Retirar Pedal

ueta

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boas pessoal tou com um grave problema, tenho uma pedaleira XT com uns pedais XTR e tive a desmontar pois a pedaleira é para vender, só que o pedal do lado dos pratos não o consigo tirar nem por nada, e o buraco sextavado esta já um pouco maxiado, alguem já passou pelo mesmo???? Sugestões para restirar o pedal sem estragar nem uma coisa nem outra????

Obs: Estou a desapertar para o sitio certo, já não é a primeira vez que desmonto pedais e sei que um é de rosca invertida, e já meti bastante WD40.
 

Gil_Martins

New Member
sugestao sem passar por estragar o pedal nem a pedaleira ...
compra uma chave sextavada nova,aumenta o alcançe pratico da chave , colocanda um tubo metalico na extremidade para que que possas ter mais torçao sem fazer tanta força.
vai dando feedback .
abraço .
:)
 

ueta

New Member
Boas obrigado pela sugestão mas já fiz isso, a chave nova não vai adiantar pois a unica coisa que iria fazer era arredondar mais o buraco sextavado do pedal, quanto ao tubo metálico já é habito fazer isso logo com um espigão antigo que lá tenho.
 

Gil_Martins

New Member
ok, já tentaste com um alicate de pressão, fazendo força no eixo do pedal junto a pedaleira pelo lado exterior (se ele la couber claro).
 

ueta

New Member
Pois esse é o próximo passo, tenho é medo de estragar o eixo do pedal, já desmontei o pedal deixando só o eixo, e hoje ao final da tarde vou experimentar meter o eixo do pedal num torno com um bocado de câmara a volta para ver se não risca muito e se a borracha nao deixa roda e tentar fazer força na pedaleira.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Colocas o crank e o pedal no congelador umas horinhas.

"Teoricamente" o eixo do pedal vai "comprimir" mais que o crank e desta forma talvez o consigas tirar sem estragar mais.

É apenas uma ideia

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Já foi testado (por mim) em parafusos do prato pedaleiro.

Não sei se o aço (parafuso) e o alumínio (crank) têm propriedades diferentes (contracção/expansão) com o calor/frio, mas comigo resultou.

A Magura utiliza o sistema inverso para instalar as bainhas nas coroas das suspensões (coloca as bainhas em nitrogénio líquido e depois coloca-as na coroa).

A Ferrari utiliza o mesmo sistema para colocar as sedes das válvulas nas cabeças dos seus motores.

Ou seja, se dá num dos sentidos, também "deve" resultar no sentido inverso (desde que os metais tenham contracções diferentes).

Como tens o parafuso parcialmente estragado, vais meter outro novo?

Espero ter ajudado

Um abraço

ny12xx
 

ueta

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Ok obrigado pela explicação, tambem me pareceu lógico apenas perguntei para ter mais certeza, uma vez que foi experimentado mais probabilidades de resultar.
 

rspratley

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Existe uma forma que funciona mas depende do material dos pedais e é um pouco "manhosa". Soldar um parafuso com uma cabeça nova ao pedal (pelo lado de dentro) e depois desapertar pelo parafuso. Já usei isso em parafusos partidos e parece-me que se se conseguir soldar funciona, agora como disse antes é uma solução "manhosa".
 

Paulino.Sa

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Bom dia,

com esta ferramenta consegues:
http://www. n e o f e r r .com/7298-plam-frangulax-80-capsulas-.html (retira os espaços)

é só para veress o que falo.
muitas oficinas mecânicas tem.

o funcionamento é simples, colocas o bit sextavado na chave e encaixas no pedal, se seguida dás uma pancada forte com um martelo,
e ao receber essa pancada a ferramenta gira ligeiramente, o suficiente para libertar o parafuso/rosca.

só tens é que ter em atenção o sentido que pretendes que desaperte para não piorar.

se não conseguires, eu posso-te arranjar, mas é um pouco cara.

abraço
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)


..Caro amigo "ueta", esses pedais xtr, não dão para ser apertados/desapertados também com uma chave de bocas?!?! :confused:
 

ernez

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Paulino.Sa, é a unica forma de ele tirar o pedal, é mesmo com essa ferramenta, esquece tudo o resto, tenta ver de alguem que tenha, para não danificares mais o pedal, abraço.
 

ueta

New Member
Obrigado a todos pela ajuda, já saiu o pedal, ficou com uns riscos mas nada de grave na sua funcionalidade, foi utilizado um torno, e talvez pela saturação que já levou das outras tentativas lá saiu.
 
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