Specialized Epic 2007 Noir, sub 10Kg e sub 3000€

xman

Member
Boas,

Em 2009 e após andar durante 4 anos com um Stumpjumper FSR S-Work a curiosidade de andar com uma Epic foi crescendo até que encontrei à venda um quadro de 2007 por um bom preço.
Comprei o quadro, a pensar que se não gostasse, vendia e não perdia muito dinheiro.
Como a Stump e a Epic partilham os diametros de espigão de selim, abraçadeira de espigão e desviador da frente, bem como o tamanho de testa do quadro a troca dos componentes foi bastante simples.
Só havia o problema com a suspensão (120mm na Stump e 100mm na EPIC), mas como tinha uma Fox TALAS, foi só colocar em 100mm e estava pronta a rodar.
O teste não podia ser melhor, pois mudei apenas o quadro e mantive todos os componentes e deu para perceber bem a diferênça de um quadro para o outro.
Após as primeiras voltas fiquei rendido, para aquilo que eu queria, era brutal!!!
Basicamente o que sentia era que na EPIC parecia que nunca andava depressa demais, parecia que podia andar mais e mais depressa, a bicicleta assim o “pedida”. Subia muito melhor que a Stump e a descer, por que não sou grande aventureiro, não fazia saltos e coisas do género com a Stump, não notei grande diferênça.
Era o que eu queria!

Fiquei com uma bicicleta de XC mas com componentes de uma bicicleta de Trail (com 12240gr o que até não era mau), como podem ver na seguinte foto.

inicialj.jpg


Começou a outra parte da diversão, mudar os componentes para tornar a bicicleta mais adaptada a uma utilização XC.

Estabeleci 5 objectivos:
-Manter componentes fiáveis
-Estética agradável, para mim
-Manter o nível de componentes homogénio
-Peso abaixo do 10Kg
-Gastar menos que 3000€

Graças à internet e os vários fóruns e com os conselhos dados, directa ou indirectamente, por alguns de vocês aqui do fórum e do incansável António Valério da Binaclinica, consegui o que me tinha proposto atingir, por isso decidi partilhar com vocês o resultado, pois em parte é graças a vocês todos que o consegui.
É claro que após os sub 9Kg da Pink Epic do David Raquel, o meu projecto parece muito sóbrio e pesado. :D


lateral1.jpg

lateral2l.jpg

frente1w.jpg

frente2.jpg

suspenso.jpg

amortecedor.jpg

cubotraseiro.jpg

traseiraj.jpg

pedaleira.jpg

apertodeselim.jpg

pesagem.jpg

tabelaur.png


Analise dos principais componentes:

-Quadro - Specialized Epic Expert M5 de 2007
Gostava muito da cor inicial, mas como estava muito estragada, decidi fazer uma pintura costumizada. Após ver várias possibilidades decidi-me por lacar o quadro (http://www.forumbtt.net/showthread.php/17999-Quadro-de-alumíno-lacado) e colocar uns autocolantes feitos pelo IdFrancis.
Ficou discreto e único.
Prós:
Brain!
Geometria, para mim, parece uma hardtail mas no entanto é uma suspensão total
Em terreno plano é um HT
Em terreno acidentado tem 100mm de curso
O Brain faz a abertura/bloquei automático
Dá uma tracção brutal
Muito ágil nos trilhos
É possível regular o nível de conforto/eficácia com o Brain Fade, embora tenha colocado numa posição e não lhe tenha mexido mais.
Cons:
Não é leve, principalmente após a lacagem que adicionou cerca de 60gr ao peso inicial
Não é muito sensível a pequenas irregularidades, quando está regulado para ser eficaz a pedalar

-Rodas - ZTR Alpine+Novatech X-Ligth Disc+Sapim Laser
Mudei dumas Mavic Crossmax XL para as NoTubes inicialmente para umas Olympic e depois para a Alpine, apenas por ter surgido um bom negocio e ir poupar 100gr. Não notei diferenças das Olympic para as Alpine.
Prós:
Leves, para o preço que têm
Rodam muito bem
Já têm cerca de 1000Km, com algumas descidas de degraus pelo meio, e estão direitinhas
Os cubos fazem um som fantástico
Tubeless Ready
Cons:
Nos arranques em força notasse alguma perda de potência relativamente às Cross XL
Podeiam ser mais leves :)

-Suspensão - Rock Shox Sid Race 2009
Tive um problema com o MoCo que deixou de funcionar e tive que enviar para a Kompressor, demoraram dois meses a enviar de volta e veio com a parte exterior duma WC (???), após isso retirei o Moco, pois apenas utilizava uma ou duas vezes por volta e tinha a garantia que a suspensão iria funcionar correctamente e claro, ia ficar mais leve.
Prós:
Muito suave
Leve, principalmente após retirar o Moco
A manutenção é feita na minha LBS (Local Bike Store)
Cons:
Teve o problema com o MoCo, e tive 2 meses sem a mesma, no entanto foi bom pois testei uma forquilha rígida (Pace RC31, que loucura).

-Transmissão - XT+XTR+Durace
Estou a ultizar 2x9 com pratos 22+36 e cassete 11-32 pois após muitas voltas com a bicicleta notei que não usava a 44 com 11,12 e 13. Fiz umas contas e com um prato 36 perco, mais ou menos, essas 3 combinações que não utilizava.
Esta combinação obriga-me a pedalar mais em rotação que em força, mas eu prefiro assim, pois não tenho muita força (fraquinho). :)
Prós:
Funciona bem
Fiável, pelo menos no “papel”
Não exige muita manutenção
Os shifters XT M770, pode ser utilizados com os “matchmakers” da HOPE, dando um ar quase de SS, no guiador
Deu para montar o desviador de estrada sem grandes problemas
Cons:
Não é muito leve
Para alguns e face à moda actual é apenas 2x9 e não 2x10

-Travões - Hope Race X2
Já fiz a minha analise aqui - http://www.forumbtt.net/showthread....s-Hope-Race-X2?p=501475&viewfull=1#post501475
Prós:
Doseáveis
Potência QB
Montar e esquecer
Excelentes acabamentos
Leves
Não são muito caros
Matchmakers
Cons:
Potência QB

-Selim - Selle Italia SLR Kit Carbonio
Comprei porque diziam muito bem do mesmo e quis experimentar.
Consegui comprar uma versão da equipa Time no Ebay a um bom preço.
Prós:
Leve
Muito confortável, após um período de adaptação
Cons:
Preço alto, comprado em lojas locais

-Pneus: - Schwalbe Rocket Ron 2.1 EVO
Não à muito a dizer, são os pneus da moda e por boas razões
Prós:
Boa tracção
Leves QB
Cons:
Preço
Leves QB
Algo frágeis

-Pedais - Crank Brothers Egg Beater SL
São os pedias dos maluquinhos do peso e deu para mudar os eixos de origem por uns de titânio e “poupei” 40gr por cerca de $50 (os eixos). O preço total ficou mais barato que uns Ti2 e são mais leves.
Prós:
Leves
Escoamento da lama
Facilidade de manutenção
Cons:
Exigem manutenção regular
Os cleats são em latão

-Conclusão do conjunto.
Após quase 3000Km de utilização a conclusão é que consegui a bicicleta que tinha imaginado no início deste projecto, que cumpre todos os requisitos a que me tinha proposto.
Já agora, da bicicleta original apenas sobrou a pedaleira e o prato 22 da mesma. O Espigão de selim embora parecido, deixou de ser um Elite e passou a ser um Masterpiece (com alterações, claro).
Prós:
Muito manobrável
Excelente tracção a subir
Excelente para rolar
Leve QB
Única
Cons:
Consegui os objectivos e agora? Ir aos 9500gr?

A próxima alteração será talvez mudar a pedaleira, apresar da XT ser excelente, tem uns 8000km sem um único problema e quase sem manutenção, apenas levou um pouco de massa nos rolamentos. Acho no entanto que destoa um pouco do resto da montagem.
Já analisei algumas hipótese, para substituir a XT:
-Rotor, a Agilis tem a aranha em vermelho e não fica bem no conjunto (posso sempre mandar pintar) e a 3D tem uns braços demasiado grossos e também não ficaria muito bem.
-FRM, gosto visualmente mas custa-me estar a dar quase 500€ por uma pedaleira que segundo sei exige alguma manutenção.
-Middleburn, que no site apresentam um peso muito bom e tem uma imensidão de aranhas e pratos, mas enviei um e-mail para o fabricante a fazer umas perguntas e não obtive resposta.
-XTR com uns pratos mais leves, mas não gosto muito da M970. A M960, alterada para 2 pratos, é uma boa hipotese mas continuam caras.

Cumps.
X.

PS:Se a moderação achar que merece, pode passar este tópico para o cantinho do peso.
 
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tinric

Super Moderador
Boas,

Excelente post, excelente máquina.
Só gostava mais da cor original (porque será?! :) tenho uma Stump Ht igual) mas de resto está impec.

Parabens.
 

Kamoes

Active Member
Linda linda linda.

Essa pintura, só se consegue dizer que não é original por faltar aí o SPECIALIZED no meio do quadro.

Está uma montagem bem bonita, discreta... mesmo como eu gosto ;)
Engraçado essa SID "tresmalhada"... nem é uma WC, nem uma Race :mrgreen:

Adoro este epic, sinceramente...


Boas voltas com a máquina ;)
Abraço.
 

stuka666

Member
Muito boa thread, tudo bem explicado.

Agora vais trocando as peças à medida que for sendo necessário e vais gastando o guito em cerveja entretanto :D

Cumps
 

Nozes

Active Member
Excelente projecto,parabéns!!!

Alguma razão para não teres posto o tópico no Weight weenies? É que merece sem dúvida lá estar,muita gente "preocupada com o peso" pode aprender muita coisa com esta bike,e principalmente com os custos limitados com os quais atingiste os teus objectivos.

Só tenho a apontar aí teres retirado o Motion Control da suspensão,eu já tive uma SID e achei que poder alterar a compressão era uma grande vantagem,mas cada um sabe de si.
Ah,e o pedaleiro...22-36 não é coisa que eu quereria ter numa bike de xc,é muito fácil de esgotar.Quanto ao novo,se te preocupas tanto com a estética,não vai ser fácil!

Boas pedaladas!
 

xman

Member
Boas,

Desde já obrigado pelos comentários.

@Tinric - Eu também gostava muito da cor original, mas infelizmente estava muito estragada, como podes ver pelas fotos seguintes, mas fiquei muito contente com a lacagem. Mas também pude comprar o quadro um pouco mais barato por estar assim.
07082009801.jpg

07082009802.jpg

07082009803.jpg


@Nozes - Não coloquei no WW pois achei que sub 10 já existem algumas e muito mais "exclusivas" e por isso deixei um pouco ao juízo dos moderadores aqui do fórum.
O retirar o MoCo é a única coisa em que eu fiz um compromisso pelo peso, pois apesar de quase não usar, também gostava de poder "bloquear" a suspensão. É um teste, talvez um dia volta para lá.
Os pratos 22-36 é um pouco limitativo para XC, mas com não faço competição e não tenho muita força, prefiro pedalar em velocidade e subir algumas paredes na bicicleta que rolar depressa nas zonas planas. Para teres uma ideia com a bicicleta assim em alcatrão, não vou muitas vezes à combinação 36-11 (fraquinho :) ). O ideal era ter a cassete da Hope apresentou à uns tempos, que é uma 36-9.
A questão da possível nova pedaleira, não é só estética, mas a mudar queria uma coisa que ficasse bem, pois para já até que estou bem servido.

Cumps.
X.
 
Last edited:

ANTTEI

New Member
Bom pojecto. Bons componentes, fiaveis, bonitos e leves

Os meus parabens..
Gosto dos travões.estão brutais .não confio nesses pneus em tubeless

Linda maquina
 

xman

Member
Boas,

@Nozes - Já conhecia o teu projecto. Gosto imenso do teu quadro, muito porreiro e a Magura é muito bonita, é uma das suspensões que gostava de experimentar.

@ANTTEI - O travões com os "matchmakers" e os XT ficaram muito bem. O pneu de trás já é o 2º, o 1º teve um corte devido a uma caco de garrafa que fez um corte muito grande. Consegui remendar com um remendo para os pneus de carro e resolveu. Mas como o rasgo era tão grande começou a "comer" o remendo. Aguentou 1500Km, com muito alcatrão.
Tenho alguma atenção para não passar por sítios mais...afiados.

Cumps.
X.
 

tinric

Super Moderador
Boas

Sim, dado o estado da pintura foi uma consideração acertada e ficou ainda assim com uma cor fixe.

A minha já tem algumas picadas de pedras também, (nada tão grave como o que mostras nas fotos) mas com um verniz da mesma cor consegue-se ir disfarçando, ficando mesmo sem se reconhecer o sitio onde tinha a tal (tais) picada(s).

De qualquer maneira eu só falei na cor pois até hoje foi a cor que mais gostei de ver numa speci, andando actualmente em pé de proximidade a malha de carbono visivel com o vermelho, por exemplo na Stumpjumper ht marathon 2011.

De qualquer maneira e como já referi... e também como disse o kamoes, ... está bonita, discreta e com um toke pessoal que a torna única para ti, assim como a minha para mim e a de cada um de nós todos :)

Abraço e força ai nas canetas que isso da falta de força... acho que todos nos queixamos do mesmo :)
 

filipe MERIDA

New Member
muito bom topico, já para nao falar dessa maquina!!
um orçamento um pouco puxadito, mas sempre com atençao ao preço/fiabilidade!! ai está o SET de rodas que u dia penso em comprar, mas primeiro quero ter a certeza se realmente resistem ao verdadeiro xco...
quanto á pedaleira porque comprar uma se aí tens uma boa pedaleira?? porquê antes nao comprar um eixo mais leve que o de origem, e ja fica com uma pedaleira de luxo!!
abraço e parabens ;)
 

Antonio73

New Member
X-Man a bike tá quase perfeita e é realmente muito leve. Já tive com ela nas mãos na loja do Valério e realmente é ainda mais bonita ao vivo. Só falta mandares fazer uns autocolantes em preto para a SID ao ID francis, assim ficaria perfeita. (na minha opinião é claro).
 

nuno faia

New Member
mais um grande topico e uma grande bike!excelente montagem amigo!gosto particularmente dos travoes!
se me permites vou só dar uma sugestao,e depois dizes o que achas!
como tens o quadro "personalizado" e quase sem marca,que tal fazer o mesmo com a suspensao e as rodas...
ou senao gostares da ideia,que tal mandar fazer uns tocolantes da specialized em preto brilhante...mal se nota,e deve ficar bem porreiro!sao só umas ideias...
pedaleiro,tambem tenho umas ideias do que poderia ficar bem ai,nao sei é preços...

força nas canetas e muita saude para a gozar!
abraço
 

xman

Member
Boas,

@filipe MERIDA - A questão do dinheiro que gastei com a bicicleta, é muito dinheiro (relativamente ao que pessoal ganha), mas se tiveres em conta o que consegui obter com esse dinheiro não acho. Se comprasse um quadro novo equivalente e a suspensão cá em Portugal tinha, só ai, gasto mais cerca de 1500€ (1800€+600€-550€-340€=1510€) ou seja colocava a bicicleta a custar quase 4500€ e a pesar quase o mesmo (um quadro Epic de 2010/11 deve ser um pouco mais leve). Relativamente ao pedaleiro estou muito satisfeito com o mesmo, apenas acho que se fosse uma coisa menos vista que ficava melhor, não melhorava em termos de funcionamento apenas em termos estéticos. Um BB mais leve não é má ideia, mas apenas iria tirar umas 20gr.
As rodas, tal como disse, não tenho nada de negativo a apontar, se comprasse umas Mavic Crossmax SLR custavam-me o dobro e pesavam mais.

@Antonio73 e nuno faia - A ideia dos autocolantes para a suspensão não me parece mal, mas também não desgosto dos que vêm com a suspensão e sempre lhe dão uma corzita. No quadro em principio não vou colocar mais nada. Antes deste Epic tinha um stumpjumper FSR S-Works em alumínio e estava muito parecido com este (em termos de símbolos) e quis manter o estilo do outro. Eu inclusivamente tenho uns autocolantes com a palavra "SPECIALIZED" iguais aos do símbolo mas não coloquei pois achei que ficava melhor assim. Já agora nuno o que sugerias para substituir o pedaleiro?

Estou é a ter uma "questão" com o travão da frente, está a fazer um glu-glu (tipo peru) quando travo mais a fundo e quando se ouve o "glu", perde um pouco o poder de travagem.
Já limpei o disco, as pastilhas e inclusivamente passei com um pouco de lixa fina nas pastilhas e ao fim de um pouco de andar lá volta o barulho e a sensação de ABS.
Antonio73, sei que tens uns iguais, está a ter o mesmo problema?

Cumps.
 

David Raquel

Active Member
Amigo,

Excelente montagem com um excelente peso e um look arrasador!!!

O quadro ficou divinal com a lacagem..se não gostasse tanto da cor do meu fazia o mesmo ehehehehe

Também sou da opinião que este tópico devia estar na secção WW pois merece-o, e bem!!!

Grande abraço e obrigado por partilhares connosco esta beleza!!!

David
 

Antonio73

New Member
Agora que falas nisso do Glu/Glu é um facto que os meu travão traseiro em certas travagem mais fortes também faz um barulho desse genero, mas não sindo a falta de poder de travagem que referes.
 

xman

Member
Boas,

@David Raquel - Não mudes a cor da tua EPIC!
@Antonio73 - Eu no disco de trás não tenho problemas, vou verificar se tenho o disco da frente de alguma maneira empenado. Depois digo aqui alguma coisa. Obrigado.

Cumps.
X.
 

nunix

New Member
Excelente projecto, custos controlados e escolhas muito acertadas tendo em conta o objectivo de ter um bom funcionamento com baixo peso, a um custo controlado.

Para alterar a pedaleira, além das já sugeridas acima, talvez a RaceFace Deus, na minha opinião engraçada, mas com um peso semelhante à XT.
 
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