Rescaldo VI Maratona BTT (Alcains-Gardunha) - Alcains - 22 Abril 2012

Mais uma bela organização dos Papaléguas de Alcains que nos brindaram com 2 percursos lindíssimos e em ambos os casos, os mais "duros" de sempre nestas 6 últimas edições.

Como sabem, não gosto de criticar qualquer evento que seja, pois se não são estas associações a fazer algo em prol do BTT, mais ninguém faz, daí que temos sempre de apoiar estas iniciativas... que são muito bem vindas.

Houve alguns pontos mesno bons, mas insignificantes, que nem vou enumerar, porque adorei o dia, adorei o percurso, adorei a Gardunha em todo o seu explendor, adorei o almoço, adorei o acolhimento destas gentes... resumindo... muitos parabéns pelo belo dia que nos proporcionaram.

Para o ano lá estarei...

Venhma as fotos...

Indomável
 
Infelismente vou criticar alguns pontos que creio podiam correr melhor...
O ponto do secretariado ser em uma escola e chegada em outra escola, porque não ter apenas uma escola ? Apenas minha opinião/duvida.
E banhos em agua fria... Nada agradavel...
Aquelas belas descidas a seguir as antenas... Muito perigoso ! Eu a pe pois claro, mas vi casos que correram para pior, um colega meu teve pequena queda e por sorte não foi grave, apenas dores ate Alcains. Mas pelo que me contaram um caso teve de ser socorrido.
Tambem andei perdido nos ultimos 15 a 20km, algum problema nas fitas pouco visiveis, vi alguns colegas com mesmo problema.
O almoço muito bom, espero que corra para melhor pro ano.
 

Remi

New Member
Estive em Alcains pela terceira vez e esta foi definitivamente, a melhor de todas! :D

Fiz o percurso dos "80" (que foram cerca de 72) e adorei-o! Este ano com duas subidas à Gardunha, belas vistas, trilhos bastante divertidos e nada "enjoativos", foi sempre a curtir.

Achei o percurso estava muito bem marcado, nunca tive dúvidas e senti-me bastante bem acompanhado ao longo do mesmo pois vi quase sempre pessoal da organização e gnr nos cruzamentos e nalguns pontos mais perigosos.

A organização estava com bastante receio que alguém se magoasse na descida das antenas ... no entanto aplaudo a decisão de a ter incluído! ... é uma descida ao nível do melhor que tenho feito por cá em Portugal (Douro Bike Race, GeoRaids, etc) ... era técnica, é verdade! .. mas também não é assim nenhum bicho de sete cabeças ... era toda ciclável ... com algum cuidado, claro ... pois os trilhos estão soltos porque este ano tem chovido pouco e tem de se contar com isso.

O almoço foi suficiente, e os banhos frios custaram um bocado (mais que as subidas, hehe) mas fora isso foi um dia de pedalada excelente e só tenho a agradecer aos Papaléguas pela "carolisse" de manter esta festa na sua terra ano após ano, com cada vez melhor qualidade e sempre com alto nível de camaradagem e convívio.

Obrigado e até para o ano!

Paulo Remigio
 

JRenato

New Member
Acho que estão de parabéns. Foi a primeira vez que estive neste passeio e gostei muito do percurso (50km). Pessoalmente gosto de estradões sempre a abrir e aqui não faltavam. As marcações estavam boas, havia pessoal da organização nos pontos críticos, o almoço estava bom ...

Tive apenas um problema junto à aldeia, alguém deve ter tirado a placa e as fitas (acontece muitas vezes). O banho frio é apenas um pormenor que deverão melhorar.

Volto a felicitar a organização porque sei o trabalho que estes eventos dão. Se nós temos a possibilidade de desfrutar destes convívios é em grande parte devido aos seus elementos incansáveis.

Voltarei certamente
 

romanovski

New Member
Olá,
estava sem dúvida a ser uma bela maratona! Gostei dos 45kms que fiz... depois acordei no HDCB :eek:
Obrigado ao Jorge que foi um grande companheiro ao ajudar-me em tal situação, o qual já tive tempo de lhe agradecer convenientemente. Para dizer a verdade, continuo sem nada me lembrar. Só sei que foi num estradão 'limpo' e que pouco ou nada justificaria uma queda tão aparatosa. Digo aparatosa a julgar pelas marcas na bike e bem pior, no cabedal... até um olho à belenenses tenho... dasssssssss!!
A todos os que me auxiliaram deixo aqui o mínimo que posso fazer. O meu sentido obrigado! De notar que a organização do evento foi inexcedível. Agora serão umas largas semanas para curar as fracturas e voltar a montar-me nela!! :mad:

Ahhh. Parabéns ao meu mano! Está feito num homem!
Tiago.
 
Last edited:

SULARI

New Member
Finalmente sou devidamente recompensado/premiado ... Depois de passar a adolescencia a "tentar" encontrar a modalidade adequada à minha performance desportiva (diga-se, sem sucesso!!!), eis que em 22/04/2012 encontrei na Vila de Alcains o BTT ... e logo com 2 prémios !!!!

:DAinda não tinha iniciado o passeio e fui premiado com uma medalha !

:mad:Assim que cheguei dos 72 Km ...novamente premiado ... um refrescante banho:fpalm: !!! Agradeço, mas dispensava !!!



As melhoras para o "companheiro" de Oledo que caiu ... Recuperação rápida !!!
 

joao roxo

New Member
É com grande satisfação que leio o post do Romanovski, pois vejo que apesar da queda aparatosa e das fracturas continua com grande vontade de voltar a pedalar.
Como elemento dos Papaléguas só posso desejar as rápidas melhoras e que tudo corra pelo melhor.

João Roxo
 
Last edited:

Pinto Infante

New Member
1.jpg

Olá a todos.
Normalmente ao longo de 6 anos tenho feito os rescaldos verbalmente, ou no meu cantinho as voltas do Pinto Infante, acerca dos eventos por onde tenho circulado. Este ano optei além de o fazer no local habitual, vir aqui manifestar a minha singela opinião, e entenda-se opinião baseada em factos.
A associação pápa-léguas desde 2007 que organiza este evento, envolvendo 2 categorias, e entenda-se provas com tempos, em que o objetivo não é só o de participar, mas como o próprio nome indica, uma ”maratona”.
50kms/75 kms.
De há uns anos a esta altura, a bicicleta em Alcains ganha cada vez mais adeptos desta modalidade, em que 40 ou 50 Alcainenses aderem a este evento. Uns com mais velocidade, outros com menos. O que é certo é que a malta mexe.
2007, na sua edição 1ª, a associação pápa-léguas, através da inscrição € 25 brindou os inscritos com uma jersey, muita gente nas estradas, muito voluntariado, muita coisa que considero boa para este tipo de eventos.
Aos poucos, algumas destas coisas boas foram desaparecendo...
A associação pápa-léguas, já provou ter uma capacidade organizativa boa para uma rapaziada que anda nesta vida um pouco por carolice.
As criticas construtivas/destrutivas existem sempre, não fosse eu de acordo com o velho lema.
…”só não erra quem não trabalha”…
Mas desde 2007 a organizar este eventos, existem alguns erros ou virtudes que generalizo como cassetes.
Se não vejamos :
As fitas.
As eternas fitas que vão roubando!!!,
As placas!!!!aquelas que deitam ao chão!!
Então e os trilhos!? Esses não os procuram/descobrem!!!???
No tesouro da Gardunha, tanta coisa bonita há para mostrar!!??
Os trilhos, esses não se criam, ou não desaparecem!!!
Esses estão lá, e é aqui que me quero manifestar desde a edição nº2.
Ora se tiro o chapéu à capacidade organizativa, o mesmo já não posso dizer em termos de criatividade.
Criatividade, é um nome que em minha opinião de participante/organizador em eventos na Lardosa, falta a esta associação, comparativamente com outras.
Temos que comparar o que é comparável.
Ser criativo é um adjetivo que não vejo nem registo nesta malta.
Falo isto com factos, e não o digo porque me apetece.
Se agarrarmos nos tracks e trilhos por onde passamos de ano para ano desde 2007, reparamos que ou é por aqui, ou por aqui. Soalheira/Louriçal. Ou mesmo Louriçal ou Soalheira e Alcains.
Uma Gardunha que esconde um baú de trilhos e tesouros soberbos, apenas têm que se orientar e brindar mesmo os da terra com coisas novas.
Minha opinião.
2012, mais uma vez inscrito, veio um monte de estradões, até ao meio da maratona.
Diria o costume.
Ou por aqui, ou por aqui!!!
A 2ª parte chegava.
Desde o abastecimento revi mais uma vez ricos trilhos. Coincidência talvez, ou não. Mas o curioso é que me deu mais uma vez, um prazer enorme ver e rever o que foi os trilhos do GPS Lardosa 2011.
Volto a lembrar que isto é a minha opinião baseado em factos.
Belo.
Gostei imenso.
Eu que até nem sou de tempos e contagens, os estradões rotineiros levaram a que às 11H30´ já estivesse na minha terra Natal!!!
Alcains.
Louriçal, e em seguida Soalheira. Aqui aos lagartos andei!!!
as tais fitas….roubaram-nas!!!
Não fui só eu…mais como eu se perderam, mas tudo resolvido…
Cheguei como disse direito. Bem disposto, alegre,,,,
Mas se no ano passado a monotonia foi por mim, e mais alguém referida, este ano só uma 2ª parte trouxe algo de novo.
Uma bela imperial saceou a minha sede no final, optando por um banho na casa da minha Mãe, porque se não o “Luciano Pavaróti” também o tinha que entoar!
Na minha terra Natal, só não me inscrevo já para 2013, porque valores mais altos se podem levantar, e esses meus amigos, têm que ser respeitados em 1º lugar.
Quanto aos trilhos, e repito uma opinião (nem construtiva, nem destrutiva)orientem-se porque a Gardunha merece que seja explorada!!!
Mais uma vez repito, não passa de uma opinião baseada em factos, em que mais malta comunga dela.
Opinião de um participante, de um organizador, e de um Alcainense...
Orientem-se, vocês são capazes de melhor!!!
Um Alcainense não residente
Joaquim Manuel Pinto Infante
 
Last edited:
Bom dia a todos,

desde já agradecer a todos os participantes que mais uma vez se deslocaram à nossa Vila de Alcains para participar num evento organizado pela nossa Associação.

Antes de mais, ao Romanovski, os nossos votos de rápidas melhoras. Como ele diz e muito bem, os acidentes acontecem em locais onde menos se esperam... mas acontecem, daí a nossa tristeza pelo facto de ter sido o ÚNICO acidente (grave) a lamentar... e a Associação tudo fez para que fosse acompanhado da melhor maneira. Abraço!

Quanto aos locais diferentes, seria possivel juntar de facto tudo no mesmo local, mas foi coisa que a Associação tentou mas não conseguiu... porque as zonas de acesso à Secundária estava limitada a 2 locais (banhos e refeitório) a partir de determinadas horas, não fomos autorizados a utilizar no dia antes...

Quanto aos banhos, sempre um problema... têm razão.... uma situação a rever, apesar de ter sido garantido pela escola, água quente suficiente... lamentamos e reconhecemos...

No entanto, tudo fizemos pelo melhor, apesar de sabermos que os apoios são cada vez menos e difíceis de arranjar... e mantendo o preço desde 2008.

Quanto à rotina dos percursos... só uma pequena observação ao Alcainense não residente, conhecedor da Gardunha e "DONO" de alguns trilhos, obrigado pelas "palavras de encorajamento"....

Obrigado a todos e até 2013.

Bons trilhos
 
Last edited:

Pedro_Leao

New Member
Obrigado a todos pela vossa vinda.
No fim disto tudo sim há sempre alguns a dizer bem outros mal tentamos que tudo corra sempre pelo melhor.
Mas infelizmente ha sempre algum ponto que nos acaba por escapar, pedimos mais uma x desculpas por algo que correu mal.
Queremos agradecer tambem as criticas elas sim são construtivas, mas ha alguem que é dono de trilhos ????
Tentamos meter novos trilhos mas por x temos que repetir, vejamos a acin que e uma grande associação um ano para la outro para cá,
sim vou todos os anos porque gosto de subir aquele cabeço lol, e sempre tudo muito bem organizado.
Isto so para dizer que ha pessoas por mais bem que corra vem sempre a mesma conversa .
Ninguem é dono de trilhos os trilhos são de todos nós.
Por mais voltas que damos ja vamos na sexta edição os trilhos terão que ser ja repetidos.
Mas outras voltas la passam nos trilhos da 1 edição e nos nomeadamente vamos a esses enventos e nao andamos a dizer que são nossos.
Nada é nosso e de todos nós do esquim que vai para a horta de tractor de alguns que vao passear o cão etc.....
Por mais voltas que deiam para nos tentarem deitar a baixo desde ja aqui digo não vão ser capaz.
Nós papaléguas vamos ja começar a trabalhar nas vossas criticas construtivas.
Obrigado a todos.;)
 

Anshelm

New Member
Viva.
Foi a minha terceira edição em que estou presente e em nada estou arrependido. Além de ser um evento que é do meu "Quintal" os PapaLéguas como boa organização têm feito um trabalho notável em erguer ano após ano um evento de qualidade. É verdade que tiveram falhas...mas só erra quem organiza e trabalha, além disso já reconheceram os pontos a melhorar...Para mim a única foi o banho, de resto só tenho a dizer que estava tudo bem.
Quanto às críticas em tom jocoso ou prosa barata parecem-me totalmente descabidas.
Preparem lá o de 2013, certamente lá estarei, mesmo sabendo que vão repetir trilhos e mais "Gardunha".

Cumprimentos,

Bruno Anselmo
 

gazraro

New Member
Maratona alcains gardunha...uns receiam-na, outros dizem mal dela, odeiam-na!!!..., chegam a dizer que pode matar, mas ela continua a ser o sonho de muitos!!! Quando a fazemos e chegamos ao fim chegamos a sentir, por momentos, que cometemos um ato heroico. Um abraco para os participantes, para os colaboradores e para os organizadores. Viva os papa leguas.
 

bluffer

New Member
O meu relatório é o seguinte:
Para já começo por apresentar a minha desilusão com a organização porque não tinham marcações na Vila e quando arranquei tive que esperar que desviassem o insuflável da meta para eu passar porque estava no chão...
papaleguas: - Ah mas oh bluffer tu chegaste atrasado 25 minutos!
bluffer: - Isso são desculpas... :p

Tou a brincar. Pela primeira vez na vida cheguei atrasado à partida de uma prova (isto de ter um bebé, às vezes mexe com a nossa vida ;) ) e logo aqui ao lado, tão perto de casa...
Mas pronto, perdi-me na vila porque não sabia por onde ir, mas como não fui o único a chegar atrasado, alguém telefonou à organização que prontamente disponibilizou um jipe para nos fazer uma visita guiada e nos meter nos trilhos corretos :).
Então isto levou a que fizesse uma prova perfeita. Estradões sempre a abrir, dificuldade quanto baste, até que encontrei, antes de chegar ao Louriçal os participantes que iam à minha frente, senti-me mesmo muito bem pois já tinha apanhado alguns, depois apanhei outro grupo, ainda antes do Louriçal e já no Louriçal apanhei o Sr. Rui, o participante com mais de 60 anos e que vem todos os anos dar o prazer da sua presença. Fizemos a subida do Louriçal (acho que 1400m a subir) os dois juntos e quando chegamos ao cimo...abastecimento...perfeito, o que se pode pedir mais? Um abastecimento bem apetrechado com tudo o necessário para retemperar as forças. A partir daí, sempre a abrir até à meta.

Entretanto ainda apanhei o meu amigo da Sra. do BTT e fizemos vários Quilometros juntos, mas de repente, passa por nós o primeiro dos 80Km e eu fico um bocadinho chateado, às tantas passa o segundo, aí já fico mais chateado, pois o meu objetivo nas provas é (além de não cair nem desistir) chegar antes do primeiro da maratona grande. Nisto passa o terceiro, aí é que fui aos arames. Está ali um gajo a esforçar-se e passam aqueles três que nem foguetes?!?! vou assim tão devagar?!
Agarrei na Bicicleta e até ao fim foi sempre a abrir, não passou mais nenhum por mim...Omessa.

Depois destes Km todos, logo na meta.. estava uma barraquinha de imperial...mais uma vez ...PERFEITO :)

O que de menos bom se passou na prova... Os PALHAÇOS que cortavam caminho, vi uns poucos a fazê-lo e o banho, mas realmente no regulamento, no ponto 17. diz que o preço inclui "banhos" e não "banhos quentes" ;), portanto ninguém se queixe.

Para o ano estou lá outra vez ;)
 

biketuga

New Member
Na minha terceira edição na maratona de Alcains apenas vou referir os pontos que achei menos positivos, todos os outros considero que a organização esteve bem.

O primeiro, e talvez o mais discutível (sim, porque alguns adoraram) foi a descida após as antenas. Na minha opinião um excesso, mais adequada a outras vertentes de BTT (downhill) onde as bicicletas e os atletas têm outro tipo de equipamento e proteções. Se quiserem aumentar o grau de dificuldade de uma maratona aumentem nos declives positivos e em singletracks. Agora obrigarem pessoas a fazerem descidas daquelas pela primeira vez sem saber o que as espera pela frente...eu não gostei.

Outro ponto, é o eterno problema dos duches de água fria (geladas), não basta assumir os erros, há que evitá-los, ainda por cima quando eles se repetem. É muito desagradável.

Tudo o resto considero positivo e espero estar presente para o ano, para testar os duches de água fria...quente.

As melhoras Tiago, foi uma queda do caraças...
 

jorgemramos

New Member
Bom dia a todos também participei na meia maratona da qual gostei muito trilhos espetaculares singl´s trialeiros muito bons,marcações muito boas abastecimentos nbão sei pois não parei.
Vi muitos fotografos mas fotos até agora muito poucas,vamos lá a descarregar essas maquinas,e os tempos para quando sai essa fornada?
Resumindo prova a repetir mas para a proxima na maratona.
Abraços e boas pedaladas.
 
Top