Reborn Cannondale Rush 650b

danielsilva

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Depois de ter completado a hardtail segue-se a suspensão total para as alturas mais duras. Andava à procura de um quadro que fosse compatível com 650b sem qualquer modificação ( shimming etc ) e por sorte apareceu este Cannondale Rush que serve as medidas por completo, após verificar que estava em bom estado premi o gatilho e comprei o quadro juntamente com o Fox Float RP3 e a Lefty Speed DLR2 ( que para álem das Fox é outra suspensão conhecida por ser compatível com 650b sem necessitar de espaçadores ).

A seguir foi o tipico ver promoções, usados e afins à procura de peças, deixando as rodas para último e finalmente elas vieram !



E claro a seguir foi a montagem e os primeiros km's com ela, após de ~100 km's já a conheço bastante bem e tenho a minha opinião formada sobre ela.

O facto de ser um quadro single pivot puro e duro foi uma das razões pelo qual escolhi este quadro e não optei por outro mais novo ( álem da compatibilidade 650b e preço ), sou adepto de semi-rigidas e esta será a minha primeira suspensão total desde há MUITO tempo, a simplicidade do sistema agrada-me imenso e o facto de apenas ter um ponto de falha ( um par de rolamentos ) ainda me agrada mais.
A inicio não gostei do comportamento da traseira mas após brincar um pouco com os settings do amortecedor, coloquei um pouco mais de pressão álem da recomendada, um pouco mais de rebound e ficou perfeito para mim, aliás, fiquei bastante surpreendido com o comportamento do Fox RP3. Com o Pro Pedal activado quase não existe bombear ( mal se nota ) e com o ProPedal aberto nas descidas pareçe nunca mais acabar o curso, definitivamente uma experiência completamente diferente da Scalpel que me acompanhou nas primeiras voltas.

Infelizmente não tive oportunidade de testar este quadro com rodas 26'' logo é me impossivel comparar o comportamento da bicicleta com 26 e 27,5'' mas com as rodas 650b o comportamento resume-se a uma palavra, estabilidade. Dou-me por mim a fazer as curvas e a descer muito mais rápido do que com a Trail, a maior distância entre rodas da Rush dá uma boa dose de confiança e claro a tracção extra das rodas 650b também ajuda bastante. Fiquei "desapontado" com o Racing Ralph nesta bicicleta, nunca faltou grip com a Trail mas agora que me vejo a puxar mais com a Rush ele começa a mostrar as suas limitações e por já algumas vezes me vejo a ter que mudar/corrigir por o pneu começar a fugir, será de certo trocado por um Nobby Nic assim que saiam !

Álem do pneu da frente apenas irei mudar os pedais ( tinha estes Wellgo por aqui e vão dando para o desenrasque ) para os Nukeproof Electron e trocar o guiador ( novamente era material que andava por casa ) para um maior ( 700~715mm ) para uma maior estabilidade, de resto não tenho queixas do material e está perfeito para o uso.

As duas moçoilas 650b no estábulo.

 

danielsilva

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Time for some photos !













Quadro:
2006 Cannondale Rush Team Replica
Suspensão: 2006/7 Cannondale Lefty Speed DLR2 110 mm
Amortecedor: Fox Float RP3
Pedaleira: Shimano SLX 24-36t c/ Blackspire Stinger
Pedais: Wellgo Qualquercoisa -> Nukeproof Electron
Cassete/Corrente: Shimano SLX 11-32 / KMC
Desviador TR/FR & Manipulo: SRAM X9/Shimano SLX
Avanço: Cannondale 90mm
Guiador: FSA XC-Qualquercoisa 660mm -> Ragley Wiser Carbon 725mm ( cortado para 700 ou 710mm )
Punhos: Cannondale
Travões: Magura MT2 / Storm 160mm
Selim/Espigão: Kore Carbon T-Rail Performance
Rodas: Cannondale Lefty SI/ Hope II Pro / Pacenti TL28 650b / DT Comp
Pneus: Schwalbe RaRa 2.25''

Peso actual: 12000g, ainda com câmaras de ar, com mudança para tubeless/pedais/guiador o peso final deve rondar os 11800g.
 

Noddyrize

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Boa noite.

Parabéns pela máquina danielsilva, esse quadro é belíssimo e com essas rodas, deve ser um estrondo a andar. Estou ansioso por ter a minha a rolar. Só uma dúvida, o RaRa não tem boa aderência? ou é só em situações limite específicas? é que também o vou montar e como estou muito satisfeito com o Kenda Nevegal, fico receoso... A ver vamos, e disfruta da máquina, pois quer é kms.

Cumps
A.S.
 

danielsilva

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Como digo, já devo ter uns 600km's feitos com os RaRa na Trail e não me lembro de ter alguma vez ter apanhado um susto com eles ou ter achado que me estavam a limitar mas na Rush em apenas 100 km's já apanhei uns "cagaços" e ainda hoje eles simplesmente largaram o trilho e apesar de ter conseguido corrigir a tempo acho que larguei ainda uma pinguinha :D

Agora verdade seja dita, vejo-me a esticar muito mais os limites na Rush do que na Trail e com esta já vejo algumas limitações nos RaRa para as voltas mais duras. Outro ponto que tenho de frisar é que apenas uso a Trail para XC ou um XC mais agressivo ( e os 10kg dela demonstram isso ) e já a Rush é Trail a roçar o Enduro logo os requisitos são outros, acredito que para XC os RaRa são suficientes mas para quem quiser abusar mais nas curvas e descidas já não acho o pneu ideal, principalmente em terreno compacto/duro com pó/areia solta ( que é o tipo de solo daqui da zona ).

Ainda não o experimentei em pedra pois ainda ando com câmara superleve ( 90g ) feita de preservativo na frente e não tenho "huevos" para me meter neste tipo de terreno que não seja com câmaras "à home" ou com tubeless, especialmente com pneus de parede mais fina como os RaRa, pois quase certo que iria furar.

Ia comprar também um Kenda Tomac Nevegal 2.35'' para experimentar mas infelizmente estava esgotado, outra hipotese seria o Pacenti Neo-Moto em 2.1/2.3 mas a 65€ cada um ... já me chega o Quasi-Moto na Trail. Mas agora que sei que vai sair o NoNi é mesmo este que irei usar futuramente.
 

danielsilva

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Não terminou simplesmente ela tem passado o tempo é a comer trilhos, esta em versão 650b dá um gozo enorme de conduzir :D
No entanto no final do mês já vai ter mais 2 miminhos com uns pedais novos e um guiador novo, irei também aproveitar e converter as rodas para tubeless visto ainda andar com câmaras.

Infelizmente também já tive um azar com ela e a primeira prova que iria fazer com ela ( Enduro Series ) tive de desistir pois num treino pré-prova enfiou-se um grande ramo na roda traseira partindo o dropout e não consegui arranjar nenhum até ao dia da prova :fpalm:

Só é pena o Racing Ralph que cada vez mais me está a irritar com a sua falta de aderência a curvar e nas pedras ...
 

Kirtz

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É um projecto que me intressa bastante, as 650b têm muito que se lhe diga. Faz aí uma análise para o pessoal se derreter :D
Já me aconteceu o mesmo ao dropout, é mesmo lixado :(
Isso é falta de converter para tubeless, melhora logo na aderência :b
Boa sorte com o projecto
Cumps
 

Nozes

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Belo projecto!

Foi mesmo azar teres tido o problema com o dropout e não poderes participar na prova,foi espectacular!

Só uma questão,ao esgotar o curso do amortecedor,o pneu não roça no quadro? Pela imagem dá essa ideia...

Boas pedaladas!
 

danielsilva

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Pois principalmente quando a prova foi aqui perto e eu conheço muito bem os trilhos daquela zona :(
Com esta medida não chega a roçar no quadro embora ande lá muito perto, ainda pensei abrir o amortecedor e colocar um shim de 5mm mas retirei todo o ar e comprimi ao máximo o amortecedor e não chega a roçar no quadro.

Quanto às 650b não há anda a dizer que já não tenha sido dito, na Rush ao contrário da Trail a diferença entre andar com roda 26'' e roda 650b é quase da noite para o dia ! Ela nem pareçe ter apenas 110mm curso e saio a voar tão rápido como quando ando pelos mesmos trilhos com a HT de 140mm com 26''. A Rush tem uma distância entre rodas maior que o normal ( comparando com quadros com a mesma finalidade ) e com as rodas 650b é incrivel como fica estável tanto nas rectas como a curvar, quando trocar o Racing Ralph pelo Neo-Moto então é que fica mesmo 5*'s. E como o eixo pedaleiro é bastante baixo e fica abaixo da linha do centro das rodas 650b, é um sensação muito diferente de andar num bike com rodas 26'', pareçe que vais na bicicleta e não acima dela, é mesmo uma experiência diferente.

Clro que no final de tudo, não deixa de ser um mono pivot e terá também as suas desvantagens ( embora eu prefira os mono pivots para tudo menos DH/FR ou AM com 150/160mm de curso ) e o pior será mesmo o facto de o braço traseiro bloquear se aplico o travão de trás e fazer a traseira saltitar. Mas como eu muito raramente utilizo o travão de trás ou o uso por breves momentos apenas, essa desvantagem não entra muito nas minhas contas e o facto de que com o mono pivot a traseira ser muito mais activa e reagir mais aos pequenos impactos compensa essa mesma desvantagem.

Este quadro pareçe ter sido feito para 650b e engraçado como outros quadros similares como os Butcher, Heckler ou Superlight da Santa Cruz ou os Prophet da própria Cannondale têm tido grandes "reviews" com a troca para rodas 650b.
 

danielsilva

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Projecto deveras engraçado.
Uma questão o Racing Ralph à frente não te assusta um pouco ?

Só é pena o Racing Ralph que cada vez mais me está a irritar com a sua falta de aderência a curvar e nas pedras ...

Yep ... já tenho um Neo-Moto 2.3 encomendado mas está esgotado e ainda me encontro à espera que venha. Não tenho problemas em usar o RaRa na HT, já na FS deixa muito a desejar mesmo em medida 2.25''.
 

tinric

Super Moderador
Boas Daniel. Quanto ao pneu da frente, eu comparo o ralph a um sb8 com mais rasto, rasto mais alto, com muitas vantagens em relaçao ao sb8, mas nao deixa de ser um "primo" dele... Isto tudo para dizer que para mim o ralph assim como o sb8, sao dois dos melhores pneus do mundo ... Mas para trás. Quando os vejo montados à frente fico sempre na duvida se é coragem ou outra coisa... Mas na minha frente são pneus que só se for para alguma peregrinaçao ou travessia por alcatrao... Abraço.
 

petiagos

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Eu tive o Racing Raplh atrás ... muito rolante sem dúvida ... mesmo na medida 2.25.
Mas lá está ... não é pneu direccional para a frente.
 
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danielsilva

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Mas para trás. Quando os vejo montados à frente fico sempre na duvida se é coragem ou outra coisa... Mas na minha frente são pneus que só se for para alguma peregrinaçao ou travessia por alcatrao... Abraço.

Na altura que montei as rodas só havia o RaRa 2.25'', o Navegal 2.35'' e o Quasi-Moto 2.0 disponiveis, para não ficar muito tempo à espera e visto que ate tinha boa impressão dele na HT optei por o comprar. Má escolha ... sou muitas vezes obrigado a reduzir velocidade nas curvas por o sentir a escapar e a querer mudar de direção sozinho, em recta e mesmo nos rock gardens nem é muito mau devido ao facto de ser 2.25'' e o usar em pressões mais baixas ( 20 psi ) num aro mais largo ( 28mm ). Na HT não noto muito mas na FS já noto bastante as limitações dele a velocidades mais altas.

De momento vou trocar para um Neo-Moto 2.3 mas também talvez experimente o Hans Dampf quando sair, gostava de usar o Nobby Nic mas para já só vai sair em versão 2.4'' e pelo que vi das medições ... bem digamos que é bem grande.
 

tinric

Super Moderador
por acaso tinha menos boa impressão do nobby nic, mas no outro dia que estive a ver melhor... fiquei com algumas duvidas...

se bem que bom bom... é o ron 2.25 e pronto :)

mesmo quase a chegar aos 5mil km... ainda está bem para as curvas...

não conheço o neo-moto... vou espreitar por ai a ver qual é
 

tinric

Super Moderador
ron 2.25 à frente, ralph 2.10 atrás... mas se calhar agora vou montar o SB8 que ainda sobrou do ano passado para o verão.
 

danielsilva

New Member
O Rocket Ron tem mais "grip" mas é demasiado fino nas laterais para mim, já o RaRa o acho demasiado frágil então o que dizer do Rocket Ron ... desta vez vou mesmo optar pelo seguro e montar o Neo-moto. É mais pesado e rola menos mas tem bem mais tração e como usa uma borracha mais dura também é mais resistente ao desgaste. Para quem não o conhece diria que é similar ao Maxxis Ignitor, só tenho pena de ter pouco volume e logo não é dos pneus mais confortáveis e claro, o preço.
 
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