Problemas Amortecedor Fox RP23

lpedrosa

New Member
Boa noite,

Comprei uma Canyon Nerve XC 5.0 que vem com amortecedor Fox Float RP23, só saí uma vez com a bike e correu tudo bem.

No entanto hoje quando depois de fazer umas afinações no desviador traseiro fui dar uma volta na bicicleta e senti que estava numa posição muito baixa, pelo que quando reparei o amotecedor só tinha para aí uns 4 cm de curso. Pensei que fosse falta de ar no entanto coloquei a bomba de alta pressão e fui até aos 250 psi e o amortecedor manteve-se com o curso na mesma.

Na situação normal penso que deve ter uns 12 cm de curso. Não percebo o que aconteceu nem como posso resolver o problema, pelo que peço ajuda aos meus amigos do forum que são entendidos na matéria para me ajudarem nesta situação, é que eu manahã queria ir dar uma voltinha e assim não sei se dá!!

Desde já obrigado!!

Luis Pedrosa
 

lpedrosa

New Member
Obrigado ch0capic,

Estive a ver o link que indicaste, já tirei toda a pressão e coloquei os 250 psi´s, no entanto o problema presiste!

Já mandei um mail para a Canyon e vou aguardar a resposta!

Provavelmente o que acontecerá é que terei que enviar a bike para a assistência da fox!
 

track

New Member
Boas,

Quando refere "o amotecedor só tinha para aí uns 4 cm de curso" pode ser normal se este curso for medido directamente no amortecedor.

Isto porque ao contrário da forqueta que normalmente tem uma relação de 1/1 em que um curso de 120 mm corresponde a 120 mm de trabalho na baínha do amortecedor, no amortecedor traseiro normalmente a relação é inferior e os 4 cm de "trabalho" no mesmo pode corresponder a curso 12 cm.

Não sei se ajudei alguma coisa, mas pode ajudar esclarecer alguma duvida

Boas pedaladas
 

zykon

Super Moderador
4 cms deve ser mais ou menos o normal.

Para isso ter 12cm de curso, tinha que ter mais 12 de camara para recolher o embolo mais espaço dos olhais e tal tinhas um amortecedor com 40 cm :roll: :roll:

Por curiosidade, amanha posso medir o meu, apesar de não ser da mesma marca!

Se o quadro/amortecedor tiver uma relação 3:1, cada 3 cms que o quadro usar vai so passar 1 para o amortecedor.

para usar 12cm de curso, o amortecedor só precisa de 4cms!!

Atenção que não sei se a relação desse quadro é 3:1
 

silvioferraz

New Member
Normalmente as relações correctas dos amortecedores são: 165 mm de olhal a olhal com o curso a fazer-se numa baínha de 38 mm. Se assim for, o teu Rp23 está óptimo. Há tambem na medida 190x50, em que mesmo assim a baínha como podes vêr, só tem 50 mm de curso.
Há mais medidas, mas penso que na tua bike, ou é uma, ou é a outra, logo acho que, se dizes que tens 40 mm de curso, deve ser o Fox Rp23 165x38, que montaram na tua Canyon e não tens qualquer problema.
Quanto a senti-la mais baixa é fácil, sobe o espigão de selim, :lol:.

Abraço
 

Furagido

Member
Segundo o site da Canyon, as especificações do amortecedor tem 190 mm de comprimento (de olhal a olhal) e a bicicleta faz 115 mm de curso activo. Nesse caso, o amortecedor deverá ser o RP23 7,5x2,0, ou seja, 190 mm de comprimento e 50 mm de curso (máximo possível). Assim, se o SAG for de 25% (como costuma ser o habitual), restam-te 37,5 mm de curso para cumprir com os 115 mm que a suspensão cumpre. Feitas as contas, a relação é então de 3/1.
Em conclusão, nada disto tem a ver com a pergunta que colocaste porque o amortecedor estando em repouso (sem a bicla ter alguém em cima), ele deve apresentar o seu curso máximo independentemente da pressão que tenha. Ou seja, estás lixado porque o amortecedor colapsou, e o ar está a passar para a câmara de óleo. Solução?! Garantia com ele,ou então alguém habilitado para o fazer para que se substituam os O-rings internos. Se for para o representante da FOX, senta-te e descansa...
 

zykon

Super Moderador
ele disse que o amortecedor tem para ai uns 4 cms de curso. Se calhar nem mediu como deve ser, foi só a olho.

Mede lá isso como deve ser e diz ai a medida exacta
 

lpedrosa

New Member

silvioferraz

New Member
Faz assim, mede de olhal a olhal e vê se tem 165 mm. Se assim fôr, tens 38 mm (deve ser os 4 cm de que falas) de curso activo no amortecedor +/- e está correcto.

Abraço
 

Furagido

Member
É por mais evidente na foto que independentemente das dimensões que o amortecedor deverá ter, está colapsado (o balanceiro está bastante elevado o que justifica a bicla estar mais baixa). Tal como já referi acima, o ar deverá estar a passar para a câmara de óleo pelo que deverá ser aberto e revisto. Dirige-te ao local de compra e procura que o reparem na loja ou que te arranjem um de substituição caso seja necessário mandá-lo para o representante da Fox, porque nesse caso, não contava com menos de 3 semanas sem amortecedor...
razão tinha alguém quando me disse para esperar por 2008 quando lhe disse que estava interessado em comprar um RP23 7,5x 2,0
 

lpedrosa

New Member
Boas,

O amortecedor já está reparado, estava "Stuck Down".

O processo de que resultou na reparação do amortecedor no representante da Fox foi extremamente rápido e para isso só tenho a agradecer tanto á Canyon através do seu responsável em Portugal, que tratou da situação com muita rapidez, como ao representante da Fox, a Bicimax, que prontamente efectuou a reparação.

Desde a reclamação até á reparação passaram 3 dias, o que na minha prespectiva é óptimo. E até podia ser mais rápido, eu é que atrasei um pouco a entrega do amortecedor!

Boas pedaladas,

Luis Pedrosa
 

Nuno Félix

Super Moderador
Então, se quiseres, põe uma foto da bike, com o amortecedor arranjado, para se ver efectivamente a diferença.

Uma imagem vale por mil palavras....

8)
 

nfh

Member
Furagido said:
[...]
Em conclusão, nada disto tem a ver com a pergunta que colocaste porque o amortecedor estando em repouso (sem a bicla ter alguém em cima), ele deve apresentar o seu curso máximo independentemente da pressão que tenha. Ou seja, estás lixado porque o amortecedor colapsou, e o ar está a passar para a câmara de óleo. Solução?! Garantia com ele,ou então alguém habilitado para o fazer para que se substituam os O-rings internos. Se for para o representante da FOX, senta-te e descansa...

Furagido, esse problema que mencionas (ar a passar para a câmara de óleo) manifesta-se de mais alguma forma para além do stuck down? Eu tenho a sensação de que o meu RP23 faz mais curso ultimamente embora tenha a mesma pré-carga de sempre (200psi), como tive oportunidade de dizer noutro tópico sobre o assunto. Será isto também um sintoma desse problema que referiste?
 

Furagido

Member
nfh said:
Furagido said:
[...]
Em conclusão, nada disto tem a ver com a pergunta que colocaste porque o amortecedor estando em repouso (sem a bicla ter alguém em cima), ele deve apresentar o seu curso máximo independentemente da pressão que tenha. Ou seja, estás lixado porque o amortecedor colapsou, e o ar está a passar para a câmara de óleo. Solução?! Garantia com ele,ou então alguém habilitado para o fazer para que se substituam os O-rings internos. Se for para o representante da FOX, senta-te e descansa...

Furagido, esse problema que mencionas (ar a passar para a câmara de óleo) manifesta-se de mais alguma forma para além do stuck down? Eu tenho a sensação de que o meu RP23 faz mais curso ultimamente embora tenha a mesma pré-carga de sempre (200psi), como tive oportunidade de dizer noutro tópico sobre o assunto. Será isto também um sintoma desse problema que referiste?

Mais curso!? :shock: Ou será que queres dizer mais bombeio?! :s Se assim for, esse é um sintoma de perda de ar para a câmara de óleo.
 

nfh

Member
Sim, mais bombeio. Quando digo mais curso quero dizer que esgoto mais facilmente o curso.

Em relação a perder ar para a câmara de óleo, isso não se deveria reflectir na pressão de ar (medida com a bomba), ou ela mantém-se mesmo quando se perde ar para a câmara de óleo?
 
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