Rescaldo - 1º Passeio BTT Dê Mais Coração - movimento Daniela - Loures

Vitor Ribeiro

New Member
1º Passeio BTT Dê Mais Coração - Movimento Daniela - Loures - 8 de Julho de 2012


Como ninguém abriu o tópico, calha-me a mim iniciar o rescaldo deste evento!


Levanto de Dorsais:
Rápido, eficiente e com meninas simpáticas.

Partida:
Estava apontado o inicio para as 9h00, mas quando levantei o dorsal fui informado que se iria iniciar às 9h30.

Percurso:
Optei pelo percurso de 30km, pois estava limitado no tempo e ainda bem que o fiz pois dos 50 participantes que foram para os 60km só terminaram 20.... Porque terá sido??

Quem optou pelo percurso de 60Km o percurso que foi enviado por mail estava ao contrário... Estava do fim para o início...

Um grau de dificuldade já bastante elevado para quem optou pelos 30km, imagino o que terá sido o percurso de 60km...

Km 17 – Á passagem pela localidade de Murteira, passámos por cima da A8 e começamos a descer, espanto meu e de alguns colegas, vinham motard's em sentido ascendente sem a mínima precaução e respeito fomos obrigados parar e a afastar-nos para os "senhores motards" continuarem a levantar pó e pedras...

Km 21,5 até 23,4 -
Depois uma parte inicial em alcatrão (300 a 400m) fomos brindados com um percurso completamente desnecessário, muita pedra solta, rampas intermináveis, foram 1,5km de bicicleta na mão e a trepar... e para ajudar, passou um elemento da organização, sem respeito pelos participantes serra acima a lavrar terreno e a levantar pó e pedras...
Esta última subida gostava de ver os membros da organização a fazê-la em cima da bicicleta...

Como o nome deste evento indica "Passeio BTT", foi tudo menos passeio... enfim...

Abastecimentos:
Bons abastecimentos, com vários pontos de água.

Marcações:
Algo ténues, mas como levava o track no GPS não me perdi.


Conclusões:
Como já foram indicadas em cima, a organização deveria ter mais cuidado com os percursos escolhidos, pois para passeio só tinha o nome...

Espero que melhorem em futuras edições, pois se é para continuar nestes parâmetros, não contem comigo...


A cerca de 3km do fim, vi um companheiro que vinha com a bike à mão na última descida em direcção a Loures, que tinha tido uma queda e suspeitava ter deslocado o ombro direito. Assim que cheguei ao final da descida cerca de 400m, informei Organização do sucedido e prontamente seguiram em direcção ao companheiro que se tinha magoado, espero que não tenha sido nada de grave, e as rápidas melhoras.
 
Boas a todos!! Fiz parte da organização e ajudei nalguns pontos, principalmente na marcação dos percursos e escolha de algumas partes dos mesmos..

Vitor Ribeiro..Compreendo a tua crítica e sabia á priori que o percurso estava um pouco duro, e isso foi indicado no briefing..

Quanto a apanharem pessoal alheio á organização a circular de mota nos trilhos é uma situação que é de todo impossivel controlar como deves entender..

O elemento da organização que passou de mota pelos bttistas nessa última subida dura, estava atrasado pois ele ia a abrir o percurso dos 60 e a colocar sinalização onde essa tinha sido retirada (por aquelas pessoas que não tem nada para fazer e gostam de prejudicar o trabalho dos outros)..
Quanto a essa mesma subida posso dizer-te que ainda na semana passada a fiz com mais alguns amigos da organização e também com outros que não faziam parte dela na totalidade e sempre a pedalar em cima da bike ;)

Agradecemos a tua participação e continua a treinar.. Boas pedaladas ;)
 

peddro

Member
1º Passeio BTT Dê Mais Coração - movimento Daniela - Loures - 08 Julho 2012

DONE!!! :D

acessivel a todos... tirando a parte de andar quase um km a subir com a bike às costas :fpalm:

Para primeira prova/passeio foi bastante bom... Só falta ver as classificações ;)
 

Antonio73

New Member
Fui para os 30 km tb por uma questão de tempo, mas achei o precurso bom, algo duro, mas sempre ciclavel. Apenas lamento o atraso na partida e algumas marcações menos boas. Para o preço acho que até foi bem razoável.
 

CheckerPig

New Member
Uma bela tareia !

Pelo que li de inicio, então eu fui um dos 20 que terminou a "volta ao bilhar grande" - 55Km :cool:

Vamos lá:
Levantamento de dorsal fiz na véspera e foi num ápice.
Achei o percurso duro e se isto era um "passeio" era um passeio para adultos daqueles com a "horta" bem escura. :) As paisagens não desiludiram, mas pedra solta para cima, pedra solta para baixo...primeiro que se saísse da zona de Lousa...Uff
Não achei com grande jeito aquela subida de Pai Joanes no final, mas pronto. Das subidas e descidas ninguém se pode queixar muito porque D+1500 já querem dizer alguma coisa e com o calor - e vento - que esteve hoje a coisa faria mossa. Por outro lado acho que não houve muito cuidado com a escolha e limpeza do percurso. Escolha porque às vezes a descer se progredia como deve ser. Por exemplo na descida para o ultimo abastecimento, havia ali uns molhos de pedra que com o empeno que já trazia era impossível transpor sem ser a pé. Falta de cuidado com a limpeza dos trilhos porque em vários locais e dos manhosos, havia uma p*ta de uma silva bem pendurada para o meio do percurso, pronta a arranhar a cara. Não podiam ter sido cortadas essas poucas pernadas ? Um tipo tinha que vir com atenção aos basaltos e ainda tinha que evitar mais um obstáculo. desnecessário a meu ver. Na descida para o correio-mor se tivesse lá passado o "barbeiro" também não se perdia nada.
Algo de alcatrão a mais (serviu para desenjoar das pedras) Ainda bem que o percurso foi feito ao contrario do anunciado senão havia de ser lindo...:rolleyes:


Banhos: tinham algum horário especificado ? Cheguei à escola e dei com o nariz na porta.
Almoço estava bom, pessoal simpático, mas também havia horário ? Arco de meta: não sei se vinha mais alguém atrás de mim, mas se vinha, já nem o viu. É desconsolador...
Brieffing (e este é um reparo extensível a várias organizações) : o pessoal cá atrás também gostaria de ouvir as indicações. Arranjem lá mais colunas de som, ok?
Lavagens de bicicletas: havia ? Não vi.
Abastecimentos : muito bons, não faltava o melão (quem sofre de caimbras deveria tê-lo comido). Se houvessem umas cervejitas e / ou coca cola era espectáculo. Mas espectáculo foram os abastecimentos "piratas", especialmente aquela sandes de queijo que me deram no cruzamento do vulcão de Montachique e que fui a mascar até ao abastecimento.
Marcações: Estavam lá, mas às vezes de modo um pouco timido. Era preciso alguma atenção. Pouco claras as marcações (gamadas ?) para a chegada e entrada no parque / meta.
Conclusão : foi o primeiro ano. Sofreu de erros de juventude, mas com algum cuidado no próximo ano ter-se-à, espero, um evento melhor. Grave seria se esta fosse a quarta ou quinta edição....
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Boas

Os meus reparos, são alguns, secretariado fechava, supostamente, pelas 08h30, ás 08h55 ainda estavam atletas a levantar dorsais, depois o inicio pelas 09h30 quando estava descrito ser ás 09H, depois as marcações no chão, as setas mal se viam e houve malta que se perdeu a descer já dentro da Murteira, finalmente, no cruzamento da Murteira, onde estavam 2 elementos a entregar água, com coletes reflectores, não era função deles mandar parar o trânsito para passarem os atletas ??

Só não fui atropelado por milagre, o que vale é que pedi desculpa ao condutor e ele aceitou, acho que era bastante perigoso, uma pessoa vem a rolar serra acima e quando chega ao cruzamento tem de parar ?? Então os STAFF não fazem lá nada, deixam as garrafas em cima da mesa e não precisam de lá estar...

Para quem vai a este passeio, sendo o 1º, com tantos patrocinios e mete subidas daquelas para a malta que anda apenas ao fim de semana ou que começou há pouco tempo, tão depressa não se esquecem daquelas subidas valentes, lá em cima em Joanes era preciso exercer alguma força de pernas..

Cumprimentos!!
 
Last edited:

neto_7

New Member
Foi um "passeio" algo duro para quem não está habituado a pedalar com mais frequencia, mas no geral bom.
Como conheço a zona já sabia o que ia ter pela frente. Quem foi fazer os 60km é que não deve ter achado muita graça á subida de Pai Joanes...
Apenas aponto duas coisas menos boas na organização e a melhorar em futuros eventos:

1ª-Horário de partida. O inicio do passeio que estava previsto para as 9h e foi meia hora depois. Como vim a pedalar de casa atrasou-me um pouco as contas.
2ª-Marcações. Nos pontos de viragem rápida as marcações eram muito fraquinhas (Um dos exemplos, a viragem na Murteira, em que montes de malta se perdeu e foi ter a Palhais :exacto:)
 

btt.arrifana

New Member
Existem causas pelas quais vale a pela sofrer um empeno, esta é uma delas.

Inscrevi-me já durante o período de penalizações, foi intencional pois se é para ajudar então ajude-se.
Agora quanto ao passeio.

Pontos positivos:
- Levantamento dos dorsais - eficiente e com muita simpatia.
- Abastecimentos - sem luxos mas com tudo o que é essencial, fruta sumos bolos agua.

Pontos negativos:
- Tudo o resto - Perdoem-me os organizadores mas a coisa não esteve bem.

Percurso:

Deixo aqui um alerta a todas as organizações deste tipo de eventos, e sei do que falo porque organizo o passeio BTT Arrifana. Não existem percursos mais duros, mas sim atletas mais e menos preparados para eles.
Um percurso de 30km com 650mt de acumulado, como este para um atleta que treine 2 ou mais vezes por semana, com uma alimentação cuidada e que eventualmente recorra a suplementos energéticos, é de dificuldade média baixa, outro atleta que treine apenas um vez por semana, com uma condição física menos preparada, este percurso é de dificuldade média alta.
Dito isto quando se propõem duas distancias a mais longa é para o 1º grupo de atletas a mais curta para o segundo, ou seja a dificuldade deve estar associada ao tipo de atletas a quem se destinam. Depois fica a escolha de cada um participar ou não na distância que se encontra mais preparado. E sejam honestos tendo por base o grupo a que se destina o percurso na sua real dificuldade.

Com tudo isto quero apenas dizer que encontrei muitas pessoas a participar num passeio e num percurso (fiz o de 30km) que era dito como mais acessível e que estavam muito longe de estar preparadas para o que encontraram.

Amigo andredesafiosclube não tenho duvidas que para todos os atletas do 1º grupo que mencionei este percurso era acessível, para os do 2º grupo era bem durinho e ninguém desse grupo contava com isso quanto fez a sua inscrição.

Marcações – Staff:

Eram claramente deficientes as marcações em número de fitas, setas no terreno e não vi setas verticais de direção, e para mim o mais grave foi a falta de elementos da organização em cruzamentos perigosos com trafego automóvel intenso. Eu sei que as fitas podem ser retiradas antes da prova, mas os elementos nos cruzamentos não me parece que tenham sido raptados.

Boas pedaladas,
João Melo
 
Last edited:

piranha

Member
Boas, em jeito de resumo aqui vai

Não gostei de mudarem a hora de partida, é compreensivo, mas para o pessoal mais lento é pior é mais meia hora de calor.
Pensei que 30 era pouco, eu fazia mais 10km ou 15km, não fazia os 60km, para quem pensou em passeio a coisa ficou difícil.
As marcações........ bem....... Más para não ser muito duro, facilmente uma pessoa perdia-se, um ponto a melhorar num próximo passeio.


Gostei do espaço, do estacionamento, do abastecimento que só parei no primeiro, da entrega dos saco, do conteúdo do saco, do percurso, dos expositores, das pessoas da organização com quem eu tive de contactar.


Se alguém quiser alguma foto com mais definição é pedir por mensagem
 
Bom Dia.

Felizmente não morreu ninguém e isso é quiçá de saudar....

Eu fui dos poucos que conseguiu terminar o percurso dos quase 60Km mesmo chegando á hora do lanche de volta a Loures e confirmo que muito pouca gente o conseguiu , no Abastecimento dos 48Km quando cheguei mais o meu colega só tinham lá conseguido chegar 14 , dos 50 que tinham ido á "Volta ao Bilhar Grande" , todos os outros tinham desistido e quando abalamos estavam a chegar mais 2 companheiros.
Eu sabia mais ou menos ao que ia , tinha feito o Raid de Bucelas a semana passada e pensei que iria apanhar alguma dureza semelhante , mas nunca pensei que este fosse 30 vezes pior em nível de exigência física e técnica e apenas o acabei porque sou cabeça dura e disse ao meu companheiro que ia até ao fim nem que chega-se de gatas no outro dia de manhã....Lol.

Acho , como disse ao pessoal da organização no abastecimento dos 48Km um Abuso , isto num passeio por uma nobre causa , onde neste tipo de eventos normalmente são muito poucos os atletas de alta competição que participam , mas sim pessoas normais que não treinam todos os dias nem fazem suplementação adequada mas gostam de ajudar e participar em muitos casos aproveitando para conhecer a zona.
Duvido que a maioria repita no próximo ano mesmo que a organização faça um Mea Culpa e repense este tipo de evento.

Pontos Positivos

> Estacionamento facil e secretariado rapido e muita simpatia.
> Soberba escolha do percurso dos 60Km para uma maratona oficial para atletas de barba rija e com um par deles bem rijos e peludos , quer dizer , rapados que os de alta competição rapam-se....Lol

Pontos Negativos
> Partida fora de horas , principalmente para os lunáticos que tentaram os 60Km

> Não é demais salientar a impensada escolha do trajecto para os 60Km , só ao alcance de Atletas de alta competição. A crueldade de deixarem para o ultimo terço do percurso os terrenos mais difíceis quer a nível físico quer a nível técnico , então aquela "rampita" a seguir ao abastecimento dos 48Km deveria dar direito a uns belos açoites no mínimo aos organizadores.

> Falta de abastecimentos sólidos em quantidade , reclamei isso no ultimo abastecimento , tivemos no cabeço de Montachique o 2º abastecimento de liquidos e sólidos , depois descemos para uma vila onde fizemos as escadas e havei a seguir 1 moça a dar aguas , e depois só ao Km 48 houve aguas ou sólidos , montachique foi ao Km 15 ,mais coisa menos coisa , o ultimo abastecimento de agua foi prai ao Km 18. Neste ultimo iamos com 600m de acumulado e chegamos ao Km 48 com 1600m de acumulado , trajecto feito em pleno meio do dia.
Por sorte o meu colega levava 1,6 eur num bolso e depois de passarmos uma ponte sobre um riacho , subimos e estava um tasco onde conseguimos comprar 3 garrafas pequenas de agua. Pelo que nos disseram tinha estado um pouco mais abaixo umas moças com aguas durante a manhã mas já há muito tinha ido embora. O que revela uma falta grave na organização na gestão e controle dos ciclistas que ainda andavam nos trilhos de modo a não faltar nada.

> cruzamentos com estradas sem qualquer acompanhamento da organização que poderiam causar perigo aos ciclistas.

> não vi durante a parte pior do trajecto , nestes mais de 20Km depois das escadinhas qualquer elemento da organização a circular nos trilhos , ou de mota ou fosse como fosse , de modo a prestarem assistência , as pessoas foram largadas completamente á sua sorte , sem agua , sem comida no pico do calor , completamente esfomeados e desidratados no meio da serra sem que a organização alerta-se as pessoas para o facto de durante estes Km terem de ir quase em Autonomia...

> Marcações no global aceitáveis mas devem ter atenção pois enviaram o track gps dos 60Km com erro pois estava no sentido inverso ao que tinha sido anunciado inicialmente e ao que foi feito. Na minha opinião faltaram marcas de descida perigosa em muitos locais

> Subscrevo a falta de "Barbeiro" nalguns singles , é que uma coisa é uma pernada de um arbusto , outra coisa é ter de enfrentar silvas sem maneira de escapar...

Concordo com o colega que também fez os 60Km e que diz que houve "erros de juventude" na concepção deste passeio , por vezes as pessoas querem fazer algo tão bem feito que sai porcaria da grossa , e penso que foi o que aqui aconteceu.
Pena porque a zona é muito engraçada , dura e com partes muito técnicas , mas que dá gozo fazer , mas tudo na sua devida proporção e o que é demais , acaba por tirar o gozo que até estava a ser esta volta e que se transformou em tortura para muita gente.

Pelo que sei do meu amigo Vitor , que foi fazer os 30Km , também deram porrada no pessoal que foi dose , ele que vem de uma recuperação de uma queda chata há 4 meses onde fracturou pulso e dedos e esteve mais de 3 meses parado , ia com toda a certeza convencido que num passeio não ia sofrer como aconteceu...
Obviamente ninguém ia á procura de ciclovias , mas acho que abusaram na dose.

Esperando que isto sirva para reflexão e para num futuro pensarem com mais calma este passeio , caso o desejem repetir.

Cumps.
 

btt.arrifana

New Member
Talvez para os atletas que costumam ir mais a frente não saibam ou nem se tenham dado conta, mas em todos estes passeios mandam as boas regras de segurança que os percursos sejam fechados por elementos da organização que atuam como “vassouras” assegurando-se que ninguém fica nos trilhos e que desmobilizam os seus colegas nos diversos cruzamentos por onde passam, podem e devem faze-lo de bike. Não sei se neste passeio isso foi tomando em linha de conta, mas pelo que acabei de ler, não foi. A tomar em atenção em futuras edições.

Boas pedaladas,
João Melo
 

pedroscott4

New Member
Boa tarde a todos.
De facto este passeio foi um pouco mal organizado.
Pontos negativos na minha opniao.
1º Falta de marcaçoes (nao é para me gabar mas vinha no grupo da frente e por vezes ao perder o colega da frente ja nao encontrava o caminho) e por uma da vez tambem ia 3 colegas a minha frente e na parte onde ficavam dois charcos de agua seguido era para virar a esquerda e eles seguiram em frente.
2º A chegada nao foi nada boa visto nao estar ninguem a controlar quem chegava.
3º A hora da partida estar marcada para as 9 e começar as 9:30
Agora pontos positivos:
1º Facilidade em levantar dorsais
2º Bom saco de lembranças
3º Percurso muito bom na minha opniao tirando a parte da subida que tive de desmontar 3 ou 4 vezes que assim que começava a ir bem ja alguma coisa corria mal.
4º Abastecimentos com o que e necessario para uma boa hidrataçao.
5º Algumas descidas eram excelentes.

Resumindo foi um bom passeio para o ano penso que a organizaçao vai levar o que poderia ter corrido melhor e para o ano espero nao furar a 600 metros da meta na ultima descida antes de entrar na estrada que ia dar ao parque. E ja agora nao se pode criticar o facto de aparecerem motos e carros nos trilhos reparem que na volta a frança o palco do ciclismo mundial por vezes aparecem comboios!!!
Ate para o ano.
 

RenatoCorreia

New Member
foi uma volta porreira, tirando a subida de Pai Joanes e o artista a passar de moto pelo pessoal a levantar gravilha....

P.S.: Vai haver classificações?? Na altura da chegada disseram-me que estava entre os primeiros 70 mas gostava de ver realmente se era verdade

boas pedaladas
 

Trovao27

Member
A causa é nobre a prova foi engraçada mas para maçarico como eu aquela última subida mata mesmo.Mas lá está para os pros é fácil.
Para primeira prova gostei.
 

tat

New Member
Boas,


Longe de ser um Pro do BTT, faço normalmente 50 kms ao fim de semana, e 1 aula de RPM a meio da semana. Faço alguma corrida, o que ajuda á resistencia.
Estava indeciso até aos 10kms, momento em que se separava o percurso dos 30kms dos 60km, para que lado devia de ir. 30km parecia muito pouco, 60kms especialmente com 1500 de acumulado, parecia-me demasiado.


Fui para os 60kms, apesar de ter levado praticamente 6 horas a terminar, não me arrependo da escolha. Levei a bike ao limite, naquelas descidas soberbas, curtindo como há muito não o fazia. As muitas subidas feitas á pata, foram o preço a pagar. Pior que a inclinação, foi a quantidade de pedragulho, que me obrigou a fazer demasiadas subidas desmontado.


Sumarizando:


Banhos: Dado ter chegado por volta das 15.30h, já não haviam.
Lavagens: Penso que não existia. Mas para falar a verdade, não me fez falta. O pó não foi assim tanto, e praticamente não passei nem por água nem por lama.
Abastecimentos : Uma distribuição dos abastecimentos muito mal feita. Se não estou em erro, a 2ª foi aos 20kms e a 3ª aos 50kms. 30kms sem abastecimento em Julho é muito mau. Os 3 abastecimentos que haviam, eram excelentes. Comida, bebida, sumo, banana, pessegos, tudo, do best!
Marcações: Não me perdi em momento nenhum, e até acho estranho como pode ter havido malta a perder-se. No entanto, várias das descidas justificavam uma placa, ou um qualquer aviso de perigo eminente. Precaução nunca é demais.
Staff: Achei todo o pessoal extremamente simpatico e com vontade que tudo corresse pelo melhor.
Preço: Do mais barato que se encontra, e ainda por cima para uma boa causa.

Em conclusão: De um modo geral gostei, e provavelmente vou voltar no próximo ano. Preocupa-me no entanto alguma inconsciência da organização. Num percurso de 60 kms, com apenas 30 ou 40 atletas, com tanta descida vertiginosa cheia de pedras, não é muito dificil acontecerem situações muito, muito chatas...

Mantenham tudo o que de bom conseguiram este ano, limem umas arestas, e contem comigo no proximo ano, mas desta vez a horas de almoçar ;-)
 

João Gaspar

New Member
Boas pessoal do btt,
penso que está tudo dito sobre o passeio.
Com os erros é que aprende, e na próxima já será melhor, mas de facto menos subidas com muita pedra ficava melhor, bons abastecimentos, belas paisagens,....
Tenho participado em várias provas e passeios, existe de tudo um pouco, pessoal sempre impaciente sobre as partidas, porque nunca organizaram evento nenhum, e sendo o btt para todos, não se deve deixar ninguém para trás, bons e menos bons abastecimentos, deficiente marcação, de tudo um pouco, situações que qualquer evento desta natureza implica.
A causa é nobre e interessa acima de tudo participar.
Lanço um desafio à organização, é sempre bom aprender com outros organizadores, dando como exemplo a "www.selindabtt.com", sediados na Sertã, e que terão todo o gosto em receber quer em passeios, ou até mesmo provas quem visita esta região, tendo já expriência na organização de várias actividades conforme porderão consultar o site caso assim o entendam. Decerto que esta região terá muito para oferecer desde as paisagens, gastronomia, etc.

Gostava de saber onde estão disponíveis fotos sobre este evento.
com os melhores cumprimentos e boa pedaladas
João Gaspar
Dorsal 121
 

A.Moura

Member
Pelos comentarios para o ano vou :) deve ser bem melhor , não posso dizer bem nem mal mas tambem ainda não vi ninguem da organização se chegar a frente :) ainda devem de estar a ver os tempos , para colocar a classificação :)
 

BttGomes

New Member
Boa noite
Desde já é de enaltecer a excelente iniciativa para ajudar quem mais precisa.

Relativamente à prova em si saliento:

Pontos negativos:
- Grande falta de marcações, deveria haver mais setas indicadoras, não só as feitas com o pó branco
- Falta de abastecimentos, principalmente de líquidos, nos últimos quilómetros dos "60km"
- A partida atrasada em 30 min
- Percurso muito duro e em certos pontos impossível de ciclar. Este percurso nem seria aceite numa prova do nacional de Btt, quanto mais num "passeio"
- Pouco "acompanhamento" da organização no percurso

Pontos positivos:
- Simpatia da organização
- Levantamento de dorsais muito rápido
- Local de partida e chegada fantástico
 
Top