Roda 27.5/26 ou 29/27.5

Passarito

Member
Boas,

Tenho uma bike com roda 26 e estou a pensar reformá-la e comprar uma nova.
Uma das minhas dúvidas é a polémica do tamanho das rodas.

Como eu faço um misto de percursos técnicos com estradas e estradões a dúvida da roda é essencial.
O que me dá mais gozo é os percursos técnicos e perder o agilidade com que os ataco está fora de questão, mas também não gosto de ir em estrada a pensar que vou a andar muito bem e depois passar um gajo por mim como se nada fosse, isso deixa-me mesmo...

Ora, a minha pergunta é esta, alguém já experimentou duas rodas diferentes na mesma bike?
27.5 atrás e 26 à frente?
ou 29 atrás e 27.5 à frente? (penso que para 29 esta é necessário ter pernitas)

A ideia seria dar mais velocidade em estrada e manter minimos aceitaveis de gozo em trilhos técnicos.

Qual a vossa ideia / opinião?
 

OtublessSupra

New Member
Primeiro para conseguires ter uma 29 atrás tens que ter um quadro onde a consigas meter a 29... e tens que ter atenção á suspensão, se na ponte tem espaço para passar o pneu, estás sujeito a mandar um cambote para a frente ;)
E depois não me parece qe vá mudar alguma coisa em teres uma roda de cada "raça"
Eu uso 27,5, e na minha opinião e preferível, ate para técnica... sendo que a diferença de 27.5 para 29, a calcar o piso é 1cm...
Já a parte de passarem por ti como se nada fosse... treina mais !! :)
 

Hardskin

Well-Known Member
27,5 à frente e 26 atrás conheço um modelo da Radon e que não passou para o catálogo de 2016. Era um modelo de Enduro se não me engano...
Neste caso a ideia era o maior poder de arranque/aceleração na roda traseira, maior aderência e facilidade na passagem de obstáculos na dianteira.
Não me parece fazer sentido as combinação referidas no tópico...
27,5 atrás e 29 à frente pode fazer sentido... ou então nada de misturas.
 

demorider

Active Member
Roda maior a frente e roda menor atrás em tempos foi "moda", a uns bons anos atrás (talvez uns 15 ou mais) era muito normal haver pessoal a usar rodas 24 atrás e rodas 26 a frente principalmente no DH e no dirt.. Está combinação fazia a bike ter uma traseira mais " manobrável" e "brincalhona"..

Roda maior atrás para mim não faz sentido.. Normalmente usa-se pneus de igual medida ou então pneus mais largos a frente e mais finos atrás sempre pensando em maior aderência possível a frente e um melhor rolamento atrás.. Usar uma roda/pneu maior atrás e mais pequeno a frente vai em contrário ao que normalmente se procura, vai ficar com maior aderência atrás devido ao maior contacto entre pneu e o solo e uma menor aderência a frente..

Já para não falar da alteração da geometria da bike.. Uma bike 29er com uma 27,5 a frente vai ficar com a frente consideravelmente mais baixa e por sua vez perde ângulo de direção fazendo com a bike se torne mais instável principalmente quando a velocidade começa a subir..
 

Passarito

Member
Obrigado pelos comentários.

@OtublessSupra
Já a parte de passarem por ti como se nada fosse... treina mais !!
Esses que passam por mim em estrada, nos trilhos técnicos tenho que esperar por eles.
Assim, treinar mais sim mas porque gosto. Acho é uma grande discrepância entre o que acontece nos trilhos e na estrada.

Quanto à colocação das rodas de diferentes tamanhos, a minha dúvida é o equilíbrio da bicicleta quanto a manobras mais curtas e com necessidade de uma reacção mais rápida.
A minha sugestão da roda maior atrás seria para dar mais velocidade.
Se colocar a mais pequena atrás posso ganhar conforto mas não vou ganhar velocidade.

Quanto ao problema do quadro, não se preocupem com isso para já. É claro que o quadro tem de dar para a roda maior para depois caber a mais pequena, mas isto são tudo averiguações que ainda ando a fazer. primeiro queria a saber da vossa opinião. Se já alguém experimentou ou tem possibilidades de experimentar.
 

passosk58

Member
Rodas diferentes na mesma bicicleta para XC ou AllMountain...LOL (isso é inventanço e para experimentalistas...)

Eu optei por 27,5 e até ao momento muito bem!!!

Deixo umas imagens da ktm (comprei ktm...eheheh) que explicam mais ou menos bem:






Ideal era experimentares um pouco 27.5 e 29 - pede a amigos/conhecidos para experimentares.

"O que me dá mais gozo é os percursos técnicos e perder o agilidade com que os ataco está fora de questão" - tão tens de por de parte a 29 pois são uns autênticos CAMIÕES...:D:D
 
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