problema com marzocchi xc 700 sl

fg2

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boas,

a minha marzocchi tem o curso regulável de 90 a 130, últimamente vem-me acontecendo

que o curso fica reduzido ao minimo, ou seja tinha regulado para 100 ou 110 e devido ás

pancadas nos buracos, o curso vai diminuindo.

já aconteceu a alguem? gostaria de saber qual é o problema, embora a suspensão continua a

funcionar (amortecer) bem.

cumps.
fernando
 

ANFO

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Um colega meu tem uma XC600 TST2, e aconteceu o mesmo.

Isso é avaria, já aconteceram a algumas suspensões. Manda para a garantia, caso tenhas...

Provavelmente será defeito da própria suspensão...
 

PDRO

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Boas!

Tambem tenho um marzocchi, uma MX PRO SL e no principio tambem me acontecia uma caso semelhante.
Depois de alguns impactos a suspensão nao vinha totalmente a cima.

Isso ficou resolvido quando a enviei para a revisao. A suspensao tinha 6 meses e eles disseram que ja tinha que ter
feito a revisao a mais tempo. A partir dai nunca mais deu o problema.

Eu na altura deduzi que fosse falta de oleo na suspensao.
 

iLucena

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voces e as garantias que resolvem tudo...

à quanto tempo tens essa suspensão, e à quanto tempo n vai a revisão? que tipo de uso é que dás à suspenção? as garantias cobrem defeiros de fabrico, mas não combrem falta de manutenção ou uso indevido...

estas são as perguntas que tens q te fazer a ti mesmo e depois consulta o manual da tua suspenção e vai la ver de quanto em quanto tempo é que eles aconselham a fazer uma revisão?

no teu caso é ainda pior, pois as marzo com sistema TST precisam de muito manutenção. os cartuchos do TST desgastam-se muito rapidamente e facilmente se rompem e comprometem o funcionamento da suspensão. (pelo menos ate aos modelos de 2008, os de 2009 n faço ideia se melhoram alguma coisa...)

n quero com isto dizer que o teu caso n possa ser problema de garantia, pois não sei as respostas para as perguntas colocadas em cima, mas 90% das suspensoes que começam a dar problemas é por falta de manutençao.
 

PDRO

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Em relaçao ao TST, tive a curisosidade de saber como funcina e perguntei para a marzocchi.
E no mail de esplicaçao foi me aconcelhado a por uma pressao de 1 bar so para ajudar o TST e compensar
na perna contraria para evitar um desgaste maior no cartridge.
 

hondavfr

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Boas tardes. Comprei à cerca de 9 meses uma marathon corsa sl world cup e nunca achei que funcionasse bem . De cada vez a achava pior até que no passeio de nossa senhora de machede ficou completamente bloqueda. Sem curso, mesmo depois de tirar todo o ar.
Sem fatura de compra ,que se revelou não ser problema , lá fui à loja "fisica" onde a comprei e lá ficou.
foi enviada ao "importador?" e veio de lá como os criadores a idealizaram. 7 estrelas, como nunca tinha sido.
O problema parece ter sido um defeito de fabrico de qualquer peça que se encontra na perna esquerda. parece que aconteceu a mais. mas agora está excelente comprarada com uma reba race que possuo noutro "cavalo".
A dita loja "fisica" disponibilizou-me de imediata uma suspensão para o meu cavalo enquanto a marzocchi esteve na enfermaria.
só posso aconcelhar irem com elas à oficina pois no meu caso tive um tratamento excelente e sem um cêntimo de despeza da minha parte.
 

di@sBH

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boas,
a mim aconteceu exactamente a mesma situação numa corsa sl world cup,bloquiei a suspensão e quando a desbloquei ficou sem amortecer.
fiquei preocupado a suspensão já tinha estado a reparar com outro problema (folga no bloqueio) mas como o hondavfr fala que é defeito numa das peças fico mais descansado.
para a semana dou novidades.
 

ANFO

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iLucena,

Um colega de pedaladas tem uma XC600 TST2, com 1 mês e pouco de utilização aconteceu-lhe o que aqui foi apresentado, ou seja, ficou com o curso completamente reduzido, e bastante dura.
Neste caso de certeza que não foi por falta de manutenção! E pelo que tenho lido/ouvido, estas suspensões têm dado bastantes problemas... defeito de fabrico...
 

iLucena

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n sei se sera defeito ou feitio. certo é que as suspensoes com tst (especialmente as de 2008) dao muitos problemas. eu qd comprei a minha fiz questao que n tivesse o tst =P e ate agora n tive problemas (e tb sou um baldas com as revisoes). tb n sei o tipo de uso que dao às suspensoes. eu tenho uma xc600 eta, mas o uso que lhe dou n é xc :mrgreen:. por alguma razao nos manuais eles explicitam la os tipos de utilizaçao =P

isto é tudo uma questao pessoal, pq certamente ha-de haver ai pessoa sem razoes de queixa e a dizer maravilhas do tst, mas eu ca tenho as minhas duvidas...
 

lml

New Member
Boas

Eu tambem sou proprietário de uma XC700 SL de 2007, não tenho tido problemas com ela.
Se o problema é com o curso penso que o mesmo deverá estar no sistema ATA (regulação do curso) e não no TST (bloqueio e amortecimento), o que é reforçado pelo facto de dizeres que continua a amortecer bem!
Penso que deves:
Verificar a pressão das 2 camaras (positiva-cima e negativa- baixo), para tal recomendo que esvazies completamente as camaras da perna esquerda (superior em primeiro e inferior depois) voltes a colocar a pressão correcta pela ordem inversa (inferior 1º e depois a superior);
Verificar o funcionamento do rebound (fundo perna direita) pois este é que pode estar a impedir a recuperação da suspensão e não o sistema TST.
Infelizmente a Marzocchi já não disponibiliza os manuais no site.
Caso não consigas resolver a situação e não queiras "inventar" recomendo que envies a suspensão ao importador para efectuar uma revisão.

Boas pedaladas
 

fg2

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boas,

obrigado pela dica lml.

emprestei a minha bomba, assim que a tiver vou seguir o teu conselho e ver o que acontece.

fui ver a factura e a suspensão já tem um ano e meio e ainda não lhe fiz revisão, está mais que

na hora, mas julgava ter menos tempo.

já agora qual a pressão para 65 kg, utilização xc? se souberes agradeço.( na perna a tabela recomenda

70 psi na positiva e 100 na negativa, mas acho que fica dura demais). tenho dificuldade em pôr a pressão

correcta na camara positiva porque a valvula perde muito ar desenroscar a bomba, já veio com esse defeito.

boas pedaladas
 

lml

New Member
Boas

Pois a tabela! :shock:
Esse foi o aspecto mais dificil, tenho a minha à cerca de um ano e 2500KM (revisão por fazer tb :oops: ando a ver se consigo mais alguma "literatura" para não ter que "inventar" muito) e não sei se já consegui a melhor conjugação de afinações (ar positivo, ar negativo, posição do TST5 e rebound) é o que dá comprar coisas sofisticadas!!!
Eu peso cerca de 74 Kg, tenho uma Rockrider 9.1 de 2005 e costumo usar cerca de 70 Psi no ar negativo, entre 50 a 60 no positivo, posição 2 ou 3 no TST5 e o rebound numa posição central( a meio das cerca de 17 posições :shock:).
Como não tenho pretensões de ser pro, dou preferência ao conforto pelo que anda mais macia. Apesar de parecer pouca pressão para o meu tipo de Btt (não arrisco muito), faço quase todos os trilhos da minha zona (Alenquer e Serra de Montejunto) e nunca me aconteceu esgotar o curso de 130 pelo que vou continuar a andar assim.
Quanto ao facto de perder muito ar ao retirar a bomba tenta apertar um pouco mais o interior da válvula (sem forçar) ou substituir por outro mais curto e verifica o estado do vedante e pino da bomba de forma a que o último deixe de pressionar a válvula antes do vedante deixar de actuar.
Se sai muito ar quando tiras a bomba da camara positiva o teu problema de curso tb pode ser consequência disso, ficas com a pressão correcta na camara negativa (fim de curso) mas tens pouca pressão na positiva (início do curso) o que pode impedir a completa recuperação da suspensão.
Não sei se o pino interior da tua bomba dá para afinar ou não, pelo menos podes verificar :ideia: e antes de fazer outra coisa experimenta uma bomba em que não notes esse problema.

Espero não ter complicado muito :twisted:

Boas pedaladas
 

iLucena

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todos os manuais da marzocchi estao disponiveis aqui. http://www.marzocchi.com/Template/listSPAManualsMTB.asp?IDFolder=126&LN=UK&Sito=mtb&IDA=56330

quanto a afinação da suspensao é uma questa de experimentares varios valores e veres o que gostas mais. vai experimentando por mais ou menos nas diferentes cameras e ve como se porta a suspensao. não existem valores certos pois depende dos gostos de cada um... ve tb nos manuais o que faz cada camara de ar para perceberes como vai alterar o comportamento da suspensao.

eu qd disse que o tst dava problema é pq da mesmo. n disse q este era o caso, mas para estarem atentos ao periodos de revisao nos modelos com tst pois esses cartridges seldos rebentam muitas vezes...
 

lml

New Member
Boas iLucena

Quando disse que a Marzocchi já não disponibilizava os manuais, referia-me aos manuais de manutenção e não aos de utilizador! Eu quero mesmo aqueles que dizem como desmontar tudo.

Boas pedaladas
 

dav1d

New Member
Caros colegas do pedal
Para quem possui uma suspensão Marzocchi a ar de 2008, e se vê surpreendido de repente (como eu) com um comportamento estranho no seu desempenho, apenas posso dizer que estão perante a o lado menos bom da globalização, pois já não é novidade que desde que a Marzocchi passou a fabricar as sua suspensões em Taiwan, surgiram inúmeras reclamações devido a defeitos de fabrico.
No meu caso, tenho uma XC 600 TST2 de 100mm, comprada em Março de 2009 em promoção no fizzbikes, e a meio de Julho comesei a verificar que o seu amortecimento era precário e que o sistema TST2 apena funcionava tipo interruptor (totalmente bloqueado ou aberto). Contactei antigo representante da marca em Portugal (bikecenter) que me informou o seguinte:
Várias suspensões de 2008 foram equipadas com uma peça defeituosa (air cartridge), que passado algum tempo deteriorava-se e a suspensão deixava de efectuar a totalidade do seu curso, ou bloqueava totalmente ficando como uma forqueta rígida. O problema é que o construtor não sabia exactamente os lotes de fabrico que teriam sido equipados com a «air cartridge» defeituosa, pelo que em alguns países preferiu manter o silêncio.
Aconselhou-me a activar a garantia de compra para que a mesma fosse reparada e para que fosse susbstituida a peça.
O apoio da Bikecenter foi excepcional, mas infelizmente a Marzocchi actualmente é representada em Espanha.
Quando contactei o actual representante Team Bike a expor o caso, imediatamente disseram que deveria dirigir-me à loja onde teria efectuado a compra para que a loja enviasse ao seu mecânico. (Deram a impressão de querer fugir com o rabo à seringa)
Aconselho a todos os que notarem alguma anomalia das acima referidas sua Marzocchi, a entrar imediatamente em contacto com a loja onde a adquiriram antes que passe o tempo de garantia.
 

merida 69

New Member
Obrigado pessoal do pedal. Estou com o mm problema numa corsa sl world cup mas depois de ler todos os comentarios vou já assionar a garantia.
OBRIGADO ... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

mdiogo

New Member
dav1d said:
Caros colegas do pedal
Para quem possui uma suspensão Marzocchi a ar de 2008, e se vê surpreendido de repente (como eu) com um comportamento estranho no seu desempenho, apenas posso dizer que estão perante a o lado menos bom da globalização, pois já não é novidade que desde que a Marzocchi passou a fabricar as sua suspensões em Taiwan, surgiram inúmeras reclamações devido a defeitos de fabrico.
No meu caso, tenho uma XC 600 TST2 de 100mm, comprada em Março de 2009 em promoção no fizzbikes, e a meio de Julho comesei a verificar que o seu amortecimento era precário e que o sistema TST2 apena funcionava tipo interruptor (totalmente bloqueado ou aberto). Contactei antigo representante da marca em Portugal (bikecenter) que me informou o seguinte:
Várias suspensões de 2008 foram equipadas com uma peça defeituosa (air cartridge), que passado algum tempo deteriorava-se e a suspensão deixava de efectuar a totalidade do seu curso, ou bloqueava totalmente ficando como uma forqueta rígida. O problema é que o construtor não sabia exactamente os lotes de fabrico que teriam sido equipados com a «air cartridge» defeituosa, pelo que em alguns países preferiu manter o silêncio.
Aconselhou-me a activar a garantia de compra para que a mesma fosse reparada e para que fosse susbstituida a peça.
O apoio da Bikecenter foi excepcional, mas infelizmente a Marzocchi actualmente é representada em Espanha.
Quando contactei o actual representante Team Bike a expor o caso, imediatamente disseram que deveria dirigir-me à loja onde teria efectuado a compra para que a loja enviasse ao seu mecânico. (Deram a impressão de querer fugir com o rabo à seringa)
Aconselho a todos os que notarem alguma anomalia das acima referidas sua Marzocchi, a entrar imediatamente em contacto com a loja onde a adquiriram antes que passe o tempo de garantia.

Sou possuidor desta mesma suspensão, estive mesmo mesmo para comprar essa na Fizz mas acabei por mandar vir da ActionSports. Passado um/dois meses ficou com um trabalhar estranho sem fazer sequer metade do curso.

Entre a Bikecenter (muito bom pessoal) e Espanha (menos bom pessoal) a minha história foi igual à tua, na Action disseram que teria de pagar portes e bla bla bla.

Não estou com mais nada, arranquei com a suspensão para a Bikezone de Leiria em que me foi feita uma revisão e análise do problema. Só tenho a dizer que veio de lá melhor do que quando era nova, até hoje ainda nenhum problema! Já passaram perto de dois meses. Vamos a ver.
 
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