Sou assim tão fraquinho?

balkaum

Member
Ando a registar desde o inicio do ano as minhas saidas de bicicleta, raras são as vezes em alcatrão que faço medias acima dos 20kms/s para distâncias de 40 e 50 kms.

Um maratonista de topo faz a correr estas médias. Sou assim tão fraquinho que não consigo numa bicicleta sequer acompanhar um homem a pé?
 
Last edited:

iMiguel

Member
Dizes que começas-te a registar desde o inicio do ano as tuas voltas. E antes? Fazias alguma coisa? a atividade fisica mais regular começou há pouco tempo? Essa pessoa que corre se calhar já faz atividade fisica há bastante tempo, logo as capacidades podem ser outras.
 

balkaum

Member
Era, completamente sedentário até há dez meses atrás.

Quando pensei que já dava qualquer coisita, vejo que um maratonista é mais rápido que eu, sou só eu que sou assim tão lento? Que velocidades médias fazem de BTT em alcatrão? Pelos vistos os meus 19/20 kms/h são mesmo uma miséria.
 

miguelcarromeu

Active Member
Achei uma certa piada ao conteúdo do teu post :) Fazes uma comparação em que eu próprio já pensei muitas vezes. No entanto, temos de ter em conta que:

- uma maratona tem uma elevação não superior a 150 (se não estou em erro);
- 20 km/h é a média de um atleta de topo da maratona.

Essa média é perfeitamente normal em BTT no alcatrão, com algum acumulado (400 / 500 m.) e pneus cardados.
 

fabio viana

Well-Known Member
É perfeitamente normal fazer essa média em estrada, já que estas a andar com uma bike de btt e não com uma de estrada.

também tens de ter em atenção que um maratonista de topo treina intensivamente todos os dias e tem um treinador
 

Girinhas

New Member
Na minha opinião acho que estas a desvalorizar o teu próprio empenho e esforço. Referes que até dez meses atrás nada fazias, tinha uma vida sedentária, e queres no espaço de dez meses comparar-te a atletas de alta competição que vivem para o desporto? Secalhar não é a melhor forma de pensares.

Alias com que frequência andas por semana? Quanto mais conseguires andar numa semana, mais rápidamente aumentas a tua capacidade fisica e com certeza atingires outros resultados quando vais andar. Acho que não é importante a velocidade a que os outros andam porque cada um anda à velocidade que melhor se sentem e para a qual tem capacidade.


Continua a treinar e não desmoralizes a olhar para o que os outros conseguem, pensa sim que se eles consegue provavelmente tu também és capaz.


Bons treinos e força.
 

Jocas22

Active Member
a maratona é plana, a meia de Lisboa não é homologada porque desce da ponte 25 de Abril pra Lisboa senão estou em erro.

Depois vês assim, apanhas uma bela descida e fazes mais de 50km/h sem pedalar, nenhum maratonista te acompanha a não ser de tobogan ;)

Em plano e sem vento é fácil passar os 20km/h mesmo numa bike de btt. Em estrada com fininhas amadores fazem medias de 50kms/h, profissionais mais que isso mesmo com desnvies.

Cada macaco no seu galho
 

elvales

Active Member
Deves ter o mesmo problema que eu, falta de treino e pouco tempo para treinar :D . Também costumo fazer tiradas de 50/60 quando saio e as médias andam por aí 18 / 20 kms/h e também noto que sou passado por quase toda a gente... mas não me chateio , é preciso é gozar a voltinha e exercitar o físico. E quando se apanha uma descida ...
 

Joseelias

Well-Known Member
@ balkaum

Já houve muitos bons conselhos aqui dados. E embora não seja nada incomum pensar nisso (nunca me apanharás a reconhecer que ainda há dois dias andei à procura de valores de médias para eu próprio me comparar :D), a verdade é que tens que competir apenas contigo mesmo.

Não desvalorizes o que tens feito nem o que conseguirás vir a fazer. A única pessoa com quem tens que competir é contigo mesmo (se estiveres nesse espírito) e chegares ao fim da saída com a satisfação de sentires que te empenhaste e não te deixaste ficar mal, mesmo que a média num dia seja inferior ao de outros.

E mesmo se fores mais lento que um maratonista profissional, já és mais rápido que os biliões de habitantes neste planeta que nada fazem. Só em Portugal já deves de ser mais rápido que 99% da população Nada mau, hã? :D
 

balkaum

Member
Eu estou muito contente com o que consegui alcançar fisicamente nestes últimos 10 meses (mesmo muito admirado e orgulhoso de mim mesmo).

Fico é a pensar que os maratonistas de topo tem de ser super homens, e eu não me estou a ver de futuro conseguir fazer muito melhor a nível de médias.

A titulo de exemplo, numa volta deste tipo, fazendo varias vezes 40 e 50kms/h, acabo com uma media de 18kms/h.
Como raio é humanamente possível fazer, mesmo em plano, melhor média durante uma maratona (40kms a correr)?

 

Jocas22

Active Member
da mesma maneira que davas isso ao froome (isso é em estrada como tinhas dito certo!) e fazia isso com média de 60km/h ou coisa do genero ;) A preparação é outra, o material tambem.

já andei no mato e vi pessoal do trail subir e descer mais depressa que pessoal com bikes de btt
 

Pedro Barradas

Super Moderador
A altimetria dos percursos também tem muita influência... é diferente de circular numa ciclovia à beira rio/ mar, do que numa estrada na zona da Serra de Sintra, por exemplo.
Com a bike de BTT, em alcatrão tenho feito médias de 20 a 23km/h, em percursos de 30km, acumulado de apenas 300m.
Por outro lado tenho voltas de BTT, com médias entre os 17km/h e os 20km/h (voltas entre os 30 e os 50km e altimetrias a rondar a média de 700m de acumulado)

Tens de treinar... se arranjares companhia é mais fácil ires progredindo e saíres da tua zona de conforto ;)
Fora raras excepções treino pelo menos 3x semana + 1x no fds. Cerca de 100km de bike BTT, sendo 80% fora de estrada.

Contra o sedentarismo, desde Outubro 2012 ;)
 
Boas,

Não te preocupes com a média, que esta vai evoluindo com o treino.

Dou-te o meu exemplo pessoal, tive cerca de 3 anos sem andar de BTT, e voltei a andar em Março de 2013, pouco mais de um ano.

A primeira maratona que fiz depois de ter regressado aos treinos foi de 50km com 400m de acumulado e fiz média de 15km/h. lol

No passado fim de semana fiz outra maratona de 70km com 700m de acumulado e terminei com média de 25km/h.

Ou seja é preciso é treinar com qualidade que a evolução nas velocidades aparece naturalmente.

Neste link eu escrevi um crónica sobre o primeiro ano após ter voltado a andar de bike.
http://teambttcanhestrense.com/index.php/cronicas-menu/19-um-ano-depois
 

pikanso

New Member
Deixo aqui a minha dica, deixa de comparações, o teu pior inimigo é o "não reconhecimento" da tua evolução. Eu falo por mim, fiz o meu treino, dei o meu melhor, de momento não posso pedir mais, no próximo treino faço exactamente e só assim subimos mais um degrau. Acima de tudo diverte-te a descer e supera-te a subir! Espero ter ajudado. Abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
@ balkaum

Os maratonistas do nível a que te referes são de facto super-homens e super-mulheres. Não há qualquer outra forma de os classificar. De entre 6 ou 7 biliões de habitantes no planeta Terra eles são os melhores de todos naquilo que praticam! Não é por acaso que a maratona é a prova rainha dos Jogos Olímpicos, que os estádios olímpicos até têm uma característica chamada de "Porta da Maratona" e que são ovacionados quando entram no estádio.

Mas para isso também temos que considerar que para além da superioridade em termos genéticos para atingir aquele nível, são profissionais, não fazem mais nada que aquilo - e não é pouco pois os atletas de competição sofrem de formas que quem está de fora não imagina - e têm acompanhamento médico e nutricional a anos-luz do que qualquer mortal pode sonhar.

Aposto que começaste a ganhar outro respeito pela Rosa Mota e pelo Carlos Lopes... :D

Quanto às tuas médias vais sem dúvida melhorar se continuares a praticar, mas a menos que tenhas outro tipo de objectivos como participar em provas, não deves de ficar obcecado com esses números (coisa que é muito fácil, diga-se de passagem). Depois de uma longuíssima paragem, recomecei há cerca de um ano e hoje faço o dobro ou até o triplo da distância de há um ano atrás com uma média 5km/h melhor que então. Estou muito longe de há 15 anos atrás mas já me dou por contente por ter regressado.

Para evoluíres tens que também ter em atenção a tua alimentação, seja a diária (equilibrada e sem excessos mas sem te privares de nada do que gostas de comer) seja antes e durante os passeios se a distância o justificar. A alimentação é muitas vezes subestimada mas é incrivelmente importante.

Ainda há dias durante o Giro de Itália era comentado que os Colombianos são trepadores fabulosos, mas que muitos falham e não chegam mais longe porque não se sabem alimentar e às tantas dão o "berro" não obtendo os resultados que teriam potencial para obter.
 

miguelcarromeu

Active Member
Qualquer "finisher" da Maratona é um ser humano especial; um "finisher" abaixo das 3 horas, é um super-humano e um finisher abaixo das 2:30 é simplesmente um(a) deus(a).
 

Joseelias

Well-Known Member
E depois há aqueles maratonistas que terminam em 37º e ficam na história dos desporto para sempre, até acima dos vencedores! Ninguém se lembra já de quem ganhou, mas quem viu não esquece estas imagens.

Era eu miúdo e assisti a isto em directo no Jogos Olímpicos de 1984 de Los Angeles, e marca-me até ao dia de hoje. Não só a Rosa Mota tinha chegado em 3º nessa maratona, como a atleta Suíça Gabriela Andersen-Schiess na mais completa e total exaustão recusa qualquer apoio dos comissários para não ser desclassificada. No vídeo vê-se apenas a parte final da volta que deu ao estádio, mas antes tinha tentado empurrar todos os que a tentavam amparar.

É arrepiante, e magnânimo e a ovação não ficou atrás da vencedora que até era americana.

[video=youtube_share;0Hjm29CmMfg]http://youtu.be/0Hjm29CmMfg[/video]

Desculpem o off-topic.
 

Tolibike

New Member
Eu comecei a pedalar há ano e meio (tenho 49) e noto uma diferença louca no meu andamento desde que comecei até hoje mas creio que poderia evoluir mais, quer tecnicamente quer fisicamente se em vez de pedalar sozinho o fizesse em grupo.Concordam?

Abreijos
 
Top