Orange,
O pessoal que me refiro e que vez essa troca não foi muito, assim de repente lembro-me de 3. E qualquer um deles, nunca tinha experimentado uma 29'! Comprou porque como dizes e bem, os vendedores ávidos de vender Lhes impingiram uma 29' que é um espetáculo...Onde eles estavam habituados a descer muito rápido, agora descem mais devagar, quando descem.
Por exemplo, em trilhos de allmoutain, e com isto não me refiro a estradões, dou o exemplo do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros que conheço muito bem, tem muita pedra e singles onde se exige muita técnica. Tanto desço com 26', como 29'. Com 29' ainda desço melhor, mas com uma allmoutain que o Nozes me emprestou e na qual fiz uma parte de um single, é diferente da minha 26'. Não digo que seja melhor, pois na minha, tenho de ir mais com a faca nos dentes para não ir ao tapete. Mas na dele consigo ir mais rápido e mais seguro. Uma boa 29' faz melhor que a minha Scalpel, mas pior que uma allmoutain com fraco equipamento. São conceitos e trilhos completamente distintos.
Um amortecedor numa allmoutain não tem nada a ver com um amortecedor de uma roda 29' preparada para estradão ou trilhos pouco técnicos. Um bom exemplo é levantares a tua roda traseira a 1 metro de altura e deixa-la cair. Quando bate no chão a roda volta a saltar 2 ou 3 vezes. Numa allmoutain, o amortecedor está afinado para ter a traseira sempre "agarrada" ao chão. Levantas a roda e quando cai salta uns cm e fica logo parada.
O que mais me impressionou nas várias voltas que dei com várias bikes de allmoutain e mesmo quando vou atrás da malta nos trilhos, é a capacidade de travagem que tem na traseira e na forma como travam. São extremamente estáveis e o pneu vai sempre "colado" ao chão. Na caso da minha e embora seja suspensão total, a traseira em piso muito irregular parece uma cabra tonta aos saltos, lol...
Já a roda 29' (e eu sou o gajo contra as 29') é mais estável que a 26'. Não tanto por causa do amortecedor mas porque a roda é mais larga e um pouco mais pesada, o que faz com seja menos "nervosa", dai se dizer que a roda 26' é mais divertida, mas também menos eficaz e insegura.
Nas modalidades mais hardcore do BTT, as rodas mais pequenas, e por agora vão continuar a ser rainhas por causa da resistência que as rodas tem de ter ao impacto. Talvez as rodas em carbono fosse uma hipótese, mas como o peso não é importante neste tipo de modalidade, não me parece que o caminho seja esse...e cada roda de carbono partida, uiiii, uiiii....