Problema com suspensão - Ballistic

EZrider

Member
Viva!
Tenho um problemita com a minha bicicleta, que penso tem origem na suspensão.

Noto que quando vou lançado, se precisar de travar forte, o conjunto travão/suspensão abanam tipo como quando temos um disco de travão dianteiro empenado no carro.
Faz um "ondular", já verifiquei a folga na caixa direcção e os travões e a roda e não me pareceu que fosse daí.

Para alem de em algumas curvas, aquilo abana por vezes, e não me dá confiança nenhuma, e já os foles todos rotos...

A dita cuja é igual a esta :

http://shop.vendio.com/benscycle/item/2029795132/index.html

Estava capaz de mandar vir uma destas e substituir :

http://www.**************/?topic=listing&cat=297&product=4383

Suntour 2010 Fourche XCR RL disc/vb 100 White por 70€

A bicicleta é uma MTR, para já chega para "ver" se o bichinho veio para ficar...

Mas já li algures que é preciso cortar o tubo....e tirar as peças todas da caixa de direcção , as vezes que fiz, não correram lá muito bem...:confused:
Que me dizem ?
Se não me entender com a montagem, em quanto me ficará mandar por isto numa oficina ?

Abracitis
 

DriveMe

Active Member
Boas.

A XCR é uma suspensão de entrada de gama. Provavelmente, chega para o que pretendes, e será superior a essa Ballistic. Encontras alguma informação sobre a mesma aqui no fórum.
No entanto, sobres a parada para o dobro e já tens a Epicon (informação não falta aqui no fórum), mais leve e melhor. Penso que valerá o investimento.
 

n_reis

New Member
Isso depende da oficina, se lá comprares a suspensão, provavelmente será de borla, mas como também te ficará mais cara a suspensão do que comprares na net, vai dar ela por ela e ficas descansado com a garantia, penso eu de que.
Em relação à Suntour 2010 Fourche XCR RL disc/vb 100 White penso que seja relativamente melhor que essa que tens "Ballistic", e se não pretendes investir mais, penso que é uma boa escolha.

Nuno Reis
BTT Terrugem
 

EZrider

Member
Ena! Obrigado pelas respostas :)
Entretanto, tenho andado a vasculhar aqui o forum sobre este mundo do BTT, quando era chavalito era só ter a bina e sair a correr, nada de shimanos e o catano, sempre single speed :) :) agora é uma complicação Ehehehe

Bom, mas como ando a pensar fazer-me a estrada para umas voltas maiores, li que convém levar algum material como 1 camara de ar suplente , desmontas etc.
Pois fui trocar as ditas camaras ( fico com uma das velhas para andar na mochila) , e foi quando vi que o eixo da roda traseira tem uma boa folga , logo vou ver se a ponho na loja mais próxima , e logo vejo da suspensão.

Por acaso é sempre em 2 pontos onde derreto material, eixo pedaleiro e eixo da roda traseira. Deve ser por o material ser de qualidade inferior, penso eu de que...

A ideia é po-la agora no ponto para me durar uns meses, e depois quando tiver a certeza de que quero continuar, deixar esta noutra casa, para a voltinha ocasional e avançar para uma coisa mais robusta, por isso não queria investir muito para alem de 100 euros.

Mais uma vez obrigado
Abracitis
 

EZrider

Member
Boas!

Hoje tive um bocadinho a verificar a bina, com ajuda de truques e dicas que vou aprendendo por aqui, de facto a dita cuja tem 3 sitios com folgas e gostava de saber a vossa opinião antes de a por na oficina :

Direcção, pensava que não era daqui mas é, ilibando a suspensão para já de problemas , ainda assim poderia substitui-la uma vez que o custo não é muito por aí além e mesmo sendo a XCR de entrada de gama, será superior a que tenho, que já rola há pelo menos 5 anos...

Pedaleiro, tem ligeira folga, podia substituir só o eixo mesmo ou tenho de mudar todo o conjunto ? Acho que aqui depende né, há uns que são soldados, mas neste caso acho que não.

Roda traseira, oscila na zona dos carretos, terei que mudar a roda/cubo ou basta mudar só o eixo ?
Imagino que se quiser por aqueles apertos rápidos ( que não tem na roda de trás), terei mesmo de mudar de roda, certo ?

Desculpem lá as perguntas básicas.
Abracitis
 

luis biclas

Elos Rápidos
Só para esclarecer, a XCR acho é entrada de gama media, ainda existem as XCT (mais fraca de todas, desaconselhada para BTT) e XCM ("saida" da gama baixa, vai-se safando), que são mais baratas.

Na direcção, substitui-a, não é pelo preço.
No pedaleiro, se já tens a bike a rolar á 5 anos, se calhar deverias de substituir pelo menos o eixo. Verifica se não tens nenhum "prato" empenado.
Na roda, antes de passares as trocas, lubrifica e aperta o eixo e a cassete, pode ser apenas uma pequena folga de desaperto.

Mas atenção, se não te entendes muito com estas coisas o melhor mesmo é ires a uma oficina, se não ainda é pior a "emenda" do que o "soneto".
 

MRocha

New Member
Pensa bem se vale a pena investir esse dinheiro todo em peças...
É que uma suspensão, uma roda, um eixo da pedaleira, uma caixa de direcção e daqui a uns tempos mais umas coisas, tudo junto, é dinheiro.
Procurando bem, arranjam-se biclas novas, com quadros bonitos, suspensão XCM (que já desenrasca bem melhor que essa), travões disco mecânicos, rodas com aperto rápido à frente e atrás, 24v e pedaleiras que não devem ganhar folga nas primeiras voltas, por 300eur...

Outra hipótese é ires a uma loja acessível, com algum material em segunda mão, cujo dono seja uma pessoa com muita paciência... Sei que não é fácil, mas, se não te desenrascas a montar/afinar as peças sozinho, nem as compras na net te safam de gastares uma pipa de massa sem veres grandes melhorias.
 

EZrider

Member
Boas!
Vim agora duma oficina, o rapaz confirmou aquilo que acabaram de dizer.

Não vale muito a pena mexer, a não ser que parta, e mesmo assim depois de partir algo importante, o melhor é ir pensando ( como se pensar não tivesse eu farto LOL ) numa com melhor material.
Alem que me deu uma dica para reaperto e a folga da direcção aparentemente foi-se.

De resto fiquei a saber que os carretos é normal oscilarem um pouco para facilitar a troca de "mudança"...
Obrigado.
Abracitis
 
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