de líquido que é usado do que propriamente com o pneu. Experimenta o líquido da NoTubes (recomendado pela marca) e verás que esse problema em principio irá desaparecer.
Ou então poderá ser uma questão de má montagem do pneu no aro.
Já vou no 5º pneu specialized e nunca tive esse problema de perder assim tanto ar.
Nos primeiros dois dias perde algum ar, mas depois veda muito bem e o líquido faz um bom trabalho na selagem de pequenos furos provocados por silvas e afins.
 

mescal

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Eu tinha os Fast Track S-Works + líquido da NoTubes e tambem perdiam muito ar, ás vezes ficavam completamente vazios em menos d 24hras. Dpois de um belo reforço d liquido e quando parecia que já não perdiam ar, rebentou o pneu trazeiro. Pneu trazeiro c/ 100Km foi p/ o lixo
Conclusão, desisti dos Fast Track s/ camara...
 
Last edited:

AFR

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Entao malta das epic ninguem me tira esta duvida?


Boas para todos, aqui há uns meses já participei neste post a pedir referencias sobre a epic principalmente em termos de tamanho devido ao meu 1,95 cms.
Bem dps de muito tempo lá me decidi e entao vou buscar esta semana a minha epic comp XL já personalizada a meu gosto.

Já dei uma voltinha (pequenina) e fiquei muito admirado com o comportamento do brain com a bicicleta parada, é que sem ser com o brain completamente fechado, basta 1 click no sentido contrario, ao fazer peso no selim o amortecedor trabalha. Pelo que eu tinha percebido julgava que só trabalhava quando havia uma pancada por baixo da roda, ora estando a bicicleta parada e pousada no chao essa pancada nao existe.
Pensei sempre que aquele botao azul só altera-se o grau em que o amortecedor abria conforme as pancadas mais fortes ou mais fracas.

Foi com estranheza que me apercebi que basta o brain nao estar completamente fechado para o amortecedor trabalhar por exemplo qd eu subo para a bike. Atençao que nao estou a dizer mal pois só dps de andar uns bons kms é que posso fazer consideraçoes dessas, agora vindo eu de uma rigida um gajo estranha ;-).

As vossas tb funcionam assim?

Abraço para todos.

É que até pode vir com defeito de origem ou entao nao se nota a andar!?
 

ruialexis

Elos Rápidos
AFR,

o brain foi correctamente regulado para o teu peso?
É fundamental saberes isso e no caso de já ter sido feito não perdes nada em ir à loja e rever a situação.
Por exemlo o Picão teve esse problema, mas era apenas uma questão de regulação.
Nunca tive problema com o meu brain e durante algum tempo tive o mesmo regulado nos 10 clicks, portanto a meio da regulação. Agora está sempre completamente fechado.

De facto não é suposto o brain funcionar apenas com o teu peso, mesmo que sejas muiiiittoo pesado :wink:

boas voltas,
RA
 

AFR

New Member
Eu só vou buscar a bicicleta amanha pois ficou na loja para mudar diversos componentes, mas qd a experimentei já tinha sido regulada para o meu peso (+- 90 kg) e acho que bem regulada, pelo menos a loja é loja oficial specialised. Se eles nao souberem regular a bicicleta quem é que sabe!

E o comportamento até pode ser normal por isso é que pedi a opniao, eu´é que julgava que funcionava de maneira diferente. Mas tb já estou a ver a resoluçao do problema ando sempre com ele fechado e tá feito :D

E entao pessoal gostava de ouvir mais opnioes de pessoal que já rola com a epic a mais tempo.

Abraço
 

Simon

Member
AFR,

Dizes que a bicicleta foi afinada numa loja specialized.
Quando a afinaram para o teu peso (afinação do SAG que se deve situar entre os 18 e 23% do curso do amortecedor) pediram-te para te pores em cima da bike? Em caso negativo, não afinaram o SAG de forma adequada.
A quantidade de ar adequada para o teu peso e seguindo as indicações da própria marca é de 200-210 psi.
O que acontece quando te colocas em cima da bike é normal e corresponde ao SAG do amortecedor.
De qualquer forma aconselho-te uma leitura atenta às instruções de utilização e afinação do SAG desse amortecedor que se encontram no site da specialized e verás como é fácil proceder à afinação do SAG e compreender o seu funcionamento.
Eu peso 85 kg e ando com o amortecedor regulado para 3 cliks a partir da posição de totalmente fechado e estou muito satisfeito com o desempenho. Se queres ainda mais performance opta por 1 ou dois cliks.
Sugiro-te que vás experimentando até chegares à posição que melhor se adapta ao teu estilo.
 

AFR

New Member
Boas Simon,

Para afinar o amortecedor subi para a bike depois desci encheram uma primeira vez o amortecedor dps voltei a subir mediram qq coisa com uma peça amarela a distancia do elastico marcador para o amortecedor e ainda encheram mais uma vez.

Se calhar ta tudo bem afinado, eu até acho que está só achei estranho que apartir de um clic da posiçao mais fechada já se note a subir para a bike um ligeiro flectir do amortecedor.
Mas fui hoje a procura da bike magazine em que vem o teste a epic e lá tb falam nisso mas sem ser uma coisa má. Depois a andar se calhar nem se nota, eu se calhar é que percebi mal o funcionamento do brain.
 

AFR

New Member
Boas caros colegas do pedal,

Este domingo entrei numa nova dimensão!!! A chamada dimensão EPIC!!! :shock:

Agora falando um bocadinho mais a sério, vindo eu de uma Bianchi rigida que saltava por todo o lado e tendo eu 1,95 de altura andava sempre as aranhas para a segurar em descidas agressivas com muita pedra solta. Ora ontem fui fazer 45 kms para a zona do Salto (Valongo) e quando apanho a 1ª descida a sério toda enlameada e cheia de pedra nem acreditava no que estava a sentir! Quer dizer nao estava a sentir quase nada, parecia que estava a pairar e com muito mais controle da bike, claro que tb conta eu nunca ter andado em nenhuma suspensao total foi mesmo a 1ª vez.

Quanto ao brain pelo que li e aprendi neste topico (grande topico :D) optei por colocalo 3 clics abaixo da posiçao mais dura devido a chuva e lama e funcionou na perfeiçao só activando qd é mesmo neçessario, até parece magia!!
Mas penso que com o tempo seco vai andar sempre fechadinho pois qd for necessário ele esta lá para nos livrar de grandes males :lol:

Abraçao e obg a todos, pois todos ajudaram a que eu fosse comprar a melhor bike do mercado! (na minha modesta opniao claro :oops:)
 

ALNM

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AFR said:
.. Ora ontem fui fazer 45 kms para a zona do Salto (Valongo) e quando apanho a 1ª descida a sério toda enlameada e cheia de pedra nem acreditava ... parecia que estava a pairar
Como o cavaleiro na lenda da Nossa Senhora do Salto :lol:...

Agora a sério: pelo que dizes imagino que a tua não esteja equipada com a Future Shock à frente. Que suspensão tens? O funcionamento "emparelha" bem com o comportamento do amortecedor?
Parabéns !
 

x-act

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AFR, dá para meter uma foto da bike?? Visto que eu tb ando interessado nessa bike, e tenho 1.94cms e queria ver como fica o quadro em XL, porque ainda não vi nenhuma ao vivo.

Obrigado
 

AFR

New Member
A minha esta equipada com a suspensao Fox de origem que para mim(e acho que nao só) é das melhores do mercado e para o meu peso será mesmo a melhor pois na volta que dei bem violenta nao senti perda de rigidez nenhuma.
Quanto a interaçao com o amortecedor (atençao que ainda só andei estes 45 kms) achei excelente embora a suspensao esteja calibrada para o durinho por uma questao de gosto meu pois como em monte ando sempre com ela aberta assim nao bombeia tanto.

Quanto a por aqui fotos vou tentar o mais rapido possivel, mas como só tenho net aqui no trabalho nao depende só de mim! :mrgreen:

Quanto ao teu 1,94! Como eu te percebo, nunca consegui experimentar uma bike no meu tamanho pois nas lojas nunca estao disponiveis só por encomenda! Onde comprei a minha foi mesmo com o compromisso de que se eu nao me senti-se bem na bike nao ficava com ela, felizmente correu tudo bem e o espigao embora ficando bem cá em cima fica abaixo do limite maximo que era o que me interessava(mas mesmo assim fica muiiiiiito alto! :D).

Bem nao sei de onde és, mas se por acaso fores cá do norte (eu sou do Porto) nao me custa nada deixar-te experimentar a bike é só combinar.

Abraço
 

x-act

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Afr, sou "cá de baixo" do Algarve, hehe.

Se puderes logo vejo uma foto, só para ver o aspecto da máquina. :)

Abraço :)
 

AFR

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Cá estao as fotos, espero que gostem :wink:

dsc08250.jpg


dsc08252.jpg


dsc08253.jpg


dsc08254.jpg
 

mendes

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Boas,

acabei de ler o topico de uma ponta à outra e como já alguem referiu a epic expert carbon é 900€ mais cara que a epic expert e a única diferença visivel o triangulo principal da carbon ser em carbono contra o de aluminio da versão mais barata. Isto reduz algumas gramas parece que 150/200, pelo que li ao longo do post. A minha duvida é se há mais alguma diferença, provavelmente será rigidez.
Já agora esta questão foi levantada na pagina 3 e foi falado pelo AFR e o Mikka Salo.

Cumprimentos,

Paulo Mendes
 

ruialexis

Elos Rápidos
mendes said:
Boas,
acabei de ler o topico de uma ponta à outra e como já alguem referiu a epic expert carbon é 900€ mais cara que a epic expert e a única diferença visivel o triangulo principal da carbon ser em carbono contra o de aluminio da versão mais barata. Isto reduz algumas gramas parece que 150/200, pelo que li ao longo do post. A minha duvida é se há mais alguma diferença, provavelmente será rigidez.
Já agora esta questão foi levantada na pagina 3 e foi falado pelo AFR e o Mikka Salo.
Cumprimentos,
Paulo Mendes

É verdade Paulo, a única diferença entre essas duas Epic's é o seu quadro...e 900 aerius :shock: :mrgreen:
Existem diferenças em termos de rigidez, e cerca de 200g de peso. O melhor é experimentares e formar a tua opinião.

abraço,
RA
 

AFR

New Member
Pelo que já li e percebi os quadros em carbono conseguem com um peso muito baixo uma maior rigidez e ao mesmo tempo maior flexibilidade o que torna o quadro mais confortavel (nota-se mais nos quadros rigidos).

Agora sem qq duvida mesmo a Epic de aluminio (que é a minha :D) é uma grande Bike!!!

Agora é como dizia um colega nosso aqui num post cada um vai até onde pode! Eu se pode-se tinha ido até a Expert Carbon que é de longe a Epic mais bonita de todas! mas estou contente com a minha.

E entao malta um espigao cá pra cimmmmmma estraga logo um bocado da estetica nao é?
Pois eu sei mas um gajo tem a perna grande :oops:
 
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