Roda 26, qual o seu futuro?

Nozes

Active Member
Oh Rui,o Gonçalo não detesta as 29,só acha que aquele quadro não tem a rigidez lateral que ele queria. E é um Orbea,não um Merida. E tu um dia destes vais ter uma 29" também,e depois quero ver como é que vais encarar esta rapaziada! :D
Deixem-se de tretas,é um país livre e cada um anda com o que quer/pode. Devíamos estar todos era ali na secção dos Encontros a combinar pedaladas nos trilhos uns dos outros!

Este tópico já se desviou do assunto inicial que é o futuro das bikes de roda 26,e já se fala (e discute) aqui de tudo. Acho que ajudavam mais o forum se comentassem outros tópicos em vez de misturar aqui uma dúzia de temas.
 

Yuga

New Member
Nunca foi tão boa altura para comprar roda 26.
Com as marcas a retirarem do mercado esta oferta, compram-se grandes bikes a preços excelentes... peças de susbtituição é o que não falta para depois.
 

Rui Marçal

New Member
Realmente errei a marca, lol...

E eu também não detesto as 29'...onde foste buscar essa ideia?

Sim, ele não gosta nada daquele quadro precisamente pelo rigidez lateral. Chegou a experimentar uma Cannondale F29 e dessa gostou e muito.
 

ghost13

Member
Boas Rui Marçal,
Obrigado pela resposta.
Acho que seria interessante neste tópico ter o testemunho de alguém que tenha comprado uma 29er e não se tenha adaptado a ela, ao ponto de acabar por a vender.
Quanto mais informação/discussão sobre o assunto, melhor!...
 

Rui Marçal

New Member
Boas ghost13,

O Gonçalo Pereira também não é bem um exemplo a seguir. Ele é um cavalão com técnica para caraças...Mas gosta de uma bike muito rígida. Para teres noção ele costuma andar com a suspensão bloqueada em quase todo o lado e a pressão dos pneus que nem pedras. No geral ninguém anda assim...

Ele queixava-se muito do triangulo traseiro demasiado "mole"...se rigidez...
 

balkaum

Member
Alguém explica o que as rodas "vuelta" tem de especial?

Tive umas (Na altura ainda percebia menos do assunto do que agora) e eram apenas as rodas banais que vinham com a bicicleta (barata)

A minha ex:

 

ORANGE_77

New Member
Bom dia Balkaum

As rodas não tinham nada de especial mas dou-lhe o meu exemplo na altura que tive a bike aquelas rodas já tinham um "design" especial comparado com as bicicletas dos meus amigos entende eram diferentes e depois as minhas tinham as fitas em amarelo e vermelho e a dizer vuelta airline acho que era isso.

E é verdade nunca empenaram mesmo quando fiz enduro com aquilo nessa do enduro acabei com a suspensão uma RST omni.
 

warrior75

New Member
Tanta gente a alimentar esteriótipos ati 26er ou 29er.

Tão acertado está um gajo que muda de roda 26 para roda 29 de gama inferior e ainda espera milagres, como aquele que não muda de 26 por 29 porque há uns anos alguém lhe disse que as 29er são piores a subir.

Cada caso é um caso, o que é bom pra mim não quer dizer que seja bom para o meu parceiro que pedala comigo nos mesmos trilhos, isso vos garanto. E para alem disso se não tiverem perninhas e técnica bem podem andar a defender a roda grande ou a pequena que não vão andar mais por isso.
 

Joseelias

Well-Known Member
Cada caso é um caso, o que é bom pra mim não quer dizer que seja bom para o meu parceiro(...)

Lamento dizer, mas os principais fabricantes de bicicletas do mundo discordam contigo. Eles acham que o que é bom para um é bom para todos. Não fora assim não tinham lançado a 27,5, acabando com a 26 e estarem a ponderar acabar com a 29 também.
 

ORANGE_77

New Member
Amigo Joseelias

A Kona lava dome é a bicicleta que usa regularmente ou têm outra para as voltas de BTT ficando a KONA como joia da coroa e usada com menos regularidade..
 

Joseelias

Well-Known Member
Citação desnecessária!

A Kona Lava Dome é a única bicicleta que tenho e que uso sempre que ando de bicicleta. Comprei o quadro no modelo de 1996 em 1998 e montei às peças de acordo com as preferências e possibilidades, sendo que em 1999 sofreu uma grande alteração em termos de transmissão e na troca de uma forqueta rígida por uma suspensão.

Recentemente troquei a suspensão por outra pois a posição XC "racing" dos anos 90 que tinha não era muito confortável para o meu nível de forma física, e na altura tive a triste ideia de cortar o tubo da suspensão no comprimento mínimo... Tive que comprar outra suspensão para conseguir subir o guiador. :roll:
 

Joseelias

Well-Known Member
Não sei de onde apareceu aquela "Citação desnecessária" escrita no topo da minha mensagem anterior, mas não fui eu que a escrevi...

Joseelias, a citação desnecessária foi apagada, ficou o aviso! - Jepas
 

ORANGE_77

New Member
Obrigado Joseelias

Pode-se dar ao luxo de ter uma reliquia no bom sentido da palavra e de certeza que satisfaz as suas necessidades eu por vezes dou por mim a pensar que fazia mais maluqueiras com a minha velhinha Boss do que agora com a KTM só que lá está depois de duas idas ao hospital uma delas podia ter sido muito grave uma queda a descer um estradão e depois de 15 metros literalmente arrasto e às cambalhotas so resultou um braço partido (ia sem capacete) tive essa bike desde os meus 15 para aí até aos 22 e começei a ganhar respeito agora já volto a ganhar confiança novamente e já começo a arriscar só que com mais prudencia já tenho 28 anos e uma filha para criar...:p
 

Joseelias

Well-Known Member
@ ORANGE_77

Não menosprezando as evoluções que o Btt sofreu desde a época de Lava Dome, acho que é uma bicicleta muito boa. Não é uma Kona Explosif, ou uma Hot que em aço tinha um quadro com um peso abaixo dos 1500g ou uma Hei Hei de titânio mas tem um bom quadro. Lá fora é até chamada de Toyota Corolla das Btt's pois eram extremamente populares e pela grande fiabilidade e qualidade. É um dos quadros muito procurados para fazer montagens em single-speed ou para bikes urbanas.

Aliás a Kona esteve na vanguarda do design de quadros pois quase até ao ano 2000 muitas marcas mal usavam inclinação no tubo superior e a Kona já o fazia de forma acentuada desde os anos 80. No Retrobike li um comentário de um tipo que quando comprou a primeira Kona nos anos 80 o pessoal parava para lhe perguntar intrigado porque tinha comprado uma bicicleta para mulher! :D

Infelizmente não tenho forma de saber se continuo a fazer as coisas que fazia antes, pois um problema de saúde que está a impedir-me de poder andar como quero. Parei por causa dele há uns bons anos, e agora que voltei ainda se mantém. Uma cirurgia no ano que vem pode vir a resolver isso. Mas tenho dúvidas que desça à velocidade que fazia antes. Também não me convinha nada partir todo nesta altura. :D

Para não estar a fugir ao tema do tópico e aproveitando a "onda" dos anos 90, o que questiono neste suposto "milagre" da roda 27,5 é porque é que ele não foi descoberto antes. Em particular nos anos 90 onde se experimentavam as coisas mais maradas que as marcas se lembravam. Aliás haviam conceitos que mal passavam pela fase de protótipo e onde as marcas lançavam modelos a cada 6 meses do papel directamente para as lojas.

E se a roda 27,5 é assim tão superior porque é que marcas reputadas decidiram arriscar na roda 29 logo em 1992 (Bianchi e Klein tinham uma gama dessas bicicletas) e não o fizeram para a roda 27,5? Afinal os desafios técnicos deveriam de ser semelhantes, e pelos vistos esse foi um tamanho de roda experimentado desde os anos 70.

Voltando ao tema da Kona Lava Dome, um dia se tiver possibilidade espero ter uma bicicleta actualizada como esta Kona Cinder Cone com os apoios para discos soldados no quadro. No UK fazem isso numa loja que é a referência por 25€. Cá pediram-me 150€!!!

Como o quadro da Lava Dome era igual ao da Cinder Cone até pode ser que o repinte e lhe mude o nome. Ou então não porque o laranja da Lava Dome é diferente do habitual (meio metalizado acetinado com pequenos brilhos e reflexos).

Posso ter os gostos estragados mas esta Cinder Cone de 1995 modernizada é absolutamente linda!



Na versão SS e rigida.
 
Last edited:

ORANGE_77

New Member
A Kona a nivél de de cores são espectaculares e depois o seu design não se desactualiza na minha opinião.

Tenho um amigo que têm una Kona coilair de 2007 cor verde tropa é que eu gosto mesmo da bike pedaleira race face , desviador XTR e suspensão pike da rocksohox pura e simplesmente adoro a bicicleta é uma bike de enduro mas apesar de ser de 2007 o quadro mantem-se actual já lhe propus trocar a minha bicicleta KTM phinx 4.0 que é de 2012 mas como se diz ca em cima "não caiu da burra abaixo" não aceitou a oferta aquela bike é um mimo...virada a descer é muito boa e nos outros terrenos cumpre perfeitamente
 

PedroC

Member
Também sempre admirei as bicicletas Kona, desde 1994 quando conheci a marca através da revista Bike.

Mas é muito raro encontrar uma a circular pelos trilhos.

Por curiosidade sabem se a marca está representada em Portugal? Onde são vendidas?
 

RTC

Super Moderador
Eu sou um feliz possuidor de uma Kona Hei Hei Deluxe de 2013. Comprei fora.

Penso que não haja ninguém que tenha a representação da marca cá mas a Ofimoto em Alcanede vende e o João Marinho (que está desaparecido) também é agente (ou até representante).
 

Joseelias

Well-Known Member
Citação desnecessária - Mais uma vez alguém ainda não percebeu que a citação do post imediatamente anterior é inútil e consome recursos sem necessidade!

Gabarolas... :D

No site da Kona é referido exactamente esse distribuidor em Alcanede.

Eu ainda sou do tempo da Ciclonatur como importador da marca. Nessa altura viam-se algumas na zona de Lisboa e o meu grupo andava quase todo com essa marca.

A Kona, então, estava longe de ser a minha marca de sonho. Na altura gostava bastante de uma marca relativamente rara de se ver por onde andava chamada de... Specialized! :D
 
Top