Procuro Equipa BTT para Competição. Há?

objectivo: evolução

Viva pessoal,
de facto, é com curiosidade que li estas entradas no forum sobre este tema que foi colocado pelo colega... de modo a ter alguns concelhos de pessoal mais experiente em BTT e "estudar" os vossos conselhos ;)

Desde miúdo que fazia ciclismo de estrada (amador :rolleyes:), em media voltas de cerca de 60 a 80 kms de estrada.
Comecei a praticar BTT em Setembro de 2009... ao todo fiz até a data 6 provas na ordem dos 40kms.

Na primeira prova o objectivo foi terminar :) o objectivo foi conseguido mas constatei que a minha bike não dava (era muito bonita mas mt limitada, sem travões de disco, etc....). Lá adquiri uma mais interessante ;) com o contributo de alguns amigos k opinaram sobre ela e tb transmitiram motivação.

Nas duas ultimas provas que fiz já consegui entrar no primeiro 1/3 das classificações. Alias, na ultima já consegui ficar no primeiro 1/4 das classificações. O que me agradou muito :p e motiva! ;)

Semanalmente participo em cerca de 2 a 3 aulas de RPM e frequento ginásio. Ao fim de semana costumo treinar cerca de 30 a 40 kms. Claro... sempre de acordo com a disponibilidade profissional :D

Se tiverem algum conselho sobre esta fase de evolução pela qual certamente alguns de vocês também passaram, agradecia algumas dicas de treino... O meu objectivo é evoluir e ter uma perspectiva de melhoria continua!

Boas pedaladas :)
 

jo@o cabral

New Member
bem, cada um tem umtreino especifico, pois treinar muito nao e sinonimo de treinar bem conheço muita malta do rpm que leva tareia da malta de fim de semana.. começaa ver certos planos de treino e vai tirando ideias daqui e dali..
 

ven7ura

New Member
Boas Pedro..
Como o João disse e bem, muita gente que faz rpm ou outro tipo de treino indoor, leva grandes tareias cá fora.....e isso tem vários motivos, desde o tipo de treino, que é completamente diferente....ao ambiente...à solicitação muscular...etc etc...a minha opinião é que não deixes de fazer rpm..lol mas também sou suspeito dizer isso...lol se treinares bem no rpm consegues um bom treino de cardio...bem como algum treino muscular...mas comparando com o ambiente cá fora na estrada é mt diferente....no ginásio tens um clima controlado..com vista a queimar calorias etc...na rua é bom que aliado a boa performance haja poupança energética...são várias as diferenças...
No meu caso que é semelhante ao teu, procuro cá fora fazer uns treinos mais longos por volta de 60 a 80km como tu fazias antes...pq isso dá-me um tipo de treino e solicitações energéticas diferentes...mais 'endurance' e menos 'pump'...se reparares no fim do rpm parece que as tuas pernas ficam inchadas...(pump=inchaço) pq é um treino mais explosivo quando trabalhas no limite...na rua é mais o contrário...
mas pronto...texto e texto não diz mt coisa as vezes..como este caso =D procura uns bons planos de treino de cycling ou pede a alguem que perceba mt....uma boa dieta...um bom descanço e andas nas horas.. ;)

abraço
 

MarceloBTT

New Member
Boas, eu estou na mesma situação, dava muito jeito uma equipa que me ajudasse a crescer como atleta, até agora em provas de XCO e promoção, nas 6 provas em que entrei fiz 1º lugar no meu escalão e desisti na primeira com um pneu rebentado.

Torna.se complicado ir mais longe a sustentar todos os custos...
Transporte, manutenção, e hidratação, mais inscrições não é facil.
De qualquer maneira tenho fé que com resultados e esforço a coisa vai lá.

Cumprimentos,
Marcelo Fortio
http://marcelo-fortio.webnode.com.pt
 

agirão

New Member
Marcelo!

Pela clareza com que colocas as tuas opiniões, pelos resultados que apresentas e pela vontade que demonstras, vou alertar alguns amigos para ver se te posso ajudar!

Não prometo que consiga, mas irei lutar por isso!

Força aí..!!
 

elv1s

Member
Acho piada ao estado das coisas... não sei se hei-de rir ou chorar...

Mas ao fim ao cabo, é o reflexo de um país em crise.

Não se pode patrocinar jovens para aprenderem a andar e a treinar, quando alguns que até já têm provas dadas (porque tiveram a sorte de ter apoios familiares ) como o marcelo ainda estão apeados sem equipa.

Não nos podemos esquecer que a força do que é BTT ainda é o BTTista de fim de semana, nem que treine mais umas vezes na semana, e que suporta os custos do seu bolso. Que o faz simplesmente porque gosta de pedalar.

É mesmo pena que não existam equipas a apostar nos novos valores.(pelo menos aqui por estas bandas évora)

Boa Sorte Marcelo!
 

MrOrbea

New Member
Isto não é o futebol, logo não há apoios, é realmente pena isso acontece pois infelizmente não existem equipas em todos os concelhos. Em Évora há uma equipa, mas dedica-se mais á estrada, em Montemor o Novo existia uma equipa, mas também era mais dedicada á estrada e aos escalões de formação.
 

agirão

New Member
Vou ver o que posso fazer!

Concordo com o João ( Orbea ) e com o Elvis..!!

Marcelo, força..!! Irás conseguir..!!
 

elv1s

Member
do pouco que conheço do GDSA até os atletas que aparecem nas provas, é cada um por si, e apenas têm descontos de uma parceria com uma loja. até à data nunca ouvi falar de um apoio como equipa, com treinador e bike, apoios à deslocação, etc...

quando no fundo isso é que dava jeito, não é?
 

MarceloBTT

New Member
Não é bem os apoios monetários que eu mais desejo, mas sim uma pessoa mais velha e experiente que me possa ajudar. Nas provas em que tenho estado, ao ver aquelas equipas organizadas não é bem as bicicletas topo de gama que eu invejo, mas sim o facto de poder estar inserido num grupo de atletas mais experientes e organizados que me possa ajudar a treinar e a actuar melhor em todos aqueles promenores do BTT competição, falta disto que me tem afastado da grande opção que é o facto de me federar, que seria sem duvida um grande salto. Claro que os apoios monetários são bem vindos, e mentiria se disse-se o contrário. Principalmente o transporte e manutenção.
 

elv1s

Member
essas equipas organizadas devem contar-se pelos dedos.
por aqui parece-me que é mesmo cada um por si. até mesmo nos treinos.
 

xbiker

New Member
Boas!
Aqui na Figueira é a mesma coisa... equipas, nada...
Eu tenho imensa pena, porque teruma equipa é totalmente difente do que ir sozinho para a serra, uma pessoa acaba por desmotivar...
Mas pronto, eu não vou desistir do BTT por isso, não corro como profiissional mas vou dando as minhas voltas...
E eu até consigo treinar frequentemente, durante os meses de Outono, sem chuva, consigo treinar 5 vezes por semana, o que acho bastante bom, até porque o horário escolar ajuda bastante este ano...
Mas não sei porque, sinto a Figueira a acordar para este desporto...
Agora em Abril vem cá o xTerra, e em agosto vem ca a taça do mundo de xco, onde vou estar batido a ver claro! :mrgreen:
 

jo@o cabral

New Member
porque teruma equipa é totalmente difente do que ir sozinho para a serra
atenção que nao é assim tao normal haver treinos com a equipa.. andas sozinho com edicaçoes da equipa e depois so vais as provas..
 
eu ando numa equipa
e a maior parte do pessoal so os vejo nas provas
apenas 1 ou outro e que e daqui de pe de mim e entao as vezes treinamos juntos
de resto
abraços
 

golias

Member
...

tenta investigar e seguir planos de treino que existem pela net,
assim vais treinando e se fores a provas e deres nas vistas, pode ser que...

...
 

A.Filipe

New Member
Boas
Claro, o facto de ter uma equipa não quer dizer que se treine em equipa, na maioria os atletas treinam sozinhos, pois até mesmo os que teem planos de treino, o plano é especifico consoante os objectivos e as caracteristicas de cada atleta, o que nao torna facil os treinos em equipa, e muitos nem sao da mesma terra, o que implica deslocações e horarios compativeis para treinarem juntos... apenas equipas de ciclismo teem alguns estagios de equipa, mas nos treinos é cada um por si (isto do pouco que tenho conhecimento)

Não é a taça do mundo, mas sim um troféu de categorina C1 (internacional)

Mas claro que o facto de ter uma equipa, ter quem lhe de assistencia nas provas, é muito mais motivador... Mas infelizmente em Portugal não é fácil conseguir apoios para formar e manter equipas, porque um atleta federado que faça a taça toda não sai barato a uma equipa, e infelizmente o BTT não é um desporto que mete golos e que se joga num estádio, logo tem pouca visibilidade...

Na minha opinião euipas de futebol como os 3 "grandes" formarem uma equipa de btt, penso que seria um grande salto para a modalidade... Mas só tiraria a minha dúvida se eles experimentassem...

www.andre-filipe.webs.com
 
Top