Raide das Marés - 26 de setembro - Matosinhos

madm

Member
A pedido de várias famílias que têm medo que os seus se percam pelo caminho durante os 90 km's, que desfaleçam durante o percurso ou algo do género, ou porque simplesmente estes são FRAQUINHOS, esta distância já foi reduzida para 80!... Assim em vez de desfalecerem basta-lhes serem assistidos pelo inem! É verdade: este raide é tão pró que até vai ser acompanhado pelos nossos salvadores das emergências médicas! :lol:
Façam como eu e treinem para a descida de 4 km's que também vão apanhar pelo caminho! :lol: não quero ficar fraco dos braços a meio de tanto segurar a roda da frente nem seguir pela encosta abaixo numa curva como alguns "malabaristas" nos vídeos de apanhados :lol:
Preparem-se desde já para apanharem valas onde caberiam carros lá dentro, pedregulhos que são mais rochedos que pedregulhos, e drops com tamanha altura que até os estômagos tocam os cérebros! :lol:
Fiquem bem.
 

C. Vigo

New Member
Boas amigos BBTistas,

Tivemos o prazer de, com o amigo Carlos Araujo fazer o reconhecimento completo do percurso do "Raid das Marés". É um percurso que visita e percorre os concelhos citadinos de Matosinhos, Maia e Vila do Conde mas onde ainda se conseguem trajectos de fora de estrada com caracteristicas bem interessantes para a prática do BTT com algumas subidas, descidas técnicas, singles tracks, estradões, caminhos rurais e estradas rurais.
Trata-se de um percurso bem dilineado e que permite aos participantes fazer os ultimos Kms em ambiente tranquilo e de "marezia" que inspira e dá as forças necessárias para terminar o Raid.

Está garantido um bom empeno!...

Esperamos ver muitos dos "habituées" nestas andanças e não só!... Daí que apesar de serem já bastantes as inscrições feitas, entendemos que este evento tem as condições para que muitas mais apareçam por forma a fazer deste evento uma grande festa do BTT e uma grande jornada de companheirismo e desporto.

Parabéns ao Carlos Araujo pelo trabalho desenvolvido e, como sempre, podes contar com os BravusCuras.

Um abraço

CV
 
Citação Desnecessária- Consultar Regras! 2º e ultimo aviso


Obrigado carlos, bem vai ser necessária a vossa ajuda, aliás sem ela o raide não seria o mesmo, e desde já informo que neste momento, o mapa do percurso já está disponivel no cartaz . Um abraço a todos e até breve com mais informações.
 

madm

Member
Ouvi dizer que já anda pessoal aos tombos no meio dos montes a treinar para o raide como se isto fosse alguma prova da taça do mundo!... :p e a vossa sorte foram as alterações que o percurso foi sofrendo porque se não, no percurso pensado inicialmente poderia haver uma "prova surpresa de sprint" numa distância indeterminada (por ser impossível de tal)! Haviam de ver... quer quisessem quer não a ver se não pedalavam que nem uns tolos! :lol:
Fiquem bem.
 

joana abreu

New Member
Qual é a morada das piscinas de matosinhos, o percurso é rolante ou muito técnico, é que estou nos meus primeiros passos e tenho receio de enfrentar os 50 kms.
 

madm

Member
joana abreu said:
Qual é a morada das piscinas de matosinhos, o percurso é rolante ou muito técnico, é que estou nos meus primeiros passos e tenho receio de enfrentar os 50 kms.


É a piscina municipal de Matosinhos, R. de Augusto Gomes ao lado da escola com o mesmo nome, na mesma rua mas uns metros ao lado. Embora se procurares a piscina no Google, no site da câmara municipal diz que fica na rua de Damão mas por erro, nos mapas do Google é mostrado que a piscina fica na rua que disse anteriormente e já o confirmei, eu conheço a piscina, já a frequentei.
O percurso dos 50 tem algumas partes técnicas não sendo também nenhuns quebra - cabeças (se fossem seria mais apropriado dizer "quebra - corpos" :)) mas a grande parte faz-se bem. Mesmo que não estejas muito à vontade a andar em terra, pelo meio da floresta/mato e tal, nas zonas mais difíceis, que não tenhas confiança ou não te sintas segura para as fazer em segurança, podes sempre passá-las à mão como qualquer pessoa, mesmo os mais habituados a estas andanças o fazem nas mesmas circunstâncias, é preferível fazer uns metros com a bike à mão do que nos aleijarmos seriamente. São cerca de 20km's em estrada e 30 em terra.
Quanto ao teu receio por estares nos primeiros tempos disto depende de algumas coisas: o quanto estás habituada a andar de bike (que distâncias costumas fazer e com que frequência andas e se praticas algum tipo de exercício físico regularmente que te permita ter noção da tua resistência física, comparando ou não com outras pessoas. De qualquer forma quem optar pelos 50 km's não se afastará muito de Matosinhos e arredores, portanto caso queiras desistir do passeio por cansaço podes sempre vir-te embora quando queiras em direcção à piscina municipal. Caso queiras lavar a bike (ou geringonça como eu lhe chamo :lol:), podes ir aos bombeiros, situados juntos à piscina (a rua onde se situam é a mesma que a da piscina embora não pareça num mapa porque a da piscina chega a um ponto onde atinge uma rotunda e continua virando à esquerda, a subir, os bombeiros ficam nessa subida).
Mesmo estando nos teus primeiros passos penso que deves saber que em btt não se deve, é quase proibido, andar de mãos a abanar: estou a falar do capacete, algo para comer e beber, equipamento para resolver furos (quem usa câmaras de ar é bom que tenha esse equipamento porque essas câmaras para furarem não é preciso muito) e dinheiro para o que for preciso. E depois também há mais umas coisas que é provável que não tenhas mas que também podem evitar que um passeio fique estragado: um dropout suplente para a bike e elos suplentes de corrente (embora neste último caso só quem pedala principalmente em força, usa mudanças pesadas, corre mais o risco de a partir e mesmo assim não é fácil isso acontecer, mas mais vale prevenir que remediar). Há também a questão de usar óculos e luvas, ambos servem para protecção e não apenas pela imagem como muita gente pensa: na última vez que fiz btt sem óculos escapei da hipótese de ficar cego dum olho por um centímetro ou menos, mas também foi nos meus primeiros tempos, andava sem consciência das silvas que se podem apanhar ao nível da cara e ramos também; quanto às luvas são boas por causa das mesmas silvas e dos seus arranhões nas mãos. Caso pretendas continuar neste tipo de passeios de bike aconselho-te seriamente a comprares estes dois últimos itens assim como os restantes claro.
Caso precises de saber mais alguma coisa é só perguntar.
 

susibiker

New Member
o sr. madm parece que escreveu um testamento, na realidade a tua ajuda é preciosa, mas não te esqueças é que todas as câmaras dos pneus são de ar, até á data em btt ainda não existem massiças. e já agora :mrgreen:vai para os 50 ou tem estofo para os 80 ?
 

madm

Member
Citação Desnecessária- Consultar Regras!


Reconheço que escrevi um testamento mas penso que é fácil de perceber que foi para explicar uns pormenores sobre o raide e para dar alguns conselhos à Joana Abreu que é nova nestas coisas do btt , não para dizer coisas desnecessárias. Na questão das câmaras de ar cometi um erro: devia ter falado em câmaras de ar com gel/espuma ou em formato tubeless e as de ar normais. No caso em que as mencionei na resposta à Joana Abreu é fácil de perceber que me referia às normais, mas reconheço o meu erro e obrigado por me ter chamado à atenção disso. Já agora, reparou em mais algum erro meu? Se sim, agradecia que me dissesse.
Obrigado e fique bem.
 
Todos participantes no Raide terão como brinde um vale de desconto de 12% em produtos e serviços na Patocycles :D
Até breve com dados definitivos dos 50 kms, boas pedaladas.
 
Alteração do local do Secretariado, partida e chegada. Devido ao atraso das obras nas piscinas de Matosinhos, e com a vantagem de centralizar-mos a logistica do raide: secretariado; banhos; lavagens das bikes; serviço de bar; partida e chegada. Será nos Bombeiros Voluntários de Leixões, que ficam situados na mesma rua, a escassos 200 mts das referidas piscinas.
Uma vez mais os nossos agradecimentos aos B.V.L., em particular ao sr. Vitor Ribeiro e sr. Carvalho.

Brevemente será editado no Cartaz todas as indicações em falta:

Mapa de localiização dos B.V.L.
Percurso de 50 kms (mapa e altimetria)
Locais de reabastecimento por nós sugeridos (2)
 

susibiker

New Member
O percurso 50 kms é comum ao de 80 ? quantos inscritos tem, estou com um problema, é que não tenho gps e nem pedalada para fazer 80 kms. Credo que medo.
 
Sparki não há problema, porque o percurso de 80 km é de orientação por gps e guiado para os participantes sem gps. Quanto ao de 50 a organização não garante guia, mas temos alguns inscritos com gps, os quais simpaticamente se disponibilizaram como guia, ou seja a festa está garantida e promete. Os percursos são uma agradável surpresa. Palavra de Batman.
 

susibiker

New Member
Coragem não te falta cara amiga dcsmartins, :shock: a avaliar pela tua conversa deves ser uma mulher tipo margareth tacher, a unica mulher no mundo com... . Vemo-nos lá, um bj :mrgreen:
 

madm

Member
susibiker said:
O percurso 50 kms é comum ao de 80 ? quantos inscritos tem, estou com um problema, é que não tenho gps e nem pedalada para fazer 80 kms. Credo que medo.

R.:O percurso de 50 é comum ao de 80 até aproximadamente ao km 27 em Guilhabreu onde será a divisão das duas distâncias. A única forma de saber fazer o percurso completo dos 50 km's é só com gps, no seu caso só se o fizer com alguém que o tenha. Senão, a partir de Guilhabreu pode sempre vir por estrada, o trajecto é fácil, se estiver interessada em saber pergunte ao Carlos Araújo porque eu não sei. Neste momento já há à volta de 50 inscritos mas claro que é provável que hajam mais. Quanto à questão da pedalada, depende das distâncias a que estiver habituada, se não estiver habituada a fazer 80 nem em plano, ainda para mais apanhando monte que exige mais, deve pensar caso decida arriscar os 80. Mas claro que o ritmo de andamento no raide não vai ser semelhante ao de uma corrida, duma maratona ou meia por exemplo. Também não é preciso ter medo :)
 

madm

Member
Só vos peço compreensão porque esta é uma organização - piloto, é a sua 1ª edição, isto implica que possa não ser do nível de outros raides. Pelo que me foi imformado, noutros raides com 2 distâncias, a mais curta muitas vezes também não é guiada, apenas é disponibilizado o track gps. O que quer que possa acontecer de menos bom, é com os erros que se aprende e evolui.
 
Top