Rescaldo da 1ª Maratona BTT de Coimbra - 2006

balek

New Member
1ª Maratona BTT de Coimbra
15 de Janeiro de 2006

Alguém foi...?
Eu fui. Dorsal 158. Tempo de 2h50m. 39º Lugar.

Depois de um convite, de um amigo (que ficou em 2º da geral), em cima da hora lá foi eu.

Foi a minha primeira maratona, e nada melhor que começar com um bom baptismo, pois agua não faltou.

Fomos buscar os dorsais, que foi relativamente rápido. E depois havia café e pastei de nata.

Estava nervoso e sentia-me estranho, talvez fosse um pouco de medo. Talvez por ser a primeira vez, por estar frio, chuva e algum vento, por ir sozinho (ainda fui procurar alguém com alguma referencia aqui ao fórum, mas nada...) pois o meu amigo tem um andamento que não consigo acompanhar (ele fez praticamente o mesmo tempo que eu, mas fez o dobro dos km).

Arrancamos, fomos 83 para os 60km e 52 para os 30Km, por alcatrão todos juntos para passar pela cidade e começamos logo a subir(uns 3km), quando chegamos ao topo sempre atrás da carrinha da organização deu-se a “partida lançada” a descer (uma descida ainda comprida, mais de um km) e lá fomos nós. A chegada foi este mesmo percurso mas ao contrario.

Todo o percurso estava muito bem marcado, com fitas que nunca mais acabavam e setas pintadas em sítios que eram impossível alguém ter ideias menos dignas, até os caminhos que não devíamos ir estavam marcados os grandes XXX, todos os potencias perigos estavam também bem assinalados. Nas partes que poderia haver erros (não sei como) e nas partes perigosas estava sempre um ou mais membros da organização). Até para um maçarro como eu, se me perdesse devia ter que pagar uma taxa suplementar à organização.

O percurso era muito bonito, técnico, com singles fabulosos, com subidas para todos os gostos, mas com algum alcatrão de ligação que não gostei muito. Só foi pena estar muito pesado devido ao tempo (com muita chuva e lama, que é mais amiga que a da Arrábida).

Três abastecimentos (eu só apanhei dois), com aguas, frutas, bolos, redbull (com as meninas), ambulância e bombeiros. Era também nestes sítios que se picavam os dorsais.

Quando chegamos havia reforço alimentar, verificação dos dorsais, podíamos saber logo os tempos e lugar, havia também duas mangueiras (uma normal e uma com maquina de pressão) para lavar as bikes. Os banhos em balneários 5 estrelas (é que estávamos num complexo desportivo muito moderno e funcional) com muita agua quente.

O almoço foi servido à medida que os bttistas chegavam. Estava bom, uma massa com carne, bebida a descrição e no fim o café e os natas. Depois foi a entrega os prémios e o sorteio da bike.

A organização foi impecável e muito atenciosos e muito simpáticos.

Vamos ver se para o ano à mais, até lá.

Nota negativa: Alem do tempo, no segundo abastecimento, (quando arranquei para uma zona do percurso bastante dura, com muita lama, agua, pedra e umas subidas bem duras) ficaram lá dois “artistas” que quando cheguei lá em cima, com a língua de fora, vinham eles a descer por outro lado descansadinhos da vida. Claro que fiz questão de mostrar a estes dois “artistas” o meu descontentamento, com palavras e com pedaladas. Um ficou para traz e o outro nunca mais o larguei, só gostava de ter tido mais pernas, mas vinha de uma zona muito desgastante, fica para a próxima.
 

Hetfield

New Member
Re: 1ª Maratona BTT de Coimbra - 2006

Também fui a esta maratona.

O meu dorsal era o 273, fiz os 60km e o meu tempo foi de 4:36.15 (65.º lugar).

Realmente o que "estragou" tudo foi o tempo. A chuva dificultou muito a tarefa dos participantes e tornou penosa a progressão no terreno em alguns locais. Cheguei a um ponto (cerca de 30km de percurso) em que já nada funcionava na bike. As mudanças não entravam (lama nas espias dos cabos) e os travões perdiam eficácia com o decorrer dos km. Quando cheguei a casa tanto as minhas pastilhas como as do meu colega (dorsal 272) estavam literalmente no ferro. Físicamente nem posso dizer que me custou muito, agora psicológicamente foi um bocado duro. A chuva, o frio e os problemas mecânicos arruinaram-me o moral... :)

Acho que a organização esteve bem, sobretudo nas marcações do percurso e na sinalização em cruzamentos ou locais em que se circulava ou atravessava em alcatrão. A logística em geral esteve também em bom plano (abastecimentos, banhos, lavagem de bicicletas, etc...).

Como ponto menos positivo (esquecendo a chuva e a lama... :)), acho que para o preço da inscrição o almoço poderia ter sido melhor. Quando comparado com eventos semelhantes a que já fui, esteve uns furos abaixo.

Globalmente a nota é positiva, porque tenho a certeza que com outras condições metereológicas teria sido muito mais agradável. Pode ser que para o ano haja sol...
 

LuisMarques

New Member
Re: 1ª Maratona BTT de Coimbra - 2006

Vi logo que esta não iria ser como o Raid de Coimbra :D só espero que a organização da Maratona do Mondego tenha estado presente e aprendido alguma coisa ao nivel das marcações :wink:

Como a minha sogra fazia anos não estive presente mas estou a ver que para o ano tenho de marcar presença :D esta vai substituir o raid de Coimbra :twisted:

Força nas canetas pessoal,
Luis Marques...
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Re: Rescaldo da 1ª Maratona BTT de Coimbra - 2006

A chuva é lixada!! Dá para "estragar" qualquer evento de BTT mas pelos comentários parece que foi uma grande maratona!!

Parabéns aos organizadores!!

Era para ter sido a minha primeira maratona oficial do ano mas não deu mesmo... :( Ando com trabalho a dar c´um pau :lol: e ainda nem sequer começei a treinar. Engordei uns kilitos e ainda tenho muito para recuperar... :( A maratona-passeio de Ano Novo do pessoal do fórum foi o fim do jejum e desde aí... nada... :(

Bem... mas queria dar os parabéns ao Balek!! :yeah:

Espero que a chuva que não te faça mudar de ideias que esta maratona tenha sido a primeira de muitas...

Parabéns... e vá comentem mais para me fazerem inveja...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

micx

New Member
A nível de marcações foi das melhores em que participei.

Não me perdi nenhuma vez. Deu para ficar em 8º 3:12:00 dorsal 102.!!

Realmente o almoço veio manchar um pouco boa organização global do evento, mas ainda dei um pulo a pizza hut para carregar "calorias"...

Para o ano não voltarei a faltar

Agora baterias apontadas para a Maratona do Mondego

Até Lá

Micx
 

balek

New Member
Espero que a chuva que não te faça mudar de ideias que esta maratona tenha sido a primeira de muitas...

Obrigado Hugo, espero que seja a primeira de muitas pois a chuva não me assusta.
A maior dificuldade (tirando o facto de "me faltarem ainda pernas", mas estou a tratar disso) foi o frio, tenho que arranjar alguma coisa para combater o frio. Tens alguns conselhos/truques para dares aqui ao maçarico?

Fura-Bytes com a chuva que estava a maquina ficou no carro, mas andava por lá um fotografo profissional nos trilhos que ficou de arranjar as fotos, vou ver se consigo arranjar alguma coisa.
 

balek

New Member
Outra dificuldade que tive foi o facto de fazer todo o percurso sozinho, talvez se tivesse companhia fosse mais fácil.
 

tomac

New Member
Eu também estive presente 42º 3h57m.

Acho que foi um evento muito positivo, apesar do mau tempo que se fazia sentir em coimbra no domingo, chuva desde o principio ao fim, mas o btt é isto, andamos cá porque gostamos.

Levantamento dos dorsais relativamente rápido, briefing inicial em alto e bom som para que toda a gente ouvisse, zona de partida porreira, muito espaçosa, dava para aquecer sem andar pelo meio dos enlatados.

A partida foi feita em grupo, percorrendo algumas das ruas envolventes do estádio de Coimbra atrás da carrinha da organização, sendo a partida lançada logo a subir em alcatrão, seguida de uma descida, onde deu para encharcar logo os pés e apartir dai nunca mais aqueceram, antes de entrar nos trilhos.

O percurso era porreiro com subidas e descidas, alguns single tracks muita porreiros, mas por vezes a bike andava mais para o lado do que para a frente. A marcação tava muito boa, com fita e setas pintadas. Mas mesmo assim ainda me consegui enganar, ou seja não olhei para as marcações e segui o companheiro que ia á minha frente, mas voltei para trás e elas tavam lá e bem visíveis.

Os abastecimentos também estavam porreiros, água, laranjas, bolo de arroz, as meninas da redbull só as vi no 1º abastecimento, no 2º abastecimento ainda tive que trocar os calços do travão da frente porque já não morava lá ninguém. No final da maratona ainda nos davam um saquinho com uma sandes de queijo e uma garrafinha de água. Que bem que soube aquela sandes enquanto se lavava a bike, com a mangueira ou com a máquina de pressão.

Os balneários eram 5*, com água quentinha para descongelar os ossos, foi a maratona inteira com os pés gelados.

O almoço apesar de não ser muito abastado, estava muito gostoso.

Um evento a repetir.
 

vascompsousa

New Member
Bem , eu também lá estive e de facto a organização esteve muito bem. Indicações mais do que suficientes, embora eu me tivesse perdido por ter seguido o companheiro da frente e não olhar para as setas, reforços alimentares e almoço/banhos que ultrapassam em muito a média dos eventos que por aí se organizam. O problema foi a: ....... chuva e lama. Embora a adrenalina seja outra, por exemplo nas descidas dos singletracks cheios de lama e os travões sem pastilhas (ferro com ferro), a conta da bike no mecânico logo nos dias seguintes faz-nos pensar em futuras participações num evento com condições climatéricas adversas:

Vejam só:

pastilhas formula: x euros. manutenção da roda de trás y euros. mudança dos cabos todos calcinados pela areia e lama k euros e por aí fora...

Os meus parabéns ao Francisco e a toda a equipa da liderbike pela organização. da próxima só se o S. pedro der uma ajudinha ehehehe

vasco
 

Hetfield

New Member
Ainda não fiz as contas ao estrago, mas de certeza que vai ser a maratona/passeio mais caro que já fiz. E não estou a falar da inscrição...

Pastilhas de travão - aprox. 60 - 70 €
Cabos e espias das mudanças - n faço ideia mas n deve ser menos de 10 - 15 €
Prato de 32 dentes - Este ainda estou a ver se me safo, mas pela maneira que a corrente estava a "agarrar" ... Se tiver que ser lá se vão mais 35 €

Durante esta semana a tecla "+" das registadoras das lojas, vai ficar gasta! :)

Visto isto, não me parece que volte a fazer um passeio ou maratona nestas condições.
 

balek

New Member
Pois... eu sofro do mesmo.

Eixo da roda de traz torto.
Calços de travão traz nas lonas.
Cabos com tanta porcaria que quase nem mexem.
Isto por alto, pois ainda não fui ver ao pormenor.

Para a primeira, saiu caro.
 

rms

New Member
Bem, o Francisco e o outro pessoal das lojas devem ter esfregado as mãos de contentes quando viram o tempo que estava. Aquilo foi rebentar material até dizer chega (eu a partir dos 20km acordava tudo o que era bicho sempre que travava no meio daquele percurso excelente). Mas como alguém disse, isto faz parte do BTT, e só por ver a cara de gozo das minhas filhas quando viram o pai a chegar naquele estado valeu a pena participar na prova.

Mas quero mesmo realçar a qualidade da organização. Sem querer fazer publicidade (ok, não é verdade, até quero :lol:), só esperamos na MARATONA do CEIRA que vamos organizar a 26 de Março (http://www.forumbtt.net/index.php?topic=4144.0) deixar os participantes tão satisfeitos como eu fiquei. Mais, já tivemos a ver a previsão e vai fazer sol.
 
Top