Roda 26, qual o seu futuro?

Reanimate

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Falei exactamente disso na ultima vez que aqui comentei, ou umas das ultimas vezes. E não é só a questão dos pesos para mim, é também uma questão de valores para se ficar basicamente com o mesmo equipamento que se tinha na 26er.

Uma 29er a rondar os 2500€ têm 10.5kg de peso médio talvez, enquanto que eu para vender a minha 26er com 9.5kg tenho de pedir entre 1000 a 1300€ e mesmo assim ninguém me dá. E com equipamento de fazer inveja... (algum).

E agora para aqueles que defendem as 29er será que vale a pena gastar 2500€ numa bicicleta com mais 1kg?? É isto que para mim não faz sentido e eu vejo todos os dias amigos/conhecidos a fazer este tipo de negocio e eu... não consigo perceber.

Ate porque para se tirar 1000gr numa 29er de 2500€ é preciso gastar por exemplo uns 750€ numas rodas, 150€ num guiador, 150€ num espigão, 350€ nos travões... etc...

Ter 3000-3500€ para se gastar... compreendo que a escolha seja uma 29er.
Ter 1500-2000€ para se gastar... Acho que 26er continua a ser a melhor opção porque a diferença no peso é brutal...
 

Jocas22

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toda a gente no teu grupo compra bikes "stock" de 9kgs??!! Estás a ver que falamos de um grupo muito selecto e pouco representativo da realidade certo?
Até porque comprar uma bike nova não é só chegar á loja e pedir a de 9kgs, por vezes compra-se mais pesada porque já se tem o componente x, porque não se gosta da cor daquele modelo, porque se prefere comprar os periféricos a gosto em vez de virem com algo caro mas que não é tão do agrado, porque o interesse é mesmo o quadro x e não tanto os componentes stock que são mal escolhidos,.... esta é mais a realidade que conheço.
 

ORANGE_77

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Para se ter uma bike 26 com 9 kgs gasta-se tanto como numa 29 com 9,5/10 kgs a diferença será as rodas e quadro 26 menos pesadas.
Não podemos ir por aí quem tem 26 de topo já investiu muito, no meu caso no ano passado quando andava a escolher bicicleta que ia comprar a diferença de preço entre 26 e 29 da mesma gama e modelo era 50 € a mais na 29 portanto a decisão entre 26 e 29 nunca seria tomada pela diferença de preço.
 

Medroso#78

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Camarada Jocas22, creio que se dirige a mim.. quando falo numa bike de topo, é uma bike que traz TUDO do melhor que há. Neste caso o que se pode realmente mudar?! NADA! A não ser que se mude simplesmente para mudar de cor. :D

...uma bike de topo (todas as marcas as têm) traz o que há de melhor + leve que pode imaginar. Desde XX, XX1, rodas em carbono, etc.. etc... temos no nosso grupo várias 29er FS abaixo dos 10kg. Se somos "prós"?! Somos sim.... claro que somos... "nos copos" na hora do reforço!!!!!! :D
 

Jocas22

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Medroso acho que percebeste o que quero dizer.
Pode trazer tudo do melhor mas não é escolhido ao teu gosto. Pode-se preferir transmissao shimano ou sram. Travoes formula ou shimano. Etc, etc.
Do pessoal que conheço e que sabe bem o que quer, compra o quadro essencialmente e depois o resto é a "gosto", não compram logo o canhão 29, têm a peça x ou y da 26 para montar, querem aquele componente xpto escolhido a dedo.
Quem liga mais ao "pacote stock" são o pessoal das bikes médias.

Pessoalmente nunca mais comprava uma stock nesse sentido, adoro andar a mudar isto e aquilo e experimentar.
 

Reanimate

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Vi recentemente uma Orbea Alma 26er por 2000 e poucos euros... Se achares uma Orbea Alma 29er por 2000 e poucos euros + 50€... compra-me uma dúzia... lol E o peso...
 

ernez

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Mas também não são assim tantos, os que têm bicicletas abaixo dos 10500g quanto mais de 9kg, e deve-se contar pelos dedos, aqueles que tem bikes que, com ups baixaram dos 10kg, digo eu, pelo menos aqui pela minha zona é raro uma bicicleta abaixo dos 10kg e como o medroso diz, quase toda a minha malta que trocou, ficou igual, apenas conheço um caso aqui para estes lados que fez o contrario.
 

Medroso#78

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Ok ok.. percebo sim. Eu optei por comprar stock... se comprasse a mesma bike às peças (as mesmas peças) gastaria MUITO mais.. disso tenho absoluta certeza (tem é um investimento inicial maior). Há muita malta que compra stock precisamente por isso. Dp não tendo arte para montar/desmontar material... ter que pagar mão de obra etc.. etc..... aumenta e muito preço. A que tenho está toda com XX, havia a mesma bike montada com XTR.. há varias marcas que têm ambas opções. :)
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Reanimate e ernez...
Orbea alma 29er... por 999
€ na VELOprof..
Mas esta deve pesar uns 13kg ;) é a Alma H70 de 2014
Tens de especificar o modelo da ALMA ;)
 

ernez

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Pedro, a minha resposta respeita a um comentário do medroso, e não á do reanimate, de qualquer forma, as bikes de 1000€ de roda 26 em que na altura não se falava sequer em roda 29 tinham 14kg, por isso a diferença até é alguma e aqui a roda 29 até ganha.
 

Reanimate

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Sim claro foi uma resposta "em cima do joelho" porque não me lembrava do modelo mas... You got it... O mesmo modelo com o mesmo equipamento em 26er e 29er, a 29er é sempre mais cara e pesa sempre mais... Falando assim nas principais marcas no geral.

E eu digo isto porque sou um interessado em trocar e fico chocado com os valores que me apresentam... E não passo de "cavalo para burro" só porque o "burro" tem umas pernas maiores...


E a meu ver não se deve falar em 26er há 5 anos passados... Deve-se comparar os preços actuais porque é agora que vou trocar de bicicleta e o mercado das 29er está sub-valorizado.
 
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Jocas22

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tenho a solução: compras um quadro 29, compras uma 26 dessas "baratas" e bem equipadas e mudas o equipamento. Depois é umas rodas, suspa e um eventual guiador e assunto resolvido :cool:
 

edununo

Well-Known Member
Ernez, em fins de 2009 comprei uma Cube Ltd e custou-me 1000 euros. Tinha 11.8kg anunciados e com pedais estava nos 12.5kg reais. Muito abaixo dos 14kg.
 

ernez

Active Member
Se for assim, contas por alto, 800 euros o grupo xx0, 850 um quadro já bom, scott 930, rodas ztr 450 euros suspensão reba rl 450 euros, selim bom e leve specialized 110 euros, espigão kcnc 80 euros, etc, fácilmente se consegue uma bike 29er, a pesar 9kg por 3000 euros, com material novo e algum usado, o problema é que muita gente não tem esse dinheiro para dar logo de uma vez, e acaba por comprar uma completa com 11kg e por 2300 a 2000 euros, e vai alterando aos pouco, isto sem retoma, o que acaba por encarecer e bem a bicicleta, com retoma, sempre minimiza os custos, claro.
 

Reanimate

New Member
Que sentido faz gastar 2000€ numa 26er bem equipada para depois gastar mais 1000 e tal num quadro 29er e mais 700€ numas boas rodas?? Mais vale "agarrar" em 3 mil paus e comprar a 29er... Mas com os mesmos 3 mil paus compras/montas uma 26er top dos top!!

Será que estou louco Jocas22??????

Uma pessoa vem para aqui comentar que acha pouco viável ir a correr mudar a sua 26er para uma 29er porque estas são bem mais caras e pesadas, (bastar ver o mercado novo ou usado e é normal isto ser assim tendo em conta a procura), e depois vê estes comentários "patetas"...

E de acordo com o ernez quando ele fala que muita gente prefere comprar uma boa base e ir mudando aos poucos, acho normal e ate bem feito, mas por outro lado há quem troque as suas "respeitáveis" 26er só porque sim e eu sei de alguns...

Eu critico a opção: "Ah e tal tenho 1000€ para gastar numa bicicleta que é importante para mim e para o meu desempenho mas em vez de comprar uma 26er com 10kg vou comprar uma 29er com 14kg porque o meu colega, (que tem uma 29er no valor de 3500€ com 9kg), diz que 29er é que é bom".

Só eu conheço gente assim??? Ou estou a falar chinês para alguns?
 

jaba

Utilizador Banido
A maioria da malta que conheço e que adoram 29er, saíram de 26 boas e bem equipadas, para 29er boas e bem equipadas. Por isso estão satisfeitos. Os que trocaram só pq sim, não estão assim tão felizes. Trocaram boas 26 por médias 29er...agora agarrem-se ao totta.
 

Jocas22

Active Member
a resposta é "pateta" porque a questão também o era. Porque raio achas que as 29 serão mais caras que as 26? porque neste momento todos querem 29 e ninguém pega nas 26, é o mercado pura e simples.
Tu não estás chocado com os preços das 29, queres é 29 ao preço da 26 que o vendedor baixa o preço para a despachar senão fica encalhada. Como em tudo senão há dinheiro pra XTR compra XT, senão há pra XT compra SLX ;)
 

cedg

New Member
A verdade é esta quem tiver 1000euros hoje em dia compra uma 26, vá para não me esticar 12kg e uma 29 com 14kg. Resumindo quem tiver papel compra uma 29 de 3000euros a pesar 12kg é esta a diferença. Agora quem andará mais a 26 ou 29? Ás pernas não se compram de uma vez...vai se investindo...lol.
Uma coisa é certa por vezes vou a certas maratonas que me fazia falta "POSSIVELMENTE" uma 29(muito rolante). Agora quando saio de casa para me divertir e ir para onde gosto(trilhos), hum...é que não me faz falta mesmo nenhuma(digo eu).
 

jaba

Utilizador Banido
Quem tiver 1000€ e buscar no mercado de usados, compra uma 26 muito acima da média. E algumas dentro dos 10kg.
 

ORANGE_77

New Member
O pessoal que eu conheço aqui pela zona quem tinha boas 26 trocou por boas 29, quem tinha 26 de topo trocou por 29 de topo.
Quem adquiriu bicicleta nova a maioria era 29 seja de gama baixa, média ou alta.
Eu quando ia comprar também ia comprar uma 29 só que surgiu a oportunidade da phinx e achei bom negocio apesar de ser 26.
Agora existe por aí no OLX boas 26 a bons preços mas muitas vezes os negócios não são o que parecem que adianta comprar uma bike com transmissão XTR e de depois de meia dúzia de kms têm de se trocar a transmissão aconteceu a um amigo meu que se gabava de ter feito o negocio da china pouco depois trocou para deore faltavam os euros para o XTR. Normalmente quem compra bicicleta nova incluí a velha no negocio a não ser que queira ficar com ela.
 
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