Boas.
Pensa assim: na estrada é pouco provável teres ressaltos, teoricamente não terás de fazer um uso muito intensivo da suspensão, ela não irá ser muito activa no alcatrão. E geralmente quando andamos no alcatrão queremos andar mais rápido, como se tivessemos uma bicicleta de estrada (que não têm suspensão nenhuma), logo convém que o bloqueio "deve" estar activo/ligado/bloqueado para não provocar o efeito de bombeio que fará perder eficácia no pedalar.
Na terra é o contrário. Tens montes, burados, ressaltos, pedras, ramos, trilhos, etc, onde será necessário amortecimento para não ficarmos com as mãos/braços/ombros/tronco doridos devido aos impactos causados por todos aqueles factores. Logo o bloqueio deve estar desactivo/desligado/desbloqueado para permitir que a suspensão cumpra a sua função, que é a de ajudar a ultrapassar os obstáculos com maior conforto para nós e menos desgaste para o bicicleta pelo impacto causado.
Sim, a tua ideia está correcta!
Cumps.