Roda 26, qual o seu futuro?

Rui Marçal

New Member
Boas pessoal,

As últimas opiniões do Miguel_82, Joseelias e Klaser são de top, lol...

Uma das razões porque não gosto de futebol é porque há constantemente picardias entre clubes e adeptos provocadas por Presidentes estúpidos, declarações parvas de treinadores e de claques que gostam tanto de futebol que conseguem pagar bilhete, estar de tronco nú completamente bêbados e drogados de costas viradas para o campo a instigar urros do tempo da pré-história, lol...

Infelizmente, alguns comentários proferidos aqui fazem-me lembrar isso mesmo. Há aqui comentários racistas e de morte à pobre roda 26' que tantos anos esteve no topo mundial da competição, tem muita história escrita e ainda habita a garagem de muita gente.

A pobre roda 26' não merece este apedrejamento em praça pública, lol...

É claríssimo que há aqui muito marketing por parte das marcas, como se sabe também que a roda 27,5' e 29' tem algumas vantagens sobre a roda 26', tal como a roda 26' tem vantagens sobre estas rodas, quanto mais não seja porque será sempre mais leve com o mesmo nível de equipamento que qualquer uma das outras, ou também vai começar a haver uma morte às bikes anoréticas?

Acima de tudo, a geometria da bike, para mim ainda é o mais importante na escolha da bike. Experimentar e ver como se sentem melhor.
As alterações que tenho feito tem sido muitas vezes nesse sentido.

Como exemplo, um colega meu, tem 2 bikes de BTT, uma BH com uns 15 anos, com equipamento baixo e ultrapassado e uma geometria muito pouco agressiva.
Mais tarde comprou uma Scott, de alumínio, com menos 2 kgs, equipamento muito melhor mas uma geometria mais agressiva.

Nunca se adaptou à Scott e caiu muitas vezes com ela. Começou a ganhar medo de descer, etc...Agora deixou de andar com ela e passou para a velha BH, mais pesada, equipamento do século passado e uma geometria tão má que não consegue subir quase nada. Isto é estúpido?

Por um lado é. Pois comprou uma Scott sem ligar nenhuma à geometria ou lá o que isso quer dizer, lol...Por outro lado, para ele, a geometria da BH é que lhe dá gozo e principalmente confiança e prefiro pedalar com ele numa bike clássica do que andar ao lado dele e ele andar branco e a tremer a ver onde vai cair.

Falando de roda 29', há cerca de 2 meses experimentei uma de um colega meu com um equipamento médio e não gostei nada. Embora não seja uma bike pesada, pois pesa cerca de 11 kgs, não a achei nada ágil, achei que era muito pesadona e pouco reativa. Não gostei. O problema não é da roda, é da geometria que ela tem e eu não gosto. Ele provavelmente até gosta.

Tal como já experimentei rodas 29' muito ágeis, as quais compraria sem grandes dúvidas, há outras...que desgraça.

Como já disse, a geometria, para mim, é muito mais importante que o diâmetro da roda. Por isso, já o escrevi inúmeras vezes, se não estão contentes com o que tem e antes de estoirar uma pipa de massa, vejam se podem melhorar o que tem, seja 26', 27,5' ou 29'. Por vezes compensa e muito.
 

ORANGE_77

New Member
Boas,

Um dia destes o nosso caro camarada "ORANGE_77" vai pedalar com o mesmo pessoal, mas desdesta vez no "quintale" deles, depois conte-nos cá como foi (desta vez, certamente será o oposto). :p


Medroso o pessoal era lá da terra o percurso era conhecido de todos não tinha vantagem nesse campo... O pah tive sorte lol....e fiquei na maior

Se aquilo fosse em competição te garanto que levava calendários do pessoal...
 
A questão da estética que o Joseelias referiu, é pertinente. Mas acho que neste campo, há algumas bicicletas que ficam favorecidas pela roda 29" - as do pessoal que usa quadros XL. Neste tamanho, a roda 26" sempre me pareceu pequena. Assim, como em quadros XS a roda 26" parece grande demais - fica mais equilibrada com uma roda 24"

Dito isto, da mesma maneira que os miúdos com 1.40 a 1,50 "encaixam" melhor na roda 24", creio que acima do 1,85 a roda 29" faça muito mais sentido. E seguindo a mesma lógica a roda 26 para pessoal até 1,70 e a 27,5 entre o 1,70 e 185 (falando de valores aproximados, claro)

A questão da proporção não deve ser ignorada: incluindo os pneus, a roda 26" de BTT tem mais ou menos o mesmo diâmetro que a roda 700 de estrada (29")... A roda 650b já existia, e era utilizada principalmente em bicicletas com pneus de dimensão média (entre os pneus de estrada e os de BTT). Ou seja, há aqui um padrão na proporção do diâmetro da roda (incluindo pneu), independentemente do diâmetro da jante.

Claro que se podem ter diâmetros maiores ou menores, com ganhos e benefícios de acordo com a utilização. Mas aqui referi-me à questão estética e à relação que existe na proporção das medidas.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ miguelbarroso

Concordo que em tamanhos muito grandes (20", 21", 22") as 29 podem conseguir a harmonia estética mais facilmente que a roda 26, a qual vai já depender de um design mais cuidado por parte da marca para ser mais agradável. Mas nos dias de hoje em que se usam tubos de alumínio grossos e em particular o carbono, o aspecto escanzelado e miserável que uma 26er de aço e de quadro 21" ou 22" tinha no passado é muito mais fácil de compensar. Pessoalmente acho que conto pelos dedos de uma mão as 29er que vi e até as achei toleráveis esteticamente. Quadros pequenos com roda 29 então... Mas aceito que outros pensem de forma contrária.

E como disse antes, para tanta gente que prescinde de bicicletas muito melhor equipadas, apenas porque se enamoraram pelas cores e formas de um modelo determinado, ficando assim a perder em imensos componentes acho curioso que depois se dêem ao trabalho de vir denegrir a performance das 26er e a valorizar a teórica performance superior das 27,5 e 29 como se isso fosse o elemento mais importante na escolha de uma bicicleta. É um contra-senso.

A verdade é que 80 ou 90% do pessoal, depois de engolir a publicidade e capitular perante a pressão do grupo na questão da performance, rendimento e tamanho de roda não vai escolher a bicicleta mais eficaz e melhor equipada das opções que tem mas aquela que lhe agrada esteticamente. Isto, lá se foi uma grande parte do rendimento e performance para as urtigas quando por causa de uma risca vermelha se optou por uma bicicleta com mais meio-quilo nas rodas, ou uma transmissão ou suspensão inferior e por aí fora... Basta ver quem prefere pagar 200€ ou 300€ a mais por um autocolante da Scott, Specialized e por aí fora e comprar bicicletas claramente inferiores às da Decathlon, por exemplo. Então onde fica a performance nesta questão já que não se fala de outra coisa?

Para além de todos os argumentos que já foram usados em defesa das 26er penso que esta é uma questão muito pertinente. E na situação actual quem prefere a estética das 26ers está a ser obrigado a comprar bicicletas que desgostam bastante visualmente apenas porque lhes tentam fazer engolir que vão conseguir fazer maravilhas com os novos tamanhos de roda. Isto para praticantes que param no topo de cada subida à espera dos amigos e que estão a 20 ou 30% da sua capacidade física e técnica... LOOOOL

Querem produzir rodas 29 e 27,5? Tudo bem, já que as criaram então produzam-nas para aqueles que gostam delas e as acham melhores para o uso que lhes dão. Concordo plenamente. Agora forçarem o fim das 26er obrigando toda a gente a ter bicicletas que vão desgostar cada vez que olharem para elas, tenham lá paciência.
 

ernez

Active Member
À dois meses que não pegava na bike, e como sabem tenho uma 29, e sabem qual é a minha opinião depois de ter estado estes meses sem andar de bicicleta é que é tudo igual, é tudo placebo e conversa da treta, andem de bicicleta e divirtam-se.
 

Rui Marçal

New Member
E continuam o tema da estética...também concordo com o que o Joseelias diz. Da malta que conheço, à exceção de 2 ou 3 rideres, todos compraram as bikes 1º pela estética, depois pelo preço e por fim pelos componentes...

Quanto às 29' serem feias, se for num tamanho grande nem acho tanto. As primeiras eram realmente horríveis, mas agora há rodas 29' mesmo em tamanho M com uns pneus bem largos que ficam muito fixes esteticamente e eficazes claro.
 

Joseelias

Well-Known Member
Resposta oficial da MAVIC sobre a tecnologia de rodas e aros nos anos 90 e as 29er

Pois é amigos... Tanto aqui se em falado que nos anos 90 não haviam rodas nem tecnologia capaz de produzir boas rodas para as 29er que em decidi contactar a Mavic e colocar estas questões para acabar de uma vez por todas com esta questão. Será que tenho que contactar também a Michelin, a Rock Shox e por aí fora?

Copio em baixo a questão e a resposta e de seguida traduzo para português:

QUESTÃO:

"Hi,

I'd like to start by congratulating on you on your great products that allowed me to enjoy so much the practice of Mountain Biking.

I would like to ask you a somewhat simple question regarding mountain bike rim technology, since on a Mountain Bike forum I belong some people keep saying that Mavic did not had the know how and technology in the mid 1990's to build quality rims for the 29 and 27,5 inch wheels if required.

Most of the people on that forum are relatively new to Mountain Biking, but since I've started around 1993 I have a very different opinion and believe that by that time Mavic would have been able to produce a top quality rim with good resistance, lightweight and reliable if required for Mountain Biking. I'm not saying that rims aren't better nowadays, but simply that effective rims could have been produced by that time if Mavic was required to do so for those wheel sizes.

I'd appreciate if you could answer my question because many people talk about things they did not experience and are ignorant about, and I'm a little curious about the answer too. So, no trade secrets being asked, just a simple question. :)

Best regards,
José Elias"


RESPOSTA:

"Hello Jose

I’m glad that you have been enjoying Mavic products over the past years. I have asked your questions below of the best person in France and the reply is below. I hope this will help you.

“ Mavic started addressing off road use in the 1980s, with the se Paris-Gao-Dakar rims and hubs in 1987 and beyond.

At that time, we were also selling Trekking rims for round the world travelers. And those rims where actually MTB rims, in 700C. So to say, that was the ancestor of 29er products.

Of course, we were only making rims and hubs, as we started with wheel-systems only in the late 90s. As soon as the 29er trend appeared in the mid-2000s, we came up with a wheel set, the C29ssmax. That was back in 2006. And that was immediately ranked among the top wheel for the category.

So, yes, the technology has always been there. It’s then just a question of timing between that technology and the consumer need.”

Regards
Gary.

Gary Blackett
Uk Warranty and Service Manager
Mavic SAS"


EM PORTUGUÊS:

QUESTÃO:

"Olá,

Gostaria de congratular-vos pelos vosso excelentes produtos que me permitiram desfrutar tanto da prática da Bicicleta de Montanha.

Gostaria de vos colocar um questão simples relativamente à tecnologia de aros de Btt, já que num forum de Btt em que participo algumas pessoas continuam a afirmar que a Mavic não tinha o conhecimento e tecnologia a meio dos anos 90 para construir aros para rodas 29 e 27,5 se fosse necessário.

A maior parte dos membros são relativamente novos no Btt, mas como eu comecei por volta de 1993 tenho uma opinião muito diferente e acredito que já nessa altura a Mavic teria sido capaz de produzir um aro com qualidade de topo com boa resistência, leve e confiável se necessário para o Btt. Não digo que os aros não sejam melhores hoje em dia, mas simplesmente que aros eficazes poderiam ter sido produzidos já nessa altura se tal fosse requerido à Mavic para esses tamanhos de roda.

Agradecia se me pudessem responder à minha questão porque muitas pessoas falam sobre coisas que não sabem e sobre as quais são ignorantes, e eu próprio estou curioso sobre a resposta també. Por isso, não vos pergunto nada sobre segredos do negócio, mas apenas uma simples questão. :)

Com os melhores cumprimentos,
José Elias"

RESPOSTA:

"Olá José

Estou satisfeito que tenha vindo a apreciar os produtos da Mavic ao longo dos últimos anos.

Coloquei as suas questões à melhor pessoa em França e a resposta está abaixo. Espero que isto o ajude.

"A Mavic começou a responder ao uso para fora de estrada nos anos 80, com os aros e cubos Paris-Gao-Dakar no ano de 1987 e seguintes.

Nessa altura, também vendíamos aros para Trekking para viajantes pelo mundo. E esses aros eram de facto aros para Btt em 700c. Por isso podemos dizer que eram os antepassados dos produtos 29er.

Claro que fazíamos apenas aros e cubos, e só começámos com os sistemas de rodas no final dos anos 90.

Assim que a tendência das 29er apareceram a meio dos anos 2000, criamos um conjunto de rodas, o 29ssmax. Isso foi em 2006. E foi imediatamente classificada entre as rodas de topo para a sua categoria.

Por isso sim, a tecnologia esteve sempre presente. Foi apenas uma questão de timing entre a existência da tecnologia e as necessidades dos consumidores"

Cumprimentos
Gary

Gary Blakett
Gestor de Garantias e Servilo do RU
Mavis SAS"
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro camarada Joseelias, as 1s rodas 29er, existiram bem antes da década de 90 não?! Estarei errado?!

Quando elas surgiram a primeira vez, se calhar já nessa altura perceberam que as diferenças entre as 26 e as 29er, seriam realmente notórias mas.... como não existia a tecnologia de hoje, ou de há 10, 15 anos atrás, ficaram na prateleira. Poderemos ver as coisas por este ponto de vista não?! :)
 

gcaetano

Member
Dessa resposta não se pode dissociar a dinâmica do mercado do btt.

Durante os últimos anos deu-se um aumento enorme na quantidade de praticantes (amadores e profissionais). A multiplicação de consumidores resulta na multiplicação dos estilos e das vontades, que geraram a valorização de novas variantes. O acesso à informação está muito mais facilitado. Hoje qualquer um chega a um computador e lê artigos de opinião sobre vantagens e desvantagens de determinado componente. É portanto natural que os fabricantes passem a apostar em soluções que só agora são viáveis em função da procura e dos custos de comercialização.

Creio que essa resposta vai de encontro a isto.

Já relativamente à observação de que as 26 acabaram, é tão descabida que nem merece mais observações.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ Medroso#78

Que eu tenha conhecimento concreto em 1992 houve bicicletas de série de grandes marcas com roda 29 como já coloquei imagens delas por duas vezes. Mas nessa data e especialmente 1995/6 já o Btt tinha quase todas as características que tem hoje e é por isso que as refiro. Até te digo à laia de curiosidade que um dos grandes motivos impulsionadores da alta-tecnologia no Btt foi a politica de desarmamento após a queda da URSS no fim dos anos 80 que levou empresas dedicadas a material militar de topo a virarem-se para o Btt como forma de compensar a perda de encomendas para material aeronáutico e afins. Por exemplo o uso de tubos hidroformados. Curioso não?

Antes dos anos 90 as Btt ainda eram demasiado experimentais em todos os campos e aí sim a tecnologia poderia colocar entraves. Mas eu nem me remeto tão para trás.

E que tecnologia é que não havia em 1995/6 então para se poder fazer boas 29? Diz-me uma. Qual das tecnologias é mais importante que a das rodas, e que foi recorrentemente apontada aqui como o principal entrave à construção de 29ers eficientes no passado? Afinal, da parte do principal fabricante de aros mundial não existia entrave nenhum. Tal como não havia entrave da parte dos pneus, cubos e raios e atrevo-me a dizer suspensões e quadros e tudo o resto.

Se for necessário posso colocar aqui imagens de uma dúzia de bicicletas dessa era e depois digam-me em que é que diferem das actuais, excepção feita aos travões, uso do carbono e curso das suspensões, e porque é que seria impossível fazer 29ers eficazes e melhores que as 26. Até coloquei há umas páginas atrás uma GT STS de 1997 que tem mais tecnologia de construção que 90% das 29ers actuais.

E achas mesmo que as equipas que patrocinavam o 2º, 3º e 4º lugar dos pódios mundiais iriam perder a oportunidade de os dotar com uma bicicleta que os lançasse para o titulo se as 29er fossem a receita milagrosa? Eu não acredito nisso. Como tenho imensas dúvidas que essas bicicletas não seriam possíveis de construir então. São estas coisas para as quais não encontro uma explicação, e com aquele mail desmistifiquei a questão das rodas.

@ gcaetano

Concordo com essa opinião, tal com já havia feito atrás quando algo de semelhante foi dito. No Btt passou-se de XCO e DH, para se somar o Enduro, AM, FR, Maratonas e sei lá mais o quê. Quem sabe a popularização das Maratonas e a potencial vantagem que as 29 podem apresentar nesse campo tenham estimulado as marcas a investir nesse tipo de bikes. Isso juntamente com a aliciante comercial levaram ao extremo em que nos encontramos agora em que com o falhanço da imposição generalizada das 29 se acabou por ceder um pouco e criaram-se as 27,5 para continuar a haver venda de bicicletas, demonizando-se as 26 de forma muito conveniente para que se venda uma bicicleta que se apresentar ganhos serão marginais ou nulos para a esmagadora maioria dos praticantes.
 

Joseelias

Well-Known Member
E continuam o tema da estética...também concordo com o que o Joseelias diz. Da malta que conheço, à exceção de 2 ou 3 rideres, todos compraram as bikes 1º pela estética, depois pelo preço e por fim pelos componentes...

Quanto às 29' serem feias, se for num tamanho grande nem acho tanto. As primeiras eram realmente horríveis, mas agora há rodas 29' mesmo em tamanho M com uns pneus bem largos que ficam muito fixes esteticamente e eficazes claro.

Já sei que vou ser acusado de retro, mas tenho que confessar que vi (em fotos) uma ou duas 29ers das quais mais ou menos gostei, mas não tem nada a ver com ser retro porque outras que gostei até eram de carbono.

Estas eram de aço, com os típicos tubos finos, cores uniformes e vivas e gráficos apenas para a marca e modelo. Mas a desproporção entre os tubos finos e as rodas mastodônticas eram tão descomunalmente enorme que achei engraçado. Um bocado como aqueles cães que serem tão feios até se tornam engraçados... :D

Mas foram as excepções. Mais elogios que estes, o pessoal das 29ers da minha parte não levam... :D
 

rodinhas chamine

Active Member
Boas
bem quem disse isto '' Pode parecer fútil, mas acredito que as opções estéticas são o principal argumento de compra para qualquer ciclista de entre os vários modelos considerados..'' disse tudo.
Em relação ao fim das 26'', fim esse que na minha opinião se deve unicamente a necessidade de apresentar mais uma razão para mover mais uns milhões para a industria. Não considerando vantagens e desvantagens para qualquer dos tamanhos, pois isso já está mais que discutido, mas acrescentando que o estilo de condução, a tecnica, e o terreno onde maior parte do tempo se anda têm um peso bastante enorme.

Não vejo o fim das 26'' como o fim do Mundo. Ora vejamos para quem vá comprar uma bike pela primeira vez tanto pode comprar uma 27,5'' ou uma 29'', acho que vai dar ao mesmo, nunca teve uma bike qualquer uma serve, isto dentro do XC e XCM, já existiu a hipótese de compra entre a 26'' e a 29'' e aí era o mesmo, sempre para quem iria comprar pela primeira vez.

Quem tem 26'' pode sempre ir evoluindo a que tem, pois material noto que em nada mudou, pois continua se a ver material de topo a venda, rodas e suspensões, o resto é tudo a mesma coisa. Aqui podiam perguntar e os quadros? Pois bem, na minha opinião quem não quer abdicar da 26'' normalmente é porque tem o quadro onde se sente bem e do qual gosta e lá está material há muito.

Voltando a questão 29'' só serem bonitas em tamanhos grandes e as 26'' em tamanhos mais pequenos, discordo da primeira e concordo com a segunda, a 27,5'' acho igual a 26'' isto é a minha opinião, pois até nos carros assim se aplica, eu prefiro ver um opel corsa, ou até o Smart ( carro pequeno) com umas jantes 16'' do que com umas jantes 13'' e muitos também, mas quando se fala de bikes pequenas com rodas grandes já torcem um pouco o nariz, mas lá está todos tem gostos diferentes e ninguém têm direito a apontar lhe o dedo. Tal como quem ainda gosta de andar nos seus '' Dinobikes'' eu não gosto da estética das bikes, vejamos a coleção de GT's do NogueiraNuno, acredito que muitos gostariam de pedalar numa delas, pois as acham lindas, a mim nada dizem, pois não as consigo ver e ''sentir'' como bikes.
 

SeteGu

Active Member
O problema para mim é só um: o quase desaparecimento de bicicletas 26 novas.

As 29 não são melhores que as 26: são diferentes e cada uma terá as suas vantagens e desvantagens. Devia caber-me a mim poder escolher... porque para uns será melhor e para outros pior.

É-me dada essa hipótese? Não...
Isto para mim é que é tremendamente errado.

É quase como dizerem que os carros a diesel são melhores e de hoje para amanhã deixa de haver carros a gasolina. Quem faz poucos kms ou prefere ter um a gasolina era obrigado a comprar um carro mais caro porque "é melhor" mesmo que para si não fosse.
 

gcaetano

Member
Joseelias, de acordo. Só não concordo na definição da marginalidade dos ganhos. O que para ti será marginal, para mim pode não ser, e vice versa. É um pouco como os gostos. São demasiadas variáveis a influenciar uma avaliação desse tipo e boa parte delas são muito subjetivas de pessoa para pessoa. Não creio que se tenha "demonizado" a 26, o que há é fundamentalismo da parte de alguns utilizadores das bicicletas que extremam as suas opiniões, pelas mais diversas razões, e que acabam por inflamar o debate. Houve uma opção na estratégia de mercado dos construtores cabendo-nos a nós, consumidores informados (!), tomar as nossas decisões em função da nossa análise.
 
Independentemente das performances e vantagens, não tenho a menor dúvida de que a aposta das marcas nas 29" ou 27.5" , e a retirada da 26" (principalmente nas gamas altas) é puro Marketing!

Gerar "peer pressure" (niguém quem ficar para trás, não é? Nada como ter a última tecnologia), tornar modelos antigos mais obsoletos, para levar à mudança... O mesmo tem sucedido em milhentos outros standards: guiadores de 31.8, caixas de direcção cónicas, 20.000 sabores de eixos pedaleiros, etc, etc


Não nego as vantagens, mas convenhamos que muitas delas não são necessárias para 90% das pessoas, e em alguns casos até trazem desvantagens.

Mas todas geram muito mais vendas... o mercado estático, é uma chatice! O número de praticantes não cresce indefinidamente, e há que gerar consumo, consumo, consumo...

Claro que cada um deve agir como muito bem entender, perceber se as inovações são ou não relevantes para si, mas ignorar a força do Marketing e os interesses das estratégias de vendas, é como acreditar no Pai Natal.
 

ermporshe

Member
O problema para mim é só um: o quase desaparecimento de bicicletas 26 novas.

As 29 não são melhores que as 26: são diferentes e cada uma terá as suas vantagens e desvantagens. Devia caber-me a mim poder escolher... porque para uns será melhor e para outros pior.

É-me dada essa hipótese? Não...
Isto para mim é que é tremendamente errado.

É quase como dizerem que os carros a diesel são melhores e de hoje para amanhã deixa de haver carros a gasolina. Quem faz poucos kms ou prefere ter um a gasolina era obrigado a comprar um carro mais caro porque "é melhor" mesmo que para si não fosse.

Falaste bem. É isso, então se eu quiser comprar um carro a gasolina que gaste mais não posso, depende dos gostos e objectivos.
 

ORANGE_77

New Member
Lembro-me que há alguns anos era diesel diesel a gasolina passou a ser o combustível de quem não tinha euros para carro novo agora apregoa-se os motores a gasolina daqui a alguns anos acontece o mesmo nas bicicletas para por o pessoal a gastar euros.

Reinventaram-se as transmissões até a 2 anos atrás quanto mais melhor três pratos, dez vel atrás agora pelos vistos alguém descobriu que 1 prato é suficiente e bora lá.

Já estou a ver o slogan "26 return more faster more strong more beautiful, the natural quality off 26 with the best off 29rs creating the best bike off the world"
 

Joseelias

Well-Known Member
@ gcaetano

Claro que, tal como na questão estética, a decisão sobre as vantagens que uma determinada roda possa trazer para a prática pessoal cabe à pessoa. Nada contra da minha parte. A questão é que na verdade os ganhos entre as diferentes rodas não são abismais mas marginais (26->27,5) e isso é apenas realmente importante para quem consegue e necessita tirar partido disso (competição).

O que me chateia é que o marketing tenta transformar esses pequenos ganhos em "enormes vantagens" manipulando e desinformando as pessoas. Como consequência temos a maior parte dos utilizadores comuns a falarem de questões das quais se calhar na prática não beneficiam, como se fossem verdades absolutas e as marcas ficam com carta branca para manipularem os produtos que colocam à nossa disposição, como é o caso do fim das 26 nos catálogos. Especialmente quando a questão estética que falei antes na verdade se impõe com mais relevo para a maior parte dos Bttistas (são vaidosos como o carago :D) que tirar segundos num determinado percurso que fazem pelo simples gozo de fazer.

Como poucos praticantes (ou compradores de bicicletas) são interessados ao ponto de se manterem informados sobre estas questões e de as discutir como nós aqui fazemos, é fácil de fazer o que foi feito com as 26. A maior parte da malta ouve uma coisa aqui, outra acoli, sofre pressão do grupo e quando vai à loja confia no que o vendedor lhe diz (que se baseia naquilo que lhe interessa vender). E acaba por sair de lá com uma bicicleta 1000€ mais cara que aquilo que queria e precisava porque o quadro já é parecido com o do campeão do mundo e tem escrito "Team", "Competition" ou "World Cup" algures apesar de achar que aquela roda é capaz de ser um bocadinho exagerada... Mas como já não havia alternativas... siga...

No fundo nada de diferente do que se passa com alguns produtos que nós conhecemos muito bem como os combustiveis, electricidade ou telecomunicações. Os fornecedores alinham-se por aquilo que entendem ser mais benéfico para eles e a malta tem que gramar porque não pode escolher diferente.
 

gcaetano

Member
joseelias, concordo com a ideia geral.

Apenas ressalvei que certos pormenores ao nível da performance e do desempenho que, para nós, em função da nossa experiência e conhecimentos, podem ser marginais, para outro, com condicionamentos, experiências e sensações naturalmente diferentes das nossas, pode ser algo altamente valorizado.

Cabe a cada um de nós decidir o que é marginal ou não, muitas vezes isso depende de fatores que nem sequer têm a ver com o usofruto da bicicleta. Generalizar não me parece muito correcto.
Se me perguntares "na tua opinião, justifica trocar de 26 para 27,5?" eu diria que, de acordo com as minhas ideias, não. Mas é legítimo que qualquer outra pessoa considere a troca justificada em função dos seus objetivos e opções próprias. Temos é de pensar pela nossa cabeça e não engolir tudo o que os construtores debitam. Apesar do desaparecimento da roda 26 dos catálogos conheço muito boa gente que troca (ou não) de tamanho de roda porque estão conscientes daquilo que vão perder ou ganhar. Esses é que estão certos.

Se me causa estranheza os que trocam à toa? Sem dúvida, mas como disseste e bem, isso acontece em todas as áreas da vida.
 

Rui Marçal

New Member
É claro que quem faz competição principalmente nos estradões que se tem visto em quase todas as maratonas do país, como é o triste exemplo do Festibike de Santarém tem clara vantagem numa roda 29'. Até digo mais, se vierem cá numa bike de ciclocross, provavelmente será a melhor alternativa.

Os ganhos marginais que uma roda 29' oferece, são muito importantes para quem anda na competição e faz sentido trocarem de bike todos os anos em busca de um ou 2 segundos por km, já que muitas vezes se decide quem ganha ao segundo.

Muito pessoal da competição, também não se importa muito com os €. Eu sei que muitos andam montados em bikes dos seus patrocinadores e "pilotam" o que eles mandam. Outros, ainda, pagam a bike muito mais barata e no final da época vendem-na ao mesmo preço com que a compraram, portanto não gastam nada.

Claro que o mercado está sempre a "inventar" novas tendências que podem valer o que custam ou não.

É assim que sobrevivem no mundo empresarial.

Se repararem, o crescimento nos catálogos da roda 27,5' é neste momento maior que a roda 29'.

Nos catálogos do ano passado havia roda 26' e 29' e uma ou outra 27,5'. Neste momento a roda 26' praticamente desapareceu, só havendo nos modelos de baixa gama ou de modalidades mais radicais. Mas a roda 27,5' começa a aparecer ao lado da roda 29', ao mesmo preço e equipamento, sendo a única diferença o peso, mais leve a 27,5'.

Diria que estas 2 rodas irão existir ao mesmo tempo durante alguns anos, penso que para já irá haver uma vitória da 29' em termos de vendas, mas com o tempo a 27,5' irá vender mais por ser mais consensual e ser o melhor de 2 mundos, 26' e 29'.
 
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