Rescaldo 8ª Maratona | Meia Maratona Rota da Chanfana

matooumorro

New Member
Boas pessoal, já que estavam com tanto medo de abrir o tópico eu próprio faço questão de o abrir, espero que ninguém leve a mal, mas alguém tinha de ser o primeiro.
Quanto ao rescaldo da prova, o secretariado foi rápido, também cheguei cedo, partida a tempo e horas com tudo bem explicado. Até o São Pedro ajudou ;)
Marcações tudo 5* tirando um pequeno percalço a 5 km do fim, onde apareciam duas fitas a desviar o percurso algum xico esperto que foi lá meter.
Só vou dar uma opinião não quero que fiquem chateados comigo, acho que os percursos em que se inscrevem são para respeitar, eu se me inscrevi nos 30 km fui para os 30 km, não é inscrever se para uma coisa e ir para a outra é só uma opinião minha pois a semelhança de diversas provas quem se inscreve e troca é desclassificado, se tem problemas ou algo de errado é desclassificado e mais nada. Eu sou muito sincero e digo as coisas se bem que nem é por mim eu nem ia para ganhar nada tenho os estudos que me lixam bem o juízo, fiz 5 lugar dos 30km por mera sorte, mas por exemplo o rapaz que ficou a minha frente vinha para competir e achou mal os dos 50 terem virado para os 30 ele ficou em 4 podendo ficar em 2. É a vida, eu fiz 5 não estou triste de nada, até ganhei um cantil e tudo (e vi umas moças giraças:$) ;)
Espero para o ano marcar presença outra vez, para mais um empeno ;)
Abraço e boas pedaladas :p
 

joacsilva

New Member
Sérgio estava mesmo para abrir este rescaldo mas foste mais rápido, então aqui vai o meu rescaldo....
Secretariado como Sérgio já disse rápido, inicio da prova á hora prevista as marcações muito boas e um bom percurso, durinho, fiz a maratona mas apercebi-me de pouco pessoal a fazer a maratona.Quanto aos reforços sólidos só me apercebi do que tinha os grelhados, deveria de haver pelo menos mais um com fruta e barras por exemplo, na lavagem das bikes, havia 2maquinas de alta pressão com a lama que apanhamos e a quantidade de participantes penso que não foi o suficiente.Os banhos os balneários eram pequenos para o numero de participantes, havendo muito pessoal a vestir-se no telheiro dando mau aspecto ás pessoas que estavam no bar, a água estava quentinha.O almoço muito bom e muita simpatia da parte das pessoas do Vale de Açor.Para o ano espero repetir a dose
Agora vanham daí as fotos e classificações
Um abraço ao Ricardo Bombeiro, ao Resmungão e agradeço a oferta dos famosos ovos moles, ao Armando e ao Andrade e á malta dos Avança e malta dos cães de caça
 
Last edited:

jmartins66

New Member
Organização 5*

Ia para fazer os 50km na minha primeira participação na prova maior porque tenho feito sempre as provas mais pequenas.. Aos 8.8km fui traido por uma raiz que se atravessou quando ia bem lançado a descer e dei uma cambalhota descomunal fazendo uma luxação do ombro.. Agradeço a todos os colegas de prova que pararam de imediato para me auxiliar e ao jovem da organização que com a sua scooter todo-terreno apareceu logo e se prontificou a guiar me pelo caminho mais próximo até aos balnearios.


Chanfana 5*.. Para o ano vai ser a desforra :)
 
Last edited:

RacingLamb

New Member
Muitos parabens á organização pela forma calorosa como recebem as pessoas.

Tudo o que passo a referir diz respeito aos 50km.

Percurso duro q.b., na minha opinião um pouco monotono na zona do "ex-futuro metro do mondego" e com demasiado alcatrão. Não conheço a zona a fundo mas penso que a ser possivel, deveriam retirar parte do referido alcatrão.

Refeição do melhor que já encontrei em maratonas!!!

Poucos reforços alimentares, embora a água tenha sido suficiente.

Uma nota menos positiva: a forma como decorreu a entrega de premios das senhoras não faz jus ao seu esforço, porque é que não foi feita a cerimonia de pódio como deve de ser? Elas não fazem os mesmos quilometros e mesmo percurso dos homens? Achei um pouco pobre, para que é lá estava o pódio? só para os homens? Se queremos ver mais mulheres nas provas temos de respeitar e fomentar o seu esforço, no minimo, da mesma forma que fazemos com os homens.

No entanto esta é sem duvida uma prova a repetir.
 

onix

New Member
Boas pessoal

Não alterando nada ao que o Sérgio disse no principio,nem indo contra a sua opinião,Quero dizer que estou 50% satisfeito e 50% desiludido comigo mesmo.
Então aqui vão algumas palavras minhas.
Descobri que tenho andado a brincar ao BTT,mas hoje encontrei uma prova digna de fazer Jus à modalidade.
O percurso era soberbo,de uma dureza extrema,muito técnico,mas muito divertido de se fazer .
A estar seco,tinha sido um regalo. Mas assim também mostrou quem é que tinha capacidade técnica e física para gozar à brava o que nos foi oferecido.
Participei nesta prova em sinal de amizade ao meu amigo Ricardobombeiro e à sua equipa.
Devo dizer que a chuva de ontem e a falta de prémios por escalões,fez com que não fosse para lá com vontade de lutar por algo palpável,mas somente com vontade de dar o meu melhor (não tenho idade nem aptidões para lutar com aquela malta nova), Não quis ganhar posição nos da frente e arranquei bem la do fundo.
Cheguei a rolar com o atleta que fez 10º ou 11º da geral da Maratona,mas problemas mecânicos com a minha bike,fizeram com que optasse ja mesmo em cima da separação,pelo caminho mais curto.
Chegado à meta,verifiquei que a maior parte dos participantes que la estavam, tinham idade para serem meus filhos e o mais perto de mim,teria talvez menos uns dez a doze anos,Mesmo assim penso ter feito entre o 7º e 9º lugar.(se não me atribuírem nenhum destes lugares,nem de perto,nem de longe fico chateado com quem quer que seja).
Não fiquei satisfeito com a minha prestação,pois era minha intenção fazer a Maratona.

Agora só posso dar os Parabéns ao pessoal do Bikeonelas,por tudo o que nos proporcionaram!
Pela simpatia das pessoas e o gosto em nos receber e nos servir da melhor maneira.
Mesmo não tendo as melhores instalações do mundo,tudo fizeram para que nos sentíssemos o melhor possível e,isso é um facto marcante para sentirem o meu singelo apreço por vós.
O almoço estava divinal,assim como a quantidade de prémios sorteada fez a alegria de todos os permeados.
Gostei de voltar a estar com malta amiga,que tenho conhecido neste tipo de eventos e pelos quais vou cada vez mais nutrindo um enorme carinho.

Parabéns a todos os vencedores.
Parabéns ao vencedor da maratona (pessoa que eu nunca tinha visto),um grande abraço ao meu amigo Arménio (2º lugar) e ao Puto da minha equipa,Nuno Morgado (3º lugar), que só começou a andar de bike à dois anos e meio.
Parabéns ao (Miúdo) vencedor da Meia Maratona(pessoa que me deu o prazer de pedalar ao seu lado na parte final da Maratona de Ansião o ano passado e que este ano está a andar veloz-mente) .

Não sei quem ganhou o concurso de maior comilão de arroz doce,mas posso dizer que tinha pedido uma taça por cada volta que desse!!
Só dei uma volta,mas passei três vezes na meta ,e acabei por comer três tacinhas dessa iguaria (os meus maiores Parabéns para a Srª Doceira)

Desculpa lá José(Blackbulls) por te ter obrigado a fazer a Maratona...merecias um prémio. Um grande abraço para ti.

Um grande abraço para todos
 
Last edited:

salgado52

Active Member
Começo por dar os parabéns aos organizadores "Bikeonelas"e a todas as senhoras envolvidas na confeção da famosa chanfana e que maravilha que estava.
Quem aqui vem,ou tem que estar minímamente preparado fisícamente e técnicamente ou então vai sofrer e bem,pois nem a beleza da paisagem nem os famosos locais junto ao rio fazem esquecer o sofrimento da dureza dos trilhos,não fosse os dias anteriores que tiveram a chover e garantidamente que teria sido uma das melhores manhãs de puro e duro Btt,o sobe e desce até nem foi o problema maior,agora as zonas baixas estavam realmente com demasiado "creme".Quanto aos banhos em relação à ultima vês que lá tinha estado já teve melhoras,mas continua a ser uma das situações a melhorar,pessoalmente nem tenho razão de queixa pois só estavam mais dois bttistas na altura e a água estava quentinha.Quanto aos escalões acho que devem pensar nisso no próximo ano,mantenham a ideia do brinde que vinha no saco pois é muito melhor que a saga das t-shirt´s,para terminar,foi bom estar com montes de amigos com quem falei,desculpem não enumerar os nomes,mas vocês sabem quem são.
Agora venham de lá essas Fotos e Classificações.

Abraço

JAndrade
 
Last edited:

jjen

New Member
A...rota chanfana.

Boas companheiros.

Começo por agradecer ao amigo ONIX a gentileza da dispensa da tacinha de arroz doce. È o meu doce preferido.
Pela 1ª vez que participei gostei e vou repetir, como fiz com a chanfana, para o ano espero voltar e trazer mais companheiros.
O trabalho desenvolvido pelas pessoas da colectividade e da aldeia foi notavel, é nestas pequenas/grandes coisas que se nota a diferença para as cidades, muitos a remar para o bem comum.
Esta iguaria gastronómica devia ser considerada património mundial. Que bela chanfanada.

Falando sobre a prova, não posso estar mais de acordo sobre a opinião do Sérgio, quem se inscreve para determinada distância deveria cumpri-la, se não e desclassificado. Neste caso eu era um deles porque estava para fazer os 50, mas devido ás sircunstâncias optei pelos 30. Para a próxima prometo fazer os 50 se o s. pedro deixar.

Sobre a organização penso ser das boas, atendendo que estas coléctividades estão sempre a lutar com muitas dificuldades, não se pode exigir coisas que eles não conseguem dar. Estou certo que, de ano para ano, as coisas vão melhorando, assim continue o mesmo empenho.

O percurso tinha de tudo o que um bttista gosta de fazer, mesmo uns tralhos bem mandados como me aconteceu, numa descida onde perdi a frente e lá vai ele que nem um passarito, felizmente sem consecuências. Para aqueles que tiveram pior sorte, desejo de uma recuperação rápida.
 

ricardobombeiro

New Member
ora ca vou eu deixar o meu comentario , sou da equipa organizadora e apesar de ter ajudado no k me pediram naõ sou da organização.
ha segunda participaçao la consegui acabar a prova , se bem k vinha um bocadito para o "roto" ja conhecia uma parte do percurso , mas mesmo assim ainda me conseguiram surpreender com mais umas quantas subidas , particularmento gostei do percurso td , pena foi a parte baixa tar com lama pois se tivesse seco seria mt menos cansativo , em relaçao a um comentario atras sobre uma parte longa de alcatrao , que poderia ser substituida , é dificil , pq para tirar akele alcatrao td tornaria a prova mt mais dura o que yb temos k pensar em atletas como eu k sao super-amadores e se fizerem provas extremamente duras akeles k veem para o convivio nao aparecem e estas provas tb precisam desses atletas.
em relaçao has marcaçaoes sou suspeitos mas na generalidade penso k tava bem marcada , penso k podem melhorar em ter mais uma ou 2 mangueiras no final , e ter umas aguas e bolos ou fruta na meta.
agora keria agradecer ao pessoal da marinha grande em especial ao armando pq sei k vieram pq eu convidei , gostei de os ca ver é sempre bom rever amigos pq vos considero amigos , e como diz o meu amigo andrade a tds os meus amigos com kem estive k ja sao alguns e eles sabem kem são:):) foi uma bela manha e tarde de convivio e quando assim é so se pode dar os parabens ha organizaçao dos BIKEONELAS has cozinheiras e ha população do VALE do Açor que tao bem sabe receber , e tb parte do sucesso se deve a sua entreeajuda pois com mtas limitasões e poucos apoios la conseguem levar a agua ao seu moinho.

p.s. uma palavra especial ao resmungão k partilhei o almoço com ele e sua espoça , mt obrigado pela caixa de ovos moles aq maria e filhote agradeceram heheheh

ate um trilho destes
abraço

Ricardo Marques
 

luisv

New Member
Mais uma vez os Bikesurfers rumaram a vale do Açôr apesar deste ano em menor numero por razões pessoais de cada um.Com o tempo a brindar-nos com uma excelente manhã de btt, pena foi nos dias anteriores a abundância da chuva ter dificultado um bocado o piso, tornando-o escorregadio e enlameado nas zonas baixas.Mais uma vez as nossa expectativas foram satisfeitas, pois sendo o nosso grupo um "já habitué" neste evento(6 ou 7 anos consecutivos)já sabiamos ao que vinha-mos. Agora de destacar pela positiva em relação a anos anteriores, foram as marcações que a meu ver estavam muito melhores(mais fitas e mais sinalética) de igual satisfação, o bem receber e humildade destas gentes, grande empeno destes trilhos e a bela chanfana e como menos bom o reforço principal, pois nos anos transactos estava situado mesmo ao centro do trilho, permitindo aos mais rápidos pegar qualquer coisa e seguir, este ano obrigava mesmo a parar, logo era mau para os apressados e como aspecto negativo deste ano , para mim foi a passagem daquele túnel enorme sem qualquer tipo de iluminação(colocaram a integridade física dos atletas em risco pois se alguém cai lá no meio podia ser "passado a ferro" ainda por cima com dupla passagem para os da maratona (a mota também não tinha luz e dobrou muita gente nessa zona, se alguém caísse podia-se magoar a sério)ainda por cima em anos anteriores tinham arranjado uma solução engraçada com aquelas tochas.Em relação ao brinde discordo do amigo Andrade apenas por uma razão, é que já é o terceiro ano com um brinde praticamente igual, só por isso. hááaaa este ano também vinha desacompanhado..
Como conclusão é uma prova que se recomenda e melhorando um ou outro ponto consegue um nível de excelência.
Até breve e boas pedaladas
 

salgado52

Active Member
Ó luisv,achei o brinde fixe porque foi a primeira vês que o recebi,se voltar no próximo ano e se for práticamente igual como dizes aí se calhar também já não acharei muito bem eh!eh!eh!

Abraço

JAndrade
 

joacsilva

New Member
Estou de acordo com o amigo Andrade,....
Malta dos BIKEONELAS, agora só falta as fotos e classificações
Andrade, domingo mais uma prova, Vinha da Rainha
Um abraço
José Silva
 

Hautamaki

New Member
Gostaria de dar os parabéns a esta gente, por todos os motivos, realçando sobretudo a simpatia de TODA a gente durante os vários pontos nos trilhos até às senhoras do almoço.
Como já aqui foi dito e bem, esta prova não é para qualquer um e eu estou aí incluído. Foi a minha segunda participação num evento (Ferreiros/Anadia foi a 1ª...em Abril) e de facto...esta é do caraças. Mas não me arrependo e agora, 24h depois, orgulho-me de mim próprio por ter chegado ao fim com todo os momentos penosos que passei. BTT tb é isso, é sacrifício...é o culminar do esforço para cortarmos uma meta.
Apenas queria realçar uma situação que quanto a mim, pode induzir as pessoas em erro e que até foi o meu caso. Foi divulgado no site que a Meia-Maratona teria um acumulado de 600 e poucos metros e no final, alguns GPS's marcavam quase 1.000
Parecendo que não é quase o dobro...e para uma pessoa que n está muito habituada a isto (como eu), acreditem que esses 400 metros fariam-me ponderar na hora da inscrição, pois como já aqui foi dito e bem, esta prova requer muita preparação física. Mas pronto, tá feito e tenho é q me preparar para o ano, pq estou aí de certeza.
Trilhos excelentes, técnicos, uma parte em que íamos literalmente dentro de água q deu para refrescar os pés e tirar lama da transmissão :D Um espectáculo mesmo! O reforço do churrasquinho na cascata...pffff...um must (já ficava por alí).
Em suma, uma manhã muito bem passada mesmo.
Obrigado por nos receberem tão bem, obrigado Ricardo pelo cafezinho que me pagaste no bar no final. Sou o Carlo, colega do João Tomásio ;)
 
Last edited:

Bikeonelas

New Member
Como membro organizador queria desde já agradecer a todos os que estiveram presentes na 8ª Meia Maratona / Maratona Rota da Chanfana.

Eu sei que nunca é fácil agradar a Gergos e a Troianos mas em suma final, acho que nunca tívemos um evento tão bem organizado e com tanta gente! Se algo não correu tão bem como por vós esperado, acreditem que o nosso esforço foi máximo para que vos pudessemos proporcionar um excelente dia de convívio e de BTT.

O percurso é duro! Nós sabemos! Mas para quem conhece e este não foi a primeira vez que cá veio, sabe que não é muito fácil de o mudar! A zona assim o exige!
As condições climatéricas dos últimos dias também não ajudaram muito mas o S. Pedro, não fosse ele um "gajo porreiro" compensou na manhã que se aguentou perfeita para que pudessemos realizar o evento sem chuva. Estou convicto que se o pisso não estivesse tão elameado, o percurso teria sido ainda mais engraçado, perfeito e suave!

Quanto à questão da inscrição na Meia Maratona / Maratona, se lêssem o regulamento no nosso site, teríam ficado esclarecidos e informados. No formulário da Inscrição a opção de 30/50km eram apenas para efeitos de estatística. Se calhar as pessoas assim não o entenderam e como não leram o regulamento...Para o ano vamos retirar essa opção.

Regulamento

1. Definição
...
1.4 Na Maratona | Meia Maratona Rota da Chanfana, durante a prova o atleta opta pelo percurso a fazer, seja a Maratona ou a Meia Maratona, não sendo necessário defini-lo antes da prova se iniciar. O percurso tem cerca de 30km em que a Meia Maratona consiste em dar uma volta e a Maratona duas voltas ao percurso.

...

É de louvar a ajuda que todos os ValedoAçorenses nos dão na organização deste evento. Um muito OBRIGADO a todos eles que nos ajudaram! Sem eles não nos era possivel organizar uma evento deste calibre!

Durante o dia de sábado, toda a chanfana foi assada por equipas de várias pessoas em 8 fornos a lenha de habitantes de Vale do Açôr. Gostava que tivessem passado por cá durante o sabado e pudessem apreciar o cheirinho a Chanfana que pairava no ar! ;)

Os balneários também não são do melhor mas até agora dentro das nossas possibilidades, foi o melhor que conseguímos arranjar! Mas mesmo assim para quem anda de prova em prova, de que vale ter uns bons balneários e umas excelentes instalações se têm de tomar banho de água fria! Acho que em Vale do Açôr não foi o caso...

Apesar de estarmos super satisfeitos com o evento de este ano, fica a promessa que se para o ano voltar a haver uma Rota da Chanfana em Vale do Açôr tentaremos de tudo para a tornar ainda melhor!

Aqui fica o link para poderem ver as fotos que vocês me porporcionaram tirar!
Assim que tiver tempo também colocarei um vídeo do evento.

FOTOS

Podem ver AQUI e se pretender pode guarda-las pode ir AQUI

OBRIGADO A TODOS!

Um abraço ESPECIAL ao resmungão que tinha prometido os ovos moles e não falhou! Estavam divinais como sempre! Ovos Moles estão para Aveiro assim como Chanfana e Arroz Doce está para Vale do Açôr! ;)

Pedro Cunha
 
Last edited:

Vasco Amaro

New Member
Boas,

Mais uma grande Rota da Chanfana...!!! Tudo esteve do melhor e é de louvar toda a simpatia e humildade das gentes de Vale do Açôr...!!! Muitos parabéns...!!!

Um grande abraço a todos aqueles com quem estive...!!! Voçês sabem quem são...!!!


Grande abraço e até breve,

Vasco Amaro
 

jpedro16

New Member
em nome dos cabrinhas estamos quase 100% satisfeitos...muitos bons trilhos...muito boa gente...muito boa carne...muito boa organização e o reforço na cascata foi quase o que nos matou..XP....em relação aos brindes (apesar de termos trazido a bicicleta e do mais velho) pensamos que ficou a faltar um brinde melhor para a maior equipa...afinal o brinde foi uma taça igual á que vinha no saco com o dorsal...vimos grandes grupos, o nosso com 17 (mais um que ao inscrever nao pos o nome), a 2º equipa com 15 depois penso com 13 atletas...acho que fazia mais sentido nem que fosse umas iguarias da terra tipo o presunto que lá estava...XP
quanto aos banhos claro que podiam ser melhores mas tambem compreendo que se calhar não há condições nem edificio para melhor...

na minha opinião pessoal adorei o percurso até o reforço e depois aquela parte em bambu...paisagens e trilhos espectaculares...só pena um single track brutal onde estava o fotografo irem quase todos com a bicicleta á mão e quem queria ir em cima dela a andar bem (como eu) tinha que ir muito mais devagar por algumas pessoas não se chegarem para a borda e facilitarem...mas pronto...em resumo fiquei contente e para o ano lá estaremos de novo...

abraço
joao gomes dos cabrinhas
 

Bikeonelas

New Member
Hautamaki

O fotografo da scooter era eu! Lolada!

Jofega

A ideia das tochas até não é mal pensada mas só pelo facto de estar ali os archotes a arder... quanto à iluminação que eles dão...esquece, estarem lá ou não estarem é exactamente a mesma coisa...já tivemos essa experiência numa edição anterior em que até era no 1º túnel com uma dimensão muito inferior e eu estive lá a fotografar e deu para ver o efeito!
Entendo que passar aquele tunel tem algum risco...mas até num estradão ao ar livre se poder mandar uma queda! A ideia de passar naquele tunel foi mais pela experiência que poderíamos proporcionar ao pessoal, olha que não deve haver por aí muitos eventos com tão elevada variedade de percurso...Passar de bicicleta num tunel daqueles é sem dúvida uma experiência nova e engraçada! Claro que com o devido cuidado de cada um tal como têm ao descer um singletrack com escadinhas por exemplo!

Quanto à crise, ela anda mesmo aí! Acredita que 15€ de inscrição a usufruir de tudo a que tens direito, não sobeja grande coisa...Há por aí muitas provas que um prato de esparguete cozido em água e sal e uma conchita de carne picada em cima e uma maçã ou laranja de sobremesa, dá para muita mais manobra!!
 
Last edited:

Hautamaki

New Member
Ai eras????
Então ainda hás-de me dizer como é q foste de scouter para aquela descida em singletrack :D
Há um carreiro sobreelevado, penso que já perto do final...em que tu estás mesmo no final a tirar fotos. Ainda vais colocar essas?
 

Bikeonelas

New Member
Hautamaki, desci o singletrack com a scooter, mas foi á mão! :)

Para quem está ver as fotos agora, ainda vão a 50% no carregamento, sao umas 460! Tenham paciência e vão refrescando o browser!
 
Last edited:

resmungão

New Member
Boas pessoal depois do que li so tenho 1 coisa a dizer PARA O ANO SE FOR VIVO EHEHE VOU VOLTAR E COM OS OVOS MOLES

Como disse o pedro e muito bem ja paguei em certas provas e comi massa e mal

Por isso podem continuar que vale apena o empeno que se ganha mas saudavel
Amigo José Silva, Pedro Cunha e Ricardo obrigado por tudo e eu quando prometo cumpro Ricardo o muito obrigado pela companhia no almoço e espero que nas proximas vezes poderemos fazer igual


Abraço Jose Marques
 
Top