Rosca moida no post mount

surfertuga

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Boas caros Colegas
Pois não sei como me foi acontecer mas moí uma rosca do post mount da minha suspensão , agora a pinça do travão anda pressa só pelo parafuso de cima estando o de baixo só a fazer de guia , pois não dá aperto , a suspensao so tem 2 meses o que me chateia ainda mais ...
Aceito sugestões para corrigir o problema ...

Cumpts
 

Kamoes

Active Member
surfertuga que suspensao é??

Isso nao terá garantia? a rosca moída tem de ser coberta em garantia..Quantas vezes é que montaram e desmontaram o travao na suspensao? Este é o problema dos PM...com IS nao há problemas destes, é só trocar o adaptador, agora com PM é na própria suspensao.


E eu que tenho uma também com PM :roll:

Cumprimentos.
 

surfertuga

New Member
É uma manitou R7 , mas a culpa foi minha , a pinça cedeu um pouco pois os parafusos já vinham da outra suspensão e não tinham a massa azul , que lhe é característica , então tirei-os para por teflon liquido mas como não tinha em casa pus fita de teflon e com a pressa apontei mal o parafuso de baixo ainda senti a força a mais , mas pensei que era do teflon depois é que vi que já tinha feito m.... :shock: :shock:
 

klaser

Well-Known Member
Leva-a a um torneiro,ele fará uma rosca maior ou enche com metal e faz novamente a rosca,nada como um profissional para arranjar isso,mas pode crer que há solução sim senhor,não desepere.
 

Kamoes

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klaser acho muito interessante esse resposta.

Um torneiro consegue "reconstruir" a rosca??

É que se consegue já conseguiu fazer o meu dia!

Já fico muito mais descansado, tenho uma SID nova (PM) com 1 mes e já ouvi dumas que ficaram com a rosca muida...

Assim se houver problema já sei como me safo.

Obrigado,

Marco Camoes.
 

andrex060632

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na minha opinião o ideal seria voltar a encher o furo e voltar a abrir nova rosca. tem um problema que e meramente estético. se te importares muito com a estética e passar macho M6. tens e que ter a certeza que essa zona não fica frágil se lhe passares um macho M6, pois estas a abrir o buraco um pouco mais que o ideal para essa peça.
abraço
 

hc

New Member
boas pessoal tive a ver as vossas respostas e posso dizer vos que esse problema ate e bastante facil de ser resolvido.
as roscas de origem ja sao de 6mm,pois se voltarem a passar um macho desde que seja so o (segundo),pois quase todos trazem 3,feito a passagem do macho colocamos um parafuso um pouco mais comprido para agarrrar na rosca que foi feita de novo,por norma quase sempre esta tecnica funciona,mas se por algum motivo nao funcionar podemos sempre optar por passar mos a rosca de 6mm,para rosca de 7mm.
em ultimo caso se estas duas nao derem,que duvido,podemos sempre por colocar uns elicoides,ou encher o furo com massa de dois componentes tipo epoxy.
para qualquer duvida,deixo o meu nmr de tlm:968981275
 

klaser

Well-Known Member
Kamões,não sei se sua resposta era com ironia ou era a sério,mas digo-te que um bom torneiro faz "milagres" em metal,como disse o profissional olha pra situação e oferece a melhor solução para o problema,já vi várias vezes encherem com metal e fazer rosca nova,por acaso nuca vi numa suspenção de bike mas deve dar na mesma.
 

Kamoes

Active Member
klaser nao tava a ser irónico... era mesmo a sério.

Quando comprei a minha SID vim a saber que era comum ás suspensoes com PM acontecer isso de ficarem com a rosca moída por causa do aperto das bombas.

Estava a falar assério, fez mesmo o meu dia, assim se tiver problema já sei como me desenrasco...
Tou muito mais descansado... :mrgreen:
Até porque quero que esta suspensao dure uns bons anos...nao dei 400€ para trocá-la para o ano! :evil:

Sempre a aprender :mrgreen:

Abraço,
Marco Camoes.
 

tkul

Utilizador Banido
não sei se já foi dito...
mas usa um insert em aço.
alargas o furo, com um macho roscas o material, e metes o insert.

ah... os inserts são para estas coisas e não é necessário usar parafuso com diâmetro maior.

ver imagem para saber o que é um insert roscado


Thread_Coil_Insert.jpg
 

RPires

Member
Boas, não consigo visualizer a imagem que o Tkul colocou, mas penso saber ao que se refer, pois no local onde trabalho, esta é uma solução muitas vezes utilizada para reparação de roscas...

O nome mais usual é Helicoil, muito embora tb sejam utilizadas outras designações, onde v-coil é uma delas.

Existem várias lojas a comercializar e tb encontras online, fica aqui o exemplo:

http://pt.farnell.com/v-coil/07309/thread-insert-m6x1x1-5d-pk10/dp/1390274

Com isto, podes utilizar o mesmo parafuso ou outro igual no caso do primeiro estar danificado.
Atençao que o Helicoil é colocado com ferramenta própria que engata na parte dobrada do helicoil, pois só assim o consegues enroscar. Podes fazer uma ferramenta a partir de um varão em que o diametro seja inferior ao diametro interior do helicoil e traças um rasgo no mesmo por forma a engatar nessa parte dobrada...

Isto parece complicado mas não é, no entanto requer alguns passos necessários, se não o helicoil além de não fixar, pode-se danificar na montagem.
Dou-te algumas dicas: o Helicoil tem um passo interior que é o passo do teu parafuso e neste caso deverá ser um M6x1, mas tb tem um passo exterior que geralmente não é uma medida standart, ou seja, tens que utilizar um macho especifico para fazeres a rosca que vai suportar o helicoil, logo tens de adquirir esse macho e a respectiva broca para alargares o furo onde esse mesmo macho vai entrar. Se esta rosca não ficar definitivamente bem feita, o helicoil ao entrar vai se danificar, pois este não é mais do que uma mola muito comprimida que neste caso ao encontrar alguma resistência, deforma-se...
 

tkul

Utilizador Banido
nem mais Rpires.

os helicoils ou inserts roscados, tem vários modelos. Para coisas que normalmente voam, são rasgados e inserimos um travamento (tipo chaveta) de modo a que o Helicoil não saia.
Para BTT, é roscar, meter o Helicoil com um alicate de pontas... colocar a peça e apertar com parafuso de "orige"

 

surfertuga

New Member
Boas
Ainda estive para arranjar a suspensão como me disseram mas tinha de estar a comprar material e depois ainda podia fazer mais m... , como moro perto do Moca "Nuno Duarte" fui lá para ele me ver dela ....
Lá ficou a bike para ele me ver da suspensão e aproveito e faço manutenção ao amortecedor de trás que já andava a precisar ...

Depois digo como ficou ...
 

surfertuga

New Member
Ele lá deu um jeito , ou seja abriu nova rosca m7 e fez um parafuso no torno metade m7 e metade m6 ou seja entrou para dentro o m7 com cola , ficando o "coto" m6 onde enrosco uma porca para assim apertar a bomba do travão :)
Vejam as fotos :
roscamoida001.jpg

roscamoida002.jpg


Esta porca é temporária ele disse-me que há umas porcas com cabeça de um buraco , vou ver se arranjo uma para lhe pôr, parta ficar parecido há de cima ...
 

sabino

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Olá,
na minha opinião sinceramente parece-me uma solução um bocado á "sapateiro" pois isso não é certamente o melhor metodo dar aperto a pinça pois para começar está mais uma peça envolvida no assunto (porca). Tive uma Marzocchi na qual aconteceu exactamente o mesmo e num torneiro em cerca de 15 min resolveram o problema por apenas 7€. Abriram novamente rosca (da medida acima) e colocaram uma bucha com um furo de rosca mais pequena (a medida original) permitindo continuar a utilizar o mesmo parafuso para apertar. A rosca nova do torneiro, pareceu-me até mais perfeita que a rosca de origem da suspensão.
 

Peras19

New Member
Se a rosca interior é m6 passa-se um macho m6 a 3 tipos de macho o 1.2.3 e cada um deles tem um fio de rosca mais fino ou mais grosso.agora é so ver qual desses trez entra a fazer mais força e a roscar a tirar mais marerial.

Espero ter ajudado caso nao de pode-se sempre tentar com um m8! mas acho um pouco exagerado! :wink:
 

kraal

New Member
Qual a rosca do postmount das Reba? É que tentei com um parafuso M6 e só entram 2 fios de rosca, então parei porque tive medo de estragar a rosca. Um M5 é "curto".
 
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