Saber andar de bicicleta não é só pedalar sem cair...

jdpcsm

New Member
Os concordo a 100% comentarios do Zzzzzzz e do nelsonasp. Essa do carro com a bicicleta em cima, é o dia a dia...Quando vão de bicicleta mandam vir com quem conduz, mas quando vão de carro esquecem-se que tambem andam de bicicleta...

Eu quando ando de bicicleta na estrada (é onde ando normalmente visto que temos poucas ciclovias ou ecovias), tento ocupar cerca de 1 metro de estrada do lado direito como se fosse uma mota, de modo a que um carro que passe para me ultrapassar tenha que mudar de via, porque por varias vezes quando ia encostado a berma os carros passavam por mim a abrir mesmo rentes, ...

Elv1s escreveu
"E não me venham com essa que 20 e´ excesso de velocidade... se os carros (potencialmente mortais) podem andar nas localidades a 50km/h onde andam peões... E perto de escolas a 30km/h.."

elv1s, só uma coisa os carros andam na estrada as pessoas nos passeios ou passadeiras, as bicicletas partilham as ecovias/ciclovias com os peões...

"O nosso comportamento têm que ser adequado à situação." esta é que é a grande frase :) e serve para todas as situações, carro, bicicleta, a pé.
 

elv1s

Member
Uma coisa é certa e já foi aqui falado... Uma vez na televisão vi uma reportagem do Carlos Sousa em que lhe perguntavam o que era ser para ele ser um bom condutor, se era andar depressa, se era não ter acidentes, se era cumprir o códico, o que era??? ele simplesmente disse "o bom condutor é o que gere o seu andamento, é o que adequa a sua condução à situação e ao sítio onde está"... para mim a resposta foi perfeita...

Mais nada... é isto mesmo que descreve o que faço e tento fazer.
Claro que ainda para o caso das crianças que aparecem a velocidade nem é 20, nem 10... chega a ser 5 ou menos depende. E não, não uso a campainha, e ainda não lhe vi utilidade por todos os motivos que acabo de dizer.

Aqui há tempo aconteceu uma coisa engraçada, foi no meio do monte, a acabar uma subida, cruzei-me com ppl que vinha em sentido contrário, mas a descer, e vinham já bem embalados de uma seuqencia anterior... Mas como eu vinha pela direita, e eles à direita deles, em fila, não se passou nada. E se eles, ou eu e quem vinha comigo viessemos lado a lado à conversa assim no meio do monte? Grande salganhada.

Doutra vez, na base de uma descida estilo downhill no meio do monte, tava um casal paradinho no meio da estrada calmamente a beber água, com as bikes inclusivamente paradas de atravessado a bloquear o caminho... belo susto, mas lá encontrámos maneira de travar, e passar por um pequeno espaço na berma...
Mas não me chateio nada com isso, se eu pensei que podia "embalar" na descida pq aquilo era no meio do nada, eles também pensaram que podiam parar no meio da estrada que ninguém ia aparecer....



Resumindo concordo perfeitamente que temos é de tentar ser tolerantes, se umas vezes estamos bem, outras vezes tamos mal...

Entretanto mais uma resposta enquanto escrevia:
elv1s, só uma coisa os carros andam na estrada as pessoas nos passeios ou passadeiras, as bicicletas partilham as ecovias/ciclovias com os peões...

Sim, sim, e os peões até respeitam as regras e nunca saiem dos passeios, e até atravessam nas passadeiras....
E as pessoas nas ciclovias até respeitam os sinais que estão à entrada das mesmas obrigando a circular pela direita peões e bicicletas. Sei que há ciclovias diferentes, mas esta por cá tem uma largura boa, e com sinalização a obrigar a circular pela direita. Assim era fácil quem anda mais passar pela esquerda.

"O nosso comportamento têm que ser adequado à situação." esta é que é a grande frase e serve para todas as situações, carro, bicicleta, a pé.

Nem mais. Concordo também. Se há locais e pessoas em que até se ultrapassa de bike a mais velocidade, há outros, os tais das crianças pequenas, em que é quase parado, e a campainha continua a não fazer falta, pois eu é que tenho que adequar o andamento, e na maioria das vezes o simples "cuidado" e "obrigado" chega bem.
 

krypton33

New Member
Aqui na Amadora há uma via pedonal\ciclovia na recta do metro mas é uma vergonha... as pessoas ficam todas ofendidas por pedir para se desviarem da ciclovia... é tudo delas e são donas de toda a razão... já dei com o guiador num cotovelo e não tive pena pois a pessoa vinha de frente, viu-me riu-se para as amigas e fez questão de se chegar mais para a ciclovia... Digo mesmo não tive pena pois a mulher fez questão de armar a confusão pois todos os dias que ali passa é tudo dela.... enfim! Todas as outras pessoas respeito mas aquela senhora não consigo respeitar pois também não se dá ao respeito! :mrsock:


Cumps
 

valentins

New Member
A quetão que vou apresentar também tem a ver com civismo.

Existe entre Santa cruz e o Vimeiro ( Porto Novo ) uma ciclovia, que também é utilizada maioritáriamente por pessoas que vão fazer o seu joging matinal.

No passado fim de semana fui dar um passeio mais o meu filho e como ia alguma pessoas na ciclovia o meu circula na ciclovia e eu ia muito encostado a direita na estrada que esta ao lado da refeirida via, quando não é o meu espanto fui abordado por GNR que circula dentro de uma Jeep e me mandou entrar na ciclovia com umas maneiras que em nada abonam o bom comportamento que as chefias querem fazer passar das forças de segurança. Como bom cidadão acatei a ordem mas muito contariado.

Eu penso que não havendo sinalização em contrario nada nos proibe de circularmos onde queremos, ou será que se existir uma ciclovia temos que obrigatóriamente a utilizar?

Saudações bttistas


Valentins
 

jdpcsm

New Member
Eu não tenho a certeza, mas acho que ja vi na entrada de algumas ciclovias um sinal azul redondo com pessoas e bicicletas, logo penso que desde que haja este sinal é obrigatorio.
 

nasp

Member
Normalmebte nas ciclo que conheço paralelas à estrada, normalmente tao sinalizadas com sinal obrigatorio, pode haver exeçoes como parce ser o teu caso mas!!!!!! Quanto a atitude do GNR já nao há nada a acrescentar, a alguns que sao umas atenticas bestas.
 
Top