Boas,
Em 2009 e após andar durante 4 anos com um Stumpjumper FSR S-Work a curiosidade de andar com uma Epic foi crescendo até que encontrei à venda um quadro de 2007 por um bom preço.
Comprei o quadro, a pensar que se não gostasse, vendia e não perdia muito dinheiro.
Como a Stump e a Epic partilham os diametros de espigão de selim, abraçadeira de espigão e desviador da frente, bem como o tamanho de testa do quadro a troca dos componentes foi bastante simples.
Só havia o problema com a suspensão (120mm na Stump e 100mm na EPIC), mas como tinha uma Fox TALAS, foi só colocar em 100mm e estava pronta a rodar.
O teste não podia ser melhor, pois mudei apenas o quadro e mantive todos os componentes e deu para perceber bem a diferênça de um quadro para o outro.
Após as primeiras voltas fiquei rendido, para aquilo que eu queria, era brutal!!!
Basicamente o que sentia era que na EPIC parecia que nunca andava depressa demais, parecia que podia andar mais e mais depressa, a bicicleta assim o “pedida”. Subia muito melhor que a Stump e a descer, por que não sou grande aventureiro, não fazia saltos e coisas do género com a Stump, não notei grande diferênça.
Era o que eu queria!
Fiquei com uma bicicleta de XC mas com componentes de uma bicicleta de Trail (com 12240gr o que até não era mau), como podem ver na seguinte foto.
Começou a outra parte da diversão, mudar os componentes para tornar a bicicleta mais adaptada a uma utilização XC.
Estabeleci 5 objectivos:
-Manter componentes fiáveis
-Estética agradável, para mim
-Manter o nível de componentes homogénio
-Peso abaixo do 10Kg
-Gastar menos que 3000€
Graças à internet e os vários fóruns e com os conselhos dados, directa ou indirectamente, por alguns de vocês aqui do fórum e do incansável António Valério da Binaclinica, consegui o que me tinha proposto atingir, por isso decidi partilhar com vocês o resultado, pois em parte é graças a vocês todos que o consegui.
É claro que após os sub 9Kg da Pink Epic do David Raquel, o meu projecto parece muito sóbrio e pesado.
Analise dos principais componentes:
-Quadro - Specialized Epic Expert M5 de 2007
Gostava muito da cor inicial, mas como estava muito estragada, decidi fazer uma pintura costumizada. Após ver várias possibilidades decidi-me por lacar o quadro (http://www.forumbtt.net/showthread.php/17999-Quadro-de-alumíno-lacado) e colocar uns autocolantes feitos pelo IdFrancis.
Ficou discreto e único.
Prós:
Brain!
Geometria, para mim, parece uma hardtail mas no entanto é uma suspensão total
Em terreno plano é um HT
Em terreno acidentado tem 100mm de curso
O Brain faz a abertura/bloquei automático
Dá uma tracção brutal
Muito ágil nos trilhos
É possível regular o nível de conforto/eficácia com o Brain Fade, embora tenha colocado numa posição e não lhe tenha mexido mais.
Cons:
Não é leve, principalmente após a lacagem que adicionou cerca de 60gr ao peso inicial
Não é muito sensível a pequenas irregularidades, quando está regulado para ser eficaz a pedalar
-Rodas - ZTR Alpine+Novatech X-Ligth Disc+Sapim Laser
Mudei dumas Mavic Crossmax XL para as NoTubes inicialmente para umas Olympic e depois para a Alpine, apenas por ter surgido um bom negocio e ir poupar 100gr. Não notei diferenças das Olympic para as Alpine.
Prós:
Leves, para o preço que têm
Rodam muito bem
Já têm cerca de 1000Km, com algumas descidas de degraus pelo meio, e estão direitinhas
Os cubos fazem um som fantástico
Tubeless Ready
Cons:
Nos arranques em força notasse alguma perda de potência relativamente às Cross XL
Podeiam ser mais leves
-Suspensão - Rock Shox Sid Race 2009
Tive um problema com o MoCo que deixou de funcionar e tive que enviar para a Kompressor, demoraram dois meses a enviar de volta e veio com a parte exterior duma WC (???), após isso retirei o Moco, pois apenas utilizava uma ou duas vezes por volta e tinha a garantia que a suspensão iria funcionar correctamente e claro, ia ficar mais leve.
Prós:
Muito suave
Leve, principalmente após retirar o Moco
A manutenção é feita na minha LBS (Local Bike Store)
Cons:
Teve o problema com o MoCo, e tive 2 meses sem a mesma, no entanto foi bom pois testei uma forquilha rígida (Pace RC31, que loucura).
-Transmissão - XT+XTR+Durace
Estou a ultizar 2x9 com pratos 22+36 e cassete 11-32 pois após muitas voltas com a bicicleta notei que não usava a 44 com 11,12 e 13. Fiz umas contas e com um prato 36 perco, mais ou menos, essas 3 combinações que não utilizava.
Esta combinação obriga-me a pedalar mais em rotação que em força, mas eu prefiro assim, pois não tenho muita força (fraquinho).
Prós:
Funciona bem
Fiável, pelo menos no “papel”
Não exige muita manutenção
Os shifters XT M770, pode ser utilizados com os “matchmakers” da HOPE, dando um ar quase de SS, no guiador
Deu para montar o desviador de estrada sem grandes problemas
Cons:
Não é muito leve
Para alguns e face à moda actual é apenas 2x9 e não 2x10
-Travões - Hope Race X2
Já fiz a minha analise aqui - http://www.forumbtt.net/showthread....s-Hope-Race-X2?p=501475&viewfull=1#post501475
Prós:
Doseáveis
Potência QB
Montar e esquecer
Excelentes acabamentos
Leves
Não são muito caros
Matchmakers
Cons:
Potência QB
-Selim - Selle Italia SLR Kit Carbonio
Comprei porque diziam muito bem do mesmo e quis experimentar.
Consegui comprar uma versão da equipa Time no Ebay a um bom preço.
Prós:
Leve
Muito confortável, após um período de adaptação
Cons:
Preço alto, comprado em lojas locais
-Pneus: - Schwalbe Rocket Ron 2.1 EVO
Não à muito a dizer, são os pneus da moda e por boas razões
Prós:
Boa tracção
Leves QB
Cons:
Preço
Leves QB
Algo frágeis
-Pedais - Crank Brothers Egg Beater SL
São os pedias dos maluquinhos do peso e deu para mudar os eixos de origem por uns de titânio e “poupei” 40gr por cerca de $50 (os eixos). O preço total ficou mais barato que uns Ti2 e são mais leves.
Prós:
Leves
Escoamento da lama
Facilidade de manutenção
Cons:
Exigem manutenção regular
Os cleats são em latão
-Conclusão do conjunto.
Após quase 3000Km de utilização a conclusão é que consegui a bicicleta que tinha imaginado no início deste projecto, que cumpre todos os requisitos a que me tinha proposto.
Já agora, da bicicleta original apenas sobrou a pedaleira e o prato 22 da mesma. O Espigão de selim embora parecido, deixou de ser um Elite e passou a ser um Masterpiece (com alterações, claro).
Prós:
Muito manobrável
Excelente tracção a subir
Excelente para rolar
Leve QB
Única
Cons:
Consegui os objectivos e agora? Ir aos 9500gr?
A próxima alteração será talvez mudar a pedaleira, apresar da XT ser excelente, tem uns 8000km sem um único problema e quase sem manutenção, apenas levou um pouco de massa nos rolamentos. Acho no entanto que destoa um pouco do resto da montagem.
Já analisei algumas hipótese, para substituir a XT:
-Rotor, a Agilis tem a aranha em vermelho e não fica bem no conjunto (posso sempre mandar pintar) e a 3D tem uns braços demasiado grossos e também não ficaria muito bem.
-FRM, gosto visualmente mas custa-me estar a dar quase 500€ por uma pedaleira que segundo sei exige alguma manutenção.
-Middleburn, que no site apresentam um peso muito bom e tem uma imensidão de aranhas e pratos, mas enviei um e-mail para o fabricante a fazer umas perguntas e não obtive resposta.
-XTR com uns pratos mais leves, mas não gosto muito da M970. A M960, alterada para 2 pratos, é uma boa hipotese mas continuam caras.
Cumps.
X.
PS:Se a moderação achar que merece, pode passar este tópico para o cantinho do peso.
Em 2009 e após andar durante 4 anos com um Stumpjumper FSR S-Work a curiosidade de andar com uma Epic foi crescendo até que encontrei à venda um quadro de 2007 por um bom preço.
Comprei o quadro, a pensar que se não gostasse, vendia e não perdia muito dinheiro.
Como a Stump e a Epic partilham os diametros de espigão de selim, abraçadeira de espigão e desviador da frente, bem como o tamanho de testa do quadro a troca dos componentes foi bastante simples.
Só havia o problema com a suspensão (120mm na Stump e 100mm na EPIC), mas como tinha uma Fox TALAS, foi só colocar em 100mm e estava pronta a rodar.
O teste não podia ser melhor, pois mudei apenas o quadro e mantive todos os componentes e deu para perceber bem a diferênça de um quadro para o outro.
Após as primeiras voltas fiquei rendido, para aquilo que eu queria, era brutal!!!
Basicamente o que sentia era que na EPIC parecia que nunca andava depressa demais, parecia que podia andar mais e mais depressa, a bicicleta assim o “pedida”. Subia muito melhor que a Stump e a descer, por que não sou grande aventureiro, não fazia saltos e coisas do género com a Stump, não notei grande diferênça.
Era o que eu queria!
Fiquei com uma bicicleta de XC mas com componentes de uma bicicleta de Trail (com 12240gr o que até não era mau), como podem ver na seguinte foto.
Começou a outra parte da diversão, mudar os componentes para tornar a bicicleta mais adaptada a uma utilização XC.
Estabeleci 5 objectivos:
-Manter componentes fiáveis
-Estética agradável, para mim
-Manter o nível de componentes homogénio
-Peso abaixo do 10Kg
-Gastar menos que 3000€
Graças à internet e os vários fóruns e com os conselhos dados, directa ou indirectamente, por alguns de vocês aqui do fórum e do incansável António Valério da Binaclinica, consegui o que me tinha proposto atingir, por isso decidi partilhar com vocês o resultado, pois em parte é graças a vocês todos que o consegui.
É claro que após os sub 9Kg da Pink Epic do David Raquel, o meu projecto parece muito sóbrio e pesado.
Analise dos principais componentes:
-Quadro - Specialized Epic Expert M5 de 2007
Gostava muito da cor inicial, mas como estava muito estragada, decidi fazer uma pintura costumizada. Após ver várias possibilidades decidi-me por lacar o quadro (http://www.forumbtt.net/showthread.php/17999-Quadro-de-alumíno-lacado) e colocar uns autocolantes feitos pelo IdFrancis.
Ficou discreto e único.
Prós:
Brain!
Geometria, para mim, parece uma hardtail mas no entanto é uma suspensão total
Em terreno plano é um HT
Em terreno acidentado tem 100mm de curso
O Brain faz a abertura/bloquei automático
Dá uma tracção brutal
Muito ágil nos trilhos
É possível regular o nível de conforto/eficácia com o Brain Fade, embora tenha colocado numa posição e não lhe tenha mexido mais.
Cons:
Não é leve, principalmente após a lacagem que adicionou cerca de 60gr ao peso inicial
Não é muito sensível a pequenas irregularidades, quando está regulado para ser eficaz a pedalar
-Rodas - ZTR Alpine+Novatech X-Ligth Disc+Sapim Laser
Mudei dumas Mavic Crossmax XL para as NoTubes inicialmente para umas Olympic e depois para a Alpine, apenas por ter surgido um bom negocio e ir poupar 100gr. Não notei diferenças das Olympic para as Alpine.
Prós:
Leves, para o preço que têm
Rodam muito bem
Já têm cerca de 1000Km, com algumas descidas de degraus pelo meio, e estão direitinhas
Os cubos fazem um som fantástico
Tubeless Ready
Cons:
Nos arranques em força notasse alguma perda de potência relativamente às Cross XL
Podeiam ser mais leves
-Suspensão - Rock Shox Sid Race 2009
Tive um problema com o MoCo que deixou de funcionar e tive que enviar para a Kompressor, demoraram dois meses a enviar de volta e veio com a parte exterior duma WC (???), após isso retirei o Moco, pois apenas utilizava uma ou duas vezes por volta e tinha a garantia que a suspensão iria funcionar correctamente e claro, ia ficar mais leve.
Prós:
Muito suave
Leve, principalmente após retirar o Moco
A manutenção é feita na minha LBS (Local Bike Store)
Cons:
Teve o problema com o MoCo, e tive 2 meses sem a mesma, no entanto foi bom pois testei uma forquilha rígida (Pace RC31, que loucura).
-Transmissão - XT+XTR+Durace
Estou a ultizar 2x9 com pratos 22+36 e cassete 11-32 pois após muitas voltas com a bicicleta notei que não usava a 44 com 11,12 e 13. Fiz umas contas e com um prato 36 perco, mais ou menos, essas 3 combinações que não utilizava.
Esta combinação obriga-me a pedalar mais em rotação que em força, mas eu prefiro assim, pois não tenho muita força (fraquinho).
Prós:
Funciona bem
Fiável, pelo menos no “papel”
Não exige muita manutenção
Os shifters XT M770, pode ser utilizados com os “matchmakers” da HOPE, dando um ar quase de SS, no guiador
Deu para montar o desviador de estrada sem grandes problemas
Cons:
Não é muito leve
Para alguns e face à moda actual é apenas 2x9 e não 2x10
-Travões - Hope Race X2
Já fiz a minha analise aqui - http://www.forumbtt.net/showthread....s-Hope-Race-X2?p=501475&viewfull=1#post501475
Prós:
Doseáveis
Potência QB
Montar e esquecer
Excelentes acabamentos
Leves
Não são muito caros
Matchmakers
Cons:
Potência QB
-Selim - Selle Italia SLR Kit Carbonio
Comprei porque diziam muito bem do mesmo e quis experimentar.
Consegui comprar uma versão da equipa Time no Ebay a um bom preço.
Prós:
Leve
Muito confortável, após um período de adaptação
Cons:
Preço alto, comprado em lojas locais
-Pneus: - Schwalbe Rocket Ron 2.1 EVO
Não à muito a dizer, são os pneus da moda e por boas razões
Prós:
Boa tracção
Leves QB
Cons:
Preço
Leves QB
Algo frágeis
-Pedais - Crank Brothers Egg Beater SL
São os pedias dos maluquinhos do peso e deu para mudar os eixos de origem por uns de titânio e “poupei” 40gr por cerca de $50 (os eixos). O preço total ficou mais barato que uns Ti2 e são mais leves.
Prós:
Leves
Escoamento da lama
Facilidade de manutenção
Cons:
Exigem manutenção regular
Os cleats são em latão
-Conclusão do conjunto.
Após quase 3000Km de utilização a conclusão é que consegui a bicicleta que tinha imaginado no início deste projecto, que cumpre todos os requisitos a que me tinha proposto.
Já agora, da bicicleta original apenas sobrou a pedaleira e o prato 22 da mesma. O Espigão de selim embora parecido, deixou de ser um Elite e passou a ser um Masterpiece (com alterações, claro).
Prós:
Muito manobrável
Excelente tracção a subir
Excelente para rolar
Leve QB
Única
Cons:
Consegui os objectivos e agora? Ir aos 9500gr?
A próxima alteração será talvez mudar a pedaleira, apresar da XT ser excelente, tem uns 8000km sem um único problema e quase sem manutenção, apenas levou um pouco de massa nos rolamentos. Acho no entanto que destoa um pouco do resto da montagem.
Já analisei algumas hipótese, para substituir a XT:
-Rotor, a Agilis tem a aranha em vermelho e não fica bem no conjunto (posso sempre mandar pintar) e a 3D tem uns braços demasiado grossos e também não ficaria muito bem.
-FRM, gosto visualmente mas custa-me estar a dar quase 500€ por uma pedaleira que segundo sei exige alguma manutenção.
-Middleburn, que no site apresentam um peso muito bom e tem uma imensidão de aranhas e pratos, mas enviei um e-mail para o fabricante a fazer umas perguntas e não obtive resposta.
-XTR com uns pratos mais leves, mas não gosto muito da M970. A M960, alterada para 2 pratos, é uma boa hipotese mas continuam caras.
Cumps.
X.
PS:Se a moderação achar que merece, pode passar este tópico para o cantinho do peso.
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