29er Scott Scale 950 vs Specialized Stumpjumper HT Comp

pcamilo

New Member
Boa tarde ao forum.

Há um ano comprei uma RR 5.3 para começar a dar umas voltas. Entretanto o gostinho tem vindo a aumentar e coloco agora a possibilidade de adquirir uma máquina melhor. Para concretizar essa intenção estive a ver a Scott Scale 950 e a Specialized Stumpjumper HT Comp e gostava de ter a opinião do forum sobre estas duas máquinas. Parece-me que qualquer uma delas já tem um equipamento que permite outros voos. Ou se em alternativa se justificará o upgrade em equipamento à RR 5.3 mesmo com as quedas que já deu (ela e eu) :mad: As maiores dificuldades sentidas são a suspensão e os travões.

Agradeço todas as opiniões.
Obrigado.

PC
 

pcamilo

New Member
Obrigado Miguel.

Scale 950

  • - QUADRO : Scott Scale 29 Alumínio 6061
    - SUSPENÇÃO : Fox 32 Float 29 Evolution CTD Air
    - CAIXA DIRECÇÃO : Ritchey 1 1/8" semi integrada
    - MUDANÇA DE TRÁS : Shimano XT RD-M781 SGS Shadow Type / 30V
    - MUDANÇA DA FRENTE : Shimano SLX FD-M670 34.9mm
    - MANIPULOS : Shimano SLX SL-M670
    - TRAVÕES : Shimano BL-M505 Disc
    - PEDALEIRO : Shimano FC-M552
    - GUIADOR : Syncros FL2.5 Tbar Alumínio 6061
    - AVANÇO : Syncros FL2.0 Alumínio
    - PEDAIS : Wellgo M-21
    - ESPIGÃO DE SELIM : Syncros FL2.5 / 31.6mm
    - SELIM : Syncros XR2.5
    - CUBOS : Formula CL51(Frente) Shimano FH-M595 Disc CL (Trás)
    - AROS : Syncros XC-49 Disc 32F
    - CASSETE : Shimano CS-HG62-10 11-36T
    - CORRENTE : KMC X10
    - PNEUS : Schwalbe Rocket Ron 29 x 2.1 / 67 EPI
    - PESO : 11,7Kg


    • Stumpjumper HT Comp
      QUADRO Alumínio M5 totalmente manipulado, geometria 29”, tubo de direção cónico, eixo de pedaleiro PF30, travão traseiro 140mm post mount, dropouts 135mm, apoio de desviador substituível
      FORQUETA RockShox Reba RL 29, mola de ar Solo, coroa/direção cónica em alumínio, c/bloqueio e ajuste de retorno, aperto-rápido, curso 90mm
      CAIXA DIRECÇÃO 1-1/8 e 1-1/2” sem rosca, superior estilo Campy com 1-1/2” inferior, rolamentos de cartridge
      AVANÇO Specialized XC, alumínio forjado 3D, 4 pafarusos, aperto 31.8mm, ângulo de elevação 6 graus, S: 75mm, M: 90mm, L: 105mm, XL: 105mm
      GUIADOR Specialized XC plano, alumínio 2014 de espessura variável, largura 680mm, ângulo de recuo 8 graus, 31.8mm
      PUNHOS Specialized Sip Grip, superfície de alta aderência, S/M: Regular, Outros: espessura XL
      TRAVÃO DIANTEIRO Magura MTS exclusivo, disco hidráulico, pastilha Hi Friction, pinça em alumínio, rotor Storm SL, disco de 160mm
      TRAVÃO TRASEIRO Magura MTS exclusivo, disco hidráulico, pastilha Hi Friction, pinça em alumínio, rotor Storm SL, disco de 160mm
      MANETES TRAVÃO Magura MTS exclusivo, cilindro principal e manete em alumínio, pivô da manete oco, alcance ajustável
      DESVIADOR DIANTEIRO SRAM X7, 10-velocidades, braçadeiras 34.9, top pull
      DESVIADOR TRASEIRO SRAM X9 Type 2, 10-velocidades, caixa média
      MANÍPULOS MUDANÇAS SRAM X7, 10-velocidades, c/ braçadeira MatchMaker
      CASSETE SRAM PG-1030, 10-velocidades, 11-36
      CORRENTE KMC X10, revestimento de níquel, elo rápido Missing Link reutilizável
      PEDALEIRA SRAM S-1250 exclusivo, cranques em alumínio 7050, 10-velocidades XC duplo, eixo PF30, 15.5": 170mm, Outros: 175mm
      CREMALHEIRA 38/24
      EIXO PEDALEIRO SRAM PF30, rolamentos oversized press-in de cartridge selada
      PEDAIS Plataforma em resina com gancho na ponta, standard CEN
      AROS Roval 29, em alumínio, para disco, largura 26mm, 32f
      CUBO DIANTEIRO Specialized Hi Lo para disco, terminais OS28, rolamentos selados de cartridge, aperto-rápido, 32f
      CUBO TRASEIRO Specialized Hi Lo para disco, rolamentos selados de cartridge, aperto-rápido, 32f
      RAIOS DT Swiss Industry, inox, 14g
      PNEU DIANTEIRO S-Works Fast Trak, 2Bliss Ready, 120 TPI, flancos flexíveis, 29x2.0"
      PNEU TRASEIRO Specialized Fast Trak Control, 2Bliss Ready, 60 TPI, flancos flexíveis, 29x2.0"
      CÂMARAS DE AR Ultra leve válvula presta
      SELIM Phenom Comp Body Geometry, carris ocos em Cr-Mo, 143mm
      APERTO ESPIGÃO Specialized em alumínio 2014 de espessura variável, recuo com parafuso único, 27.2mm, 15.5/17.5" 350mm; Outros: 400mm
      ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM Specialized em alumínio 7050 anodizado, 31.8mm, parafuso único


 

ribas1972

New Member
Já agora qual o preço das bikes?

Essas duas marcas, apesar das qualidades já reconhecidas, pecam sempre pela relação preço/componentes, são sempre de gama inferior a outras marcas não tão conceituadas mas de igual qualidade.
 

nmp

Member
Viva pcamilo,

Apesar da scott estar mais bem equipada eu optava pelo carbono da specialized. Ainda mais sendo 29'!!

Boas pedaladas
 

Gaspar80

New Member
Tenho uma 950 e não te posso dizer que é melhor ou pior que a Specialized Stumpjumper HT Comp porque não testei esta última.
Sei dizer-te que a Scott é muito sólida, equilibrada no equipamento (não sentes necessidade de qualquer upgrade a não ser que seja para utilização em competição). Até agora 0 problemas em todo o tipo de terreno.
Quanto ao upgrade da RR 5.5, creio que terás que fazer sempre uma ponderação custo/benefício pois a roda 29 tem vantagens e desvantagens (já referidas em outros tópicos).
Já esgotaste a tua bike? tem dado problemas? Tudo isso pesará, numa decisão que não é 100% racional.
 

pcamilo

New Member
Obrigado Gaspar 80.

A RR tem um problema! o quadro é grande para a minha altura. Quando a comprei não fui bem aconselhado e também não me informei bem (mea culpa). Agora estou a começar a andar mais e não me sinto tão confortável. A suspensão e os travões (abrandadores) deixam um pouco a desejar.
De qualquer forma a racionalidade não impera sempre tens toda a razão. Quando olho para a 950, lá se vai a razão toda. É só em:Dção!
 

nmp

Member
Obrigado nmp.

a Spec tambem é de aluminio.

Peço desculpa pois pensei que era a de Carbono de entrada de gama da specialized.

Sendo assim escolheria a Scale pois o equipamento é melhor. Já experimentei uma Scale 29' em carbono e a rigidez é notável! Acredito que a de aluminio não fique atrás!

Boas pedaladas
 

rushman

New Member
Mais um voto para a Scale (suspensão FOX é logo outra coisa :D) , que ainda por cima é mais de 200€ mais barata. E com esse dinheiro podes sempre comprar equipamento para ti, ou então guardar, pois nos dias de hoje dá sempre jeito...lol
 

ribas1972

New Member
Pelo preço da spec. comprava a CUBE GTC Pro em carbono com componentes identicos. Ganhavas em conforto e talvez em peso.
Se gostas mesmo das duas marcas, optava pela scott, sao menos 200 euros ou entao opta pela que mais gostas.
 
Top