Scale 30 com 8,84 kg

MJCT

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Boas! Escrevo estas linhas para vos expor a minha experiência com a minha amiga e o percurso que fiz na sua preparação. Faço-o apenas agora porque só com a recente aquisição de um espigão KCNC e subsequente corte à medida, o meu amorzinho anoréctico baixou os 9 kg :D

A história começa assim. Depois de quase dois anos sem poder pedalar devido a um tornozelo torcido numa queda feia, o meu médico lá me deu autorização para poder voltar a pedalar. No dia que ele me deu a notícia fui logo à loja comprar uma bike “como deve ser”. A loja mais perto de minha casa é a BikeZone de Odivelas onde encontrei uma das btts que desejava. Trata-se da Scott Scale 30. O peso não era mau, cerca de 10,650 kg ou 10,700 kg se a memoria não me falha, mas como é bom de ver comecei logo a pensar em maneiras de baixar dos 10 kg.

Como o médico me tinha recomendado precaução nos primeiros tempos decidi andar só na expo e ao mesmo tempo experimentar os spd (antes andava solto). Foi um erro que paguei caro. Já sei, já sei! Muitos de vocês acham os spd da Shimano o máximo, mas para quem tem “maus joelhos” como eu são um autêntico atentado à saúde. Resultado, 6 ou 7 meses sem me por em cima da minha amante :aiui:. Nem dava para acreditar! Enfim, com tanto tempo livre pude procurar peças com toda a calma.

A primeira coisa a mudar seriam as rodas. Rodas, pneus, discos, parafusos, enfim tudo a que um homem tem direito. Optei por uns aros ZTR Olympic com uns cubos DT Suisse 240s em vez dos ZTR 7000 Race com cubos American Classic com que andava a sonhar. Estas últimas eram bem mais leves mas podiam-me dar mais dores de cabeça no futuro principalmente por causa dos aros. Escolhi um par de Continental SpeedKing Supersonic 2.1 por terem um bom rasto mas ao mesmo tempo serem muito leves. Atenção que estes pneus em alcatrão são uma desgraça, parece que têm ventosas, mas não foram feitos para andar aí não é? Em terra estou satisfeito com eles, principalmente em terrenos arenosos onde demonstram ter muita tracção e no resto orientam-se bem. Como pneu direccional deve haver melhor. Juntei um par de discos Alligator de 160 mm e com o embalo levou também 3 parafusos de alumínio e 3 de titânio em cada roda. Os apertos KCNC substituíram os Mavic e a K7 Recon em alumínio substituiu uma Shimano 580. Para terminar umas válvulas da ZTR umas fitas adesivas manhosas e líquido da Joe’s. Tcharam! Tubeless! Tenho de admitir que os SpeedKing deram muita luta … muita luta mesmo, mas não foram mais teimosos do que eu. Cheguei ao ponto de ter de reforçar o líquido na roda da frente porque já o tinha perdido quase todo só na fase de vedagem dos flancos. Só nas rodas completas tirei 1310 g mesmo sem ir ao limite em termos de material leve. Roda da frente 1280 g, roda de trás 1580 g, contra 1800 g frente e 2310 g atrás das Mavic com Racing Ralph 2.25.

Mudei todos os periféricos excepto o aperto do espigão. Ficou quase todo KCNC, menos os extensores que são os Scott RC (menos bandeirosos que os KCNC, pouco mais pesados e bastante mais baratos). Já agora informo que ao contrário do que muita gente pensa a KCNC faz espigões na medida 34.9 mm. São uns tacos de basebol enormes com meio metro de cumprimento. O selim é o patinho feio, trata-se de um Decathlon Carbon (de carbono só deve ter o nome) e o meu rabo diz que gosta muito dele portanto gozem à vontade que eu não o mudo por hora. Os punhos são da BBB de espuma e cortados à medida

A transmissão ficou com desviador e gripshifts X.0 e pedaleiro triplo da KCNC. A corrente da SRAM e o desviador da frente LX mantêm-se. A corrente quero troca-la por uma autolobrificante e o desviador vai ter de aguentar. Outras coisas que mantive:

Fox 100 RL. Para que mudar? Só se for por já começar a sentir a falta de um bloqueio no volante … logo se vê.
Direcção Cane Creek. Tal como o desviador da frente, deixa andar…
Travões Avid Juicy 5. Gosto deles mas … uns formula R1 ficavam mesmo a matar.

Deixei para último a conversa dos pedais :mrsock:. O meu esqueleto vaidoso veio com uns Shimano 520 (maldita a hora). Como devem imaginar foram trocados por outros. Depois de muito procurar informações na net apostei nuns Look Quartz. Eram leves (273 g) e permitiam ao pé rodar 5 ou 6 graus sem fazer força na mola, algo essencial para os meus joelhos. Lá quanto a isso não tive queixas, infelizmente acabei por descobrir que quando pedalava em pé numa subida e queria desencaixar de emergência … pumba, chão! Para além de desagradável faz mal à saúde do bttista e do respectivo quadro de carbono, ainda por cima estes pedais tinham-me obrigado a cortar alguma borracha dos sapatos Spiuk, lol. Quando já me andava a passar e a querer voltar à plataforma resolvi dar uma última oportunidade aos clipless. Mandei vir uns Speed Play Frog de Inglaterra. Mais uns ajustes aqui e ali na borracha dos sapatos e pronto. Nem tem de se ter muito cuidado com a orientação dos cleats porque a flutuação é total. Atenção, são pedais apenas para quem gosta de flutuação, se gostam de andar com os pés bem presos fujam deles. O desencaixe não podia ser mais fácil nem mais rápido uma vez que não existe mola nenhuma. Quanto a desencaixes acidentais, não existiu nenhum. Evitem-nos também se andarem muito na lama. Ainda não os experimentei nessas condições mas adivinho que deve ser muito difícil encaixar depois de por os pés no chão. Não há peças perfeitas e que agradem a todos ao mesmo tempo, não é verdade?

Com todo este esforço consegui baixar dos 9 kg :#1:, mais concretamente 8950 g já com protecção de escora e ciclometro da Sigma. Como devem imaginar acelera muito rápido e a subir facilita muito as coisas. Do quadro nem vou falar muito porque já foi tudo dito acerca deste quadro em carbono que presta bons serviços à Scott praí à uns 10 anos (uma eternidade no Mundo do BTT). Se resistiu tanto tempo sem praticamente nenhumas alterações é porque é mesmo boa, sem querer estar a desvalorizar as vossas namoradas e “esponjas” :tretas:. A única coisa que tenho a dizer é que ao princípio não me estava a dar bem com a geometria do quadro. Dava a sensação de que o quadro era grande demais para mim. Tenho 1,67 m de altura e o quadro era um M, teoricamente o correcto para mim. Mas quando fazia uma curva parecia que estava a virar um camião. O problema resolveu-se com um avanço mais curto, um volante mais estreito e um espigão sem recuo.

Resta-me apenas dizer que o material foi montado na BikeZone de Odivelas e na Red Bike Store

Obrigado pela paciência para lerem este testamento e espero que gostem.
 

David Raquel

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Re:Scale 30 sub 9kg

Antes de mais MJCT, sê Bem Vindo ao mundo weightweenie :mrgreen:

Parabéns pela bike, pela descrição parece ser muito porreira, ficam a faltar as fotos!

Por último, já vi que és daqui bem perto, temos de combinar uma volta para ver bem a máquina!
 

MJCT

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Re:Scale 30 sub 9kg

A bike original no seu habitate normal :lol:

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Lavadinha e só a faltar o espigão KCNC

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M

Macorrony

Guest
Re:Scale 30 sub 9kg

Boas! Optas por umas rodas fiáveis e depois por uma Recon em alumínio...?
 

MJCT

New Member
Re:Scale 30 sub 9kg

Optas por umas rodas fiáveis e depois por uma Recon em alumínio...?

:DPois, aí abdiquei um pouco da fiabilidade em favor das 142 gramas que pesa (11-32). Qualquer k7 de alu está sujeita a partir ou a um desgaste prematuro mas as 142 gramas falaram mais alto. De qualquer das formas repara, se as rodas derem raia na pior das hipóteses são 500 euros que podem ir à vida, podes ainda incluir uma queda feia na conta como aquela que o Marinheiro deu (penso que foi o Marinheiro que partiu uma ZTR 7000 da frente). Se a Recon der raia, são cento e poucos euros que vão à vida e provavelmente não me vai fazer dar um tombo enorme. De qualquer das formas encaro as k7 como consumíveis, já as rodas não. Também arrisquei nos pneus por exemplo, se não me desse bem não éra nenhuma desgraça. A mesma coisa com o selim. Mas por exemplo jamais arriscaria num guiador. Essa pode-me sair do corpo :s
Por isso o meu é de alu e não de carbono. Já sei que os de alu também partem, mas num volante de carbono basta um pequeno defeito de fábrica e pode acontecer uma desgraça.
Resumindo e concluindo, às vezes compensa baixar umas gramas em troca de fiabilidade, outras vezes não. Depende do componente de que estivermos a falar.
 

Fábio A.

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Re:Scale 30 sub 9kg

Mas olha que o teu guiador também não é Aluminio :mrgreen: :mrgreen: É scandium ..

Whatever, grande bike sim senhor !
Já agora uma sugestão, mete os extensores paralelos ao chão .. fica muito mais 'bonito' :twisted:

Cumpz
 

guilhas

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Re:Scale 30 sub 9kg

os travões é que estão a destoar um bocado no conjunto :mrgreen: :mrgreen:, já experimentas-te em inverter o avanço :roll:



Bela máquina que tens ai :wink:
 

Nozes

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Re:Scale 30 sub 9kg

Bem,já que estão todos com vergonha de o fazer,avanço eu...
Mas que selim é esse,pá??? :twisted: doh :hahaha:
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
Re:Scale 30 sub 9kg

Boas
8950g de peso, ainda dá para tirar peso, e baixar para 8.50kg

O selim, os travões, a FOX por uma SID, o espigão, a pedaleira KCNC colocar apenas 2pratos...
 

MJCT

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Re:Scale 30 sub 9kg

Desde já muito obrigado pelos vossos comentários!

Fábio A. said:
Mas olha que o teu guiador também não é Aluminio :mrgreen: :mrgreen: É scandium ..

Whatever, grande bike sim senhor !
Já agora uma sugestão, mete os extensores paralelos ao chão .. fica muito mais 'bonito' :twisted:

Cumpz
Vou ver essa situação dos extensores mas até agora tenho-me sentido confortável nessa posição. É experimentar.
O guiador é em alumínio, simplesmente essa liga contém scandium o que torna o alu mais rijo o que permite que as paredes do tubo sejam mais finas do que em outras ligas de alumínio. Não torna o guiador à prova de quebra mas nem que seja psicologicamente fico mais descansado do que num de carbono e posso apertar os extensores à vontade sem esmagar o tubo.
guilhas said:
os travões é que estão a destoar um bocado no conjunto :mrgreen: :mrgreen:, já experimentas-te em inverter o avanço :roll:



Bela máquina que tens ai :wink:
O avanço já está invertido :wink:
Nozes said:
Bem,já que estão todos com vergonha de o fazer,avanço eu...
Mas que selim é esse,pá??? :twisted: doh :hahaha:
O selim é da própria marca Decathlon. Já algum tempo que não o encontro à venda. Não sei se por quebra de stock se por eu na altura que o comprei me ter queixado de que o peso excedia o anunciado (207 gramas reais contra as 190 anunciadas).
ruben/ktm said:
O que pensas sobre exa pedaleira? qual e o seu peso ?
A pedaleira tripla KCNC foi das poucas peças que não fotografei. Já não me lembro bem do peso que acusou na balança da RedBike mas andava na casa das 700 e qualquer coisa gramas. Até agora continuo sem queixas mas volto a dizer aquilo que já tinha referido noutro tópico, essa pedaleira tem de ser montada por quem saiba para não dar problemas
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,62451.msg669318.html#msg669318

Hugo_BTTejo said:
Boas
8950g de peso, ainda dá para tirar peso, e baixar para 8.50kg

O selim, os travões, a FOX por uma SID, o espigão, a pedaleira KCNC colocar apenas 2pratos...
Sim. Um Speed Needle por exemplo tira mais de 100 gramas. :twisted:
Os travões claro! Uns F1!
SID? Só se fosse por uma das antigas porque quanto às novas não compensa. Acho que até as novas Fox vão ficar com 1450 gramas.
A pedaleira KCNC de dois pratos foi uma opção considerada mas o prato pequeno tem obrigatoriamente 29 dentes. Isso é muito para mim. Tinha de por uma K7 de 34 e mesmo assim… também é preciso lembrar que algum peso poupado no pedaleiro iria ser perdido numa K7 maior. Se houvesse opção de 27 dentes à frente tinha pensado nisso. É preciso não esquecer que tive parado durante muito tempo por motivos de saúde.
 

DiAvL0

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Re:Scale 30 sub 9kg

Mas em conforto nada se compara o Saevid ao SpeedNeedle, o Batas que o diga que ele já teve o Saevid e agora tem o Tune...
 

MJCT

New Member
Re:Scale 30 sub 9kg

DiAvL0 said:
Mas em conforto nada se compara o Saevid ao SpeedNeedle, o Batas que o diga que ele já teve o Saevid e agora tem o Tune...
:lol:éra mesmo isso que eu estava a pensar. Não se esqueçam que só mantenho o Decathlon porque o meu rabo gosta dele. Isso é que conta.
 

HernaniSilva

New Member
Re:Scale 30 sub 9kg

MJCT, em relação à montagem da pedaleira pelo que sei o problema maior delas era no inicio que vinham sem um espaçador ou uma peça que impedia que ao apertar a pedaleira no eixo ela não ficasse a forçar os rolamentos e assim tinha de ser ajustada apenas e levar cola nos parafusos, ou seja uma bela cagada... Agora parece que já todas trazem a peça que impede que isso aconteça, no entanto já ouvi reclamações de proprietários dessa pedaleira a nivel de ruidos passado algum tempo..

Chega de off-topic!

Em relação ao teu projecto, está bastante bom e estás a seguir o caminho certo!

Tens uma bike bem fixe e que está a ficar muito leve :wink:

Cumprimentos
 

MJCT

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Re:Scale 30 sub 9kg

Macby said:
Boas

nao sabia que a KCNC tinha espigão para essa medida !
Eu também pensava que não tinham porque não aparece no catálogo. Quando fui à única loja que sei que vende KCN em Lisboa para comprar os apertos das rodas fui informado que esse espigão existia e mostraram-me logo um.
 
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