Rolamento do amortecimento traseiro.

oliana

Active Member
Mais uma vez desmontei todo o sistema de amortecimento traseira da bike, para limpeza . No entanto desta vez, e apesar de todos os rolamentos estarem á primeira vista bem rotativos sem folgas, surgiu uma novidade. Um deles sai de dentro da caixa. E não tem qualquer folga, pois o problema é que sai da caixa á mão. Não há folga na caixa, pois a tinta no interior da caixa encontra-se intacta como se tivesse sido pintada ontem. Então porque sai facilmente com um pequeno esforço dos dedos?
Ao colocar o dito ele fica apertado mas não o suficinte para se fixar.
Creio que se eu deixar que o sistema funcione com este pormenor, com as pequenas torções milimetricas o rolamento acabará por estragar a caixa. Então como resolver?

Um rolamento novo ou haverá alguma cola especial que o mantenha quieto na caixa e o seu movimento seja apenas o rotativo?

Obrigado
 

oliana

Active Member
OK.
Adesivo (cola) hipoxídico nas caixa e acabam as possiveis vibrações laterais do rolamento. Cola não corrosiva para as caixas com grande poder de fixação, evitando a fricção lateral do rolamento nos torções do quadro.

Para possiveis duvidas futuras.

Obrigado pelas respostas. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

oliana

Active Member
Se tiveres outra solução, agadeço.
Esta foi aconselhada por um profissional de uma casa de rolamentos. Não é novidade para o profissional, sendo vulgar a fixação de rolamentos com cola. Neste caso, prevendo o futuro, a cola aconselhada já prevê a remoção do rolamento sem grande dificuldade. Tambem fiquei a saber que a mesma casa tem rolamentos exactamente iguais por 9 euros. :mrgreen:

A cola é não corrosiva, fazendo apenas pressão para fixar o rolamento. Quando o quiser tirar é forçá-lo com um saca.
Como estava é que não era solução. As torções no quadro provocariam quase de certeza vibrações do rolamento, que a longo prazo estragariam a caixa. Coisa que já vi queixarem-se muito por aqui.
 

oliana

Active Member
Obrigado. Por acaso optei na loja pela Araldit, embora a Loctite fosse outra opção.

Kaikedas.
Ainda estou á espera da solução aconselhada por ti.
 

oliana

Active Member
Kaikedas.

A tua intervenção não ajudou em nada. Acho que quando intervimos nestes casos é para ajudar os outros e não mandar bocas foleiras.

Eu ajudo quando posso e percebo de qualquer coisa, da mesma forma que já muitos me têm ajudado aqui.
E muito agradeço.
Obrigado pessoal. :p
 

oliana

Active Member
Então kaikedas. Ainda estamos á espera da tua solução. O profissional da casa de rolamentos apresentou uma. O hidraraid outra. Se houvesse mais uma, melhor ainda. :D

É que por enquanto e apesar de alguns trilhos mais agressivos o dito rolamento está ainda lá no seu cantinho. :mrgreen:

Se estivesse á espera da tua solução, tinha mesmo era de o fazer... sentado. :rotfl:
 

duchene

New Member
Penso que já terás resolvido o problema, no entanto, aqui fica para referência futura.

Os rolamentos da escora da cannondale rize apresentam a mesma característica que descreves. Não são colocados à pressão, tem um encaixe justo, apenas. São colados com uma cola própria para o efeito que depois é facilmente removida por fractura da cola seca ou com um pouco de calor. Evita isto que se ande ás marteladas para colocar e retirar rolamentos. A Cannondale recomenda Loctite 638 para proceder a essa colagem.

Podes ver a technote da cannondale aqui:
http://www.pedrosbikeshop.ch/media/cannondale/Rize_bearing_service_tech_.pdf

E a da Loctite, aqui:
http://tds.loctite.com/tds5/docs/638-EN.PDF
 

oliana

Active Member
Exactamente a mesma explicação que me deram na casa dos rolamentos. O que quer dizer que afinal não será novidade a fixação por esta forma.
É no entanto um pouco minucioso o trabalho de o colocar na caixa com a cola, devido á inexistencia de folgas.

Muito obrigado pessoal.
 

vaitu63

Member
Boas
Já me aconteceu ter de substituir o rolamento e a primeira solução do mecânico, foi colocar uma folha de alumínio a tentar encher o espaço, mas saiu logo nas primeiras voltas, e a solução foi mesmo fixá-lo com essa cola própria para os rolamentos, que pode ser retirada depois com uma pequena pancada, já lá vão 2 anos e mais de 7000 kms e ainda não foi necessário substituir o rolamento.

Boas pedaladas
João Vaitu63
 

oliana

Active Member
Olha o que eu achei por aqui!
E não é que me vai agora fazer falta. Os 4 rolamentos da escora estão agora nas lonas ao fim destes anos todos.
Naturalmente já tenho os ditos e as dicas de há quase 6 anos que esta grande malta me deu.
Mãos á obra!
 
Top