Rockshox Monarch RT3 Debon Air

Alvito

Member
Eu acho que o usar o curso todo (bater no fundo) só deveria acontecer numa situação excepcional, julgo que não seja bom, nem para o amortecedor, nem para o quadro, nem para ti. Acho que o correcto é ter o SAG entre os 25%-35%, conforme o trilho ou o gosto pessoal, depois consoante os obstáculos / saltos, maior é o curso que o amortecedor faz, sem andar a bater no fundo.
Claro que se deres um salto "gigante" e o amortecedor só fizer meio curso, não está a suavizar a aterragem como poderia, mas bater no fundo também não é a solução ;)
 

OPEN

Member
ATENÇÃO que o limite do amortecedor não é o fim do veio!!!

ou seja a posição do o-ring na foto pode ser efetivamente o limite do amortecedor. Ao contrário de outros amortecedores, que o o-ring até sai do veio, o tal esgotamento, nestes isso não acontece!
 

andrextr

Active Member
Isso do o-ring nao ir até ao final só acontece em algumas dimensões do amortecedor, como por exemplo na 200 x 51mm. O amortecedor da Spectral é um 190 x 51mm portanto, supostamente, tem de ir até quase ao final do veio. De qualquer forma verifica sem ar para ver se está tudo ok e verifica se faz os 51mm de curso no veio. Se estiver tudo Ok, então o problema é que andas a fazer muito estradão numa bike progressiva, tens de ir para os trilhos mais agrestes e mandar uns drops valentes :D Abç

p5pb14345446.jpg


PS: Só para que fique claro o 200mm ou 190mm é o comprimento entre olhais e o 57 ou 51mm é o curso maximo no veio.
 
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Tyto

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Esse curso que está na foto foi feito nuns trilhos onde treina malta de Dh, com drops e saltos. Daí achar estranho.

Quando for possível tiro o ar todo e dou feedback.

Thanks
 

Tyto

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Boas,

Tirei o ar todo (estava com 220 psi, 30% SAG) e o limite do amortecedor é ali. Ainda devo ter mais 1 cm disponível em relação á outra foto que postei. Acho que não vale a pena estar a aumentar o SAG corretco?



Thanks
 
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