[Rescaldo] 2º Maratona de Tomar

tiago_f_r

New Member
Mais um fim de semana em que o São Pedro nos deu uma folga para que pudéssemos desfrutar da maratona do nosso concelho vizinho um pouco mais secos.
Mesmo assim havia muita lama e o terreno estava muito pesado.
Assim sendo decidimos ir todos para a meia maratona.
O percurso estava muito engraçado apesar de mal marcado.
Arranquei na frente com o Xosse mas rapidamente o perdi no meio da confusão quando nos enganamos logo nos primeiros kms.
Segui então com o Duarte e Farinha até ao primeiro abastecimento. Entretanto também os perdi no meio da confusão em que estive parado 10 minutos com um grupo de cerca 30 bttetistas ate que o rapaz da mota tentava encontrar o caminho. Ainda deu para dar um dedo de conversa com o Bruno que vinha pouco atrás de nós.
A partir dai apanhei uma boleia de um pessoal dos 80 ate à divisão de onde segui sozinho até ao fim. Cheguei ao fim em 6º onde já estavam o Farinha e o Duarte com 3º e 4º lugar e o Xossé com uma fantástica vitoria.
Entretanto chega também o Bruno e mais tarde o resto do pessoal, Pinheiro, Manel da vinha e Francisco.
O nosso amigo Eugénio ainda a recuperar de uma lesão apareceu para tirar umas fotos da maratona e para nos fazer companhia no almoço.

Foi então uma boa volta com potencial para melhorar em alguns pontos.
(Hora de partida e marcações)
De resto foi uma manha bem passada e bem divertida.

Boas pedaladas.

Fotos no Site do Fzz-Bike

Maratona%20Tomar%202010%20008.jpg
 
Last edited:

Jon Lord

New Member
Boas
Tambem eu tinha alterado o percurso para o passeio, e em boa hora o fiz, lama de principio ao fim, andámos sempre junto a linhas de agua, trilhos muito bons para tempo seco, nunca me perdi mas podia haver tambem algumas placas a assinalar os locais mais perigosos que eram muitos, gostei no geral, não houve filas para os dorsais, não se partiu a horas mas tambem o atraso não foi grande, os almoços quando fui almoçar estava lá pouca gente mas estávam a ser logo servidos com prontidão, penso que desta vez funcionou bem.
Apenas nota negativa para a lavagem de bikes que não existia, e num dia como este era imprescindivél que houvesse.
 

zyberiano

New Member
II maratona de Tomar

Sinceramente não gostei deste passeio,o tempo de espera na minha opinião foi demasiado, as marcações eram escassas, e qualquer um se perdia com facilidade, sitios muito perigosos, sem qualquer aviso ou protecção( junto ao Nabão), entrada na cidade no regresso sem ninguem da organização e com risco de colisão com algum automovel, sem lavagem de bikes, para mim foi o pior paseio que já fui, sendo a opinião tambem dos restantes membros da equipa,sendo que têem muito a melhorar, a lama essa ninguem controla o tempo, por isso não havia nada a fazer.
 

gotak

New Member
boas, essas fotos são as oficiais do passeio ?
onde se pode ver a classificação, com o tempo?

cumps,
gotak
 

CANSADO

New Member
No geral a nota é positiva. Fiz os 40km, o percurso era interessante, de facto com alguns sitios de maior risco sem qualquer aviso, mas o pior era a chegada a tomar com muito km em estrada sem qualquer apoio da organização. Relativamente á hora de saida, eu bem perguntei no forum a que horas era. Sempre afirmaram 08h45, por isso o atraso foi demasiado. O almoço tava bem organizado, a troca do local para banhos é que tambem era escusada, mas tavam om agua quente é o que importa. Alguma falha nas marcações, mas no geral gostei, sobretudo pelo percurso. O trilho junto ao rio e a subida até á central electrica foram muito fixe. O reforço tambem tava bom.
 

pmtb

New Member
Algumas vistas gerais do single junto ao rio a caminho da barragem Castelo de Bode:

IMG_1412.JPG


IMG_1494.JPG


IMG_1496.JPG


IMG_1476.JPG



Primeira foto do dia, o atleta que naquele lugar ia naquela altura na frente: Pedro Gregório - S.C. Leiria/Marrazes
( Por regra a foto do primeiro atleta é uma oferta FOTObikers )
IMG_0982%20crop.jpg


Quanto as restantes centenas de fotos que fiz - muita malta ia a dizer "que paisagem espectacular" antes de me ver, e foi isso que tentei fazer,tentar colocar parte do rio no enquadramento, embora raramente o single tivesse uma orientação que permitisse tal, e o single na encosta nao desse espaço para me afastar lateralmente, fiz o possivel.
Irão sendo colocadas online ao longo da semana, algumas dezenas ainda esta noite.

O Album ja esta criado no picasa, ainda somente com estes exemplos acima, e o link para o picasa esta no website:
[SIZE="4"]www.FOTObikers.net[/SIZE]


Quem realmente estiver interessado em adquirir foto se tiver uma boa ou mesmo excelente, agradeço que me contacte desde já dizendo-me o dorsal que tinha, via email fotobikers@gmail.com
Hoje gastei 40 "rodas" ao ir de Lisboa cobrir o evento, rever todas as fotos e ajusta-las qualitativamente leva muito tempo, gasto inutilmente no caso das que nunca são adquiridas, por isso vou para já colocar apenas no album picasa ja criado alguns exemplos ilustrativos dos varios tipos de fotos que fiz, que permitirão avaliar a qualidade, e cada um saberá reconhecer +- onde o fotografei, imaginar que terá uma foto semelhante, e questionar-me por email pelo seu dorsal.
 
Last edited:

flaviosantos

New Member
boas

Estive presente na Maratona de Tomar com o intuito de saber cm me encontrava fisicamente !!! Correu bem a nivel Humano e Máquina !! :)

Quanto à Maratona .. Muitas falhas na minha optica....

Negativos
1º Mencionam que a partida teria de ser IMPRETERIVELMENTE às 8h45m visto que a Policia tinha pedido devido a outro evento que se realizara...

2º As marcações : umas já muito em cima do ponto de viragem , consequentemente sem visibilidade rapida no momento da viragem , outras por enixistencia da mesma... Quando o colega ( Tiago_F_R) menciona qua apanhou boleia do pessoal dos 80 kms , eu estava parado com eles À VONTADE 10 MINUTOS porque não havia fitas e nem mesmo a mota que ia À frente sabia , de modo que teve de ir perguntar ao abastecimento !!!

3º Sim , sabemos que era 1 passeio mas pessoal a atalhar plo alcatrão quando outros tinham de ir pla terra a alombar com 1 esforço triplo... e não digam que não sabiam ou que se enganaram porque essa estrada era paralela ao caminho...

4º Consequentemente nao haver pontos picagens . tambem deu aso a isto !!!se Houvesse possivelmente muitos teriam de voltar atras...:confused:

5º Lavagem de bikes..... POR AMOR DA SANTA... ao menos 1 mangueira ao pe de onde se tomava banho.... Inadmissivel ...

Positivos

1º Abastecimento , bem recheado e com uns pastelinhos de nata divinais...

2º Banhos : num local espaçoso e com agua quentinha...

3º O Percurso sem tanta chuva.. coisa que a organizaçao nao tem culpa.... seria divinal!!! Muito GIRO !!

Quanto ao almoço não sei pois não almoçei ....

Melhorem estes campos e o vosso evento tem pernas para andar...

Cumprimentos - Flávio Santos - Rotor/Go2
 
Last edited:

kris

New Member
classificações

Espero que todos se tenham divertido.;)
Pessoal onde posso verificar as classificações da maratona de Tomar?:podio:
Abraços e boas pedaladas.:cool:
kris
 

pmtb

New Member
Porque tambem faço BTT,
Pelo que pude ver naquele local, também acho que a sinalização nao estava perfeita. No lugar da foto do Pedro Gregório, varios atletas iam em frente sem se aperceberem da descida à direita.
A sinalizaçáo entenda-se, estava lá, uma fita no chão a querer dar a entender a curva, o que acontece é que a alta velocidade e olhos concentrados por onde rolar.. o que não salta à vista pode nao se ver.
Hoje em dia nas melhores práticas nesses locais coloca-se uma tabuleta com uma clara seta à direita, e se é uma zona perigosa é assinalada como tal.
E mais tarde de regresso, a pé até ao carro, tambem nao achei nada explicito a separação do de 40 do de 80, pelo menos eu nao vi nada a dizer 40 para ali 80 para aqui, no sitio onde havia outra descida à direita julgo que para os 80, e ao chegar à meta vi chegar um atleta que disse ter-se perdido do percurso de 80 ja depois da segunda pequena barragem depois do 2º abastecimento.
Também quando sai da barragem e do primeiro ponto de abastecimento - penso que o de 40 e 80 separavam-se apenas no 2º abastecimento - passei talvez uma duzia de participantes que vinham pela estrada, que creio desistiram e decidiram regressar do modo mais fácil.
Quanto à dureza do percurso, no singletrack questionei logo até os primeiros a passarem, como havia sido até ali, e expressaram que era uma prova dura desde o começo. Penso que os de 80 tinham uma subida diabólica junto à barragem - de manhã eu ainda a subi a pé, até perceber que de facto era para subir custou-me a crer.
Estas foram as minhas impressões. Mas por outro lado penso que foi um bom percurso a nivel de paisagem e de quem gosta de algumas dificuldades, pena no fim também acabar com tanto alcatrão, ja entre o transito e somente guiados por algumas fitas.
Mas penso que a malta ja estoirada, terá apreciado o alcatrão para simplificar os ultimos km.
Em suma pareceu-me ter ainda mais cariz de passeio, raid fitado, aspirações ao nivel de um evento local, e muita gente nao fazia ideia que seria tão técnico ou duro. Mas ainda é só o 2º ano do evento... e envolverá talvez ainda um numero reduzido de pessoas e voluntários, que sendo mais poderiam ficar em pontos estratégicos no trilho, mesmo de vigia em pontos mais perigosos...
 
Last edited:

peter_electric

New Member
Boas!!
O pior evento em que já participei até hoje... Não esperava da organização da prova (conceituada casa do ramo), falhas tão graves a nível de organização.
A marcação do percurso estava lastimável, provocando a perca de muitos participantes durante todo o percurso, a partir do 1º abastecimento (percurso dos 40), não havia uma uníca pessoa da organização até ao final da maratona. Os trilhos, apesar da lama (ninguém tem culpa) seriam expectaculares em tempo seco, vistas fantásticas, adrenalina q.b., mas de lamentar a falta de sinalética nas zonas de perigo, que ainda eram algumas, e que uma simples placa o resolveria. A ultima parte é de brandar aos céus, mandarem-nos para o meio do trânsito, rotundas, cruzamentos... mas o que é isto afinal???
Para finalizar, será que o valor das inscrições não daria para pagar a água???? Lamentável a falta de pelo menos uma mangueira para lavagem das bikes... E o mais absurdo, quando foi colocada a questão a um elemento da organização, a resposta ouvida foi a seguinte: "Ali mais á frente á um intermáche"...
MAs como nem tudo é mau, os meus sinceros parabéns ás sras da cozinha... Almoço fantástico tão bom em qualidade, quantidade e simpatia!!!
Se repetir este passeio nos próximos anos será só mesmo pelo almoço!!!
Cumprimentos

http://fojometal.blogspot.com/
 
Last edited:

otalivan

New Member
Boas! Não participei infelizmente, porque hoje no mesmo dia decorreu em Tomar a mítica prova de corrida 3 léguas do Nabão, e para mim esta prova é muito importante por motivos pessoais, pelo que não pude alinhar na maratona de BTT...
De facto é pena que os 2 eventos mais importantes da cidade a nível de corrida e BTT decorram no mesmo dia! Só espero que para o ano as organizações se entendam de maneira a que isto não aconteça, ficaria cheio de pena de não poder participar novamente nesta prova de BTT que pelo que dizem parece ter um percurso lindíssimo!
 

balsinha

Member
Positivo::D
- A beleza da zona
- O single track junto ao Rio Zêzere até há barragem do Castelo de Bode e mais uns tantos single tracks.
- Os banhos no fim (apesar de estarem longe do local da prova)

Negativo::mad:
- Atraso da partida 25 minutos
- Má marcação do percurso (fitas muito espaçadas e colocadas em alguns locais de pouca visibilidade)
- Ausência de avisos de perigo
- Ausência de Controlos (por exemplo, quem fosse nos 80 km e resolve-se fazer apenas 40 km era classificado nos 80, esta dúvida foi-me confirmada pela organização já depois de terminar a prova)

Gostei da zona e da maioria dos trilhos, mas esperava muito mais da organização deste evento.

Cumprimentos
 

nmpsalvador27

New Member
Boa noite,
Uma prova bem dura, mas eu gosto assim, só foi pena a marcação e a questão da lavagem de bicicletas. Para o ano vão melhorar de certeza! Temos de melhorar para que os visitantes saiam daqui com excelentes impressões da terra mais bonita de Portugal. Cuidado com os comentários à prova de quem não tem ideia nenhuma do que custa organizar um evento destes. Quando há muito pessoal e patrocinios com fartura, é facílimo organizar uma boa prova, mas quando não há...
Cumprimentos desportivos

http://ndbarreiras.blogs.sapo.pt/
 

Nunomlcs

New Member
Concordo em absoluto cm que disse o Flavio Santos e Peter_ electric e acrescentava ainda mais 4 pontos negativos:

1 - À chegada a Tomar, no meio da cidade não existia qualquer sinalização, nem pessoal da organização, pelo que no meio do transito foram vários a tentar perceber onde era a meta.
2 - Como é que é possivel que no Sábado à noite a organização informasse que os banhos seriam no pavilhão Jacomé Raton, e depois à ultima da hora tivessem mudado para o Pavilhão Municipal, que fica na outa ponta da cidade?!!!!! Foram dezenas os colegas que estacionaram as suas viaturas ao pé do Pavilhão Jacomé raton, na esperança de no final terem as suas viaturas perto ds banhos, LAMENTAVEL!!!!!
3 - Que briefing miserável! com tantas alterações de ultima hora, quer a nivel de percursos quer a nivel de logistica, pedia-se que ouvesse pelo menos um microfone para que todos se inteirassem dessas alterações.
4 - O local do almoço distava quase 5 km do fim da prova, no meio da zona rural de Tomar, sem qualquer indicação! apenas com a ajuda dos locais foi possível achar o mesmo.

Quanto à falta de locais para lavagem das das Bikes, numa prova que teve toneladas de lama, é absolutamente lamentável....pelo o mesmo preço de inscrição, existem outras organizações que oferecem muito mais. SIMPLESMENTE A PIOR ORGANIZAÇÂO ONDE JÀ ESTIVE.

Levava imensas expectativas para esta maratona, até pelas fotos que foram colocando no forum, e esta não sairam totalmente defraldadas apenas porques os trilhos são do melhor onde já estive, simplesmente fantásticos, lindos, variados e rodeados de uma natureza fenomenal. O estado dos trilhos, fazem parte da época e a organização não pode ser responsabilizada por isso.

Uma nota ainda para o pessoal da organização, que apesar das falhas, são de uma simpatia a toda a prova. Por isso reorço, pessoal da Dropzone e do TTMinjoelho, estas criticas nnão têm como objectivo deitar abaixo, mas antes serem construtivas, força nas próximas edições, os vossos trilhos merecem uma prova com outro tipo de organização.

Um abraço a todos.
 

jlalmeida

New Member
Meus caros vou ser curto pq o rol já vai longo.
Ao perceber que hoje a maratona não era para competir, por razões óbvias, decidi gozar o percurso dos 80 kms. Assim, pedi "autorização" à única (penso eu) participante no 80 e fui com ela desde o primeiro ao último minuto. Ainda bem que o decidi.

Começo pelo positivo:

Acho q aqueles trilhos são fabulosos, parabéns à organização que desbravou alguns e isso via-se no local. Aquele que percorre as margens (não sei se é do Nabão - perdoem-me) para além de muitos outros;
Travessias dos cursos de água: hehhe fabuloso para os pesos pesados pq os levezinhos.. iam na corrente.
Almoço não fui;


Negativo:
Percurso péssimamnte marcado, desculpem a sinceridade mas por vezes parece que quem marca percursos nunca fez BTT.
Exemplo: atravesso uma estrada e olho ao fundo e vejo uma fita, "é por ali" , azar ferrei os olhos no chao para poder rolar com segurança e a paginas tantas havia uma serie de gente a regressar pq naõ era por ali, conclusão a seguir à dita fita havia mais duas, pois era entrada para um sigle escondido. Uma placa "--->" resolvia o assunto na boa. Isto aconteceu em vários sítios. A dada altua atravessámos um curso de água ( um cruzamento de caminhos) e indicações .. nada
No final..... ui ui
Páro por aqui.

Conclusão:
A oraganização teve azar com o tempo mas isso não desculpa as próprias falhas e... um percurso mal marcado não é percurso.
Por favor, quem decidir marcar percursos siga exemplos bons e não exemplos quaisquer ou naõ se ponha a inventar.
Quanto a zonas perigosas, não me parece que tenha assim coisas de assinalar, mas.... nunca é demais.

obs:
Eu levava GPS mas decidi nao confiar nele a 100% pq a organização informou q o percurso estava alterado. Se não fosse o GPS não sei não.
Exemplo: a dada altura descia com alguma velocidade e seguia os rastos de rodas de bike, olhei de relance o GPS e vi q estava fora de rota, "alto e pára o baile ... " recuei um pouco e lá esva uma fita mas já após o entroncamento. Upssss assim não vale.

Parabéns à Ana pela resistência...
 

breck

New Member
Boa noite pessoal,
Creio que a organização terá algo a dizer sobre as criticas apontadas,
Tb lá estive, tb me enganei, fui dos que esteve á espera que o Sr. da moto4 descobrisse o caminho e estou como todos à espera de uma justificação da organização.
No entanto acredito que certas faltas de fitas por vezes possam ser um acto de vandalismo ou inveja de certos espertinhos.
saudações bbtistas.
 

pmtb

New Member
Exemplo de foto no single com vista do rio
IMG_1180.jpg

detalhe da foto
IMG_1180detalhe.


outra
IMG_1229.jpg

detalhe
IMG_1229detalhe.JPG


E então esta...:D
IMG_1369.jpg

:cool:
IMG_1369detalhe.JPG


Outro sorriso
IMG_1041detalhe.JPG


A ponte..
IMG_1118.jpg


E uma foto feita a pedido
(ja têm as previsões das vossas fotos individuais com vista do rio, online)
IMG_1214%20gratis.JPG



Carpe Diem

FOTObikers
www.fotobikers.net
 
Last edited:
Top