Roda 26, qual o seu futuro?

commendatore

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É física simples... nunca serão tão ágeis. Por algum motivo é nas BMX que se faz freestyle...
O centro de massa das 26 é mais baixo. O eixo de rolamento tem raio menor e digam o que disserem, é e sempre serão mais ágeis.
 
E estou contente por ter comprado 26 e não 27,5 ou 29. Porque compro peças e acessórios muito mais baratos para a 26 com a mesma qualidade se fosse 29 ou 27,5 e com 172 cm de altura e para o "BTT" que pratico não vejo necessidade de uma bicicleta maior. Sinto-me confortável na roda 26 e mesmo que adquira outra bicicleta não me vejo a optar por outra medida que não 26, a não ser que as marcas mandem completamente e decidam liquidar a roda 26. Nesse caso iria procurar a marca que produzisse roda 26.
 

mlouro

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O que o product manager da Canyon tem a dizer sobre este debate:

We don't see the necessity of getting rid of any particular wheel size, but pose the question which wheel sizes make sense in any particular discipline. In our opinion, it doesn't make that much sense to have more than two wheel sizes in any particular segment otherwise the differences are too small, whether it's for 100mm XC hardtails or 200mm downhil rockets. The biggest differences are in the touring segment from 110mm to 140mm of suspension travel. The size difference between 26 inch and 27.5 inch wheels is smaller than between 27.5 inch and 29 inch. We therefore envisage that 26 inch wheels in this segment will be replaced in the medium term by 27.5 inch wheels, and that 29 inch wheels will take up a new position in this segment.

Yes, we will continue to offer 26 inch wheels, above all in the 160mm segment. However, our Nerve CF with 120mm will continue to be offered. We have received a great deal of positive feedback on this bike chiefly because of its very lively handling and don't see any reason to discontinue it at the present time. The numerous test results also speak a very clear language as to just how good the bike is.

26 inch wheel bikes will certainly not disappear completely. There will always be fans of bikes which have a very lively character and are ideal for the bike park. There is one general rule of thumb for the 29 inch to 26 inch wheel range: the longer the wheels stay on the ground the bigger they are and the more the wheels are in the air the smaller they should be. Nevertheless, there will be significantly fewer 26 inch bikes than there are at the moment.
 

Alexonos

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Com a apresentação da Radon e da Canyon, duas poderosas marcas online, o enredo está escrito, 29 às pazadas e poucas 27,5, as últimas não compro porque daqui a uns anos (quando elas desaparecerem) vai ser dificil arranjar material. Parece que perderam um cliente, recuso-me a ser um carneiro e só compro o que quero, desconfio que a dechatlon vai ter um ano em grande, ainda melhor...
 
Alexonos, Decathlon? Roda 26"? já cá canta uma :D.

Para mim, (pelo menos a Canyon), o pior mesmo é venderem modelos roda 29", dizendo que é só vantagens, que em nada têm a ver com o tamanho dos praticantes, e depois, apenas fabricarem em 27.5" para tamanhos XS :fpalm:
 

Scubalu

Member
Tenho uma scalpel 26" e uma flash 29", posso garantir que a 29" não tem qualquer vantagem em relação á Scalpel 26"
antes pelo contrário, já agora tenho 1,80m e uso quadros "L" portanto enquanto houver ciclistas que põem a razão á frente
da moda o futuro das 26" está garantido, claro que as marcas para não darem o braço a torcer lançaram agora as 27,5"
que toda a gente já percebeu que na prática são iguais ás 26" com pneus com mais balão, mas pronto o mercado é mesmo
assim, já alguém dizia á mais de 10 anos que as HT iriam desaparecer do mercado, e continuam a ser as mais vendidas.
 

Alexonos

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Nem mais Scubalu, é bom ler feedback de quem tem as duas medidas, por mim está tudo dito, eu não sou contra nenhuma medida, não cortem é a possibilidade de escolha às pessoas, mas a industria vai-se aperceber da sua prepotência e vai ser bem rápido...
 

commendatore

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É "moda". Ter o "último grito" que em 80% dos casos faz com que as 29ers sejam o tal "futuro".
Para mim como disse antes, um futuro com pouco futuro.
Mas às vezes é preciso dar 2 passos para a frente para ver que afinal é preciso retroceder 3
 
Alexonos, se tens essa ideia, força.
Acredita, as 26 não vão acabar...

Em relação à 8.3, bem, nem te digo nada :D
Parece que têm um motor, ao lado da minha hardrock laranjinha claro...

PS: em relação à 8.3, não tão rapidamente irão descer de preço, saíram à bem pouco tempo...
 

Insignia

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As 26 nunca irão acabar, a maioria dos utilizadores de bicicleta usa roda 26. Se as 29 ou 27,5 tem vantagens sobre as 26 nao sei, pois nunca experimentei, mas se andarmos sempre a mudar de bicicleta porque esta na moda não há orçamento que resista. Gosto muito mais de ver uma bicicleta roda 29 do que 26. Penso que as rodas 29 em pessoas pequenas fica um pouco desproporcional.
 

ernez

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Amigo insignia, por isso é que só existe quadros s para roda 29, abaixo, xs, só 27,5, a geometria~da roda 29 não dá para baixar mais que isso, agora é assim, já vi pessoal com 150 e 160, com quadros M e L, ehehehehe, e ai sim, fica super mal, abraço.
 

Insignia

Active Member
Alguns dos limites das rodas 29 é a geometria, tal como nao dá para por um xs, nao da para por mais 150mm(acho eu) de curso á frente, mas tb modalidades que exigem 150mm nao acho que nao gostam das rodas 29.
 

Joseelias

Well-Known Member
Ainda para aqueles que não se convencem que a geometria é um factor importante no caso das rodas 29, e que esta roda não é adequada para toda as bicicletas está uma entrevista que li recentemente de um cromo da Specialized que para além das questões mencionadas com o curso da suspensão fala da altura do guiador ao chão.

Ora, com uma roda tão grande torna-se difícil fazer com que o guiador fique à altura correcta em quadros de tamanho menor. Pode-se sempre jogar com a altura do tubo da direcção, mas o problema é que segundo ele, no caso do tubo da direcção mais curto não significa mais resistente.

Portanto, num quadro de tamanho pequeno esbarra-se com o comprimento do tubo da direcção que não pode ter menos que determinada medida sem comprometer a resistência deste.

Se os fabricantes se preocupam com estas questões? Muitos se calhar nem por isso, desde haja quem queira pagar pelo "último" modelo porque é o que está "in".
 
Tenho uma scalpel 26" e uma flash 29", posso garantir que a 29" não tem qualquer vantagem em relação á Scalpel 26"
antes pelo contrário, já agora tenho 1,80m e uso quadros "L" portanto enquanto houver ciclistas que põem a razão á frente
da moda o futuro das 26" está garantido, claro que as marcas para não darem o braço a torcer lançaram agora as 27,5"
que toda a gente já percebeu que na prática são iguais ás 26" com pneus com mais balão, mas pronto o mercado é mesmo
assim, já alguém dizia á mais de 10 anos que as HT iriam desaparecer do mercado, e continuam a ser as mais vendidas.

Nem mais está tudo dito. lol

A maior parte do pessoal anda a trocar bikes 26 de topo por 29 razoáveis, o que não faz nenhum sentido.

Eu tenho uma Cannondale Carbon Rush roda 26 e todas as vantagens que são apontadas às rodas 29, não estou a ver fazerem grande diferença em relação à bike que tenho.
Por exemplo a trepar falam da tracção, na minha como é suspensão total o amortecedor lê o terreno e não falta tracção, a descer falam que a roda 29 dá grande confiança, a minha rush parece um foguete a descer, ainda está para aparecer uma 29 que desça mais rápido que eu na 26, o rolar só meto um exemplo os famosos rastos de tractor, que não é a 29 que rola melhor que Rush.
Outro caso são os singletracks em que as acelerações e agilidade é bastante importante.

Se neste momento fosse trocar para 29, para ter uma equivalente em peso e desempenho tenho de largar mais de 3000€, será que não é melhor por exemplo comprar componentes de topo pra bike actual que certamente vão melhorar o desempenho da mesma.
 

PenduluM

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Não esta tudo dito nao senhor. Há aí afirmações que não são verdadeiras.

As 27.5 nao são 26 com pneus com mais balão. Primeiro as medidas de pneus para 27.5 e 26 são exactamente as mesmas, por isso pode-se usar a mesma medida nos dois casos ou até um pneus com mais balão nas 27.5 se quiser. Segundo, e este é o erro maior, uma 27.5 é sempre maior do que a 26, mesmo uma 26 com um pneu 2.25 continua a ter muito menos diametro que uma 27.5 com um pneus 1.9.

As comparações devem ser feitas com pneus da mesma medidas.

Depois quando se diz que as 29 não tem qualquer vantagem em relação ás 26, isso tambem é mentira. As 29 têm muitas vantagens e tambem desvantagens, assim como as 26.
 
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