Santa Cruz Nomad 2009

ruiabreu

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Depois rodada e mais que testada a Nomad 1, chegou a altura de mudança. A Nomad 2009!

A Nomad 1 foi sem dúvida a melhor bike que tive depois de várias. Foi e contínua a ser a verdadeira faz tudo!
A Nomad 2009 ainda só deu para a testar no domingo passado mas pelo que pude apreciar, a garra das descidas está bem presente e a eficácia das subidas e da pedalada foi nitidamente melhorada. O VPP 2 a fazer diferença neste campo. Noto bem a diferença para a Nomad 1.

De resto a descer continua a ser a mesma bike estável e divertida. Uma mini-dh!

Quem viu as primeiras fotos na net da Nomad 2009 costuma fazer o comentário "é quase a mesma coisa". Nada mais enganados! :)

O quadro bem mais robusto e caixa de direcção de 1.5" fazem uma diferença enorme em termos estéticos e de comportamento e o link em carbono a dar o toque final high-tech. Para não falar no peso do quadro que foi reduzido.

A montagem feita por mim cá na loja foi feita tendo em consideração o peso sem comprometer em nada os componentes e a sua resistência.

Peso final a rondar os 13kg com o espigão e selim pesados (este útimo vai ser trocado brevemente). :D

Ficam aqui algumas fotos.

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Isto foi apenas uma breve introdução e os testes com relatórios cá no fórum vão continuar!
 

Pax

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Essas SX sempre te ficaram no goto. :wink:

Grande máquina essa, apesar de gostar mais da minha. :wink:

Aquela curvatura tem outro charme.


Finalmente rendeste-te ao ar? :roll:
 

João Ramos

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Bela bike ;)

Pena a curvatura a que todos estávamos habituados da Nomad não estar presente (ou menos acentuada) :?

BTW, que bela bike :)

SC Nomad 2009 aka Frigo Nómada, será?

Cumps
 

jonypaul

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É uma máquina brutal, e só vendo ao vivo se consegue realmente apreciar a sua espetacularidade... ao vivo a curvatura não parece ser tão pouco acentuada.
Só lhe trocava o Joplin... pelo Joplin, mas sem controlo no guiador. Menos cabos, só por isso :mrgreen:

O que achas dos The One?
 

bbaixo

Member
Excelente montada... e montagem... :shock:

Da próxima vez que for a Braga tenho que passar por essa loja, nem que seja só para apreciar a Nomad... umas das minhas bicicletas preferidas... :wink:
 

ruiabreu

New Member
Pax said:
Aquela curvatura tem outro charme.
Finalmente rendeste-te ao ar? :roll:

A bike ao vivo tem um aspecto diferente...a anterior aparenta acentuar mais a curva mas neste modelo ela está também acentuada...é o formato do tudo superior na parte lateral que engana um pouco...

Em relação ao amortecedor a ar, é um teste que estou a fazer visto a Santa Cruz dizer que o sistema VPP2 da Nomad foi também optimizado para funcionar melhor ou tirar mais proveito do DHX 5.0 Air. Mas tenho ainda um DHX 5.0 com a mola em titânio para fazer a comparação! :D Para não falar dos anos anteriores que andei com a mola no Nomad que ajudam a fazer uma comparação.

Mas digo-te que pelo que experimentei no domingo passado o DHX 5 Air supreendeu-me pela positiva. Principalmente a descer não notei diferenças em relação à mola e afinei o amortecedor muito rápido...A ver vamos! :D

jonypaul said:
É uma máquina brutal, e só vendo ao vivo se consegue realmente apreciar a sua espetacularidade... ao vivo a curvatura não parece ser tão pouco acentuada.
Só lhe trocava o Joplin... pelo Joplin, mas sem controlo no guiador. Menos cabos, só por isso :mrgreen:
O que achas dos The One?

O Joplin com comando tem vantegens. Claro que é mais um cabo mas também se torna mais prático...Já agora, para quem não sabe, o novo quadro Nomad (assim como a Blur LT) tem mais um guia de cabo para quem quiser pôr o Joplin com remoto. Assim fica tudo arrumadinho!

Os The One já estão mais que testados porque migraram da anterior Nomad. Eu sou um fã dos travões Formula, por isso sou suspeito :D. Estes então travam que se fartam! São leves, bem acabados e bonitos! E a Formula continua a ter dos melhores discos. É dos poucos que se pode realmente travar só com um dedo e não é preciso carregar com muita força! Fantásticos mesmo.
 

marky27

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Olá Rui,

eu tambem tenho os The One com cabos Goodridge e neste momento o travão de trás está a ir mesmo até ao fundo, ao olhar para o fim do cabo quando chega ao embolo parace que tem algum oleo onde não devia estar, parece que o cabo rebentou por dentro apesar de a camada exteriror se manter estanque, achas que vai ser preciso sangrar ou mudar o cabo? O da frente da última vez que andei com a bike estava excelente, agora está a travar mesmo mal parece que apanhou oleo apesar de ninguem ter mexido na bike.. :roll: ou seja não estou assim muito contente com estes travões
 

ruiabreu

New Member
Boas Marky!

Só uma coisa, não podes deixar de estar contente ou triste com os travões porque o teu problema deve ter sido devido à mudança para cabos hidraulicos em aço. Por isso podes é estar descontente com essa alteração.
Posso dizer-te que andei bastante com os cabos normais e zero problemas, potência sempre presente e depois de ter mudado os cabos continuo na mesmo satisfeito...quando me falam em travões para mim só Formula.

No teu caso, o problema poderá do sangramento. Sangrar de novo deve resolver o problema.

Cá em Braga o tempo não tem ajudado a testar melhor a bike...hoje chuva e até nevou! Vamos a ver se amanhã consigo andar pelo menos mais do que hoje! :roll:
 

diaz

Member
acho que a santa cruz se está a afastar da produção de bikes e está a dedicar-se à produção de aviões XD
 

CCOELHO

New Member
Boas!

Sem duvida uma grande máquina, com equipamento excelente e equilibrado.
Espero que consigas tirar todo o potencial desta bike, que está feita para ser “mal tratada” (existe malta que grandes maquinões e não sai dos estradões)!

Boas voltas.
 

SURFAS

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GANDA RUI

Tava a ver que não punhas aqui o teu novo brinquedo, já o tinha visto no mtrb.com mas não tenho podido responder por lá.
Parabéns está fantástica e claro tinha de ser branquinha!!

Já nem passo mais na Procycle senão ainda trago de lá uma Nomad mas Jalepeno anodizada!!!

E viva os travões Formula
 

cmbo

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Garnde máquina!!! umas das minhas favoritas, essa ou a Blur LT, qual delas a melhor!!!???
Tenho que passar por aí para ver ao vivo e a cores.
Parabens pela Bike
 

Mox

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Rendo-me a estas Nomads ... a bike esta espectacular mesmo .. apesar de gostar mais do formato do quadro antigo


parabéns pla bike

:mrgreen:
 

Roberto Ribeiro

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Sim senhor Sr Rui grande makina :p
ja tive o prazer de a conhecer hoje quando estive na tua loja, realmente uma bela bike, muitos parabens e tira ai bom proveito disso, pode ser que a gente se encontre ai pelos belos montes de braga, como sabes tambem ando a testar a minha Cannondale :D :wink:
 

ruiabreu

New Member
Segunda feira dia 1 o tempo já ajudou a uma volta mais a sério! :D

Primeiras impressões:

Quadro: Depois da primeira volta no domingo da semana passada (dia 23/11), senti que a traseira estava um pouco dura...poderia ser de estar habituado à traseira da anterior Nomad com mola, mas resolvi verificar tudo de novo e realmente o SAG não estava no ponto exacto e lá tive eu de tirar um pouco de ar, cerca de 15psi, e afinar o rebound. Um dos pontos positivos do novo DHX 5 Air é a facilidade com que abrimos/fechamos o Propedal. apenas duas posições rodando o botão em 90º.

Tenho dois anos de Nomad com mola, por isso uma das grandes questões era saber até que ponto me iria habituar ao ar na traseira (mais nas descidas). Com o amortecedor já bem perto do ponto ideal, partimos para a volta.
Cá em Braga tivemos de subir ao Bom Jesus, subida em alcatrão, e aqui notasse logo que a bike está diferente. Sobe bem, não bombeia mesmo com o propedal no mínimo e podemos mesmo dar umas pedaladas mais fortes que a bike responde como se tivesse menos curso. Claro que neste ponto o peso também ajuda, mas é das coisas que se nota logo à partida em comparação com a anterior. Não se espera é que seja uma Merida 96! :D

No percurso passamos por diversas descidas rápidas e descidas com pedras e foi nestes tipos de descidas que fiquei admirado com o comportamento do DHX 5 AR/VPP2 (comparado com a mola). O VPP foi redesenhado, segundo a Santa Cruz, para ser também um sistema mais "user friendly" do DHX 5 Air porque na Nomad anterior haviam pequenas críticas devido ao curso intermédio suave do DHX5 Air. Pelos vistos bem resolvido!
Pelo pouco que ainda andei, posso dizer que me deu gozo (isto é que interessa! :)) andar nas descidas com esta nova Nomad e que o Ar está lá! :D Nota-se a suavidade do sistema em pequenos/medios saltos em que a bike nunca perdeu o equilibrio e aterrou sempre perfeito! Pedras, buracos e muitos maus tratos é que a Nomad pede sem se queixar. Um sofá/conforto autêntico.

Em terrenos planos é uma bike que permite rolar e atingir boas velocidades boas sem grande esforço.

Continua a ser uma verdadeira faz tudo! Como apelidaram quando a primeira Nomad apareceu, esta continua a ser "The One Bike".

Outra coisa que testei pela primeira vez foram as rodas. As novas Crossmax SX. Com o peso real verificado por mim de 1780 gramas, são das rodas mais leves/resistentes para Enduro/All Mountain/Freeride.
Para termos de comparação, as minhas rodas eram umas DT Swiss 5.1d com cubos Hope Pro II com kit tubeless instalado. Os pneus são os mesmos.

Muito rapidamente e resumidamente, nota-se tudo diferente. O rolar muito suave e com pouco atrito, o peso nota-se e bem!!, o novo sistema ITS-4 faz com que cada movimento nos cranks as rodas respondam de imediato. Mas onde notei mais diferença foi mas descidas! A precisão da descida, pedras, calhaus, buracos tudo e nota-se que a frente está sempre certa e segura. Não tenho nenhum medidor exacto da resistência à torção, mas tenho a certeza absoluta que estas rodas comparadas com as minhas anteriores estão muito à frente (não sei se a caixa de 1.5" ajudou nisto, mas creio que foram mesmo as rodas)! O cubo traseiro tinha uma ligeira folga no final da volta (não sei se já estava assim no início), mas vou dar um aperto para se fica resolvido.

De resto, a suspensão já ando à algumas semanas com ela. Peso excelente, cerca de 2100 gramas para 160mm de curso. É muito suave faz praticamente o curso todo, ao contrário da minha anterior 66 ATA de 180mm!, em descida são muito parecidas mas onde leva vantagem, para mim, é a curvar e nas travagens.

Travões já falei várias vezes neles no fórum.

Vamos continuar a testar o quadro e ver se ponho mais fotos e videos.
 

HR

New Member
Boas,

É com analises destas que dá vontade de comprar um "avião" destes... (houvessem euros...)

Muitas e boas pedaladas...

HR
 

ruiabreu

New Member
Boas Pinho.

Já reparei que sim! :) Agora é sempre a abrir! Porrada nela... Um dia destes combinamos uma volta para o "tete-a-tete"! :) Também dás uma volta nela para experimentares.
 

XCP

New Member
...........que avião :lol:..............e qual o orçamento :?: :?: :?: :?: o pai natal está a chegaarrrrrr :mrgreen:

cumpts
 

ngrn

New Member
Bom dia

Excelente bicicleta, sempre gostei muito da Santa Cruz mas apaixonei me pela Remedy 9 igualmente branca.
Tens uns componentes que eu ando a pensar seriamente o Joplin e DHX5 Air pois penso que na minha era o mais aconselhado.

Parabens pela bicicleta tá excelente.

Temos de organizar um passeio all mountain. É pena estarmos na extremidade oposta porque adorava ver essa "menina ao vivo".

Cumprimentos
 
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