Sid de 28mm e diametro dos rotores

sabino

New Member
Boas pessoal,
gostaria de saber o que acham de uma Sid com bainhas de 28mm e um travão de disco com um rotor de diametro superior a 160mm...? Tenho uma Sid Race e um disco de 160mm mas alguem ja testou estas suspensoes com rotores maiores? Ficará com uma travagem muito potente e a flectir em demasia? Ou tera mais a ver com a potencia dos travões do que com o diametro do disco em si? (certamente que uns avid ultimate com disco de 160 travam mais que uns shimano alivio com disco por exemplo de 180mm...). A minha burra ja trava bastante bem mas como tenho rotores maiores em casa na gaveta que utilizava com a Marzocchi gostava de saber se lhes posso dar uso (ainda que nao seja necessario) e de ler opiniões sobre este tema.

cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

as Sid de 28mm já são conhecidas pela sua falta de rigidez, qualquer coisa acima dos 160mm comuns deve ser exagerado. Ainda por cima quando há opções de 160mm que travam mesmo muito (Ultimate, Marta, etc).

Eu nunca tive uma, mas acho que os 160mm de uns bons travões são suficientes para "dobrar" a Sid.

Jepas
 

sabino

New Member
Grande jepas, sim os meus avid 3 com os 160mm chegam pefeitamente para fazer dobrar a sid, e ate os shimano afinados o faziam, se bem que acho essa torção perfeitamente normal e nao me incomoda, nao sendo assim tao exagerada como alguns (que se calhar nunca experimentaram) referem, e nao creio que torne a suspensão fragil por isso (lembrem-se que as que nao flectem partem). A questão é mesmo se alguem ja se atreveu a colocar rotores maiores e quais os feedbacks...?

cumps
 

Batas

New Member
Bom, eu não recomendo discos superiores em diâmetro para a sid anterior a 07... Dado que a marca também não. :)

O problema das pernas flectirem não é por a tornar mais frágil, mas sim tirar precisão à condução, e tornar a bicicleta mais instável... Isto porque quando as pernas flectem, os ângulos da bicicleta ficam alterados, a geometria muda... Fica mais nervosa, menos estável.

Com travões de disco, a suspensão vai flectir mais ainda, pois todos os esforços criados pela travagem estão na extremidade da suspensão, mais braço/binário... Enquanto que com V's alguns esforços são dissipados perto da coroa...

Com rotores de diâmetro superior, teoricamente a potência de travagem aumenta, o que agrava a situação, além de que a suspensão pode não estar projectada para aguentar com tamanhos esforços...

Bom, blá blá blá que não interessa.

Na pratica, reparei que a nova Sid 08 com discos flecte menos nas travagens que a anterior 07 com V's... A vantagem é que os obstáculos, como calhaus e raizes, parecem mais fáceis de ultrapassar, pois a suspensão em vez de recuar/flectir, encolhe e passa por cima...
 
Haaaaaa pois é!!

As novas SId têm aquelas coisas todas que eles dizem que são XPTO e uma delas é de facto importante e só a RS é que tem:

A montagem do bombito é feita mais perto do "centro" da vertical da perna da bainha, ou seja, está mais recolhido do que em anteriores modelos ou em outras suspensões.

Isto leva a que exista menor flexão por haver menos espaço para flectir!

Ainda bem que alguém nota isso no terreno! :)

VT
 

sabino

New Member
Mas as novas Sid nao pesam 1280g como a minha (com o tubo serrado e sem os pinos dos v-brakes) :twisted: :twisted:
Alem disso a de 28mm verga sim, mas nao acho que seja algo do outro mundo como alguns referem. Apenas gostaria de saber se alguem ja as usou com rotores maiores.
 

mokito

Member
eu tenho um SID XC de 2000 com rotor de 160mm mas tou a espera de adaptor pa encher as camaras e puder testar se flectem mt.. tenho travoes mecanicos da shimano com discos em flor da BBB e pastilhas da BBB..

ate agora nao tenho notado nada de mt alarmante (dei uma voltita com ela sem ar pa testar o travao da frente a ver se ficou bem alinhado)..

assim q tiver o adaptador e a encher digo se ela dobra ou nao mt.. ah e o tubo de direçao ta com 135mm salvo erro
 
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