Single Speed em quadro FS?

ricard0

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Boas,

Tenho um quadro suspensão-total (daqueles do hipermercado) parado na garagem, hoje tive a desmontá-lo, a abrir e limpar o amortecedor e vi que o material não está em muito mau estado e pensei em dar-lhe uso. Como o quadro, tenho lá algumas peças que estão igualmente paradas, e que são suficientes para montar uma bicicleta. E como a bike será destinada para 'ir ao pão', e dar aqui algumas voltas com o pessoal quando não se vai para o mato, pensei em montar Single Speed, para exprimentar e para não ter problemas a nivel de transmissão.

Só que tenho lido em algumas partes e têm me dito que não é aconselhável usar Single Speed em quadros deste tipo, vou ter algum problema?

Cumps.
 

sniper_pt

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Ter uma single speed é simples, mesmo que FS.
Opções.
1. escolhes uma mudança e não mexes mais no desviador

2. escolhes uma mudança e manténs o desviador, segurando o cabo do manipulo das mudanças. O desvidor contínua a compensar o maior ou menor comprimento do desviador sem neste caso mexer.
 

jpsantos

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Boas,

Não existe problemas em utilizar uma bicicleta FS com SS, desde que uses um tensor de corrente para compensar a variações de comprimento entre a pedaleira e o carreto.

O não ser aconselhado, é no sentido que o amortecedor traseiro tem de estar muito bem afinado para evitar o bombear, já que em SS se pedala muito em pé. :wink:

Creio, que com um amortecedor de uma bicicleta de gama baixa, irás ter muitos problemas para evitar o tal bombeio e assim, perder bastante rendimento, podendo tornar-se até bastante desagradável pedalar nessas circunstâncias.
 

ze_zaskar

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Apesar de tambem achar que fs barata+SS nao deve resultarmuito bem, essa combinaçao é mais que possivel.No caso de ter aquele sistema de triangulo traseiro unificado, nem precisa de um tensor com mola. Em todo o caso existem varios tensores destinados as fs.
:wink:
 

ricard0

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Boas,

jpsantos said:
O não ser aconselhado, é no sentido que o amortecedor traseiro tem de estar muito bem afinado para evitar o bombear, já que em SS se pedala muito em pé. :wink:

Creio, que com um amortecedor de uma bicicleta de gama baixa, irás ter muitos problemas para evitar o tal bombeio e assim, perder bastante rendimento, podendo tornar-se até bastante desagradável pedalar nessas circunstâncias.

Sendo assim vou mesmo seguir com isto, montar e ver se é realmente (minimamente) fiável. Embora a bike esteja preparada para ir para mato, porque vai levar pneus 2.1 e uma suspensão, dificilmente a irei levar para o mato, por isso não há o problema de andar de pé.

Esta bike vai ser usada só para dar descanso á outra em voltinhas aqui na cidade. :p

Ninja said:
Substituis o amortecedor por uma barra de ferro e passas de FS para HT

Para isso usava um quadro HT, que isso é o que não me falta lá para a garagem. E além disso, se o quadro ja é pesado, nem imagino com essa 'barra de ferro', o objectivo é mesmo usar este quadro como ele é.

Cumps.
 

jpsantos

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Não posso de deixar de comentar... Andar de BTT sem mudanças é muito mais do que isto:

ricard0 said:
Esta bike vai ser usada só para dar descanso á outra em voltinhas aqui na cidade. :p

Para esta utilização não prescindia de ter algumas mudanças, mas cada qual é livre de fazer o que quiser. :D
 

ricard0

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Boas,

Tens razão, mas eu queria exprimentar single speed há já algum tempo e ainda não tenho ''coragem'' para converter a minha Trek, que é a minha bike ''principal'' porque dificilmente me iria adaptar. E assim prefiro começar por alguma coisa mais pequena, para exprimentar.

Já comecei a montar a bike, depois meto fotos. :wink:

Cumps.
 

ze_zaskar

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Para experimentares bem que podias ter usado a Trek. Bastava dares umas voltas sem nunca mecher nos shifters :wink:
 

ricard0

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É diferente, uma coisa é tu ires dar uma volta por a serra e saberes que tens as mudanças, e mesmo que não as queiras usar, podes mudar à primeira dificuldade. Outra coisa é ires com Single Speed e adaptares-te á ''força''.

E estou a montar esta bike porque não tenho nenhuns shifters parados e porque como já disse quero exprimentar Single Speed. Acho que as minhas razões já estão dadas.

Cumps.
 

350plus

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Ninja said:
Substituis o amortecedor por uma barra de ferro e passas de FS para HT

Só um aparte;

Trocar o amortecedor por uma barra rígida é receita garantida para partir quadros, uma vez que os triângulos traseiros dos quadros FS estão preparados para levar menos pancada que um quadro HT. É obvio que só estou a falar de quadros mais XC. Em freeride ou downhill não deve ser problemático.
 

jorgegt

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Olha, eu sou adepto das FS, e tambem sou d'aqueles malucos que tem uma SS e na minha opinião, se tivesses um bom quadro FS de XC, poderia resultar, mas como não é o caso, acho que deverias montar num quadro rigido, porque quando enfrentares uma subida vais rebentar como um sapo :twisted:.
Não me leves a mal, mas quem tem uma FS, mesmo de topo, sabe que SE o quadro/amortecedor não "ajudarem" nas subidas evitando o constante bombear, terás dificuldades de fazer as subidas em cima da "burra". Com a minha FS com velocidades e um exelente FOX RP3, nas subidas é sentado e com velocidades baixas :wink: Com a minha FS, nos trilhos super técnicos consigo subir QUASE tudo, até mais que numa HT, mas com velocidades :hehe:
 
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