Projecto "Pedalar para o trabalho"

José Carlos

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Desculpem não traduzir, mas quem não perceber pode sempre usar o Babel Fish

Basicamente trata-se de um programa governamental para incentivar as empresas a proporcionar condições
à utilização de bicicletas aos seus trabalhadores.

Gostava de ver uma coisa destas por cá.... dream, dream, dream, dreeeeeeeeeeam....

Mais informação em: http://www.wiggle.co.uk/CustomerServices/cycle2work.aspx?referid=offer33


ctw.gif


What is Cycle to Work Scheme?

In order to encourage healthier lifestyles and to help reduce environmental pollution the Government has introduced Cycle to Work Schemes. In addition to the health and environmental benefits of these Schemes, these Schemes also provide financial benefits to both the employer and employees.

The Wiggle Cycle to Work Scheme provides the necessary documentation (available to download at the bottom of this page) to allow an employer to set up a Cycle to Work scheme in order to provide employees with a bike and cycle safety accessories. The key points are:

* The employer buys the bike and cycle safety accessories selected by the employee;
* Most employers can reclaim the VAT on the bike and accessories purchased;
* Most employers can claim capital allowances on the bike and accessories purchased;
* The employer loans the bike to the employee for an agreed period. This hire period is normally 12 to 18 months. The employee pays hire charges to the employer through a salary sacrifice arrangement for the duration of the hire period;
* As a result of the salary sacrifice arrangement the employer saves the Employers NIC (generally 12.8%) of the salary being sacrificed;

At the end of the hire period the employer can sell the bike and accessories to the employee for a nominal amount. Alternatively the employer can retain ownership of the bike and accessories and allow the employee to use the bike and accessories with no salary sacrifice.
 
Eu acho uma excelente idéia... Mas nós por cá estamos um pouco adiantados no tempo :lol:. Sim porque se estivessemos atrasados não faltavam por aí bikes :mrgreen:. Agora mais a sério; penso que há certas cidades, vilas que podiam adoptar aquele programa. Só ia depender da geografia do "burgo" e do nível de Industria existente. Para dar um exemplo, Aveiro encaixava muito bem naquele programa.
Um Abraço
 

sinais

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já tivemos esta discussão aqui no fórum :mrgreen: :mrgreen:

Todas as cidades encaixavam no programa, assim haja condições para tomar um banho :lol:
 

José Carlos

New Member
O que eu achei mais interessante na notícia não foi propriamente a viabilidade de nos deslocarmos para o trabalho
de bicicleta, mas sim o facto de isso ser um programa subsidiado pelo governo.
Isso com diz o sinais, já está careca de ser por aqui falado.

Precisamente por saber isso é que a "comparação" das duas realidades é completamente irónica.

Basicamente o que os nossos amigos do Reino Unido se propõem fazer é incentivar as empresas / empregadores
a comprarem com descontos bicicletas para o uso dos seus empregados.

As empresas deduzem o IVA e os empregados "alugam" as bicicletas por um determinado periodo de tempo.
No final do tempo acordado o empregado tem a possibilidade de comprar a respectiva bike a preço reduzido.

Enfim, realidades diferentes.

Vá-se lá pedir a um empregado em Portugal para descontar uma parte do seu mísero ordenado para alugar uma bike
para ir para o trabalho e ajudar a salvar o planeta e a melhorar a sua saúde ajudando assim a desentupir o SNS, etc... etc...

O melhor é esquecer tudo, meter-me no carro para fazer 20 kms para o emprego e enfardar uns hamburgers...
 

sinais

New Member
Tenho um amigo meu a trabalhar em Londres que já se desloca diariamente para o trabalho de bicicleta, e fá-lo também por uma questão financeira, pois o passe semanal de metro custa 15£ ...é só fazer as contas ao que se poupa.

Ele vai gostar de saber desta notícias :mrgreen: :mrgreen:
 
Eu como vivo no campo ( Meãs do Campo ), ainda vejo muita gente a deslocar-se de bicicleta, tractor e carroça... Se pensarem bem quantas "coisas" nós já fomos buscar ao passado por termos chegado á conclusão que é melhor.
Um Abraço
 

Nuno Machado

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Como este t´pico foi lançado pelo José Carlos e ele acha que eu estou zangado com ele, vou responder como acto de boa fé.

A ideia é de facto brilhante mas em Portugal emperra logo no tema mentalidade do automobilista. (que muitas vezes tb é ciclista mas ganha nova personalidade quando tem um volante nas mãos).

Depois seguimos para o tema infraestruturas (vias cicláveis, zonas de duche e troca de roupa) e não me parece que isso seja um investimento prioritário.

E para finalizar é obrigatório fazer uma ultima pergunta. Juntando e resolvendo as duas situações anteriores, quantos de nós iríamos para o emprego de bicicleta? Independentemente dos gastos/poupança inerentes.

Eu infelizmente não o posso fazer - faço entre 40.000 km a 50.000 km de carro por ano (acho que nem o Absalon os faz de bike). Aliás confesso que a bicicleta é o meio de desporto e não o meu meio de transporte, infelizmente.

Um abraço e pedalem muito
NM#50 - Part of TEAM M&M
 

Bravellir

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Nem que o programa obtenha um ou dois "convertidos" já vale a pena. Ou acham que em Inglaterra toda a gente aderiu de cara sorridente e peito aberto?? Há gajos de todos os tipos em Inglaterra , até dos que coçam o cú e cospem para o chão como os que há por aqui.

Devagarinho se criam novas mentalidades e hábitos. Começa sempre por ser só um morcão a reciclar sozinho e passados uns anos toda a gente recicla e acha um sebento quem não o faz.

Fico triste é com a atitude ( muito bem promovida pelo tal senhor da politica que sabe mais que o filho in-vitro do chuck norris e de jesus ) que "epá.. nem vale a pena. Somos uns broncos e tal, as estradas sobem muito, e o sovaco cheira mal... "

Desiste-se sem tentar? Assim? De mão beijada???

É uma grande iniciativa e o nosso governo devia olhar com o olhos de ver e estender o que já estão a fazer em algumas universidades ao público em geral..

http://jn.sapo.pt/2007/11/01/norte/universidade_lanca_bicicleta_para_ut.html said:
Universidade lança bicicleta para utilização estudantil
direitos reservados
Guimarães Rodrigues espera que as bicicletas entrem no quotidiano dos estudantes


Pedro Antunes Pereira

Bute andar de bicicleta. É o desafio que os Serviços Sociais da Universidade do Minho (SASUM) lançam aos estudantes universitários. A Bicicleta de Utilização Estudantil (BUTE) é um projecto pioneiro a nível nacional desenvolvido pela empresa "IdeiaBiba" e baseia-se num novo conceito de mobilidade urbana proporcionar meios ecológicos e modernos de transporte, conjuntamente com suportes publicitários, não emitindo qualquer tipo de poluição e utilizando uma combinação de materiais 100 por cento recicláveis.

Numa primeira fase, as principais ligações e parques de estacionamento estarão concentradas em equipamentos ligados à universidade, mas depois serão alargadas a outras zonas da cidade de Braga e às estações do caminho-de-ferro e de camionagem "a ideia é de que as pessoas possam deixar a bicicleta parqueada e irem para casa de comboio ou de autocarro". A conjugação com os próprios transportes urbanos é uma das ideias que poderão vir a ser exploradas.

Até Julho do próximo ano, serão cedidas de forma gratuita duas mil bicicletas a estudantes que, através de inscrição, se candidatem a este meio de transporte ecológico e justifiquem as motivações porque querem andar de bicicleta e que estarão depois na base de um estudo. Já neste mês de Novembro vão ser entregues as primeiras 100 unidades a estudantes carenciados moradores nas residências universitárias e aos estudantes Erasmus. Segundo o director dos SASUM "durante três anos os alunos são proprietários das suas bicicletas e findo esse tempo podem optar pela sua compra".

Para que o projecto seja viável vão ser instaladas 50 estações nos campi de Gualtar e de Azurém e vão ser negociadas a criação de mais 50 estações espalhadas pelas cidades de Braga e Guimarães. Os alunos terão também ao seu dispor uma oficina, apelidada de "Box", onde podem trocar as componentes gastas ou arranjar as que estiverem partidas. A "Box" vai também servir de balcão de informações, apoio aos utilizadores e acompanhamento de todas as acções a serem executadas. "Vão também poder personalizar as suas bicicletas, seja através de uns pins criados para o efeito, seja através da personalização da própria matrícula". Haverá também um conjunto de peças adicionais que poderão ser adquiridas.

O reitor da Universidade do Minho lembra que "as ideias são simples depois de alguém as ter e que são as ideias simples as mais robustas". Segundo Guimarães Rodrigues, "as bicicletas estão sempre presentes em qualquer altura da nossa vida e deixam-nos marcas, muitas delas para toda a vida". A bicicleta tem como base o modelo "cruiser", nascidas a partir do estilo de vida norte-americano e adaptadas para a cidade.

As negociações com as câmaras de Braga e de Guimarães vão começar em breve, já que é intenção da empresa promotora alargar depois este projecto ao resto da população, numa lógica de "Eco Mobilidade", que se traduz no recurso de um menor uso dos recursos fósseis, minimizando a produção de emissões de gases e resíduos.

Este projecto destaca-se dos demais pela personalização à comunidade universitária, dentro de uma mobilidade pública, mas, ao mesmo tempo, intransmissível, "conferindo novos hábitos, conceitos e responsabilidades às gerações futuras", referem ainda os elementos ligados à empresa aveirense.
 

jonypaul

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Acho uma excelente iniciativa, que se devia também propagar a paises como Portugal.

Embora tenhamos de ver que há professoras que para subir alguma coisa... coitadas... nem toda a gente anda de bike ( infelizmente ) e há colegas meus que de certeza não aguentariam ir para a escola todos os dias de bike como eu faço. Vocês queixam-se quando as pessoas dizem que Lisboa não é um bom sitio para andar, tem muitas subidas, etc... mas porra, já viram subir a calçada da Ajuda todos os dias??

O que eu quero mesmo dizer é que é uma excelente ideia ir para o trabalho/escola de bicicleta, mas temos de ver que há limites, e que nem toda a gente tem a mesma preparação fisica.

Mas se esse programa viesse para Portugal, com certeza que eu o seguirei quando eventualmente trabalhar, poupar 50% na bike é fenomenal :mrgreen:
 

fox

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Acho que aqui neste fórum não falta quem tenha bicicleta própria :mrgreen: e muitos cheios de vontade de pedalar para o trabalho :lol:

O mal não me parece que esteja no custo da bicicleta e acessórios... Mas o projecto é interessantíssimo e a meu ver, perfeitamente viável.
Acho que a parte dos banhos é essencial, imprescindível mesmo...
Sem isso não adianta nada financiar bicicletas e os locais de trabalho, salvo raríssimas excepções não estão preparados para isso...

Boas notícias para mim :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Que já posso pedalar para o trabalho. Pois tenho onde deixar uma muda de roupa e onde tomar banho :!:

Mas sei bem que não é possível, ou pelo menos será muito difícil que uma empresa de serviços arranje maneira de ter um balneário para disponibilizar.
Claro que em sítios relativamente perto do trabalho e numa bicicleta mas citadina dará para pedalar tranquilamente sem grande transpiração (sem que eu dispense um banho seja como for :))...

E quero sempre que possível pedalar na minha bicicleta, de licra e spd... Ao menos assim começo logo o dia bem :twisted: e no regresso já vou a deitar fora o stress :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen:


Oxalá se torne possível para mais gente :ideia:
 

ICH

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Antes de mais nada, eu vou de bicicleta todos os dias para o emprego de bicicleta desde Setembro de 2005 (excepto quando chove na hora de sair de casa).

O que é que é preciso? Vontade e uma bicicleta.

O suor não é grande problema diminuam o ritmo, afinal vão trabalhar e não vão competir. A um ritmo sem forçar na bicicleta, excepto a subir, sua-se muito pouco pois vamos bem arejados, diminuam o ritmo nos últimos quilómetros e permitam um arrefecimento gradual.

Um bom banho antes de sair de casa e desodorizante evitam maus odores depois de pedalar. Caso pretendam e não tenham condições usem toalhitas de bebé e ficam limpos e cheirosinhos.
Com a moda dos health clubs se calhar perto do vosso emprego há algum que mediante um pagamento mensal vos permitirá trocar de roupa e tomar banho.

A distância é muito grande? Vão dia sim dia não. Ou levem o carro num dia com a bicicleta na mala e regressem de bicicleta no dia seguinte vão de bicicleta e voltam de carro e assim sucessivamente.
Combinem a bicicleta com os transportes públicos.

As subidas e tal não são desculpa, procurem um caminho alternativo com subidas mais suaves e verão que compensa.

Precisam do carro para trabalhar? Deixem o carro na empresa e façam a deslocação para o trabalho de bicicleta e regressam nela.

Não podem ir de bicicleta para o emprego? Usem-na para ir ao café, comprar o jornal e até às compras o planeta agradece a carteira e a vossa saúde e já agora todos nós também.

Pesem as vantagens: menos poluição atmosférica e sonora, melhor forma física, mais dinheiro no carteira e acima de tudo o gozo supremo de ver as caras dos colegas de trabalho invejosos por não terem coragem.

Acho que respondi a algumas dúvidas frequentes e que já tinha respondido anteriormente, ainda assim não estão dispostos a tentar? Problema vosso, peço-lhes é uma coisa quando forem a conduzir e virem bicletas reduzam a velocidade e ultrapassem com cuidado, ensinem os amigos e conhecidos a fazerem o mesmo e as estradas tornam-se logo mais seguras para os ciclistas.

A existência de ciclovias não é solução pois a dada altura temos de ir para a estrada, é melhor trabalhar as mentalidades

Quanto ao tópico em apreço há várias medidas deste género em vários países, se eu ajudo a cumprir os objectivos de Quioto é justo que o estado reconheça o meu esforço e o de quem me propicia condições, dando-me benefícios fiscais.
Há países onde até o seguro automóvel é mais barato para quem não o utiliza diariamente.

Soluções há muitas mas enquanto as pessoas tiverem medo que os outros pensem que são uns tesos que não têm dinheiro para combustível não vamos lá. Já ouvi disparates destes e parecidos, gente que acha que não tenho carro, que não tenho carta ou que não gosto de conduzir. Tenho carta, carro e até gosto de conduzir, mas uma deslocação de 11kms. que é o meu trajecto casa emprego dá-me mais gozo fazê-la de bicicleta.

Como disse já lá vão 2 anos e ainda não me arrependi uma só vez, só me arrependo de não ter começado mais cedo.
 

Alf

Active Member
Já estive em Londres, e é uma realidade totalmente diferente. As bicicletas são tratadas como os outros veículos. Há ciclovias em quase todo o lado. Na zona mais antiga não há tanto, mas pode-se circular na estrada sem problemas, desde que se arranque no semáforo depressa :mrgreen:

Se vissem a quantidade de bicicletas amarradas aos postes, nem faziam analogias com Portugal :mrgreen: E naquelas grades pretas muito polidinhas que vemos nas fotos e nos filmes, iguais às da casa do Sr. Primeiro ministro, há placas a proibir que se amarrem bicicletas, sem excepção.

Acho óptima ideia, vamos lá a ver se estudando no porto vou aderir... de singlespeed (ai o suor) :mrgreen:
 

pirilampo

Member
Boas.
Acho que a geografia de uma cidade ou região é o mais importante. Por exemplo os franceses lancaram esta ideia http://www.velov.grandlyon.com/e eu já utilizei, não em Paris como seria esperado( a grande cidade Luz), mas sim em Lyon que reune todas as qualidades necessárias para este serviço tais como: cidade bastante recente(parte nova) com um bom urbanismo, avenidas largas, plana(essencial).
Até as bicicletas utilizadas foram criadas pela empresa JC*****, e existem componentes dessas bicicletas feitas em portugal(curiosidade).
Essas bicicletas têm localização por GPS, luz e sinalização de travagem e são bastante confortáveis (vejam no site)e existe um grande nº de postos de recolha e depósito espalhados por toda a cidade...
Mas acho que esta ideia só funciona em cidades planas e não em Lisboa que até se chama "Cidade das sete colinas".
Boas pedaladas e não interessa como....
 

ICH

New Member
Alf_PKS_0 said:
Já estive em Londres, e é uma realidade totalmente diferente. As bicicletas são tratadas como os outros veículos. Há ciclovias em quase todo o lado. Na zona mais antiga não há tanto, mas pode-se circular na estrada sem problemas, desde que se arranque no semáforo depressa :mrgreen:

Se vissem a quantidade de bicicletas amarradas aos postes, nem faziam analogias com Portugal :mrgreen: E naquelas grades pretas muito polidinhas que vemos nas fotos e nos filmes, iguais às da casa do Sr. Primeiro ministro, há placas a proibir que se amarrem bicicletas, sem excepção.

Acho óptima ideia, vamos lá a ver se estudando no porto vou aderir... de singlespeed (ai o suor) :mrgreen:

Há muitas bicicletas porque as pessoas as usam em vez de se porem a inventar desculpas e porque se paga portagem para aceder à cidade de carro o que forçou a alteração de mentalidades.

Expliquem-me como é que Londres é melhor do que Lisboa para andar de bicicleta? Com mais dias de chuva, temperaturas bem mais frias e menos horas de luz por dia, por exemplo neste altura o sol pôe-se cerca de 1.30h mais cedo do que em Lisboa.
pirilampo said:
Boas.
Acho que a geografia de uma cidade ou região é o mais importante. Por exemplo os franceses lancaram esta ideia http://www.velov.grandlyon.com/e eu já utilizei, não em Paris como seria esperado( a grande cidade Luz), mas sim em Lyon que reune todas as qualidades necessárias para este serviço tais como: cidade bastante recente(parte nova) com um bom urbanismo, avenidas largas, plana(essencial).
Até as bicicletas utilizadas foram criadas pela empresa JC*****, e existem componentes dessas bicicletas feitas em portugal(curiosidade).
Essas bicicletas têm localização por GPS, luz e sinalização de travagem e são bastante confortáveis (vejam no site)e existe um grande nº de postos de recolha e depósito espalhados por toda a cidade...
Mas acho que esta ideia só funciona em cidades planas e não em Lisboa que até se chama "Cidade das sete colinas".
Boas pedaladas e não interessa como....

Mas será que quem vive em Lisboa tem de subir as Sete Colinas diariamente? Conheço mal a cidade já estive no Castelo de S. Jorge, no Bairro Alto e na Ajuda. Mas de Belém ao Parque da Nações parece ser plano, do Campo Grande ao Marquês de Pombal também , de Sete Rios para Alvalade também não me recordo de nenhum relevo que uma bicicleta com meia dúzia de mudanças nas mãos de qualquer criatura sem grande pedalada vença sem dificuldades. Até da Praça do Comércio ao Marquês de Pombal me parece que aquilo se fará sem dificuldades de maior.

Não é o relevo que tem influência e sim a vontade de mudar de atitude.

Há um utilizador do Fórum que trabalha num banco e vai de bicicleta todos os dias até já apareceu numa reportagem na TV (que ele muito bem publicitou aqui) a tirar a gravata e montar na bicicleta para regressar a casa.

Experimentem uma vez vão ver que não custa nada.

Aviso desde já correm é o risco de ficar viciados, depois não digam que eu não avisei. :twisted:
 

pintox

Member
Eu vou sempre que posso, e quando não tenho que ir buscar as crianças á escola !

Esta semana tenho ido todas as tardes, vou com um ritmo suave, assim não há suor nem odores que exijam o "tal banho".
Regresso já de noite e apesar de bem sinalizado, vejo muito automobilista que me ignora simplesmente, por isso todo o cuidado é pouco.
Os colegas de trabalho acham que eu não bato bem da tola em vir para o escritório a pedalar e deixar o carro em casa, ainda por cima com o frio que está, mas dá-me um prazer imenso. :wink:
 

Alf

Active Member
Sim, as sete colinas são uma bela desculpa.

Além disso, se se puder meter a bicicleta no metro, e se se puder transportar no autocarro como eu já vi numa foto do Canadá aqui no fórum, qual a dificuldade?

Não é só a poluição, não somos todos ecologistas, mas é também a saúde, a mentalidade e evolução de uma cidade.
 

tuscansix

New Member
É com muito orgulho que eu sou um dos felizardos a poder contribuir para esta causa :D

Como já foi dito anteriormente, a universidade do minho vai disponibilizar bicicletas para se poder deslocar para o campus..

Pois bem, no inicio do proximo ano, uma destas será minha :mrgreen:

bute_ruipassosrocha.jpg


Espero que a "moda" pegue nas outras universidades :)

Boas pedaladas, com Bute ou sem Bute :D
 

HardSpeed

New Member
Fica bem andar de carro, potente, com bom som, e que consome mais gasolina ou gasoleo do que eu consuma cerveja. :lol:
Se forem criadas as condições para se comprar bicicleta e restante material, já que o iva é 21% e houvessem boas vias(piso e iluminação), seria o começo. :D
Cada vez mais se fala do aumento do buraco do ozono e do preço da gasolina e gasoleo. E a nossa saúde! É tudo comida fast food, chegamos a casa, e a primeira coisa que fazemos é ligar a Tv. Ficamos absorvidos por ela, e só lá para as tantas é que vamos dormir. :roll:
Chamo a isto sedentarismo. Ou se pratica um desporto. Afim de favorecer a nossa condição fisica ou estamos tramados.
Qualquer acção tem que partir da sociedade ou de um grupo. Há que manifestar, fazer ouvir a voz. :grrr:
Os médicos, juizes, pilotos, forças policiais, bombeiros, etc, são dos que mais se fazem ouvir, e vejam porquê. São fundamentais na sociedade, e se fizerem greve, há danos. Seja na economia, ou na imagem do governo. :shock:
O pessoal amante dos pedais, só quer mais respeito por parte dos condutores, locais onde se possa circular com segurança, potênciar a saúde e bem estar da população. Para além da protecção ambiental. Menos carros, menos poluição, seja visual, atmosferica ou sonora.
Se houver vontade e união, organizar uma grande manifestação de norte a sul, a favor de uma mudança para um futuro, que deve ser já.
Se a primeira não tiver sucesso, que se faça mais. É preciso é não parar.
Quantos mais formos, mais fortes seremos. :mrgreen:

Um abraço
 
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