PROVAS DE XCO E XCM

A.M.F

New Member
Porque será que o pessoal da zona centro tem poucas provas,só temos praticamente as amadoras que no final até vamos comer,será que a zona de COIMBRA não pertence a PORTUGAL,porque as boas provas são a sul ou a norte
 

A.M.F

New Member
Claro que é preciso um tópico para este lamento,porque nós da beira litoral estamos muito pobres em provas e só se lembram que nós existimos,quando chega o verão para irem para a praia.Enquanto a provas importantes estão mais concentradas no sul e no norte.
Até existe 4 boas provas no norte alentejano e aqui nada igual.Nós aqui não vamos se deslocar 800km de ida e volta para fazer uma prova.É o cansaço e o dinheiro que gastamos para a deslocação não compensa o esforço
 

trepamuros

New Member
Sim tens toda a razão, mas a culpa não é da federação as nossas camaras municipais é k não se chegam à fte e também não temos oganizadores k se "aventurem" em organizar provas oficias... e eu contra mim falo...



Cumpts
 

Nozes

Active Member
Pois é,o tempo que se gasta a dizer que "não há" e "está mal" podia ser gasto a pensar "como fazer".
Organizar uma prova não é uma coisa do outro mundo,destinada apenas a organizadores profissionais.Junte-se alguém que perceba do assunto com pessoas interessadas em ajudar,mais uns apoios,e a coisa acontece!
Agora se as pessoas interessadas estiverem sempre à espera que seja o vizinho a mexer-se...
 

A.M.F

New Member
Caro colega provas amadoras temos bastantes no distrito de COIMBRA,para no final irmos comer essas há muitas, o que não temos muitas é como a de AVIS etc.
As grandes provas estão a NORTE ou SUL.É como diz o dita do o resto é paisagem e só nos conhecem para pagar os impostos,o resto estamos esquecidos,se PORTUGAL estivesse dividido por regiões como a nossa vizinha ESPANHA era vem melhor ,porque aqui há portugueses de primeira e de segunda.
 

A.M.F

New Member
A questão de organizar provas é fácil,o que é mais díficil é a burocracia que nós temos aqui implantada,as casas comerciais até cooperam,mas temos a federação,policiamento,seguros etc que leva muito tempo para ser despachado.Eu vim há muito pouco tempo do estrangeiro onde estive 20 anos e não é nada assim, é tudo muito rápido,porque eles estão virados para o desporto,enquanto nós é para a papelada.
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
A.M.F.,

Desculpa lá,mas se os alentejanos têem provas até vomitar para fora, se os do Minho idem, os do Porto abarrotam, os do Algarve têem até um Open próprio é porque: fazem pela vida!
Os da Beira Litoral e os de Lisboa neste momento são quase desertos... terão que fazer o que os outros fazem pois as provas no Norte Alentejano ou no regional do Minho não nascem como os cogumelos, é preciso "plantar" atletas com equipas à escolha com qualidade e muitos atletas como o fazem o pessoal do Minho, Porto, Algarve e Alentejo com grandes equipas de formação desde os escolas, é preciso furar muito para conseguir apoios de camaras e outros patrocinadores, como estes bons exemplos fazem... é preciso ter muito trabalho, penso que mesmo muito e dedicar muito à causa... o que os de Lisboa já não fazem, pois se há 3 , 4 anos havia pancadas de provas espectaculares por aqui, hoje diz-se que as camaras e isto e aquilo não há apoio e etc, como se os que fizessem há 4 anos tivessem vida fácil, eram era outras pessoas que abandonaram ou ligam menos agora, que impulsionavam a coisa com muito trabalho, dedicação e carolice... na Beira parece-me que não há é quem queira ter este trabalho e aponta então as culpas para todos os que deveriam ir lá fazer o trabalho por vocês plantando provas a "800km" do local onde vivem, para vocês da Beira correrem mais perto, como se por haver grandes provas em Espanha como Opens, Massi´s e Taças do Mundo, a gente pudesse berrar que também temos direito e os espanhóis devessem vir cá fazê-las... temos é que trabalhar para as ter, que se o teu vizinho tem BM é porque trabalha para ele... digo as beiras e... Lisboa também...
Junta um grupo de acção com vontade férrea, faz um calendário com pistas brutais, fala com as Camaras, arranja patrocinadores, se levares porrada não desistas vai à luta... ou então não faças nada disso e vem-te queixar ao Forum que não há provas na tua terra... olha o caso do Nacional de XCO do próxmo ano em Rio de Mouro é exemplo práctico de trabalho de entusiastas que aquilo não funciona tipo: este ano é alí porque gosto da terra e quero variar... aquilo é: este ano é alí porque alí a camara ou junta apoiam e se apoiam é porque alguém lutou para conseguir esse apoio...


paulo marinheiro
 

A.M.F

New Member
Na minha câmara estão mais virados para fazerem estradas e pontes,eu moro na figueira da foz, a câmara deve uma pipa de dinheiro só para a ajuda das colectividades,é uma região rica em desporto,mas cada um para si.Não sou eu mais um punhado de corajosos que podemos mover,ideias de pessoal burocrata que são eles.Neste momento só para a nova geração,porque esta está perdida.Eles estão mais virados para o turismo que para o desporto.Nós até temos um clube da 1 liga que é a NAVAL que ganhou ao PORTO ,que é o nosso orgulho da cidade,mas para os senhores do dinheiro não é nada,agora imaginem o BTT,é a situação de uma região da zona centro.
Neste momento temos provas amadoras ,porque temos um grupo de pessoal corajoso ,que as organiza no meu destas dificuldades,parabéns a eles.Para mim o que eu tenho é de 6 em 6 meses impostos para pagar ,para alguns de outras regiões ,terem menhores beníficios que eunão tenho na minha região.
 

trepamuros

New Member
O problema não é estar à espera nem de fazer nem de esperar k o vizinho do lado faça...
Eu sei do k estou a falar em relação aos problemas das Câmaras do Litoral, eu desde muito novo k estou ligado a clubes em termos de organização de eventos, tanto em desportos motorizados como ultimamenete em btt,e uma coisa vos digo de dia pra dia k as coisas estão mais dificeis em termos burocráticos,para não falar em termos financeiros...
Caro A.M.F. contacta a federação pra organizar uma prova oficial na tua zona( k é excelente pra prática do btt) pra saberes o k é necessário e depois contacta a tua Câmara Municipal e verás...
Como existe uma grande desertificação no interior e alentejo alguém tem k fazer algo para contrariar,e nada melhor k eventos desportivos para chamar as pessoas..
Mas como diz o sr. Paulo Marinheiro e muito bem não podemos desistir temos é k ir à luta...


Cumpts
 

Nozes

Active Member
Já que por aqui anda tanta malta da zona de Leiria e arredores,quem se lembra das provas de XC que apareciam como cogumelos há 10/12 anos aí na zona?
Pousos,Moinhos da Barosa,Caranguejeira,só para citar algumas...nestas localidades chegaram a existir mais que uma prova por ano,umas oficiais,outras piratas,mas todas com circuitos bastante exigentes,de verdadeiro btt,com muito público,bem organizadas por gente interessada e conhecedora.Essas pessoas conseguiram nessa altura fazer as provas,duvido que com muitos apoios a nível de câmaras municipais,porque não se vai conseguir hoje em dia?
Guardo com especial saudade as provas de Moinhos da Barosa e Pousos,foram das provas que mais gozo me deram fazer!
 

alexcdomingues

New Member
Pela experiência que tenho, não vejo a essência do problema na falta de apoios de Câmaras ou Juntas de Freguesia. Se se trabalhar bem, a falta de apoios do poder local podem ser colmatados por patrocínios privados. Claro, que pela conjuntura económica as coisas não estão fáceis. O mais importante é a iniciativa e a capacidade organizativa, para, dando provas, se poder candidatar ou não, a uma organização da taça de XC ou XM.

Digo muito sinceramente, que é injusta a afirmação de que no centro não interesse em ter provas de XC ou XM. Num dos calendários provisórios que a UVP-FPC preparou, existia o interesse em organizar uma prova na Mealhada e outra em Leiria, com a Maratona do Centro. Pelo que sei, a FPC não conseguiu encontrar um organizador fiável para a Mealhada. No caso da Maratona do Centro, por ser um ano de grandes mudanças na nossa equipa, pois criamos a nossa associação de raiz, a Airbike Associação de Ciclismo, e por esta prova estar incluída no nosso troféu, era muito complicado de a inserir na Taça. Ficou o acordo, entre nós e a Federação de no próximo ano organizar uma Maratona a contar só para a Taça de Portugal.

Neste momento a Federação está a trabalhar o Btt como nunca o fez, podem ter a certeza. Se têm bons projectos, aproveitem e tentem...
 

ace

New Member
Boas..

Como Coimbricense tenho que discordar com o A.M.F.

Não há provas profissionais na zona centro?!? Cantanhede, Barcouço, Mealhada, Porto de Mós.. Um pouco mais longe: Tábua, Gouveia etc... E quanto mais há as maratonas que se fazem na zona centro quase todos os fins de semana. E basta ver o calendário do mês de Janeiro só como exemplo. É uma prova por fds...
Agora concordo que o dito "inter-freguesias" de XC de Coimbra tem pouco projecção, pouca publicidade e até pouca qualidade. Mas tambem é gratuito por isso não se pode pedir muito. Há tambem o Inatel de Viseu que organiza um circuito que, pelos relatos que leio aqui no forum, são bastante agradaveis e apenas com o valor de incrição de simbólico.
E até na zona da Figueira há vários eventos, se calhar "não- profissionais", mas tambem com qualidade. Gatões, Quaios, Abrunheira e muitas mais.
Claro que se as provas fossem todas no nosso "quintal" era melhor mas, e o pessoal do Algarve por exemplo?
Agora que foi uma pena a Figueira ter perdido as 24Horas, aì sim concordo contigo.

Cumps.
ACE
 
Posso afirmar que o ace tirou-me as palavras da boca ao publicar um post que vai de encontro à minha linha de pensamento.
Na verdade, para além de algumas provas que integram o calendário nacional de BTT, temos um vasto leque de eventos amadores com muita qualidade. Para alem dos já citados, acrescento a Maratona do Mondego, a Maratona de Coimbra, a Maratona de Arganil, a Maratona do Vale do Vouga, o Geo-Raid Series, etc, etc, etc.

No que concerne a eventos federados, não foram mencionadas as 4 provas que integram o Troféu Ardog/Airbike (6 Horas de Resistencia, Maratona do Centro, 3 Horas de Resistencia Urbana Nocturna e Contra-Relógio) e também estão inseridas no supra referido calendário nacional.

Talvez faça falta um Campeonato Regional do Centro, que seja organizado por uma entidade credível e com experiencia nestas andanças e faça esquecer o pseudo Campeonato Regional da Bairrada.

Quanto ao resto, a partir de Janeiro, quem tiver pernas e quiser pedalar, poderá faze-lo quase todos os fins-de-semana, atenta a enorme oferta de eventos, essencialmente amadores, que há nesta região.

Cumps.
 

Pedro_xpto

New Member
paulo marinheiro said:
é preciso furar muito para conseguir apoios de camaras e outros patrocinadores,

paulo marinheiro

Paulo tocaste aqui num ponto fundamental, nem sabes a frustração que é, querermos organizar provas com qualidade e termos que andar a pedir quase por amor de deus, para darem uma "esmolinha",a empresas, e por parte da camara nada...este ano organizamos a nossa primeira prova aqui na Merceana com muito esforço para termos uma prova com os minimos de qualidade como tu bem sabes que tiveste cá presente....para 2009 temos muita vontade de organizar não uma mas sim duas provas deste genero, mas tem que haver apoios, e é com tristeza que digo que a camara está-se a borrifar para isto para o BTT...mas depois de prova feita toda gente diz que gostou e que foi giro e tal ter ca tantos atletas como o Ricardo e o Gamito o Silva e o Sousa... as vezes penso que...se fosse futebol....e viesse ca jogar um ex futebolista ou uma jovem promessa devia ser so apoios...mas como não é futebol....temos de andar aqui a patinar a pedir "esmolas" para conseguirmos organizar umas provas com o minimo de qualidade...

Em 2009 estamos a pensar organizar duas ambas com formato XC como a de 2008, vamos ver como vai ser, de qualquer das formas estas convidado para vir cá com o Ricardo, e Paulo se quiseres correr tambem eu ofereço-te a inscrição :lol: :lol: :lol:


Abraço,

PA
 

Trufox

New Member
O presidente da Real Federação Espanhola de Ciclismo (RFEC), Juan Carlos Castaño foi hoje recebido pela Federação Portuguesa de Ciclismo (UVP-FPC) numa reunião de trabalho que visa estabelecer as pontes de uma colaboração futura entre instituições no reforço do ciclismo ibérico e respectiva família de vertentes no contexto europeu da modalidade.

O primeiro encontro institucional do recém empossado presidente da RFEC, que escolheu a FPC como primeira federação congénere a visitar, saldou-se de forma positiva para ambas as partes fruto do reestabelecimento de uma relação de proximidade entre países vizinhos e que ficará salvaguardada pela elaboração de diversos protocolos de cooperação e desenvolvimento de ciclismo - nas disciplinas de Estrada, BTT, Pista, BMX, Escolas de Ciclismo e Ciclismo Para Todos – e, ainda, na luta anti-dopagem.

Juan Carlos Castaño e Jose Luis Algarra (antigo coordenador técnico da FPC) foram recebidos por Artur Lopes e Delmino Pereira, respectivamente presidente e presidente adjunto da UVP-FPC, numa reunião de trabalho que aprovou as directrizes da cooperação a desenvolver nos próximos quatro anos. No seguimento desse encontro, foram definidos os principais tópicos das áreas nucleares de intervenção conjunta que se apresentam em anexo, na página seguinte.


Principais temas de “acordo de princípios” entre a RFEC e UVP-FPC em reunião de trabalho, a dois de Janeiro de 2009.

Estrada
Taça Ibérica na categoria de cadetes, juniores e sub-23, a implantar em 2010.
Convites de participação de Equipas Continentais em provas do calendário português e espanhol

Escolas de Ciclismo
Cooperação na formação de técnicos e directores.

Pista
Colaboração e apoio para o festival de inauguração do Velódromo de Sangalhos.

BTT
Apresentação conjunta ao Campeonato do Mundo de Maratonas (XCM) em 2012
Colaboração no ajustamento de datas de provas internacionais em Portugal e Espanha
Criação da Copa Ibérica, na disciplinas de Cross-Country (XCO) e Maratonas (XCM)



BMX
Intercâmbio de provas e atletas nos dois países


Ciclismo para todos
Cooperação na divulgação de grandes eventos a realizar nos dois países, e apoio na regulamentação a implantar.


Luta anti-doping
Promover a realização de um simpósio Ibérico a realizar em Janeiro de 2010, focando os vários temas da luta antidoping.

2009-01-02

in:http://www.uvp-fpc.pt/index_noticia_ver.php?id_noticia_new=1037&pag=1

Para não criar um tópico apenas para esta noticia, coloquei aqui, mas se quiserem podem alterar!

Parece-me muito positiva esta "colaboração". Pelo menos no campo do BTT, na possível criação Copa Iberica (XCO e XCM) principalmente. Espero que a ideia vá para a frente!
 
Top