Quando trocar de corrente? qual a medida certa?

Mangelovsky

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Re: Desgaste da Corrente

Eu gosto de conjugar uma corrente Sram com a cassete Shimano. Ouvi dizer que as correntes SRAM são feitas em Portugal. Se for verdade, estou a ajudar a indústria nacional :D. De momento tenho uma pc-990 com uma cassete XT. Vou na 2ª corrente. Infelizmente não ando a controlar bem os kms...
 

micaelfilipe

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Re: Desgaste da Corrente

Boas troquei hoje de corrente a que tinha já tinha 1200km só que agora a corrente nova nas mudanças 6,7 e 8 salta um bocadinho terei de mudar a cassete ou aquilo com os quilómetros acama? antes a 5 também saltava e ao fim de 20 km já não salta :mrgreen:.
Compz
 

Anthology

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Re: Desgaste da Corrente

Normalmente é aconselhado trocar também a cassete quando se troca a corrente.
Mas é uma questão de verificares o desgaste da cassete e se ainda está em condições ou não.
É normal que ao inicio a corrente tenha de acamar... mas penso que não costuma saltar assim com tanta frequência.

Alguém mais entendido de certeza que vai dar uma ajuda mais exacta. :wink:
 

elv1s

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Re: Desgaste da Corrente

É suposto trocar a corrente antes de atingir os 0,75% de desgaste que é medido com ferramenta específica. E os km dependem muito do tratamento dado à corrente, seja água, lama, barro, frequência de lubrificação...

Uso correntes XT há uns bons km, e já tive correntes a fazer 1000km, 1500, 1800.(já tive uma corrente sram de gama baixa, em que numa única prova com muito barro e chuva "acabou" ao perfazer 200km) E no momento da troca, a corrente nova nunca saltou, até ao momento em que introduzi a 4ª corrente, depois de ter rodado as correntes anteriores, as tais dos 0,75% de desgaste e estiquei até ao 1% de desgaste, e ao meter esta última ainda tive de fazer uns 100km para acamar.(Acamar acaba sempre por o fazer, pode é demorar muito, e já não compensar... se for um desgaste exagerado em que seja impraticável pedalar)

Tenho neste momento uma k7 XT com 9000km, 3 correntes gastas até ao 1% e uma 4ª corrente que ainda não chegou ao 0,75%. Se deixasse ir tudo até ao fim, e trocasse por exemplo de corrente aos 3000km, a k7 já estava arruinada, e tinha de meter tudo novo... ora já eram 3 cassetes XT É fazer as contas.

O problema é que muita gente não liga ao desgaste da corrente, e só muda com mais de 1% de desgaste, e depois a cassete já tem um desgaste exagerado que não casa bem com corrente nova.
 

oliana

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Re: Desgaste da Corrente

Li bem?

9000 km. E os pratos?. Vocês só pedalam com as correntes e cassetes?. Onde arranjam pratos a aguentarem isso tudo.

Eu troco tudo de uma vez com +- 80 euros, pelos 4000 km.

Tentei esse truques, mas ainda gastava mais dinheiro. A unica coisa que passa de uma muda ás vezes, é a pedaleira pequena.
 

Jepas

Super Moderador
Re: Desgaste da Corrente

A função :pesquisa: é uma coisa fantástica. Tentem usá-la um pouco, porque já havia pelo menos este tópico sobre o assunto

Jepas
 

elv1s

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Re: Desgaste da Corrente

Sim, leste bem... 9000km. Dado que só estávamos a falar de cassete e corrente. Como é obvio os pratos também se foram gastando, e nesta última corrente(que meti por volta dos 8500), vieram pratos novos, aliás, veio pedaleiro.(opção, não necessidade)

Os pratos são independentes do resto, como é obvio... o único elemento que está em contacto com tudo é a corrente, e esta é que não pode atingir elevados níveis de desgaste, pois apartir daí, aumenta o desgaste da k7 e dos pratos.

Eu se trocasse tudo aos 4000, já tinha trocado 2x e gasto 160€ só nisso(e 80€ não é material XT). Já caminhava para a 3ª vez. Assim, só gastei 3 correntes, quando gastar a próxima, meto também cassete, e tenho o pedaleiro ainda novo. Portanto lá para os 10.000km o que tenho no lixo é: 3 pratos 4 correntes e 1 cassete.

Nessa comparação dos 4000km, por exemplo aos 12.000km o que está no lixo: 9 pratos, 3 correntes, 3 cassetes.

Vejam o preço de uma cassete XT na net, e de correntes. Nem falando em pratos. Prefiro gastar correntes que cassetes.


Esta é a minha opinião, cada um tem a sua. Eu por vezes faço encomendas na net e monto eu as coisas em casa, ou seja não fico sem a bike dias por estar na oficina, e não tenho o custo acrescido da mão de obra. Tenho as ferramentas próprias para monitorizar o desgaste. Claro que isto não resulta para todos.

Cumps.
 

JOCA_RR

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Re: Desgaste da Corrente

Alguem sabe medir o desgate da corrente utilizando um paquimetro???
Qual a abertura (nº de elos) que devemos ter em conta para medir e qual a medida a considerar como limite???
Meti agora uma sram pc 991 e queria controlar mais a coisa. :roll:
O paquimetro é este.

 

elv1s

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Re: Desgaste da Corrente

Não sei se os dentes do paquimetro encaixam bem dentro de uma corrente para fazer uma medição correcta.

Mas a medida máxima a que se deve trocar é aos 0,75% de desgaste quando se usam pratos em aluminio.

Portanto é medir uma corrente nova, não interessa o tamanho, depois quando sobre essa medida estiverem os 0,75%... suponhamos que se media 20cm de corrente, quando medirmos e der 20,15 é o limite. Se medirmos 35cm, o limite é 35,2625........

As correntes também é suposto terem uma medida padrão, se não me engano no site do "sheldon brown" está lá.

Boas medições!
 

MarceloBTT

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Re: Desgaste da Corrente

Eu fiz 3000 kms com a minha corrente de origem.

Quando troquei tive de mudar também a cassete e os pratos que tinham os mesmo 3000 kms.

Tenho aqui a minha velhinha com 15000 kms e ainda tem corrente de origem!! :mrgreen: :mrgreen:

Cumpz!
 

agirão

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Re: Desgaste da Corrente

Uma forma prática de verificar se a corrente está nas " lonas " é a seguinte:

1. coloca- se a corrente no prato maior;

2. com o dedo indicador e o polegar agarra-se a corrente;

3. estica-se a corrente.

Se, nesta operação, esticar para além, ou quase, do nível dos dentes da cremalheira, está na hora de ser trocada.
 

elv1s

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Re: Desgaste da Corrente

http://www.racingcycle.net/catalogo/product_info.php?cPath=149&products_id=1176

Se a moderação apagar o link acima, pois parece que as regras mudaram... é procurar uma chave deste género numa qualquer loja:
4213.jpg


img.php


img.php



O método manual do user anterior funciona, mas apenas quando está mesmo nas lonas. Tal como ele avisa. Quando ainda vai nos 0,75% de desgaste parece que está pouco gasta, ou quase nova... Mas faz toda a diferença para poder trocar de corrente sem trocar cassete e pratos precocemente.
 

sabino

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Re: Desgaste da Corrente

Olá, a minha k7 xt tambem já tem 7000kms e vai na 3ª ou 4ª corrente. Ja la andaram shimano, connex (para mim foi a melhor) e sram. Agora está com uma xt que muito custou a acamar mas ficou a funcionar na perfeiçao. Vai andar até partir e quando isso acontecer coloca-se um elo de engate e continua a andar, outra hipotesse é colocar uma sram usada que tenho guardada que nao desgastou até as ultimas. Esta k7 vai andar enquato houver correntes que la se aguentem e por este andar vai passar dos 10000kms. Sinceramente prefiro trocar tudo quando os dentes da k7 picarem ao encostar os dedos e quando ja nao conseguir acamar nenhuma corrente. Resumindo, comigo é até partir, o material é para usar até ao fim e nao até apresentar um arranhão ou o 1º sinal de desgaste. Se trocasse tudo nos timmings que os vossos mecanicos dizem ja tinha gasto uma pipa de massa so com a transmissão (a nao ser que colocasse Deore para estar sempre a derreter e a trocar, o que não é a ideia). Certamente que em vez de trocas parciais para alem das correntes, me vai sair muito mais barato trocar a transmissão toda quando estiver com todas as peças complectamente arrasadas.
 

ptavares

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Problema na colocação de corrente

Ola a todos.

Isto pareçe mais basico do que é na realidade, pelo menos estou convicto que sim. :)

Coloquei a corrente (Deore 9V RG53, creio que é este o modelo) tendo em conta as recomendações para achar o tamanho correcto. Como coloquei um Power-Link, ficou com 1 elo de folga mais o Power-Link. Terminadas as afinações dos desviadores, apercebi-me que quando está nos carretos mais pequenos, a corrente roça nela própria junto ao desviador traseiro. como não sei explicar isto melhor coloco duas imagens (qualidade mediocre).

Devo dizer que como teste, retirei um elo mas verifiquei que assim nunca poderá ficar na relação maior (carretos maiores) visto ficar totalmente esticada.

Espero ter conseguido explicar-me. :)

obrigado


--- Retirei uma das imagens e alterei a outra de forma a indicar o problema ---
desviador.jpg
 

lpsferreira

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Re:problema na colocação de corrente

Pelo que vejo é uma relação que não deves usar (frente 1 - tras 9). Se não a usares não tens problema nenhum!
 

IdFrancis

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Re:problema na colocação de corrente

Olá
O melhor é tirares umas fotografias melhores para que nós consigamos ver e tentar ajudar, tenta mostrar o desviador esticado para nós vermos por onde passa a corrente.

Cumprimentos
IdFrancis
 

JPontes

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Re:problema na colocação de corrente

Pelo que me disseram, a corrente covem estar sempre direita, quando estas na 1ª mudança da pedaleira cá atrás não deves de por as 3 ultimas, e quando tiveres a 3ª mudança do pedaleiro não deves de por as 3 primeiras, isto para a corrente e a cassete sofrer um menos desgaste possivel.
 
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