Reparação pouco ortodoxa de um furo

Mangelovsky

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No fim do passeio de domingo passado, a Baiona, num pequeno picanço à chegada ao cais do ferry para Caminha, ouvi um pequeno estouro na roda de trás e de seguida a bicicleta ficou com um comportamento estranho: estalidos a rolar, mesmo com os pedais parados, e a sensação estranha de a roda não estar perfeitamente redonda.

Pusemos a hipótese de eu ter partido raios, linguetes do cepo, ou mesmo uma escora do quadro, mas verificando essas coisas todas uma a uma, não descobríamos nada. Até que me ocorreu a hipótese mais simples, e de facto era essa:

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Um estupor de um arame enfiou-se no pneu, até ficar cum uma pontinha de fora pouco maior que um taco. O furo foi prontamente vedado pelo líquido selante.

Retiramos então o arame, com a ajuda da chave de um carro:

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Não me perguntem como uma coisa daquele tamanho se enfiou toda dentro do pneu, ao ponto de tocar na jante e ovalizar a roda. Tinha uns bons 7 a 8 cm.

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Nesta altura deparamo-nos com um problema. O furo deixado pelo arame tinha um diâmetro grande e o líquido não estava a conseguir vedá-lo. Ao retirarmos o arame, o ar também saiu instantaneamente e na sua totalidade do pneu.

Colocamos a bicicleta da carrinha com o furo para baixo, na esperança do resto do líquido conseguir tapar o furo e viemos para o Porto. À chegada, o líquido tinha sido quase todo derramado no chão da carrinha e apenas se tinha conseguido diminuir um pouco o diâmetro do furo. Encher era um esforço inútil.

Eis que o Ismael, num rasgo de genialidade, se lembra de colocar um elástico de câmara de ar a tapar o furo. Inseriu-o no furo com a ajuda da chave umbrako mais pequena do canivete.

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(a sujidade agarrou-se ao pneu naquela zona, porque se colou ao líquido anti-furo que se foi entretanto vertendo)

Demos umas voltas ao pneu, esperamos uns minutos que secasse, enchemos e cortamos o excesso do elástico e... Eureka!! Furo vedado sem recurso a remendos. Ainda pude andar com a bike até completar 90 Km.

A única coisa que farei agora será acrescentar um pouco mais de líquido antes da próxima volta :D
 

nelsonasp

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Saudações

Mangelovsky said:
A única coisa que farei agora será acrescentar um pouco mais de líquido antes da próxima volta :D

Fia-te nisso... Compra mas é um pneu novo, lá porque desta vez deu resultado não quer dizer que vá ficar impecável para sempre....

Abraço
 

JorgeSantos

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:mrgreen:

Bom Post Mang. :wink:

Agora em vez de andar com remendos e afins na mochila, vou começar a andar com elásticos :lol: :lol:

Mas pensando bem................isso para o Ismael não é muito bom :twisted:

Abraço
 

TheTraveler

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É como usar um taco, que não passa de um pedaço de borracha. Estes kits vendem-se em qualquer loja de motas ou de material de todo o terreno (jipes).


Terça-feira, 2 de Outubro de 2007
Faça voçê mesmo-Remendar um Furo

Tal como tinha dito tentarei fazer a recolha do maior numero destes decumentarios tecnicos no caso efectuados pelo meu amigo QTó o homem da kawasaki no grupo Lamas do ribatejo.

Desta feita com um artigo bastante interessante que passarei a descrever na integra tal como o seu autor o concebeu e que poderá ser mesmo muito util a quem nunca praticou este tipo de servico.

Obrigado e boa aula

Vitor Pedrosa



A AULA

Material Necessário
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Constatação do furo

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Molha-se para identificar o local do furo

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Introduzir a lima que vai regularizar o furo e criar condições para o taco aderir

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Enfiar o taco no buraco do fuso, introduzir no furo rodar e puxar

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Cortam-se as pontas se ficaram muito compridas

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Coloca-se o adaptador para encher o pneu

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Aponta-se a botija e rapidamente enrosca-se

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Atenção que a saída do ar da botija dá-se com arrefecimento e congelação da botija não ficar com ela na mão

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Depois é só rectificar a pressão, uma botija de 12 gr não chega para encher o pneu
Se estiver completamente vazia



Espero que possam usufruir deste artigo para vossa utilidade

Bons Passeios

QTò Kawasaki
Elemento do grupo Lamas do ribatejo

IN:http://diariodoslamas.blogs.sapo.pt/tag/faça+voçê+mesmo
 

Mangelovsky

New Member
Fia-te nisso... Compra mas é um pneu novo, lá porque desta vez deu resultado não quer dizer que vá ficar impecável para sempre....

Boas:

Antes disso ainda há a câmara de ar no bolso se a coisa der para o torto e se vier a dar, ainda posso remendar o pneu por dentro. Acho a reparação segura, porque se baseia num método frequentemente utilizado em automóveis, tal como o TheTraveller explicou. Vou continuar a usar o pneu, ainda tem algum piso e pneus são muito caros :)

Eis a foto que faltou, o presente aspecto do pneu na zona do dito furo:
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Ainda só fiz uns 20 km em estrada com isto, mas já andei bastante depressa. Se algo correr mal, aviso aqui.

Abraços
 

Mangelovsky

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Volto a postar aqui, porque entretanto retirei o pneu da bicicleta há umas semanas... porque já se gastou. O taco feito a partir do elástico aguentou sempre sem problemas durante quase um ano de uso (que incluíu algumas maratonas). Cheguei a ter outro furo noutra zona de pneu (por a borracha já estar bastante fina). Neste caso foi um corte em "U" de quase 1 cm, mas o líquido vedou sem problemas. Nessa altura decidi trocar o pneu, porque também já andava a sentir a perda de tracção nas subidas mais tramadas.

Ainda guardo o pneu para mais tarde o vir a usar com câmara em cidade.
 

joecurtis

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Nada melhor para desenrascar. Mas não é solução para longo prazo, não vá aquilo dar para o torto. Mas foi genial.

Abraço,
Joe
 

Mangelovsky

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joecurtis, não dá para o torto.

Se vires as datas dos posts, andei com o pneu arranjado assim mais de um ano. E fez inúmeros passeios, maratonas, provas de xc, e tudo montado numa bike rígida (em que a roda de trás é muito mais solicitada). Tenho o pneu pendurado na garagem e não ando com ele, porque já quase não tem tacos centrais. Mas garanto-te que se o montar numa roda tubeless ou convertida, ainda veda.
 

Mangelovsky

New Member
Esta semana voltei a pôr esse pneu a uso, montado na bike de vir para o trabalho como tubeless, com pouquíssimo líquido anti-furo (não havia mais na garrafa, ainda pensei em misturar leite, lol).

Vamos lá a ver se hoje volto para casa sem dar à bomba...
 
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