Rookie que precisa de ajuda :p

Ricasmetx

New Member
Boas malta,

Acabei de chegar ao forum, e já dá para ver que os "entendidos" é aqui que estão ehehe

O bichinho pelas biciletas começou a despertar e estou a ponderar investir, mas como sou novato na coisa, ainda nao entendo muito tecnicamente das especificações das biciletas e o meu status fisico tambem nao é o melhor :p

Neste momento procuro uma bike pra dar umas voltas em Lisboa so fim do dia de trabalho, pelas ciclovias e dar umas voltas nuns trilhos por Monsanto. Como espero que o bichinho comece a crescer talvez se estenda até aos fds para levar para a Terra e fazer ums passeios com a malta.

Como todos sabes o dinheiro neste momento nao abunda, estou a pensar gastar na ordem dos €200 / € 300, e comecei por ver o mercado de usados porque tinha a noção que por aquela quantia é dificil comprar algo novo com qualidade, até estou a permutar uma Playstation 3 para poder baixar o preço (se alguem souber de algo avise ;) )

Procuro aqui entao entender um pouco mais, nomeadamente:

-Que tamanho escolher? Tenho aproximadamente 1,75 cm e peso 72 kg. Ja vi tamanhos M e L, e rodas 26 e rodas 29, tamanhos 19 e 17. Não e tudo universal, o que poderá ser o mais adequado à minha humilde estatura?

-Que aconselham, a procurar na Sportzone (Berg) e na Decatlhon (Rockrider) por marcas brancas? São fidedignas? Sei que o que contam são os componentes, mas para um leigo não é facil ver à primeira vista. Ou será melhor procurar nos usados pelas Specialized (penso que a hardrock seria o indicado para mim), as Scott e as Mondraker?

Obrigado pela paciencia e espero viciar-me e no futuro ser um contributo positivo tanto para o btt como para este forum.

Cumprimentos,
Ricardo Santos
 
Bem vindo,

Antes de mais, aqui aprendemos todos, ninguem sabe tudo... (plo menos, penso assim)...

O tipo de bicicleta que queres por esses preços, não sera fácil. O mercado dos usados será mesmo uma boa solução para ti.
Uma coisa é ciclovias, e por esses preços até consegues, agora pelo que ouço queres dar umas voltas no mato depois, ir pa Monsanto que tem uns trilhos bons, e uns bons travoes e boa suspensão sao inportantes e a "tal" bike de ciclovia pode nao chegar.

O teu tamanho deverá ser o L. Mas nada como experimentares L e M duma marca e chegas a conclusao.
29 ou 26 isso vai do gosto de cada um, e dá pano para mangas. Resumidamente, pelo que se ouve dizer : 29 e melhor em tudo que 26, so a subir é que precisas de mais pernas.

Nao te esqueças que depois tambem ha equipamento : luvas, capacete, oculos, camelback (caso queiras), calçoes, etc... ainda são uns belos euritos mesmo assim.

Espero ter ajudado, e que o vicio se "apodere" de ti =)

Cumprimentos,
Luis Moreira
 

RuiBH

New Member
Bem Vindo,

Penso que para o orçamento que tem irá ser complicado comprar algo já com equipamento dito de "melhor qualidade". Dentro do mercado de usados opte sempre por comprar em loja pois tem-se visto por ai muita vigarice. Pela sua estatura o tamanho deve certamente ser o L o que dificulta um pouco mais a procura nos usados. Eu tentaria sem duvida procuras em lojas como Sport ou Decathlon assim como em lojas da especialidade. Cá na minha terra existem algumas marcas dessas ditas lojas que já vem equipadas com algo que podemos dizer razoável e com preços ate de certa forma apelativos.
Cumprimentos e boas pedaladas
 
A 29 é melhor em tudo? É muito mais estável e fácil de passar obstáculos, rola melhor, mais confortável, mas ao mesmo tempo para subir é preciso mais canelo e é menos ágil.

Mesmo assim acho que por 300€ não arranjas uma 29.
Se fosse a ti acho que preferia comprar uma bike de uns 600/700€ às prestações na bikezone ou algo do género, e ficar com uma bike de qualidade e que te vá durar.

Cumps,
jOrGe.mRNh
 

Mangelovsky

New Member
Boas

Acho que estás a ser muito mal aconselhado aqui quanto ao tamanho da bicicleta. Aliás, que sentido faria, se tens uma estatura média, haver poucas bicicletas disponíveis no mercado para ti? RuiBH e Luís Moreira, presumo que a vossa experiência sobre o assunto seja pouca e acho que se deviam ter abstido de falar para dizer o que disseram. Mesmo em relação ao orçamento não se saíram lá grande coisa.

Com 1.75m sem qualquer dúvida o teu tamanho é um M. Numa marca em que tal seja possível, aconselho-te a escolheres um 18". Se na marca em questão os tamanhos existentes forem 17" e 19", opta pelo 17".

Fica aqui escrita uma regra de oura para bicicletas de montanha. Na dúvida, opta sempre pelo tamanho mais pequeno. Uma bicicleta pequena demais, pode ser sempre corrigida com um avanço de guiador mais comprido, um espigão de selim recuado, etc. Uma bicicleta excessivamente grande será sempre uma fonte de dores nas costas, falta de maneabilidade e dores nos tintins quando desmontares em emergência e acertares com os ditos no tubo superior do quadro. Podes tentar corrigir da forma que quiseres uma bicicleta grande. Ela poderá melhorar ligeiramente, mas nunca será confortável e nalguns casos isso poderá mesmo vir a desmotivar-te de andar nela.

Se fizeres uma pesquisa no google por bike sizing, vais encontrar montes de tabelas que relacionam as diversas estaturas ou comprimentos de perna com tamanhos de quadro para estrada, montanha, etc... Para teres a certeza de que não te estou a enganar, eu tenho 1.81 m e todas as minhas bicicletas de montanha são 18" à excepção de uma 17" de free-ride. Tive dezenas de bicicletas nos últimos anos e trabalhei alguns anos numa loja onde vendi e assisti umas centenas de bicicletas. Quanto a tamanhos de bicicletas de montanha não costumo ter por isso grandes dúvidas.

Quanto ao teu orçamento de 200 a 300€, acho que terás muitas opções já com alguma qualidade disponíveis no mercado de usados, desde que não faças questão de adquirir o último grito da tecnologia. Para teres uma ideia, há cerca de dois anos comprei um quadro GT Aggressor (A GT é uma marca de qualidade) para montar algumas peças que tinha excedentes em casa e recuperar algum dinheiro. A montagem final foi a GT, com uma suspensão Rockshox de gama baixa, transmissão Shimano Deore completa (a gama shimano Alivio ou Deore deverá ser o mínimo que deverás procurar na tua gama de preços), travões v-brake shimano LX, rodas SunRims já compatíveis com disco para um possível futuro upgrade (desnecessário na minha opinião). Todo o material estava em óptimas condições e a bicicleta foi montada por um mecânico qualificado ( eu :) ) com cabos e bichas novas e transmissão para durar ainda uns 1000 km. Esperava eu vender essa bicicleta por cerca de 400€. Fui tendo alguns interessados, mas o negócio nunca se realizou. Talvez fosse a cor do quadro(preto e amarelo). Acabei por vendê-la apenas 220€ quase meio ano mais tarde. Dada a crise, as pessoas têm pouco dinheiro e artigos "de luxo" como bicicletas de montanha não estão a ter muita procura. Para além disso, actualmente é possível comprar bicicletas novas a preços muito atractivos em inúmeras lojas online internacionais. Quem tiver material usado para vender, terá que o vender barato.

Quanto à questão Roda 26" versus roda 29": neste caso, ressalvo que se trata de uma opinião pessoal. Para mim as rodas 29" tratam-se de uma moda que foi lançada com o objectivo simples de levar as pessoas a querer trocar de bicicleta. A vantagem das rodas 29" em relação às 26" são uma maior facilidade na transposição de irregularidades e obstáculos. Como desvantagem, causam uma maior dificuldade a manobrar a bicicleta (é mais difícil mudar rapidamente de direcção). Se forem usadas por um ciclista com muita técnica, provavelmente ele será capaz de contornar essa dificuldade aplicando ao máximo todos os seus "truques ao curvar", mas nesse caso, qual é a dificuldade para um ciclista com boa técnica transpor obstáculos com rodas 26"? Para mim, a escolha da roda 29" só faz sentido para ciclistas com uma estatura muito elevada, que lhes permite ter bicicletas com uma proporção normal entre quadro e rodas e o próprio corpo deles.

Há também outra razão para deveres evitar as rodas 29". Esta já não é uma opinião, é um facto. Trata-se de uma moda relativamente recente. Há marcas (essencialmente americanas) que já as incluem no seu catálogo há bastantes anos, mas só há 3 ou 4 anos elas passaram a surgir nos catálogos de quase todas as marcas, foi ainda há menos tempo que isso os importadores nacionais começaram a apostar nessas bicicletas, existindo normalmente apenas modelos de gama média/alta. Só há pouquíssimo tempo vi surgir nas lojas os primeiros modelos de roda 29" a cerca de 600/700€. Essas bicicletas dificilmente estarão a ser já vendidas como usadas.
 
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nmt

Active Member
Faço meu o post acima. Tenho um 1,73 m de altura e uso um quadro 17", não me conseguindo imaginar a usar um maior. Quer em usados (opção que tomei quando comprei uma de estrada) quer na Sportzone (opção que tomei ao comprar uma de BTT) ou Decathlon, encontrarás sempre bons negócios, é tudo uma questão de procurar e esperar pelo negócio certo.
 

Mangelovsky

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Ricasmetx, eses endereços são "censurados" no forum. O melhor é descreveres o melhor possível as bicicletas ou contactares por mensagem privada.
 

Ricasmetx

New Member
Ooops... não sabia e agora tambem não sei retirar.... E só não as descrevi, pq não entendo mto bem ainda....

Muito obrigado pelos conselhos.

Portanto, tamanho M, roda 26, Shimano Deore (qual a SRAM equivalente?), pelo menos 27 velocidades ? , travões (de disco/hidraulicos ou é mito?)?

-Um dos link é uma Specialized mas nao sei o modelo, dizem-me que é de 2009, mas vou aguardar que me enviem as especificações técnicas;

-Outro, é uma Scott, tamanho L (lá está :p), com 27 velocidades (nao sei de que marca), tem volante e tubo do selim??? em ccarbono, ciclocomputador, suspensão de 120mm, e não tem travões de disco.

Já agora, para estes casos, em que se procura em 2ª mão, o que se deve perguntar, sao estes os componentes que se devem "investigar"?

Tou a ver que isto das bikes num é fácil, ainda nem a tenho e já transpiro :p
 

Mangelovsky

New Member
O equivalente a Deore na SRAM será o X7, penso eu. Mas tanto o Alivio da shimano e o X5 da SRAM são bastante bons. Será aconselhável pelo menos 9v atrás, para teres facilidade em encontrar peças de substituição quando gastares. O preço das transmissões de 10v atrás ainda está um pouco inflacionado por ser novidade, mas acredito que essas diferenças de preço vão desaparecer nos próximos meses.

Quanto a travões de disco, em geral apenas os hidráulicos interessam. Foram raros os modelos de travões de disco mecânicos aceitáveis que chegaram ao mercado e não é muito provável que surjam montados em bicicletas deste preço. É possível que, para te manteres no teu orçamento, tenhas que abdicar dos discos. Os travões v-brake em geral funcionam muito bem, mesmo os de gama média/baixa. Só se notam desvantagens claras em relação aos discos quando andas à chuva. Mas em compensação tornam a bicicleta mais leve e a manutenção é simples e barata. Como estão fora de moda, provavelmente com v-brakes consegues adquirir uma bicicleta com uma boa transmissão e rodas, a um preço muito baixo.

Ao comprar em segunda mão, procura perceber se o vendedor sabe o que realmente tem para vender. Há alguns anúncios falsos no OLX e também há anúncios de venda de material roubado. Se o vendedor for vago, recusar o envio de mais fotografias ou cometer demasiados erros na descrição da bicicleta, evita. Ao combinares para ver a bicicleta não vás sozinho, prefere locais públicos, etc...

Na bicicleta verifica o estado da pintura do quadro, procura possíveis rachadelas (riscos fundos e pretos) junto a soldaduras. Se tiver, não compres. com a bicicleta pousada no chão, empurra-a para a frente para verificar se há folgas na suspensão. Se ela tiver travões hidráulicos, verifica se há danos na pintura desses componentes em zonas de junções. Se houver, significa que há ou houve fugas (o óleo de travões é corrosivo nalgumas marcas). Verifica se as rodas giram livremente e sem folgas. Se tiver discos, pequenos toques dos discos nas pastilhas não são graves. Quanto à transmissão, desde que o movimento dos desviadores se efectue sem grandes problemas e não haja sinais de grandes pancadas nesses componentes, está tudo ok. O mais provável ao comprares uma bicicleta usada, é que tenhas que fazer uma substituição dos cabos e bichas das mudanças e uma consequente afinação. Isso deverá custar 15 a 20€ numa loja.
 

SelliuSpine

New Member
"...Tou a ver que isto das bikes num é fácil, ainda nem a tenho e já transpiro :p ..."

Mas é assim é por isso é que te vais "apaixonar" por este mundo e nunca mais o vais largar :)
 

Ricasmetx

New Member
Obrigado pelo apoio malta eheheh

E das bikes da Berg e as Rockrider, que têm a dizer? Quais os modelos aconselhados? Acho que vou começar a espreitar e a equacionar essas...
 

Ricasmetx

New Member
Malta, "encontrei" uma Mondraker que foi construida sob um quadro Play 1 com os seguintes componentes e precisava que me aconselhassem sobre a mesma.

- Desviador traseiro Shimano deore xt;
- Desviador frontal Shimano Alivio;
- Cassete Deore 9 velocidades;
- Travões Shimano hidraulicos brancos 2011;
- Discos Shimano 160mm;
- Suspensão Suntour XCM 120mm curso; SABEM me dizer se esta syuspensao tem bloqueio de origem? Pela logica deve ser interessante para poder fazer estrada não?
- Rodas AlexRims xc 44;
- Volante Truvatit Husselft;
- Banco specialized.

O preço é interessante e adoro o quadro, é fabuloso, parece ser rápido e super ágil.


Obrigado
 

Ricasmetx

New Member
Já verifiquei e a suspensao em causa não tem bloqueio.
Até que ponto pode ser limitativo, maior cansaço? É que pela logica da Fisica, por exemplo numa subida e a pedalar em pé, faz efeito "onda" ou estou enganado?

Ajudem-me com as Vossas opiniões :p
 

Alberto Castro

New Member
Viva
Faz, sim, mas também não é por aí que deves ver que não é a bicla certa para ti. Se for necessário pedes para colocar um pouco mais de pressão na suspensão. vai ficar mais dura nas descidas no mato mas vai bombear menos a subir e como não vais fazer maratonas de 60 km não fais ficar assim tão "dorido". cump
 

Ricasmetx

New Member
Obrigado pela dica Alberto Castro... sim como rookie primeiro que chegue as maratonas de 60 km's... ui ui eheheh
Mas a bike é linda, confesso que tou apaixonado eheheh
 

Ricasmetx

New Member
Agora é necessito da vossa ajuda!

Chegou o momento da verdade.

Tenho 2 negócios em vista, ambos bons negocios e por valores muito proximos.

Ambos os "donos" dizem que as bikes estã em bom estado mas é sempre assim né, só vendo... quanto aquilo que necessito está entre estas duas:

MONDRAKER:
- Desviador traseiro Shimano deore xt;
- Desviador frontal Shimano Alivio;
- Cassete Deore 9 velocidades;
- Travões Shimano hidraulicos brancos 2011;
- Discos Shimano 160mm;
- Suspensão Suntour XCM 120mm curso; SABEM me dizer se esta syuspensao tem bloqueio de origem? Pela logica deve ser interessante para poder fazer estrada não?
- Rodas AlexRims xc 44;
- Volante Truvatit Husselft;
- Banco specialized.





SPECIALIZED

P.1 All Mountain RIM (pode-se ver no site da specialized vou por o link mas não sei se nao é bloqueado)
http://www.specialized.com/us/en/bikes/archive/2010/p.allmountain/p.1allmountainrim#features


Preciso entao das vossas opinioes caros amigos.
Sob o meu ponto de vista (e tomando como principio que as bikes estao em boas condiçoes) a Specialized parece um equipamento mais seguro e versatil (até porque tem bloqueio de suspensao ao inves da mondraker), mas a Mondraker.... os olhos tb comem né? :p
 

Ricasmetx

New Member
Obrigado MCoelho, mas os links ficam bloqueados, consegue enviar por mensagem privada?

Cumprimentos,
Ricardo Santos
 
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