Roda 26, qual o seu futuro?

Jocas22

Active Member
cada vez mais há bikes pra todos os gostos.
Mas essas parecem lentas, dificeis de manobrar, pesadas. Não vejo a necessidade a não ser pro que foram inventadas, condiçoes extremas. Pra tudo o resto qualquer uma das alternativas faz o mesmo com menos desvantagens.

Quanto ao resto proponho mas é a criação do clube dos resistentes das 26'' :afro:
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Essas de rodas gordas, só se me mudar para a Serra da Estrela (no inverno)..... para os restantes trilhos/terreno, estou SUPER satisfeitos com as que tenho (principalmente com a 29er). :p
 

MarioVieira

New Member
Há um ponto importante, uma HT 26 há de ser sempre mais desconfortavel que uma HT 29, o que torna uma 29 HT excelente para uma volta/ maratona em zonas rolantes ou com areia, pois o pneu é maior e mais alto, as rodas são maiores são mais flexiveis e até o próprio quadro.
Para zonas mais sinuosas e com grandes picos sem duvida 26 e principalmente uma FS.
Resumindo não prescindo nem de uma nem de outra, tenho uma epic 26 para andar em Sintra/Monsanto, e a HT 29 para andar por Setúbal e maratonas na zona do alentejo e arredores, Já se começa a sentir um menor stock de pneus para 26´´ e material para 9vel... espero que as marcas não acabem uniteralmente com as 26´´...
 

warrior75

New Member
Essas rodas gordas não acho que venha a ser tendencia.
Isso pode ser bom para uma prova muito especifica ou em alguns pontos do planeta, mas não me cheira que isso vá vingar ao ponto de se implementar no mercado geral.
 

deskas

Member
Para quem não estiver satisfeito com umas 26, 27,5 ou 29... optem pela 36!!!!!!
38er.jpg
 

FMCurto

Active Member
A verdade é que o marketing faz milagres e as marcas precisam de vender, até a Canyon já entrou neste barco, a ser lançada no próximo ano:

slide-dude-936x600.jpg


Catalogo (pag.19)

E como até se fala que a Canyon vai entrar no mercado americano, ao preço que esta bike vai aparecer e com as especificações que tem não existe lá (nem por cá na Europa) nada do género: em fibra de carbono, a pesar entre 11,8 a 12,9, entre 2000 a 2500€
A ser verdade vai limpar a concorrência toda.Como já existem demasiados tamanhos e standards será este o carrasco das 26" fininhas? :) A ver vamos.Eu gostava de ter uma destas.
 
Last edited:

Hardskin

Well-Known Member
De um modo geral, quase todas as marcas "mainstream" já têm um modelo nos seus catálogos.
HT ou FS, o sucesso junto das massa passará sem dúvida, por uma redução dos peso destas, para uma utilizasão em ambientes para o qual não foram inicialmente idealizadas.
 

Rui Marçal

New Member
Bom, na minha casa a roda 26' vai continuar a ser rainha pelo menos para os próximos anos.

Encomenda feita para umas ZTR Alpine 26', cubos Tune Cannonbal e Tune Prince e uns raios em titânio...

Em breve, comento aqui como se comporta estas rodas grandes e grossas.
 

Rui Marçal

New Member
Bom maddog,

Eu espero que não sejam grandes, sejam mesmo roda 26' e principalmente que sejam leves. Espero algo abaixo de 1240 grs...

A experiência que tive com a bike das rodas grandes. A rapariga que eu montei chama-se KTM FAT RAT.



Devo salientar para quem pensa que a roda 26' morreu, esta é uma roda 26' X 4.00, lol...

O que achei disto?

Muito interessante mas não comprava...

O arranque é lento, a bike pesa 16,5kgs. Para mim que estou habituado a uma bike com menos de 9,5 kgs...isto é um pesadelo.

O aspeto positivo é que isto come as imperfeições do piso com uma fome louca. Saltar passeios ou desce-los, não se passa nada e mal se sente.

Portanto esta menina numa descida a direito deve ser um espetaculo. Parece que apareceu este tipo de bikes para a malta que gosta de descer na neve, tipo as avalanches.

A travagem é muito potente tal como a tração, tal a largura dos pneus e o incrível balão que eles fazem quando se trava ou se metem os cavalos no chão.

O maior problema, curvas...Os pneus são muito altos e dobram-se...e muito...estão a ver um tipo a curvar e a sentir-se a bike literalmente a fugir para fora...medo.

Seja como for, foi uma experiência muito divertida e diferente.
 

Jocas22

Active Member
parece um trambolho e deve ter a manobrabilidade de um trambolho. Marketing bem feito e ainda vendem umas pra andar na marginal.

Vou aguardar a versao 29*400, pra poder passar por cima de carros nas rotundas.
 

FMCurto

Active Member
Não precisas aguardar muito pq já ai anda, chamam-lhe o 29+. :)

16,5k Kg parece de facto muito, mas não vou negar á partida uma ciencia que deconheço, fazer por exemplo Lisboa/Algarve pelo rota dos pescadores numa Canyon Dude de carbono com cerca de 12Kg seria uma experiencia engraçada. Até pq a minha 26" de chromaly tem quase 14Kg.
 

demorider

Active Member
Ate gostava de experimentar uma "popota" dessas, mas ao preço que elas andam para mim esta fora de questao e duvido que vendam muitas apesar de aqui em Barcelos já haver pelo menos 3 todas da specialized.. Mas isso com um marketing bem feito são bem capazes de as vender que nem castanhas quentinhas..
 

demorider

Active Member
Imagino que sim, com aqueles pneus de trator e um peso a condizer upa upa ;)

Sinceramente não vejo grande "utilidade" para este tipo de bike cá em PT (mesmo assim tenho curiosidade de experimentar uma), pelo que pude aporar são boas para andar na areia ou na neve e como cá em PT não há grande neve não estou a ver alguém dar o valordio que custam para ir passear na praia.. Mas com um marketing "fabulastico" são bem capazes de as vender..
 
Top